Boi Caprichoso vence o 55° Festival Folclórico de Parintins, o Festival dos Festivais

Compromisso, responsabilidade, garra e a vontade de vencer, levaram o boi-bumbá Caprichoso à vitória, tornado-o campeão do 55° Festival Folclórico de Parintins, o Festival dos Festivais que agrupa os anos 2020/2021/2022. Com 1.259,3 pontos, o Touro Negro das Américas superou o rival Garantido, que obteve 1.258,5 pontos, conquistando o 24° título da agremiação folclórica.

Bastante emocionado, o presidente do boi Caprichoso, Jender Lobato, ressaltou que essa é a vitória de quem levou o festival a sério, de quem investiu para fazer o maior festival de todos os tempos.  Lobato destacou, ainda, a dedicação de toda a equipe do bumbá e da galera azul e branca.

“Eu perdi meu pai há duas semanas e eu não tive luto. Eu tive que enterrar meu pai e saí do cemitério para o galpão para trabalhar pelo Caprichoso, para fazer essa apresentação digna que nós fizemos. Eu tenho muito orgulhoso de ter feito esse festival e ter ganhado esse título. Realizado um sonho, um sonho de menino da francesa, de curumim, que nasceu e se criou no Caprichoso”, disse. 

O Caprichoso também levou o troféu de “Melhor Galera do Festival”. O festejo é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Os troféus do boi campeão e de melhor galera do Festival Folclórico de Parintins 2022 foram criados pelo designer parintinense Fram Canto. Em três noites, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 50 mil pessoas no Bumbódromo, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Na arena, foram mais de 3 mil brincantes em cada noite de apresentações. Venceu o melhor! 

Obras inéditas na “Mostra Artes Visuais 2022 – Vidas Coletiva”

A programação do “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas” invade espaços culturais de Manaus com exposições de seis artistas (Divulgação)

Exposições de seis artistas estreiam nesta semana, como parte da programação do “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas”, que contempla seminários, mostra de música e feiras de artes nos espaços culturais da cidade. As obras dialogam com a cultura e suas diferentes identidades, envolvendo a fotografia, a técnica da fotoperformance, registros videográficos e escritos. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a organização é do Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo. No Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, no Centro), está em cartaz “Yurupari 2022” de Denilson Baniwa, o Centro Cultural Palácio da Justiça – CCPJ (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) recebe a mostra “O Boi de Parintins – Entre trajes de folguedo e trajes de cena”, de Diego Omar da Silveira, Ainda no CCPJ, o público poderá visitar a mostra “Resgate 30 anos, documentos de circulação internacional de Roberto Evangelista” de Sávio Stoco, Orlando Maneschy e Gustavo Soranz.

UEA de todas as cores

Diversidade, gênero, educação, saúde pública e direito à cidadania são as temáticas desenvolvidas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no evento “UEA de todas as cores: gênero, sexualidade e orgulho LGBTQIAP+ para uma sociedade mais plural e democrática”. O evento será no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, no dia (28), às 19h, no auditório da Reitoria e será transmitido no canal da UEA, no YouTube. O objetivo do evento é mostrar reflexões da LGBTQIAP+ na instituição, assim trazendo a visibilidade de docentes, discentes, técnicos e comunidade, envolvidos nas pautas, de modo a promover a diversidade, o acolhimento e a defesa de direitos na universidade.

Lei que multa agressores de mulheres completa um ano sem ser cumprida

A omissão do Estado ante à Lei da Multa (nº 5.506/2021), que fortalece a Lei Maria da Penha prejudica ações de combate à violência contra a mulher (Reprodução Internet)

A Lei da Multa (nº 5.506/2021), que fortalece a Lei Maria da Penha ao punir financeiramente os agressores de mulheres, completou um ano em vigor e não sendo cumprida pelo governo do Amazonas. O autor da lei, deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), disse que a omissão do Estado prejudica ações de combate à violência contra a mulher. Com sanções de até R$ 2 mil, a Lei da Multa contempla mulheres ameaçadas ou vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, “A violência contra a mulher tem aumentado assustadoramente e é preciso haver mecanismos de punição. A Lei da Multa está em vigor há um ano no Amazonas e poderia punir os agressores, mas nunca foi cumprida pelo governo. O dinheiro das multas iria para um fundo voltado justamente a políticas de proteção à mulher amazonense. O Estado não pode ser omisso sob pena de promover a impunidade”, ressalt o parlamenar.

Record de vendas

A chegada da Havan no estado Amazonas é um sucesso. O primeiro fim de semana de funcionamento da megaloja de Manaus registrou recorde de público, com mais de 60 mil pessoas visitando a Havan. A filial de número 172 da rede inaugurou na sexta-feira, 24 de junho, marcando as comemorações dos 36 anos da varejista. O fim de semana de inauguração de Manaus também teve números expressivos em vendas. Somente essa filial teve um faturamento total de R$ 5 milhões. Como é tradicional da varejista, a promoção de edredons de inauguração fez o público lotar a megaloja, vendendo quase 15 mil peças. Muito bom!

Laboratório de Marketing Digital para o Turismo

A FAS realizou o Laboratório de Marketing Digital para o Turismo na comunidade Tumbira, direcionado para empreendimentos turísticos de comunidades da Amazônia (Divulgação)

Saber promover a marca e vender produtos e serviços no ambiente digital é essencial para um negócio de sucesso. Pensando nisso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou o Laboratório de Marketing Digital para o Turismo, neste mês de junho, na comunidade Tumbira, localizada a 64 km de Manaus. O evento foi direcionado para empreendimentos turísticos de comunidades da Amazônia. Participaram seis empreendimentos de quatro comunidades: Tumbira, Saracá e Santa Helena do Inglês, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, e a comunidade Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. O laboratório é a primeira etapa de uma Jornada de Marketing Digital que ocorrerá com os empreendimentos nos próximos três meses.

Fórum Amazônia Sustentável

Engajar as populações locais, tradicionais e indígenas da Amazônia de forma genuína na co-construção de narrativas, posicionamentos e soluções para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Esta será uma das pautas levadas pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) para discussão durante o Fórum Amazônia Sustentável. Após dois anos de atividades on-line por conta da pandemia, o fórum se reunirá novamente de forma presencial, entre os dias 6 e 9 de julho, em Santarém, no Pará. O objetivo é promover diálogos produtivos entre diversos setores da sociedade com o potencial de reduzir as diferenças e atuar de forma colaborativa e propositiva para incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Jornada Técnica do Curso de Nutrição

Com o tema “Desafios e Perspectivas do Técnico em Nutrição e Dietética”, o Centro de Ensino Literarus realiza nesta terça-feira (28), a Jornada Técnica do Curso de Nutrição (Divulgação)

O Centro de Ensino Literarus realiza nesta terça-feira (28), a Jornada Técnica do Curso de Nutrição. Com o tema “Desafios e Perspectivas do Técnico em Nutrição e Dietética”, o evento acontece na unidade do Literatus localizada na rua Pará, no Vieiralves, e contará com a participação do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN7). O evento já faz parte do calendário da instituição e é uma oportunidade para fortalecer a prática profissional, compartilhando experiências, além de trazer novidades do mercado e novas tendências”, destacou a diretora de ensino e gestão do Literatus, Sarah Lima. Ela abrirá o evento com uma palestra sobre Soft Skills e Hard Skills.

Direitos Fundamentais: Combate à homofobia e à transfobia

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Corregedoria Regional, com o apoio da Escola Judicial (Ejud11), realizará, nesta terça-feira (28), palestra virtual com o tema “Direitos Fundamentais: Combate à homofobia e à transfobia”, ministrada pela advogada Maria Eduarda Aguiar. Aberto a todos os públicos, o evento terá 1h30 de duração e será transmitido no canal do TRT-11 no YouTube. As inscrições serão feitas pelo Sympla, via link divulgado no chat, na hora do evento. A palestra abordará o combate à homofobia e à transfobia, conceitos, lutas, vitórias, conquistas e respectiva criminalização. Tudo perpassado pelos direitos fundamentais da pessoa humana, conforme constitucionalmente assegurados.

Debandada

Com a saída dos levantadores de toadas Sebastião Júnior, David Assayag e Edilson Santana, como ficará o time de vocalistas do boi da Baixa do São José, alem de outros itens que pediram para sair? Línguas maldosas de Joanas e Clarices dizem que após a derrota do boi ladrão de corações no 55º Festival Folclórico de Parintins, os ânimos dos insatisfeitos com a atual administração atual ganhou proporções gigantescas. Muitas cabeças já rolaram, inclusive, os componentes da Direção Geral de Espetáculo (DGE). Quem serão os próximos?

O caldeirão vermelho e branco ferve

Acabei de saber que em reunião com centenas de vermelhos descontentes com a atual diretoria comandada pelo senhor Antonio Andrade, o apresentador Israel Paulaim se colocou à disposição para ajudar a resolver a crise instalada. A maioria dos torcedores apoia o nome de Paulaim para ser o próximo presidente do Garantido. Aos 39 anos e com vivência de mais de 20 anos dentro do reduto vermelho, Paulaim está devidamente credenciado para tal, E tem mais, Israel Paulaim prometeu trazer de volta para a baixa do São José o levantador Sebastião Júnior. O caldeirão vermelho e branco ferve!

BDay

Simone Abrahim, Ricardo Benzecry, Lúcia Vianez Nasser, Lalá Santiago (em Belém-PA), Cinthia Fonseca, Ana Ausier (no belo Rio) e Vanessa Viana, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimas e muito estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, exibe orgulhoso o troféu conquistado pelo Touro Negro das Américas no Festival dos Festivais. Vitória merecida (Bruno Zanardo- Secom)
Azul até morrer, a parintinense Roselene Medeiros vibrando com a vitória do Boi Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins 2022. Tá certo, maninha
Em camarote no Sambódromo, os amigos Abdala Fraxe, Marcellus Campêlo, Shádia Fraxe e Fernanda Bártholo em grade noite do Boi Caprichoso
Edmundo Oran (apresentador) e Patrick Mota (levantador) anunciam a entrada da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso no Bumbódromo. Pura emoção (Bruno Zanardo-Secom)
Campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, o Boi Caprichoso venceu com galhardia as três noites de apresentações contra o Boi Garantido. Viva o Touro Negro das Américas (Bruno Zanardo-Secom)
Galera item que impulsiona o boi rumo a vitória. A galera do Boi Caprichoso foi a melhor do Festival. Essa galera é porreta (Bruno Zanardo-Secom