Missão do BID no Amazonas é recebida na Suframa e trabalha para realizar iniciativas de sustentabilidade em Manaus

Uma equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus e foi recebida na Suframa, para prospectar iniciativas de sustentabilidade  na região. Órgão financiador do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é executado pelo Governo do Amazonas em áreas de Manaus como o Distrito Industrial, zona Sul, a instituição projeta realizar iniciativas de sustentabilidade  na capital amazonense voltadas ara o desenvolvimento sustentável e ecológico, já em 2024.

As iniciativas devem abranger também a bioeconomia e a participação efetiva de instituições de ciência e tecnologia (ICTs), além das universidades, federal (Ufam) e estadual (UEA). Pelo menos essa é a ideia com a qual a Suframa já trabalha para reduzir a dependência do vetor indústria.

O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar fez uma explanação breve sobre a história da Suframa e da Zona Franca de Manaus (ZFM), auxiliado pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin/Suframa), Arthur Lisboa, e finalizou a reunião ressaltando a possível cooperação como positiva, no sentido de priorizar o desenvolvimento sustentável na Amazônia Ocidental e Amapá.

Com sede na cidade norte-americana de Washington, o BID foi criado no ano de 1959, com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.

Gestora de Comunicação da Sedurb vence Prêmio TOP Mega Brasil 

A jornalista Roseane Mota, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), foi vencedora do Prêmio TOP Mega Brasil 2023, na categoria Melhor Executiva de Comunicação da Região Norte (Divulgação)

A coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), jornalista Roseane Mota, foi vencedora do Prêmio TOP Mega Brasil 2023, na categoria Melhor Executiva de Comunicação da Região Norte. A premiação foi realizada na quarta-feira (30), em São Paulo. Ao todo, 106 executivos e 105 agências de comunicação chegaram à final do prêmio. Na categoria, “Executivos de Comunicação Corporativa”, Roseane Mota concorreu com profissionais do Pará e Amazonas.   Para o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o prêmio reconhece o esforço da profissional e sua equipe, para garantir uma comunicação eficiente do órgão com a população. Esta é a primeira vez que um órgão público do Amazonas recebe a premiação.  Além da Sedurb, o Amazonas teve outro ganhador na premiação: na categoria Melhor Agência foi vencedora a Três Comunicação e Marketing, das jornalistas Margareth Queiroz e Izenilda Farias. Aplausos!

1ª Feira de Artesanato Indígena

Buscando impulsionar a cultura e a economia dos povos originários da floresta, a Fundação Estadual do Índio (FEI), realiza a 1ª edição da Feira de Artesanato Indígena, que reúne 85 artesãos da região do Alto Rio Negro, até o próximo dia 3 de setembro, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). A mostra foi aberta na quarta-feira (30), durante o 25º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal) e pretende também gerar renda e visibilidade para os trabalhos de 85 artesãos locais por meio das vendas dos produtos artesanais. Entre os itens expostos, os visitantes podem encontrar adereços festivos, cordões, pulseiras, brincos, objetos de decoração, roupas e produtos naturais. A abertura da feira contou com a participação do diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão

Reitor da FUnATI é agraciado com Medalha do Exército Brasileiro

Reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), médico Euler Esteves Ribeiro recebe a Medalha Exército Brasileiro das mãos do General de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, em solenidade ocorrida na sede do Comando Militar da Amazônia-CMA (Edimilson Pereira-FUnATI)

O reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), médico Euler Esteves Ribeiro recebeu, na semana passada, a Medalha Exército Brasileiro em solenidade ocorrida na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA). A cerimônia integrou as comemorações do Dia do Soldado. A Medalha Exército Brasileiro é destinada a cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, integrantes das forças armadas, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do bom nome do Exército Brasileiro. Médico há mais de 50 anos, especialista em anestesia e pneumologia, atuou como professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e viu sua vida se transformar na carreira política onde atuou por 12 anos na saúde pública do estado do Amazonas, recebendo destaque nas ações de combate à tuberculose, construções de hospitais nos municípios e atuação eficiente com o programa médicos de pés descalços. Ao longo da sua vida tem publicado livros e artigos científicos na área da gerontologia e saúde do idoso, além de reitor da FUnATI é conferencista internacional o qual tornou público a pesquisa “Dieta Amazônica” premiada e reconhecida nas melhores universidades do mundo. Dr. Euler, que recebeu a medalha das mãos do General de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

Fametro abre inscrições para Vestibular de Medicina 2024

Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso de Medicina do Centro Universitário Fametro para o 1º semestre de 2024, com prazo até 24 de setembro pelo site da instituição, onde também pode ser acessado o edital: https://medicina.fametro.edu.br/ . Estão sendo oferecidas 150 vagas para o curso presencial que é realizado na Unidade 5 da Fametro, na Avenida Constantino Nery, nº 3000, bairro Chapada. Além do vestibular da instituição, são oferecidas vagas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência e portador de diploma. O curso de Medicina da Fametro é o único da região Norte que recebeu nota máxima (5) em avaliação do Ministério da Educação (MEC), e oferece metodologias ativas desde o primeiro período, onde os alunos adquirem habilidades práticas e entram em contato com a realidade da região onde irão atuar. As provas estão marcadas para o dia 25 de setembro, das 14h às 18h, com divulgação dos resultados no dia 26 de setembro. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 2101-1000.

Mostra internacional de cinema trará parte de sua programação para Manaus 

A Mostra Internacional de Cinema, realizada anualmente em São Paulo, trará parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do País, contemplando o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, com a exibição de títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade (Divulgação)

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema, realizada anualmente em São Paulo, levará parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do País. A ação é uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, e vai contemplar a população manauense com a exibição de títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade, entre os dias 27 e 29 de outubro. Além de sessões na rua e em salas de cinema, a mostra vai apresentar trabalhos em realidade virtual em praça pública, para crianças e adultos. Para Renata de Almeida, diretora da mostra, estender parte da seleção para outras regiões do País é uma aspiração antiga, que se tornou possível com a parceria do Casarão de Ideias. O Centro Cultural Casarão de Ideias há 13 anos vem potencializando ações de intercâmbio, fomento e difusão no centro da cidade, desenvolvendo atividades culturais das mais diversas artes, além de ações sociais e de apoio ao empreendedorismo. Exposições, concertos, festivais de música e de literatura, apresentações de espetáculos de dança e teatro, shows musicais, oficinas e debates também fazem parte da intensa programação do espaço, que se tornou um ponto de referência cultural, social e afetivo da capital do Amazonas. A 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo, de 19 de outubro a 1º de novembro, e em Manaus, de 27 a 29 de outubro no Cine Casarão Festival. Muito bom!

Lideranças jovens debatem importância de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia

Mais protagonismo da juventude nas decisões políticas e criação de incentivos para uma bioeconomia inclusiva e sustentável foram as principais pautas do debate “Planos de Sociobioeconomia na Amazônia Legal”, realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado em Belém (PA), no início de agosto, como parte dos Diálogos Amazônicos, iniciativa pré-Cúpula da Amazônia. O evento foi promovido pela Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM) e a Conferência Nacional das Favelas e o Movimento Tapajós Vivo (MTV), com apoio do Hub de Bioeconomia Amazônica, que é vinculado à Coalizão pela Economia Verde (Green Economy Coalition, em inglês) e tem secretaria executiva da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O debate na íntegra está disponível no Instagram: @cojovem.br. Confira!

Governo do Amazonas realiza homenagem a escritores amazonenses na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Amazonas sediará, a partir das 18h desta sexta-feira (01), a primeira de uma série de homenagens a escritores amazonenses, entre eles o político e ex-governador do Amazonas, Álvaro Maia (Marcio James)

A Biblioteca Pública do Amazonas sediará, a partir desta sexta-feira (01), às 18h, a primeira de uma série de homenagens a escritores amazonenses. Capitaneado pelo escritor e diretor de bibliotecas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Márcio Souza, o evento pretende promover um encontro entre toda a comunidade literária do Amazonas. O primeiro homenageado da série é o escritor e político Álvaro Maia. A ação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Academia Amazonense de Letras. O objetivo é relembrar a memória e as obras de escritores renomados para que todos possam usá-las como aprendizado. Álvaro Maia, um destacado escritor, jornalista e político amazonense. Deixou um importante legado, tendo sido um defensor incansável das riquezas naturais da nossa região. Em sua carreira política, se dedicou à causa da preservação ambiental da Amazônia. Suas obras e ações tiveram impacto significativo na valorização e conservação da rica herança cultural do Amazonas. Foi governador do estado e senador pelo Amazonas. Márcio Souza, que conduzirá a palestra abordando diversos aspectos da vida e obra de Álvaro Maia, é um renomado escritor brasileiro, conhecido por sua vasta produção literária. Suas obras retratam com maestria a cultura e a identidade da região amazônica, conquistando admiradores tanto dentro quanto fora do Brasil. 

Centro de compras na Zona Norte adapta horários na Semana da Pátria

O Shopping Manaus ViaNorte adaptou seu horário de funcionamento para os feriados do Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, 5 de setembro, e da Independência do Brasil, 7 de setembro, terça e quinta-feira, respectivamente, quando o país celebra a Semana da Pátria. Nestes dois dias, a megaloja da Havan abrirá suas portas às 9h. Já às 12h, as lojas âncoras e a Praça de Alimentação recebem os clientes e, às 14h, as lojas satélites e os quiosques começam a funcionar. O horário de encerramento das atividades será às 21h. O shopping também oferece diversas opções para quem procura lazer e diversão nos feriados. Para os pequenos, há o Candy Land, localizado na praça central, que possui brinquedos interativos. Além disso, Pessoas com Deficiência (PcD) têm entrada gratuita. Fica a dica!

Desemprego recua a 7,9% no trimestre encerrado em julho, menor taxa para o período desde 2014

A taxa de desocupação atingiu 7,9% entre os meses de maio e julho, o que significa queda de 0,6 ponto percentual (p.p) na comparação com o trimestre anterior (de fevereiro a abril de 2023). É a menor taxa para um trimestre encerrado em julho desde 2014, quando marcou 7,0%. Este é um indicador que mede a proporção de pessoas que estão procurando emprego (e não conseguem encontrar) em relação ao total de pessoas que estão trabalhando. Em comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,2 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada onrem (31) pelo IBGE. Coisa boa!

BDay

Lucimar Lima Augusto, Ronaldo Melo, Socorro Góes Lyra, Carlos Rosas, Halimi Estrela, Fernanda Chaves, Lúcia Antony, Débora Nascimento e Francine Tapajós  figuram na lista dos festejados aniversariantes deste fim desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Após giro rápido e rasteiro entre nós, meu amigo investidor Zeca Nascimento retornou ontem para São Paulo, sua segunda base. Aqui em Manaus, aproveitou o calor, a companhia dos amigos e comeu muito peixe de rio. Manaus somente em 2024
Parintinense, a juíza amazonense Andrea Jane Medeiros, foi a grande vencedora do Prêmio Igualdade de Gênero no Poder Judiciário Auri Moura Costa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela recebeu a honraria em Brasília, na quarta-feira (30), das mãos da ministra Cármen Lúcia, durante o seminário “Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ 255”, no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Parabéns
Cearense da gema e manauara de coração, a querida Lucimar Lima Augusto é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Muito querida por certo será alvo dos devidos cumprimentos. Parabéns, minha querida
As queridíssimas Jaqueline Chagas e Mazé Mourão, mulheres bonitas, antenadas, empoderadas e de bem com a vida. Carece mais
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, Josenir Gusmão e o vice-presidente André Caria, os grandes anfitriões do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Ontem no evento Aurora, na Home Decor, o empresário anfitrião Luís Eduardo Brandão e o solfejado arquiteto Achilles Fernandes. Competentes no que fazem
Arlélia Gusmão, Hebe Pereira, Lúcia Bittencourt e Mazé Chaves de Oliveira figuras obrigatórias nos grandes acontecimentos da Grande Manaus. Gosto delas