Caprichoso encerra primeira noite do 55º Festival de Parintins com espetáculo pela preservação da Amazônia

O boi-bumbá Caprichoso fechou a primeira noite de apresentações do 55º Festival Folclórico de Parintins. Com o subtema “Amazônia-Floresta: o grito da vida”, que compõe o espetáculo “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o bumbá negro levou para a arena do Bumbódromo um manifesto em defesa da preservação. No festival do reencontro, a primeira noite foi marcada pela emoção de estar de volta 9depois de dois anos.

A pandemia de Covid-19 deixou marcas que não serão esquecidas, mas também trouxe lições de superação de quem venceu a doença e agora celebra a vida e festeja a oportunidade de assistir, pessoalmente, o espetáculo azul e branco.

Na primeira noite, um dos pontos altos da apresentação foi o ritual indígena Tuparí, que trouxe o pajé Erick Beltrão. O parintinense – um dos estreantes no Festival Folclórico pelo lado azul – era um dos itens individuais mais aguardados pelos torcedores do Caprichoso.

Para colocar o boi na arena, o Caprichoso conta com uma operação logística que envolve dois guindastes, um de 80 toneladas e outro de 500 toneladas; além de dois caminhões munck, três empilhadeiras e dois caminhões de transporte de tropa, para ajudar na montagem das estruturas. Que venha a segunda noite!

Megaloja da Havan inaugura com recorde de público

Acompanhado pelos filhos e de sua mulher, o proprietário da rede Havan, Luciano Hang, agradece emocionado a confiança do povo amazonense (Cristie Sicsú)

A maior loja da Havan no Brasil inaugurou, ONTEM (24), no shopping Manaus ViaNorte, com investimento de mais de R$ 20 milhões, geração de 150 empregos diretos e 200 indiretos, além de oferecer mais de 350 mil produtos. Mais de cinco mil pessoas participaram da cerimônia de inauguração, que foi comandada pelo proprietário da rede Havan, Luciano Hang, acompanhado dos seus filhos e de sua mulher. Até 15h, segundo a coordenação do shopping, passaram mais de 25 mil pessoas pelo centro de compras. A loja representa um grande diferencial na Zona Norte de Manaus por oferecer uma diversidade de produtos, entre artigos de decoração, eletrodomésticos, cama, mesa, banho, roupas, brinquedos e muito mais. Maravilha!

Garantido abre o 55° Festival Folclórico de Parintins celebrando a diversidade dos povos indígenas

O boi-bumbá Garantido abriu, ontem (24), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, o 55° Festival Folclórico de Parintins levando a galera vermelha e branca ao delírio e celebrando a diversidade dos povos indígenas. A apresentação do boi do coração na testa marcou o retorno da festa após dois anos sem ser realizado com a presença de público em razão da pandemia da Covid-19. O apresentador Israel Paulain iniciou a tradicional contagem do Boi Garantido, lembrando as vítimas da Covid-19, entre elas, Paulinho Farinha, um dos ícones do Festival, e que defendeu o item apresentador antes de Israel. O Garantido também levantou a bandeira do empoderamento da mulher levando, pela primeira vez, tuxauas mulheres para a arena do Bumbódromo. Um belo espetáculo!

Equipe de Robótica recebe homenagem

A equipe “Team ProdiXy”, da Escola Sesi Emina Barbosa Mustafa, recebe a devida homenagem por sua performance (Divulgação)

A equipe “Team ProdiXy”, da Escola Sesi Emina Barbosa Mustafa, representante do Amazonas no Torneio SESI de Robótica Nacional – FTC, ocorrido em maio, recebeu nesta sexta-feira (24) homenagem da Superintendência do Serviço Social da Indústria (SESI-Amazonas). Os alunos e docentes foram destaques em reunião especial de agradecimento pela participação na competição tecnológica que comemora neste ano 10 anos de existência. De acordo com Rosana Vasconcelos, superintendente do Sesi-AM, a robótica partiu de uma remodelagem na proposta educacional do SESI de incorporar a tecnologia nos ambientes de ensino e fazer com que os alunos tenham acesso ao conteúdo de uma forma muito lúdica, trabalhando também a transversalidade voltada para valores humanos e valores técnicos profissionais. Muito bom!

Corrida da Água

A sétima edição da Corrida da Água acontece no domingo (26) e promete reunir cerca de 2000 atletas amadores e profissionais. São duas opções de percurso – 5km e 10km – e a largada acontecerá às 6h na Rua Rio Ituxi, Praça Domingos Russo, no Vieiralves.  Os participantes irão percorrer a Djalma Batista, Darcy Vargas, Maceió, João Valério e voltarão para o ponto de partida. A Corrida da Água será disputada nas seguintes categorias, masculino e feminino: geral, especial cadeirante, especial visual e acima de 60 anos. Os vencedores – primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria – serão premiados com troféus. Todos os participantes inscritos ganharão medalhas ao completar a prova. Programa domingueiro imperdível!

Transporte fluvial de cargas no AM pode parar por conta da pirataria

Após mais um assalto milionário cometido por ‘piratas do rio,’ empresas transportadoras de navegação do Amazonas avaliam parar suas atividades por tempo indeterminado (Reprodução Internet)

Após mais um assalto milionário cometido por ‘piratas do rio’ no Rio Madeira, esta semana, as empresas transportadoras de navegação do Amazonas avaliam parar suas atividades por tempo indeterminado até que tenham condições de segurança, e suporte das distribuidoras de combustível quanto aos prejuízos, que atualmente ficam totalmente a cargo das empresas. Em reunião na tarde do dia (23), no Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), os empresários decidiram convocar uma Assembleia Geral na próxima quinta-feira (29), para votar a paralisação diante dos mais de R$ 20 milhões de perdas com ataques piratas, somente em roubos de combustíveis, nos seis primeiros meses de 2022. De acordo com o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior, neste valor não estão contabilizadas as perdas com equipamentos das embarcações levadas e destruídas pelos piratas e, principalmente, com a saúde e a segurança dos tripulantes, que em muitos destes ataques são agredidos, torturados e até mutilados pelos criminosos.

Arraial São João da Diversão

O clima de arraial vai invadir o Millennium Shopping que, em parceria com o Rota dos Chefs, realiza o São João da Diversão. Barracas com comidas típicas, músicas juninas e espaço instagramável farão a alegria de quem visitar o centro de compras entre os dias 28 de junho e 2 de julho, das 9h às 21h. Segundo a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier, o objetivo do arraial é trazer um pouco dos festejos juninos para dentro do shopping, com toda a comodidade, aconchego e segurança que só o Millennium sabe proporcionar. O evento acontece próximo a praça de alimentação e o acesso é gratuito. Anarriê!

Grandes estrelas no Amazonas Green Jazz Festival

O laureado trompetista e flugelhornista norte-americano Randy Brecker está confirmadíssimo no Amazonas Green Festival (Divulgação)

A capital amazonense se prepara para viver uma verdadeira maratona de música instrumental, de 22 a 30 de julho, com a realização do Amazonas Green Jazz Festival que reunirá mais de 40 atrações nacionais e internacionais, com dois shows por noite no Teatro Amazonas. A maior parte das estrelas internacionais convidadas para o festival vem dos EUA. Na programação há nomes premiados, como o trompetista e flugelhornista  Randy Brecker, que nasceu na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e por mais de 40 anos ajudou a moldar o som do jazz, R&B e rock. Ele acumula 19 indicações e seis troféus do Grammy Awards, uma das maiores premiações da indústria fonográfica, e já gravou com lendas da música como Frank Sinatra, Billy Cobham, Larry Coryel e Frank Zappa. Imperdível! 

Parintins 2022: Caprichoso e Garantido empatam na criatividade

A primeira noite do Festival Folclórico de Parintins foi simplesmente avassaladora. A criatividade dos artistas dos bois Garantido e Caprichoso superou-se a cada momento. Havia anos que eu não presenciava um espetáculo técnico e primoroso das duas agremiações folclóricas. A garra e a criatividades andaram juntas na primeira noite de apresentação da ópera cabocla que encanta o mundo. A meu ver, os bumbás parintinenses foram simplesmente imbatíveis. Vamos à segunda noite!

FAS abre edital para participação de pequenos empreendedores na edição de julho

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) abriu as inscrições para empreendedores interessados em participar como expositores na próxima Feira da FAS. A edição acontece no dia 10 de julho e tem como tema “Festa Julina”, em alusão ao período das tradicionais comemorações ao redor do Brasil.  A iniciativa é uma oportunidade para que donos de pequenos negócios criativos apresentem seus produtos diretamente à população. Os ramos são os mais diversos, como artesanato, produtos naturais, gastronomia, produtos orgânicos e veganos, colecionáveis, artigos e plantas de jardim, entre outros.

BDay

Cláudio Roberto Vieira, Roberta Limongi, Chico Preto, Sinny Lopes, Alexandre Anello dos Santos, Jorge Alberto Mendes Jr., Waltinho Oliva, Carlos Alberto Bastos, Jonathas Oliveira e Ian Albuquerque figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimas e muito estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

O incensado cirurgião plástico amazonense Claudio Roberto Vieira, celebra neste sábado mais uma virada de folhinha. O festejo será ao lado de sua doce Regina, filhos e netos. Parabéns, amigo querido
A bela e azulada parintinense Jeane Benoliel pronta pra brincar de boi com acessórios do Ateliê dos Botelho. Bombou geral
Valentina Cid, a perfeita sinhazinha da fazenda do Boi Caprichoso encantou o público pela delicadeza de sua apresentação
A primeira-dama de Parintins, Mayra Dias (Miss Brasil 2018), recebeu no município para a Festa dos Visitantes, um time de beldades. Foram prestigiar o 55° Festival Folclórico de Parintins: Marthina Brandt (Miss Brasil 2015), Júlia Horta (Miss Brasil 2019), Tereza Santos (Miss Brasil 2021) e Thelma Assis (vencedora do BBB 2020). Um time de beleza pra ninguém botar defeito
O apresentador Edmundo D’Oran e o levantador Patrick Araújo, iniciam a chamada para a grande apresentação do Boi Caprichoso no 55º Festival Folclórico de Parintins (Bruno Zanardo)