“A Zona Franca de Manaus não é um fardo para Brasil”, diz Ricardo Nicolau

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirmou que a Zona Franca de Manaus (ZFM)  gera empregos em todo Brasil e cobrou que o governo do estado faça uma articulação mais eficiente para mostrar ao país que o modelo é rentável. Recentemente, o governo federal editou dois decretos que, na prática, retiravam a competitividade do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

A medida  foi revertida após uma decisão liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolizada pela executiva nacional do  Solidariedade, em articulação com a bancada federal do Amazonas. 

“O Amazonas é o único estado do Norte e Nordeste que arrecada mais que recebe e cerca de R$ 15 bilhões vão para União.  As taxas da Zona Franca de Manaus também ficam com a União, então não somos privilegiados. Todo projeto industrial passa por um Processo Produtivo Básico que impõe nacionalização. Portanto, a indústria instalada no Amazonas precisa comprar insumos do país inteiro gerando receita em vários estados. Então, é preciso mostrar ao governo federal e a sociedade brasileira que a Zona Franca de Manaus não é um fardo para o Brasil, muito pelo contrário”, ressalta.  

Conselheiro Mario de Mello suspende licitação em Canutama  

O conselheiro do TCE-AM, Mario de Mello suspendeu, cautelarmente, um processo licitatório do município de Canutama por falta de transparência e por descumprimento à Lei de Acesso à Informação (Divulgação)

Relator das contas da Prefeitura de Canutama, o conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, suspendeu, cautelarmente, um processo licitatório do município por falta de transparência e por descumprimento à Lei de Acesso à Informação. O Pregão Presencial nº 016/2022 tinha como objeto formação de registro de preços para aquisição de materiais de limpeza em geral, para atender as necessidades das Secretarias, gabinete e demais órgãos na cidade. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM.

TIM e Ampli oferecem descontos para graduação em Marketing aos amazonenses

Já pensou em trabalhar com Marketing e Comunicação e não sabe por onde começar? A TIM e a Ampli, edtech de ensino 100% digital da Kroton, te ajudam na formação e capacitação profissional. A plataforma de ensino a distância está disponibilizando, este mês, desconto de 33% em mensalidades para o curso de Graduação em Marketing a todos os amazonenses interessados. As matrículas devem ser feitas até o dia 31 de maio no site www.tim.com.br/ampli e o desconto é válido até a conclusão do curso. Para ter acesso ao benefício, basta utilizar o cupom “TIM”. E tem mais, cliente da operadora não terão seus pacotes de dados consumidos durante a realização do curso. Mais informações estão disponíveis no site www.tim.com.br/ampli.

Consulados de 19 países se reúnem em Manaus

Representantes de 19 países reuniram-se no salão nobre da biblioteca Anderson Dutra, na Universidade Nilton Lins para promover a aproximação entre os consulados instalados em Manaus (Divulgação)

Estreitar, retomar laços, promover a aproximação entre os consulados instalados em Manaus e ao mesmo tempo, desenvolver ações conjuntas e um calendário de atividades culturais na cidade. Estes foram alguns dos temas do encontro dos representantes de 19 países, realizado no salão nobre da biblioteca Anderson Dutra, na Universidade Nilton Lins. O encontro, o primeiro presencial desde o início da pandemia em Manaus, foi promovido pela cônsul do Reino da Suécia, e reitora da instituição, Gisélle Lins Maranhão, e contou com a participação dos representantes da maioria dos países com consulados em Manaus. Durante o encontro, os cônsules fizeram uma apresentação de seus respectivos países, de suas próprias trajetórias e das atividades desenvolvidas. No final, o pianista Victor Costa apresentou sua composição ‘Rapsódia Amazônica’.

Palestra com Ufólogo

Um dos maiores ufólogos do planeta, o brasileiro Ademar Gevaerd, vai estar em Manaus nesta quinta-feira (12), para uma palestra com o tema “A abertura ufológica global e definitiva”. Ele vai falar sobre a abertura de arquivos da NASA e do Pentágono – e também autoridades brasileiras – sobre o tema. Temos contato da ufóloga e escritora amazonense Umaia Ismail que é quem está trazendo o palestrante. A Umaia está disponível para entrevistas para jornais, rádios e TVs e pode ser on-line também. Contato: 92 98127-9383. Fica a dica!

Flagship store Santo Remédio celebra um ano com iniciativa ambiental 

A rede Santo Remédio recebe nesta quinta-feira na sua flagship store, clientes, fornecedores e formadores de opinião para o lançamento de um ambicioso projeto socioambiental (Divulgação)

A primeira flagship store da rede Santo Remédio acaba de completar um ano em Manaus. Para marcar a conquista, o Grupo Tapajós recebe na loja-conceito, nesta quinta-feira (12), clientes, fornecedores e formadores de opinião para o lançamento de projeto socioambiental que destina parte das vendas dos produtos da linha Animativ nas atividades de preservação da Amazônia. “O projeto tem parceria com a Amazônia Care, um selo que impacta de forma positiva a floresta amazônica e sua população”, informa Rafael Medeiros, head de marketing, trade marketing e gerenciamento por categoria do Grupo. Para André Skaf, um dos fundadores da iniciativa Amazônia Care, a parceria com o GT representa “um salto muito importante para a aceleração das ações de reflorestamento sustentável da região, e a implantação de um modelo arrojado de bioeconomia familiar”.

Captação de Recursos

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo e o secretário chefe do Escritório de Representação do Amazonas em São Paulo, Alfredo Albuquerque Lins estiveram ontem (11), com o representante no Brasil da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), Rodrigo Mota. A agenda na capital paulista foi para tratar da captação de recursos para projetos no Estado. Fica o registro!

Calouros de Medicina realizam plantio de mudas na Nilton Lins

A Universidade Nilton Lins promoveu na última semana, a plantação de 45 mudas de espécies de plantas da fauna amazônica em seu campus no Parque das Laranjeiras (Divulgação)

Com foco na sustentabilidade e na integração com a comunidade, a Universidade Nilton Lins promoveu na última semana, a plantação de 45 mudas de espécies de plantas da fauna amazônica em seu campus, no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul de Manaus. Durante a matrícula, os futuros médicos também receberam em QR Code, todas as informações e documentações sobre o curso e sobre a Universidade, evitando assim a utilização de papel para imprimir o material. O crescimento e o desenvolvimento das árvores, será acompanhado pelos próprios acadêmicos ao longo dos seis anos do curso, representando um legado, não apenas para os alunos, mas também para o meio ambiente. Maravilha!

TOP Team

O Super Nova Era ocupa o primeiro lugar no ranking das 10 maiores empresas do setor na região Norte e igual posição na lista das Top 7 do Amazonas. O resultado faz parte do Ranking ABAD/Nielsen 2022 – ano base 2021. O estudo, divulgado nesta semana, foi realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), em parceria com a consultoria NielsenIQ. O Nova Era ainda aparece na quinta posição entre os maiores do Brasil, na modalidade Atacado de Autosserviço.

Semana de Enfermagem

Em alusão ao mês dos profissionais de enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) promoverá neste mês de maio a 17° edição da Semana de Enfermagem, que terá início nesta quinta-feira (12), encerrando-se no dia 20 de maio. A programação deste ano marca o retorno dos eventos de forma presencial e adotando um sistema híbrido para a realização de algumas atividades, visando atender os profissionais da melhor forma possível. Muito bom!

BDay

Jaiza Fraxe, Shalom Benchimol, Ednéa Ribeiro, João Eduardo Guerra, Margaret Guerreiro, Norimar Müller e Gabriela Machado Carvalho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Magistrada respeitada no fórum amazonense, a juíza Jaiza Fraxe é uma das festejadas aniversariantes desta quinta. Parabéns, doutora
Roca de Jesus, Socorro Iannuzi, Lenize e Manuel Rodrigues celebrando a vida ontem, em São Paulo, jantando no badalado Rufino’s Restaurante. Amigos meus
O ministro Mauro Campbell foi eleito diretor geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para o biênio 2022-2024. A Enfam é o órgão oficial de treinamento de juízes de direito e juízes federais brasileiros. Parabéns
Ruth Alencar Peixoto está em Buenos Aires curtindo curta temporada de férias. Divirta-se minha querida
De férias entre nós, Leonardo Monteiro de Paula encarna um estiloso cacique na nossa exuberante Amazônia. Danado, esse menino