Adele Benzaken: Fiocruz com jeito de Amazônia

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), braço da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Região Norte, elegeu, ontem (03) por meio de um pleito virtual de seus colaboradores, a médica Adele Schwartz Benzaken para gerir a instituição nos próximos quatro anos.

Amazonense de Manaus, Adele tem uma trajetória profissional inteiramente dedicada à Saúde Pública, sempre marcada pelo estímulo à construção, consolidação e efetivação do SUS. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, no ano de 1978 e concluiu doutorado na própria Fiocruz Amazônia/Escola Nacional de Saúde Pública, em 2009.

Em Manaus foi diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, no período 2007 a 2010. Em seguida foi Oficial do Programa Nacional do Unaids/Brasil no período de 2011 a 2013, em Brasília.

Em 2013 foi diretora adjunta do Departamento de IST/HIV-Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, sendo posteriormente efetivada como Diretora Titular, cargo que ocupou até o ano de 2019.

Adele adquiriu vasto prestígio internacional após décadas de visibilidade por ações em diversos países, o que lhe rendeu o convite para trabalhar na Aids Healthcare Foundation (AHF) como Diretora Médica do Programa.

Após a eleição confirmar seu nome, Adele Benzaken manifestou sua honra e sua satisfação em participar da equipe do ILMD, prometendo uma gestão à altura do tamanho da casa que tanto orgulha a todos nós, brasileiros e amazônidas, que é a Fiocruz. Parabéns, Dra Adele, sucesso no seu novo desafio!

Perspectivas para a economia durante a pandemia

O cenário econômico no Amazonas e no Brasil e as perspectivas, desafios e o planejamento dos grandes e pequenos empreendedores, e dos profissionais, diante de um horizonte de indefinições por conta da pandemia, serão alguns dos temas abordados no ciclo de palestras “Análise do Mercado Econômico, Administração nas Empresas e Motivação”, promovido pela Universidade Nilton Lins nesta terça-feira (03, a partir das 18h30. O presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, vai apresentar um panorama das atividades do setor no Pólo Industrial de Manaus (PIM) nos últimos meses, os obstáculos enfrentados e a importância de elaborar e seguir um plano de ações e metas. O evento é aberto ao público acadêmico, profissionais e especialistas da área – com vagas limitadas e inscrições abertas no site www.cursosextensao.niltonlins.br.

Covax entrega 3.981.600 doses de vacinas contra #Covid19

O Mecanismo Covax entregou ao Brasil no fim de semana 3.981.600 doses de vacinas contra #Covid19. Os imunizantes foram distribuídos conforme o Plano Nacional de Vacinação (Reprodução Internet)

O Brasil recebeu, no sábado (1º) e domingo (02), um total de 3.981.600 doses de vacinas contra #Covid19 por meio do Mecanismo Covax, um esforço global da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI), da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os imunizantes são da AstraZeneca/Oxford, fabricados pela empresa multinacional Catalent na República da Coreia. O desembarque do produto foi feito no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo, onde fica a Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde do Brasil. Em seguida, os imunizantes foram distribuídos conforme o Plano Nacional de Vacinação.

Consulta pública busca soluções de saúde para ribeirinhos e indígenas

Membros da sociedade em geral,  agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes indígenas de saúde (AIS) podem participar da construção de propostas que visam melhorias no atendimento da Saúde Ribeirinha e Saúde Indígena na Amazônia, por meio de consulta pública online disponibilizada no site da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). A consulta é uma das ações do Telesseminário SUS na Floresta – Saúde Ribeirinha, que ocorre nesta terça-feira (04), das 8h às 12h. No site (bit.ly/3e3N0qi), existem duas enquetes abertas, uma destinada ao público geral e outra destinada a ACS e AIS. Em cada uma delas, a população pode ajudar a identificar os principais gargalos da saúde em comunidades isoladas, além de propor soluções para que estas pessoas tenham mais qualidade de vida. As informações coletadas na consulta pública serão discutidas durante o teleseminário e poderão resultar em ações efetivas nas comunidades. 

Em cena, o projeto cultural Angelim Vermelho

O cast de artistas que integra o Projeto Angelim Vermelho, entre eles a cantora Lucinha Cabral que assina a composição musical juntamente com Fidélis Baniwa e Rose Baré (Francis Baiardi)

Inspirado na maior árvore da floresta Amazônica, estreia nesta terça-feira (04), o projeto cultural “Angelim Vermelho”, trazendo para o protagonismo da cena um grito de socorro pela preservação da floresta. Realizado pela multiartista Francis Baiardi, “Angelim Vermelho”, uma árvore que o fogo não alcança, nasce com a proposta de ecoar o clamor da mãe terra pela sua resistência, em meio às violações, invasões e destruição do meio ambiente. Integram as atividades do projeto oficinas, um documentário e uma temporada do espetáculo de dança solo homônimo ao projeto. “Angelim Vermelho” traz uma relevante contribuição cultural dos povos indígenas na sua concepção. A cantora Lucinha Cabral que assina a composição musical juntamente com Fidélis Baniwa e Rose Baré. A programação inicia às 18h de hoje com a palestra “Saberes da Floresta”, ministrada pelo ancião Justino Tukano.

Oficina gratuita ensina a produzir portfólio artístico

Um dos itens obrigatórios para a concorrência em editais culturais, o portfólio ainda gera dúvidas quanto a sua elaboração entre os proponentes dos projetos. Pensando nisso, nos dias 5, 6 e 7 de maio, às 19h, acontece a “Oficina de Portfólio Artístico – da Teoria à Prática” voltada aos artistas, produtores culturais, agentes culturais e o público em geral interessado no tema. Ministrado pela produtora cultural Renata Frota, a oficina está dividida em duas etapas: a teoria, com conceitos e orientações para a construção de um portfólio; e a prática com direito a uma consultoria individual. Para garantir a consultoria é necessário se inscrever, gratuitamente, pelo link  http://bit.ly/artisticoportfolio.

Do Rip Rap ao Flutuante

O rapper e articulador cultural, Jander Manauara é o produtor do Projeto “Do Rip Rap ao Flutuante”, que mescla música, sustentabilidade e poesia amazônica (Divulgação)

O rapper e articulador cultural, Jander Manauara, está produzindo um DVD que mesclará música, sustentabilidade e poesia amazônica. As gravações das músicas ocorreram, mês passado, no rip-rap do Bairro Redenção e no Espaço Cultural Tucandeira, no Tarumã. Intitulado “Do Rip Rap ao Flutuante”, o projeto tem a proposta contar (e cantar) sobre o fluxo das águas que cercam a cidade, mesclando falas de especialistas sobre meio ambiente, moradores e experiências vividas nessas águas. A proposta visa levar um alerta sobre a necessidade de cuidado e preservação de rios e igarapés da região. O lançamento está marcado para o dia 15 de maio, às 15h, no canal do rapper no YouTube. O projeto foi contemplado com o edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc.

#MéquiLookDelivery 

Conhece aquela expressão “Não tenho nem roupa pra isso”? Na verdade, temos sim, porque quando seu pedido do Méqui chega na porta de casa, vale qualquer figurino para buscá-lo; passando do clássico chinelo com meia à inovadora combinação de camisa social com calça de pijama. Sabendo disso, a marca apresenta mais uma experiência para seus consumidores: #MéquiLookDelivery, criada em parceria com a agência DPZ&T. De 29 de abril até 08 de maio, a marca vai promover um desfile em suas redes e os seguidores mais estilosos terão seus inesquecíveis minutos de fama. Para participar é simples: basta postar uma foto com a sacola do McDelivery, usar a hashtag #MéquiLookDelivery e marcar o perfil @McDonalds_BR.

Ivete Sangalo estrela campanha da Vivo em homenagem ao Dia das Mães

A cantora Ivete Sangalo presta homenagem à mãe, dona Maria Ivete, na nova campanha da Vivo para celebrar o Dia das Mães (Divulgação)

“Ela era uma mulher arretada, ela sempre dizia: minha filha, não sinta vergonha de nada. Não sinta vergonha de ser quem você é”. Este é um dos depoimentos de Ivete Sangalo na homenagem que ela presta à mãe, dona Maria Ivete, na nova campanha da Vivo para celebrar o Dia das Mães. A homenagem, co-criada pela marca com cantora e a agência VMLY&R, mostra o lado filha de Ivete, que hoje é mãe de três crianças. No filme, ela abre o baú de recordações e divulga fotos inéditas em família, e reforça os ensinamentos que ainda hoje a inspiram. O filme, que tem a assinatura “O amor ensina. O amor aproxima”, mescla fotos do acervo pessoal da cantora com imagens de participações de Ivete em programas de TV, em que ela fala de sua relação com a mãe. A estratégia de comunicação 360º conta com exibição do novo filme em TV aberta e nos canais digitais.

BDay

Cristóvão Marques Pinto, padre Mauro Cleto, Guilherme Orsi, Felipe Demes e Francisco Garone figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada Lenize Figueiredo celebrou ontem com a filha Emanuelle e o marido Manuel, mais uma virada de folhinha. Joyeux anniversaire mon cher
Em São Paulo, Tonia Seixas paparica o filho Julinho com a amiga Norma Simões Silva no Residencial Varandas JK. Maravilha
Mazé Tiradentes festejando ontem com Beatriz e Heitor, o dia dos netos. Felicidade é assim
Os Guerreiro, Mário pai e Mario filho, gente da melhor qualidade. Gosto deles