Caprichoso lança álbum “O Brado do Povo Guerreiro” no Bar do Boi, em Manaus

Após o sucesso em Parintins, o boi-bumbá Caprichoso lança neste sábado (06), o álbum de toadas “O Brado do Povo Guerreiro” em Manaus. O palco da festa será o Bar do Boi, no Sambódromo, com chancela do Movimento Marujada que promete reproduzir o clima de bicampeonato que tomou conta do Curral Zeca Xibelão, em noite inesquecível para a nação azul e branca.

Integrantes da produção do Bar do Boi foram a Parintins para beber na fonte de inspiração e concluir o processo de concepção do espetáculo. “É um dos eventos mais aguardados da temporada, e quem não foi a Parintins, não pode perder o que traremos a Manaus”, disse o presidente, Rogério Jesus.

O show de lançamento do álbum “O Brado do Povo Guerreiro” contará com os itens oficiais Edmundo Oran, Patrick Araújo, Marujada de Guerra e Prince do Caprichoso.

Campeão do maior festival de todos os tempos, o Boi Caprichoso evoluirá com o tripa Alexandre Azevedo. Os itens individuais Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão reservam performances que vão impactar o público.

A festa fica completa com os toadeiros azulados Diego Brelaz, Junior Paulain, Paulinho Viana e Klinger Junior, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

A festa começa às 21h e a entrada é gratuita. Mesas podem ser adquiridas pelo (92) 99103-6772 e camarotes pelo (92) 98833-0777. Vai perder?

Comunidades da Sharp e Manaus 2000 ganham reassentamento do governador Wilson Lima

Governador Wilson Lima reassenta mais 103 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, como parte das ações do programa Amazonas Meu Lar (Diego Peres-Secom)

O governador Wilson Lima realizou, ontem (05), o reassentamento de mais 103 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, beneficiadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que faz parte das ações do programa Amazonas Meu Lar. Com o novo pagamento, o Governo do Amazonas alcança 594 famílias retiradas das duas áreas de risco e reassentadas. “Hoje, com o trabalho que é feito pela nossa equipe, nós já cumprimos 60% daquilo que a gente já havia se comprometido. Já tiramos quase 600 pessoas lá da comunidade da Sharp e da Manaus 2000 e, no próximo período chuvoso, ninguém vai sofrer lá na comunidade da Sharp e nem na Manaus 2000 com enchente”, declarou Wilson Lima, sob aplausos dos beneficiários presentes. O governador lembrou que o Amazonas Meu Lar, maior programa de habitação da história do Amazonas, foi lançado no último mês de abril e que vai oferecer mais de 22 mil soluções de moradia no estado, ao longo dos próximos anos.

ICBEU Manaus reabre sua galeria de arte com a exposição coletiva ‘The Other Colors’

O ICBEU Manaus reabre, às 19h do próximo dia 09, após breve período de breve reforma, sua galeria de arte,  com a exposição coletiva de pinturas e artes visuais “The Other Colors”, com curadoria de Sérgio Cardoso, reunindo obras de vinte e quatro artistas consagrados, promovendo a diversidade cultural, trazendo um novo olhar para as cores e formas presentes nas obras dos artistas participantes. A exposição fica aberta para visitação a partir de 10 de maio no ICBEU (Avenida Joaquim Nabuco 1286, Centro), de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita.

Fabricante de chocolates amazônicos é o Microindustrial do Ano

Jorge Neves, fabricante de chocolates amazônicos é um dos homenageados pela Fieam como o Microindustrial do Ano de 2023. Merecido (Divulgação)

Da docência para o desafio empresarial de transformar recursos da Amazônia em chocolates orgânicos, sem conservantes, livres de glúten e veganos. Sócio-fundador da Warabu Chocolates há quatro anos, o empresário recebe no próximo dia 19 o título de Microindustrial do Ano, em solenidade promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) no Clube do Trabalhador. O Microindustrial do ano de 2023, já foi contemplado com o mesmo prêmio em 2015, quando na época era proprietário da “Sabor de Tradição”, empresa de doces portugueses responsável por abastecer redes de supermercados e restaurantes em Manaus e São Paulo, além de realizar algumas exportações para Inglaterra.

Profissionais atuantes no combate a tuberculose no Amazonas ganham homenagem da ALE/AM

Profissionais que atuam na linha de frente no combate à tuberculose no Amazonas foram homenageados, na quinta-feira (04), durante Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM). Requerida pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), a solenidade foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. Ao todo, 42 pessoas foram agraciadas com diplomas pelos relevantes serviços prestados na área da saúde no Estado. Em seu discurso, o deputado Delegado Péricles, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT) da Aleam, agradeceu os profissionais pela luta diária contra a doença e a importância de homenageá-los. Muito bom!

Marcellus Campêlo assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Nomeado pelo governador Wilson Lima, o engenheiro civil Marcellus Campêlo deixa a coordenadoria executiva da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Divulgação)

 O governador Wilson Lima nomeou o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. A nomeação passa a contar de 02 de maio de 2023, conforme decreto assinado na quinta-feira (04). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) foi criada pelo artigo 8.º da Lei n.º 6.225, de 27 de abril de 2023. Marcellus Campêlo é especialista em saneamento básico. A nova Secretaria vai congregar a Superintendência de Habitação (Suhab), a Companhia de Saneamento (Cosama) e a UGPE, onde Campêlo era o coordenador executivo. “Nós vamos nos unir de forma institucional, evidentemente, para que possamos desenvolver projetos robustos, que transformem a vida das pessoas, que ajudem no desenvolvimento do estado”, pontua.

Vetor abre inscrições para a revisão do PSC 1 e 2

O Vetor Centro de Estudos acaba de abrir turmas com foco na revisão da 1ª e 2ª etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na última semana, a Ufam divulgou os editais e a previsão é que as provas sejam aplicadas em julho. Para ajudar na preparação dos candidatos, o Vetor vai oferecer dez semanas de revisão de conteúdo. As aulas iniciarão dia 22 de maio, das 18h30 às 21h, e seguem até a véspera da prova, na unidade do cursinho localizada na avenida Via Láctea, 65, Conjunto Morada do Sol, no Adrianópolis. “Esse é o momento ideal para aquele candidato que quer otimizar os estudos, fazer simulados e conhecer estratégias que o ajudarão a melhorar o desempenho na prova”, destacou o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.

TCE-AM implementa novo sistema de controle interno

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) implementou um novo sistema de controle interno buscando ampliar a eficiência e economicidade nos atos administrativos (Divulgação)

Buscando ampliar a eficiência e economicidade nos atos administrativos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) implementou um novo sistema de controle interno. As regras e diretrizes do sistema foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Corte de Contas. O objetivo do novo sistema de controle é garantir a eficácia e efetividade operacional com base em normas, políticas e procedimentos que visem a proteção de bens e recursos públicos, evitando o desperdício, perda e mau uso. O sistema será executado de acordo com outras sete resoluções, que tratam de questões como código de ética de membros, servidores, canal de denúncia, relacionamento com agentes públicos e privados, due diligence e background check de integridade, e conflito de interesse. O sistema estipula, também, as instâncias e competências de cada membro e servidor da Corte de Contas, para que seja garantida, em um trabalho colaborativo, a devida execução dos objetivos e metas institucionais baseados nas regras de responsabilidade do controle interno.

Academia Engenharia do Corpo abre as portas no Millennium Shopping

O Millennium Shopping ganha mais uma operação na manhã deste sábado (06). O centro de compras inaugura a sua primeira academia, a Engenharia do Corpo, que chega à capital amazonense de olho em quem deseja iniciar ou dar continuidade a uma rotina de atividades físicas. A novidade fica localizada em frente à cafeteria Di Café, e contará com diversos diferenciais, entre eles, plano promocional custando a partir de R$ 9,90, horário de funcionamento estendido, musculação, modalidades de aulas coletivas e danças, funcional, lutas, spinning e brinquedoteca. Vale conferir!

Lojistas apostam no mix de produtos e em promoções para o Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães (14 de Maio) aumenta a procura por presentes para as homenageadas. Para conquistar os que estão em busca do que comprar, os lojistas do Amazonas Shopping apostam no mix de produtos e ofertas. Além disso, o centro de compras está com uma ação promocional direcionada à data, em que os clientes ganham uma pulseira em prata da Inspiarazzi. Muito bom!

Suframa realiza workshop sobre procedimentos de importação

Com o objetivo de apresentar novos procedimentos para importação de mercadorias, a Suframa realizou, na quinta-feira (11), o workshop “Integração Sistema de Importação e Exportação (SCIEX) com o Portal Único de Comércio Exterior (SECEX)”. O seminário foi destinado aos usuários do sistema de importação e representantes de empresas importadoras e despachantes aduaneiros que operam na Zona Franca de Manaus (ZFM), Áreas de Livre Comércio (ALCs) e Amazônia Ocidental (AMOC). A palestra foi ministrada pelo coordenador-geral de Facilitação do Comércio/SECEX e gerente do Portal Único de Comércio Exterior do MDIC, Tiago Martins Barbosa.

BDay

Aparecida Pinheiro, Marcello Demasi, Janaína Chagas Câmra, Tony Melo, Dayse Ramos Cornejo (em Orlando-Flórida-USA), Graciano Rebelo, Viviane Castro, Anilton Silva (em Salvador-BA), Ghabriela Fernandes, Paulo Macedo, Henrique Magnani e Hermínio Renovato figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Querida por meia Manaus e presença obrigatória nos grandes agitos sócias, a queridíssima Mazé Chaves de Oliveira celebrou ontem mais uma virada de folhinha. Somos amigos de uma vida
Tradicionais, Ana Lúcia e Ricardo Braga, festejaram ontem 47 anos de um casamento feliz, equilibrado que lhes duas crias amorosas e responsáveis. Parabéns, amigos queridos
Parintinense da gema a juíza Andréa Medeiros celebra com alegria, 25 anos de magistratura, todos eles dedicados com muito afinco e responsabilidade no cumprimento da lei. Parabéns, amiga
Heloísa Helena Veloso de Lima, classuda, amável, elegante e de papo inteligente, curtindo o sunset amazônico na varanda de Suely Paes Barreto, no Centro de Manaus. Sou seu fã
Cleide Avelino Tomaz Avelino e Arlélia Gusmão prestigiando a homenagem às mães em party organizado por Sonia Jinkings e Suely Paes Barreto, com direito a desfile e exposição de semi jóias, no Centro antigo de Manaus