TCE-AM alinha detalhes para início das fiscalizações por teleauditoria

A partir de 16 de maio, conforme determinação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) dará início ao programa de fiscalizações por teleauditoria, como parte do Sistema de Fiscalização à Distância (SFD).

Esta nova abordagem permitirá ao órgão uma maior eficiência na realização de auditorias e acompanhamento dos órgãos públicos municipais, reduzindo a necessidade de deslocamentos até os municípios.

Em um esforço para preparar as administrações municipais para essa mudança, técnicos do TCE-AM visitaram o município de Urucará para uma reunião de instrução. A ação contou com a participação de representantes de todas as unidades gestoras do município, incluindo prefeitura, câmara e órgãos da administração indireta. Durante a reunião, foram apresentadas as ferramentas e métodos que serão utilizados na execução das teleauditorias.

O Sistema de Fiscalização à Distância permitirá uma comunicação mais ágil entre os auditores e os jurisdicionados. A transmissão e recepção de arquivos será feita por meio de ferramentas específicas, como o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), sistema oficial do TCE-AM para troca de informações entre auditores e unidades gestoras.

Além do DEC, o Google Meet também será utilizado para videoconferências e outros encontros virtuais, tornando a comunicação mais dinâmica. O Google Drive, em casos específicos, também poderá ser empregado para compartilhamento de documentos. Muito bom!

No Dia da Terra, celebrado ontem (22), pesquisa considera manejo florestal sustentável como alternativa viável para a conservação da biodiversidade (Secom)

No Dia da Terra, celebrado ontem (22), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) destacou a importância do apoio do Governo do Amazonas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) a preservação e conservação da Amazônia. Em cinco anos, já foram investidos mais de R$ 590 milhões que impactam no desenvolvimento ambiental, social, econômico e tecnológico do estado, por meio de programas fomentados pela Fapeam. Uma das pesquisas que contribuem para um planeta melhor, foi desenvolvida no município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), que utilizou os resíduos da agroindústria de açaí, muitas vezes descartados de forma inadequada, como uma nova alternativa para produção de biocarvão ou biochar (material rico em carbono), que aplicados em solos amazônicos apresentam resultados promissores sobre seu uso e efeito no solo e nas plantas como feijão caupi (feijão-de-corda) e milho. A pesquisa apontou que o uso do biochar não somente promove melhorias na fertilidade do solo, mas também contribui para redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), consolidando-se como uma solução estudada e validada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Maravilha!

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos abriu as inscrições para a 6ª turma do “Jóvenes en Acción”, projeto que capacita jovens migrantes e refugiados venezuelanos para entrar no mercado de trabalho, por meio de uma jornada formativa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até nesta terça-feira (23), por meio do link: https://encurtador.com.br/ltMV7. A iniciativa é voltada para estudantes de 14 a 22 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio ou que já tenham completado o Ensino Médio no Brasil. Os selecionados participarão de uma jornada de capacitação de maio a julho, com cursos como Português e outros profissionalizantes, incluindo Informática Básica, Auxiliar Administrativo, soft skills, educação financeira e outros.

O figurinista Paulo Rojas está em fase de preparação da exposição ‘Sinhás da Minha Vida – Um Olhar Sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda’, que irá revisitar dez indumentárias de Sinhazinha da Fazenda do Festival Folclórico de Parintins, criadas por ele (Divulgação)

O artista plástico e figurinista Paulo Rojas está em fase de preparação da exposição ‘Sinhás da Minha Vida – Um Olhar Sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda’, que irá revisitar dez indumentárias de Sinhazinha da Fazenda – item de número 7, dos 21, do Festival Folclórico de Parintins – criadas por ele, e que foram apresentadas ao longo dos anos na Arena do Bumbódromo. Rojas é, há quase três décadas, artista do festival e já criou figurinos também para outros itens folclóricos. “Meu ingresso no boi-bumbá deu-se a partir do momento em que fui convidado, em 1995, pelo mestre Simão Assayag, à época presidente do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, para integrar a equipe do bumbá. Até então, a responsável pela confecção dos figurinos de sinhazinha era a dona Ednelza Cid, bisavó da atual sinhazinha Valentina Cid. Naquele ano, ela estava enferma e Simão me convidou. Aceitei e assumi o ateliê de figurinos do Caprichoso. Então, a ideia para a exposição é consequência dessa relação com o figurino que já me acompanha há algum tempo”, conta Rojas. Rojas adianta, também, que buscou identificar para a exposição, aquelas peças – das 29 que já produziu para o item – mais representativas da cultura local. “São indumentárias de anos diversos, e que se eternizaram na memória do Festival Folclórico de Parintins. Serão reproduzidos os figurinos: Teatro Amazonas, Biodiversidade, Belle Époque, Artesanato, Quelônios, Floresta, Lúdico, Águas, Boto Cor de Rosa e Povos Ancestrais”, revela ele, salientando que todas as indumentárias serão confeccionadas em Parintins e, posteriormente, encaminhadas para Manaus, onde haverá a mostra.

Lula fica aflito e estrebucha sem parar, toda vez que vê imagens de milhares de pessoas nas manifestações convocadas por Bolsonaro e pelo bispo Malafaia. Puxa as orelhas dos ministros. Exige mais empenho e competência no trato com o congresso. Desta vez também botou na roda Haddad e Alckmin. Quer que o ministro da Fazenda esqueça os livros e deixe para depois o sonho de entrar na Academia Brasileira de Letras (ABL). Para o vice-presidente e ministro recomendou que para de frequentar padarias e promover concursos de bolos e pães de queijo entre elas. (Vicente Limongi Netto)

O Ministério Público do Amazonas lançou, ontem (22), o “projeto IDH+, Cidadania e Justiça Social” para diagnosticar e reformular políticas públicas locais, no intuito de buscar melhorias nas condições de vida da população amazonense (Divulgação)

De olho nos baixos índices de desenvolvimento humano registrados no Estado, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) lançou, ontem (22) o “projeto IDH+, Cidadania e Justiça Social” para diagnosticar e reformular políticas públicas locais, no intuito de buscar melhorias nas condições de vida da população amazonense. A apresentação aconteceu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas e contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto, como os reitores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de representantes da Nova – Universidade de Lisboa e do Instituto Acariquara. Ao falar aos presentes e à imprensa, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, afirmou que a mudança de políticas públicas no interior do Amazonas e a consequente melhoria da qualidade de vida acontecerá a partir de um trabalho conjunto do MPAM com chefes dos executivos municipais, com apoio da comunidade acadêmica. Coari foi escolhida como cidade-piloto por ter no município unidades bem estruturadas da Ufam e da UEA, duas parceiras do projeto. A solenidade iniciou com as assinaturas simbólicas do Termo de Cooperação entre autoridades e parceiros presentes no lançamento. O termo tem a assinatura prévia do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Sílvio Luiz de Almeida, que apoia a iniciativa do MPAM.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na manhã de ontem (22), a recepção de 21 novos oficiais de saúde no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus. Os profissionais começam a atuar na estrutura, coordenada pela Diretoria de Saúde (DS) da PMAM. Os novos profissionais de saúde da corporação finalizaram o Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS), iniciado no dia 1º de dezembro de 2023, e participaram de formatura solene presidida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, no último dia 16 de abril, no Palácio Rio Negro. Os oficiais foram aprovados no concurso público realizado em 2022, após 11 anos sem a realização de certame para as forças de segurança do estado e convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 06 de novembro de 2023, após o chamamento de 1.704 aprovados. Muito bom!

A Norte Ambiental recebeu a qualificação de “Fornecedor com Excelência de Qualidade” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), pelos serviços prestados no fornecimento de insumos e na coleta dos materiais utilizados na unidade de saúde (Divulgação)

Referência regional na gestão de resíduos sólidos perigosos, a Norte Ambiental recebeu este mês, a qualificação de “Fornecedor com Excelência de Qualidade” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), pelos serviços prestados no fornecimento de insumos, nos processos e na coleta dos materiais utilizados na unidade de saúde. A avaliação técnica periódica realizada pela fundação levou em consideração a melhoria contínua dos padrões de qualidade e a qualificação sistemática de seus parceiros de fornecimento de serviços e materiais, com base em relatórios de avaliação e pareceres dos setores que utilizam os produtos disponibilizados à instituição. Segundo o diretor de Operações da Norte, Winsber Wasques, os processos utilizados no Hemoam também são aplicados em todas as unidades de saúde públicas e privadas atendidas pela empresa e evitam, desde a coleta até o destino final, que agentes patogênicos possam transmitir doenças para a população e contaminar o solo, o ar e a água. Empresa do Grupo Bringel, a Norte Ambiental também está presente nos estados de Roraima, Rondônia, Acre e no Piauí. Em Iranduba, a empresa possui dois fornos de incineração, duas autoclaves e uma frota de 15 veículos. Muito bom!

A ‘Orquestra Sinfônica da Amazônia’ (OSA) estreia no palco do Teatro Amazonas, no dia 5 de maio, a partir das 19h. No repertório, terão obras de Mozart, Alexander Borodin e do pernambucano, residente há mais de 20 anos no Amazonas, o músico compositor Timóteo Esteves. A OSA, criada em janeiro de 2024, nasce como orquestra residente do Teatro ICBEU. Ao todo 50 músicos constituem a OSA, com quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. Na cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas. -Já nas partes de madeiras: clarinetes, flautas, requintas, fagotes, contrafagotes, oboés, picollos, requintas e clarones; dos metais: trombones, trompetes, trompas e tubas; e por fim, as percussões: caixa clara, tímpanos, pianos, pratos, xilofones, carrilhões e glockenspiels. O grupo é composto por músicos em início de carreira que atuam em conjunto com outros músicos experientes e conceituados no cenário musical de Manaus.

Para marcar os 92 anos de trajetória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), uma emocionante exposição itinerante de arte será realizada nos dias 23 a 26 de abril. Em uma homenagem ao papel histórico e cultural da OAB no estado, a exposição apresentará obras de diversos artistas, incluindo talentosos advogados que demonstram sua criatividade para além das salas de tribunal. As obras em exposição incluem criações de advogados artistas como Aldeisy Waughan, Elizabeth Grubinger e Maria José Campelo, destacando a diversidade e o talento artístico presente na comunidade jurídica. Além disso, a exposição apresentará obras do ex-presidente da OAB-AM, Dr. Oldeney Sá Valente, cuja dedicação à advocacia se estendeu além das fronteiras profissionais, demonstrando sua habilidade artística durante a pandemia. Vale conferir!

Graça Albuquerque, delegada de Polícia aposentada e minha amiga de grandes carnavais, circulou entre nós na semana passada vinda Ryad, no Oriente Médio, onde esteve visitando o filho Manoel Flores Júnior, diretor de Competições e Operações da liga de futebol da Arábia Saudita. Aqui em Manaus, Graça reviu parentes e amigos queridos que lhes são muito caros. Como não nos víamos há um bom tempo, fomos convidados por ela para jantarmos no sábado no Restaurante Portucale, que na minha opinião, oferece o bacalhau mais gostoso da capital amazonense. Optamos pelo Bacalhau a Portucale, uma verdadeira delícia que eu recomendo sem medo de errar. Éramos, eu, Bosco Fonseca, Carlos Aguiar, Patrícia Albuquerque e, lógico, nossa anfitriã.  Foi uma noitada gostosa regada com bons vinhos portugueses e alegria de desfrutarmos da companhia de amigos tão queridos. Eu amei!

Izane Torres Barros, Wilson Brito, Christina Cruz, Bernardo Oliveira, Helena Frazão (no belo Rio), André Almeida, Milena Di Castro, Ana Benzecry, Coca Bentley (em Miami-Florida), Eugênia Câmara e Nádia Nasser  figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 23 de abril. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

+

Personalidade estimada na alta sociedade manauense, a descolada Christina Cruz é uma das celebradas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns
Patrícia Albuquerque e sua tia-mãe, Graça Albuquerque presenças marcantes à noite sabatina no Restaurante Portucale. Gosto delas
Dublê de jornalista, atriz e cantora, minha considerada Milena Di Castro festeja hoje em meio de pautas e muito trabalho, a chegada de mais um abril na sua vida. Parabéns, amiga querida
Professora e empresária de sucesso, Maria do Carmo Seffair lançou no sábado sua pré-candidatura à Prefeita de Manaus, pelo Partido Novo com a presença de Deltan Dallagnol, embaixador do partido
Empresário David Israel e o jovem ativista João Pedro Arce, gente da melhor qualidade e defensores de seus pontos de vista
Família de Oliveira Junqueira festejando o patriarca, empresário Marcílio Junqueira acolhido com carinho por sua pequena e amada família. Somos amigos de longas datas