Estudo realizado com apoio do Governo do Amazonas comprova eficácia da CoronaVac contra variante da Covid-19

O Governo do Amazonas usou, ontem (07), Dia Mundial da Saúde, suas redes sociais para apresentar os resultados preliminares da pesquisa científica que comprovou que, na prática, a vacina CoronaVac é 50% eficaz contra a variante da Covid-19, denominada de P1.

Esse é o primeiro estudo no mundo que mostra a efetividade de um imunizante contra a variante. A efetividade considera os efeitos da vacinação na prática. O estudo, o todo, envolve 67.718 trabalhadores da saúde que atuam em Manaus e que foram imunizados conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

 “Como essa variante se disseminou mais rapidamente aqui e a vacina foi instituída mais rapidamente aqui, Manaus era o local ideal para avaliar se a vacina continua ou não funcionando para a nova variante”, disse Julio Croda, coordenador do estudo. Ele destacou que não há ensaios clínicos de vacinas sobre a P1.

Dentre o público-alvo da pesquisa, 14 dias após a imunização com a 1ª dose, profissionais – a maioria, sintomáticos – realizaram o teste RT-PCR. Os dados analisados até aqui, que dão base para esse resultado preliminar, mostram que 393 testaram positivo e 393 testaram negativo.

A efetividade da vacina, ou seja, a proteção dela na prática, é muito similar ao identificado durante os ensaios clínicos feitos pelo Instituto Butantan que, na ocasião, constatou eficácia de 50,4%.

O dado auxilia o enfrentamento da pandemia não apenas no Amazonas, mas no mundo, em especial, nas Américas, segundo Rodrigo Said, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A organização apoia os estudos para encontrar respostas para o enfrentamento da pandemia.

O resultado vai contribuir para preparação da rede de saúde para uma possível terceira onda da doença. Muito bom!

Prestígio

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou na manhã de terça-feira, (06), por videoconferência, da solenidade de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marinho, a quem desejou muito êxito. A sessão do Tribunal Pleno, transmitida pelo YouTube, contou também com a participação de diversas autoridades estaduais, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros e presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Marcos Rotta fiscaliza obras complexo viário Professora Isabel Victoria

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, fiscaliza os serviços de concretagem no último trecho do complexo viário Professora Isabel Victoria (Osmar Neto-Semcom)

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanhou, ontem, (07), os serviços de concretagem no último trecho do complexo viário Professora Isabel Victoria, situado no acesso ao conjunto Manoa, na Avenida Max Teixeira, zona Norte. A obra chega a 80% de conclusão, após a execução das adequações apontadas por laudo técnico elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). As readequações quanto às normas técnicas de engenharia na obra do viaduto fazem parte de um conjunto de medidas determinadas pelo prefeito David Almeida, após a constatação de falhas técnicas apontadas no laudo do Crea. As medidas visam proporcionar a segurança de motoristas, usuários de transportes coletivos e pedestres, que utilizam as passarelas que compõem o complexo, sob a responsabilidade das empresas do consórcio.

Meta de vacinação em grupos prioritários é ultrapassada

Em pouco mais de dois meses, desde que iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, no dia 19/1, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, em cinco, dos seis grupos prioritários iniciais: trabalhadores de saúde e idosos de 60 anos e mais, distribuídos em cinco subgrupos por faixa etária. Para as campanhas de vacinação, o Ministério da Saúde estabelece o percentual de 90% como patamar mínimo da população estimada a ser imunizada. O único grupo que ainda não alcançou a meta do Ministério da Saúde é o de pessoas de 60 a 64 anos, com 58.329 vacinados, ou seja, 86,16% do total de 67.694 idosos estimados para essa faixa.

“Lembranças de um peixe”

O artista plástico Buy Chaves movimenta a cena cultural de Novo Airão neste fim de semana com a mostra “Memórias de um Peixe” (Divulgação)

A abertura da exposição “Lembranças de um Peixe” movimenta a cena cultural neste fim de semana na cidade de Novo Airão (AM). A mostra é um projeto contemplado no edital Feliciano Lana,e foi pensada para a cidade amazonense onde o artista reside e produz. A ideia é interagir com a comunidade de forma que possam ter acesso a um evento de arte. Buy pinta em suas telas o figurativo, cores e texturas de uma Amazônia onde está inserido o caboclo. Essa ligação com certeza será reconhecido nessa interação. Buy Chaves nasceu em Santa Catarina, mas foi o Amazonas que escolheu para viver. Sua arte tem como principais características as faces, texturas e cores da Amazônia. “Lembranças de um Peixe” inaugura amanhã (09) e segue até 30 de maio. A mostra é composta por 20 obras recentes. Observar as faces entremeadas é descobrir um universo intrigante, lúdico e expressivo. Os olhos de peixe são de quem observa…

“Dê um Fôlego para a Saúde”,

O Amazonas é um dos beneficiados da campanha global de arrecadação de fundos “Dê um Fôlego para a Saúde”, da Fundação OMS e Organização Mundial da Saúde (OMS), lançada ontem, (07), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cássio Roberto do Espírito Santo, o investimento da doação de aproximadamente R$ 150 mil dólares, para aquisição de equipamentos para oito municípios do interior do Amazonas, foi definido junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da OMS para as Américas. Com sede em Genebra, a Fundação OMS é uma fundação independente, que concede doações que se propõe a proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas em todas as partes do mundo, trabalhando ao lado da OMS. 

“Guardianarco” 

O trio de cineastas, Joana Limongi, Tiago Disto e Randal Andrade estão realizando o documentário “Guardianarco” com pegada de cine guerrilha (Divulgação)

A produtora Rizomática Filmes, com o trio de cineastas, Joana Limongi (direção), Tiago Disto (som direto) e Randal Andrade (fotografia), estão realizando um filme com pegada de cine guerrilha e com recurso de financiamento coletivo. O documentário “Guardianarco” (Título Provisório), foi filmado em março, na Escola de Permacultura, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. É sobre uma concepção de vida, através do personagem, Daniel Calfa, permacultor que vive de forma sustentável. O filme está em fase de montagem, com previsão para finalização em junho deste ano, e a vaquinha online continua. Quem quiser apoiar é só entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Qualquer apoio é bem vindo.

Horário ampliado

Os restaurantes do Amazonas Shopping já estão funcionando com horário ampliado, seguindo o novo decreto do governo do estado e adotando todas as normas sanitárias de prevenção contra a Covid-19. Os empreendimentos estão funcionando de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 16h. 

Elogios ao MP

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) elogiou o MP-AM, destacando a excelência de seus profissionais (Divulgação)

Na sessão plenária de quarta-feira (07), o deputado Dermilson Chagas (Podemos) fez elogios ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), destacando que órgão possui em seus quadros excelentes profissionais e nomes de destaque. A homenagem se deu após a sessão especial, quando o procurador-geral de Justiça do MP-AM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, apresentou o Relatório de Atividades do órgão.

Em destaque

O McDonald’s é a única empresa do setor alimentício no ranking anual divulgado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO). A pesquisa avalia as 100 empresas e os 100 líderes com melhor imagem no Brasil, levando em conta tanto resultados econômicos e financeiros como o compromisso com a ética e responsabilidade corporativa, além de outros valores. A marca, operada pela Divisão Brasil da Arcos Dorados, alcançou o 32ª lugar entre as empresas melhor avaliadas do ranking, subindo três posições em relação aos resultados do ano passado. O CEO da rede, Paulo Camargo, marcou presença no Top 30 dos líderes empresariais com a melhor reputação, ocupando a 25ª posição do ranking.

BDay

Monique Lasmar, Sidney Leite, Rita Prossi, Dani Schwarcz, Janice Dutra, Alan Rodrigues e Sonia Monteiro figuram na lista das festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

A comunicadora Monique Lasmar é só alegria festejando hoje mais um ano de vida. Congratulations, dear friend
Chef do Restaurante Kilo Mania, Lílian Guedes exibe orgulhosa uma de suas criações, um delicioso bacalhau batizado com seu nome. Eu recomendo
Aclamada designer brasileira de biojoias, Rita Prossi é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Salut, guerrier
O governador Wilson Lima juntamente com pesquisador Julio Croda e o secretário de Saúde, Marcellus Campelo, anunciam que a vacina CoronaVac é 50% eficaz contra a variante P1 da Covid-19 (Diego Peres-Secom)