Corpo técnico formado por pesquisadores e universitários do Amazonas inicia estudo CovacManaus

O estudo CovacManaus, voltado para a antecipação da vacinação contra a covid-19, em servidores de 18 a 49 anos, nas áreas de educação e segurança de Manaus, contará com um corpo técnico de aproximadamente 200 pessoas envolvidas, entre pesquisadores, professores, universitários e voluntários do Amazonas.

O grupo terá a missão de alcançar um público de 10 mil trabalhadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Educação e Desporto e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), efetivos em Manaus, para integrar a pesquisa em torno do imunizante CoronaVac.

O coordenador da pesquisa CovacManaus, o médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde da Fiocruz, Marcus Lacerda, destacou que o grupo responsável se divide em atividades como organização, triagem, orientação do público, coletas e aplicação das vacinas nos trabalhadores.

A pesquisa, batizada de CovacManaus, visa identificar se a aplicação da CoronaVac em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção de formas mais graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus. Aqueles que não possuem comorbidades também poderão participar da pesquisa por meio da sorologia.

O Governo do Amazonas recebeu, na quarta-feira (17), 10 mil doses da vacina CoronaVac para uso na pesquisa CovacManaus. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), investiu R$ 2 milhões na pesquisa. Os procedimentos de vacinação começaram ontem mesmo na Escola Normal Superior, da UEA, e vão até abril. O estudo sobre os impactos da vacina neste grupo deve durar um ano.

Recriação do Procon Manaus

Uma das metas do vereador Rodrigo Guedes (PSC) é a recriação do Procon Manaus. A proposta já foi apresentada. (Divulgação)

O vereador Rodrigo Guedes (PSC), apresentou solicitação de recriação do Procon Manaus, principalmente nessa época de pandemia, que gerou milhares de problemas nas relações de consumo. Ele é a favor de um Procon que equalize e harmonize a relação de consumo, onde o foco sejam, acima de tudo, as grandes empresas, as concessionárias de serviços públicos, bancos, companhias aereas, empresas de telefonia, postos de combustíveis, faculdades, etc, atuando com as pequenas e médias empresas principalmente de forma educativa e orientativa. A proposta foi encaminhada ontem (17), ao Prefeito David Almeida com cópia para o vice-prefeito Marcos Rotta. “Precisamos olhar para as duas pontas: o empreendedor e o consumidor, sempre”, diz o parlamentar. Concordo com ele!


Clamor nacional 

A pergunta aflita que permanece tumultuando e amargurando a alma dos brasileiros, especialmente a de Bolsonaro: quando o presidente colocará a mão na consciência e admita que precisa assumir, de fato, sem tréguas e ressentimentos, com firmeza, rigor e determinação, o comando no combate ao coronavirus? Aos olhos do mundo o Brasil vai se tornando uma nação de cadáveres. A situação piora. O pânico vai tomando conta dos sobreviventes. Recordo palavras do general Rego Barros: “Que os políticos entendam: se você não governa para todos, não governa para ninguém”. (Vicente Limongi Netto)

Fórum das Águas

A ONG SOS defende o tombamento do Encontro das Águas, patrimônio imaterial brasileiro, que vem sendo ameaçado de extinção. (Valter Calheiros)

Em parceria com diversos movimentos da sociedade civil, a ONG SOS Encontro das Águas, promove, neste sábado (20), um ato público denominado Fórum das Águas, em defesa do tombamento do Encontro das Águas, patrimônio imaterial brasileiro, que vem sendo ameaçado de extinção com a construção de um Terminal de Cargas na região, reconhecida por biólogos e antropólogos como ecossistema reprodutivo de diversas espécies de peixes, aves, entre outros animais, além de constituir importante sítio arqueológico ainda não estudado em profundidade. O ato simbólico está programado para às 9h, no Porto da Ceasa, Zona Sul de Manaus, onde os membros do Fórum das Águas sairão em canoas motorizadas com destino ao Encontro das Águas, onde farão o registro de faixas com mensagens em favor do patrimônio imaterial. O ato simbólico é uma alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima segunda-feira (22/03).

Dia do Artesão

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realiza nesta sexta-feira (19), às 11h, uma exposição de artesanato no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico. A exposição acontece no Dia do Artesão, como uma forma de prestigiar e valorizar o trabalho dos micros e pequenos empreendedores locais. O evento contará com a participação de 22 artesãos cadastrados no Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi. Prestigie!

Chef Dedé apresenta cardápio diferenciado de Páscoa

Chef Dedé Parente está aceitando encomendas para um delicioso almoço de Páscoa em família. Faça a sua reserva (Divulgação)

A Páscoa, para os cristãos, é uma data repleta de significados. O domingo, em especial, celebra a ressurreição de Jesus Cristo e o primeiro aparecimento do filho de Deus aos seus discípulos. Neste dia, as famílias se reúnem em torno da mesa para degustar o cardápio típico da data, com bacalhau, ovos de páscoa e muitas delícias. Pensando no conforto do cliente o Grupo Dedé preparou um cardápio especial elaborados pelo chef Dedé Parente, para esta reunião em família. O grande diferencial é poder receber os ingredientes pré-prontos para montagem e finalização no forno, com porções que servem de três a seis pessoas e opções de vários pratos famosos da casa. O cliente pode fazer encomendas com 24h de antecedência, pelos telefones 3236-0025 / 98175-9314 / 98175-9376, a agenda está disponível para os dias, 02, 03 e 04 de abril. A entrega será feita na data agendada na unidade do P.10, localizada na Rua do Comercio, 1003-F – Box 4 – Parque 10 de Novembro.

Fiocruz antecipa entrega de lote com 580.000 vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou, ontem (18), o segundo lote de vacinas produzidas na instituição com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado. A cota com 580.000 aplicações era inicialmente esperada para  esta sexta-feira (19). Com a entrega, o Ministério da Saúde recebeu 5 milhões e 80.0000 doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Até o fim do mês de março a instituição planeja liberar um total de 3,8 milhões de doses. A Fiocruz é a principal parceira do Ministério da Saúde no PNI contra a Covid-19. A instituição no Rio de Janeiro é responsável  por 39% das doses de vacinas contra a Covid-19 contratadas para este ano de 2021. (Fonte: Veja)

Operação Gratidão

A “Operação Gratidão” visa retribuir a outros estados da federação a ajuda dada ao Amazonas durante o pico da pandemia no início deste ano (Lucas Silva-Secom)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou, ontem (18), mais uma fase da “Operação Gratidão”, que visa retribuir a outros estados da federação a ajuda dada ao Amazonas durante o pico da pandemia no início deste ano. A nova etapa consiste no recolhimento de cilindros de oxigênio doados para serem enviados a estados que atualmente enfrentam escassez do insumo no atendimento a pacientes com covid-19. O primeiro estado a solicitar ajuda de oxigênio foi o Paraná. Diante do pedido, o Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde) da SES-AM identificou 200 cilindros de 10 metros cúbicos doados ao Estado do Amazonas que podem ser emprestados. O recolhimento dos cilindros foi feito com auxílio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Shoppings de Manaus unidos contra a covid-19

Com o objetivo de somar forças para garantir a segurança e os protocolos de prevenção à covid-19, dez shoppings de Manaus lançam a campanha voltada para a saúde e o bem-estar de consumidores, colaboradores e lojistas. As medidas adotadas pelos empreendimentos contaram com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), que elaborou Protocolos de Operações para a reabertura gradual de shoppings centers do Brasil. Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Manaus Plaza Shopping, Millennium Shopping, Shopping Grande Circular, Shopping Ponta Negra, Shopping São José, Shopping ViaNorte, Studio 5 Shopping e Sumaúma Park Shopping participam da ação, que conta com parceria da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

BDay

Arlindo Paiva, Graça de Paula e Silva, Bruno Penafort, Margô Góes, José Oliveira e Geruza Santos figuram na lista das festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Personalidade estimada por meia Manaus, o queridíssimo Arlindo Paiva recebe nesta sexta-feira todas as parabenizações por mais uma virada de folhinha. Félicitations, cher ami, santé
A coordenadora estadual da Abrasce no Amazonas, Josana Mundstock, incentiva a campanha voltada para a saúde e o bem-estar de consumidores, colaboradores e lojistas de shhoppings de Manaus (Divulgação)
Em família, ao lado de sua amada Oreni, e os filhos Juliano e André, meu considerado José Oliveira emplaca nesta sexta-feira seus 60 anos redondinhos. Felicitations
Juntamente com outros colegas, o médico infectologista Marcus Lacerda, da FMT-HVD, especialista em saúde da Fiocruz é quem vai coordenar a pesquisa da CovacManaus (Arthur Castro-Secom)