ExpoAmazônia avança na programação de trilhas e confirmação de expositores

Com um mês para o início do maior evento de fomento ao avanço dos pólos de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação da região amazônica, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 – que inicia no dia 30 de junho e vai até o dia 2 de julho – avança com a confirmação, em sua programação, de diversos temas que compõem as Trilhas de Conhecimento, nas quais palestrantes de diversos locais tratarão de assuntos relevantes para o debate acerca dos vetores econômicos tão relevantes para a diversificação e complementariedade da matriz econômica regional.

São mais de dez trilhas previstas para serem realizadas, que vão desde a discussão sobre a Agregação de Valores, passando por Oportunidades de Negócios até chegar à Biotecnologia de Alto Valor Adicionado para a Amazônia, à Zona Franca Digital e à Indústria 4.0, dentre outros assuntos. Todas contando com diversas palestras com temas variados, focadas no desenvolvimento de debates que objetivam trazer à luz assuntos de interesse para os ecossistemas de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação da região.

A Suframa, que atua em prol do desenvolvimento regional e apoia o adensamento dos pólos que compõem a ExpoAmazônia visando ao benefício da sociedade amazônida, entende que os temas apresentados no evento devem enriquecer o debate acerca de atividades complementares à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Não apenas as Trilhas do Conhecimento tiveram confirmações importantes, mas também a grade de expositores avançou bastante com a adesão de empresas, instituições públicas e privadas e startups, por exemplo. Dada a temática e a visibilidade da ExpoAmazônia, vários representantes confirmaram o compromisso de participar ativamente da feira e ratificaram a necessidade de se fazer presente neste que será o maior evento regional com esta temática do ano. Vamos aguardar!

Kwati Club inicia entrega de pulseiras cashless

Quem adquiriu o passaporte que dá acesso aos quatro dias de evento do Kwati Club, em 2022, já poderá retirar sua pulseira cashless e cair na folia bovina (Divulgação)

Atenção! Quem adquiriu o Kwati Pass, passaporte que dá acesso aos quatro dias de evento do Kwati Club, em 2022, já poderá retirar sua pulseira cashless. A pulseira funciona como um cartão de aproximação, no qual o usuário a aproxima de uma máquina e consegue pegar sua bebida e/ou comida. Além disso, o uso da pulseira não depende de internet, ou seja, o frequentador poderá continuar consumindo sem precisar se preocupar com o sinal das máquinas. Para retirar-las em Manaus, basta ir até o Tupina Baranda Cozinha e Pavulagem Parintinense, localizado no Shopping Mundi, Aleixo, das 8h às 22h, e apresentar o passaporte impresso. A entrega antecipada, em Manaus, será possível até o dia 22 de junho, véspera da tradicional Festa dos Visitantes. Os valores são R$ 300 (Kwati Pass para os quatro dias de festa) Fica a dica!

Lula na Toca

Pergunta que não cala, entre eleitores isentos, atentos e que pensam coma própria cabeça: quando Lula vai começar a botar a cara na janela? Quando irá pegar um bronzeado no calçadão do Guarujá? Quando vai circular nas ruas, nas feiras? Quando vai comer pastel na feira e cachorro-quente na esquina? Não lidera as pesquisas? Elas não são verdadeiras? Porque, então o medo de sair de casa, da sede do PT ou das solenidades em locais fechados? Será que o Lulinha do paz e amor tem receio de ser alvejado por ovos e tomates? Teme ser chamado de ladrão, de santo de pau oco, pelo povo? Deve ser terrível para um candidato que já se acha vencedor do pleito de outubro, ficar enclausurado em casa. Se os gênios da raça que cercam Lula acreditam que ele pode sofrer atentado, como sofreu Bolsonaro, é simples, coloquem nele um colete a prova de bala e tenham coragem de enfrentar a população. Ou será, então, que são falsas, como o próprio Lula,  as pesquisas dando margens de diferença expressiva para ele, diante dos outros candidatos? Caso seja eleito, Lula vai governar sem ver o sol nascer, como fazia, em Curitiba, quando ficou preso 1 ano e poucos dias? Com tantas perguntas sem respostas, muitos já acreditam que as pesquisas que colocam Lula na dianteira, são falsas. Como cédula de 3 reais. Só pode. (Vicente Limongi Netto)

Chef Juliana Faingluz assina cardápio do Dia dos Namorados 

A chef Juliana Faingluz vai brindar os namorados com um requintado jantar e harmonização perfeita com vinhos selecionados pelo sommelier Alexsander de Oliveira (Divulgação)

Muitos casais já se preparam para surpreender o seu par no Dia dos Namorados. Uma boa opção é o jantar especial que será realizado no dia 11 de junho no restaurante Marimari, localizado na avenida Via Láctea, 825, Aleixo. O cardápio terá assinatura da chef Juliana Faingluz e harmonização perfeita com vinhos selecionados pelo sommelier Alexsander de Oliveira. O jantar também terá como convidado especial o espanhol Josep Llorens, presidente da empresa Josep Llorens i Fills. A companhia é reconhecida como a embaixadora, no mundo, do jámon espanhol, presunto curado produzido no país e bastante tradicional. As reservas podem ser feitas através do número (92) 98411-8614. 

Coletivo Manaus Lixo Zero promove ciclo de palestras

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Coletivo Lixo Zero Manaus promove um ciclo de palestras em escolas e empresas. A programação inicia nesta quinta-feira (02), às 8h, na Escola Municipal Paulo Graça, localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 1, bairro Flores, e será conduzida pelo embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, o biólogo Daniel Santos. 

Cigás ampliará oferta de gás natural com expansão da rede de gasodutos

Com as obras de expansão da sua rede de distribuição de gás natural e novos investimentos previstos para este ano, a Cigás espera ampliar a oferta em vários bairros da capital amazonense (Divulgação)

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) intensificou as obras de expansão da sua rede de distribuição de gás natural (RDGN). Com os novos investimentos previstos para este ano, no valor de R$ 34 milhões, a concessionária espera ampliar a oferta de gás natural na capital amazonense, aumentando a parcela da população beneficiada com o combustível. O montante do investimento é oriundo exclusivamente de recursos da própria Cigás. As frentes de obras preveem a implantação de mais 38 quilômetros de RDGN. A expectativa é que a Companhia chegue ao fim do ano com uma rede total de 220 quilômetros. As obras abrangerão os bairros Alvorada, Chapada, Distrito Industrial, Dom Pedro, Parque 10, Planalto, Lago Azul e trechos específicos da Avenida Torquato Tapajós. Muito bom!

Vacinação contra Covid-19 no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 7.109.085 doses foram aplicadas em todo o estado até ontem (31/05), sendo 3.165.111 de primeira dose, 2.617.169 de segunda dose, 62.377 com dose única, 1.180.364 de 1ª dose de reforço e 84.064 de 2ª dose de reforço. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br. Maravilha!

Campanha em apoio ao Programa Recomeçar em premiação nacional 

O Ministério Público do Amazonas está concorrendo na 1ª etapa do Prêmio CNMP 2022, com o Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Psicossocial – Recomeçar. Muito bom

Criado em 2016 pelo Ministério Público do Amazonas, o Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Psicossocial – Recomeçar concorre na 1ª etapa do Prêmio CNMP 2022. O Programa atua no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, no âmbito cível, criminal e demais setores do Ministério Público que atuem com pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade. Desde 2016, o projeto já recebeu 717 solicitações para realização de acompanhamento psicossocial, atendeu mais de 2.000 pessoas e realizou mais de 7.000 escutas psicológicas. Para votar no projeto, acesse o link: https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=3373 e, no canto superior direito da tela, basta clicar em ¨curtir¨. Até o momento, o projeto já conta com mais de 55 mil curtidas!

Mobilidade Urbana

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu um encontro entre os prefeitos que administram as cidades que compõem a Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de debater a mobilidade urbana no modal de táxi intermunicipais que atendem os municípios. O encontro aconteceu na tarde de ontem ( 31/5), na Avenida Urucará, Bairro Cachoeirinha. Na reunião foi discutida a elaboração de um termo de cooperação operacional, para que os taxistas que atuam no atendimento intermunicipal possam circular nos municípios vizinhos levando passageiros. É por aí!

Dia dos Namorados com a Vivo

A Vivo, como um hub de tecnologia, preparou uma seleção especial produtos para presentear no Dia dos Namorados com sugestões que vão de smartphones, a acessórios, passando por equipamentos de áudio, vídeo, assistentes de voz, notebooks, smartwatches e produtos da categoria gamer. Com o mote “Seu crush vai amar esses presentes tech”, a Vivo trará um mix de produtos que entram no ar em dois ciclos de ofertas válido para compras realizadas de 31 de maio a 12 de junho tanto nas lojas físicas como e-commerce. Procurem conhecer e aproveitem as ofertas!

BDay

Hélio Veiga Lima, Fabíola Ramos (em Belém-PA), Paulo Castro, Elias Castro Lima e José Loureiro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Sempre elegante e atenciosa, a juíza e professora universitária Lúcia Maria Corrêa Viana recebeu ontem, amigos para celebrar os 91 anos de seu Pascoal Viana. Entre os convidados,o casal Wellington e Maria do Carmo Seffair Lins, caps do Grupo Fametro
Prestigiando os festejos de seo Pascoal Viana; Mazé Chaves de Oliveira, Menga Junqueira e Robertinho Caminha no clique com o aniversariante e a anfitriã Lúcia Maria
Personalíssimos, os queridos Zenaldo Mota e Iriane Raposo da Câmara movimentaram a tarde de ontem as dependências do Cândida Buffet celebrando mais um virada de folhinha. Encontro disputadíssimo
Graça e Adriano, irmãos unidos e descendentes do clã Alencar Antony. Gente da melhor qualidade
Sempre de bem com a vida o arquiteto Marcelo Alexandre Barbosa escolheu as ilhas gregas para festejar a chegada de seus bem vividos 55 anos. É isso aí, amigo
Aniversariante da temporada, a festeira Ângela Segadilha vestiu-se de verde esperança para celebrar mais um maio na sua vida. Adorei