Estudo investiga uso medicinal da planta “quebra-pedra” no combate à doença de Chagas e leishmaniose cutânea

Pesquisadores obtiveram o primeiro relato sobre a atividade antichagásica e leishmanicida de substâncias extraídas das folhas de uma planta conhecida popularmente como quebra-pedra. Testes (in vitro) demonstraram que as lignanas, classe de metabólitos secundários majoritários da espécie, apresentam ação antiprotozoária importante contra os parasitas causadores da doença de Chagas e da leishmaniose cutânea. 

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um grupo de pesquisadores isolou e elucidou quimicamente 12 lignanas bioativas presentes nas folhas da quebra-pedra. Além disso, identificou diferentes substâncias pertencentes às classes de flavonóides, polifenóis, triterpenos e esteroides. Classes que apresentam propriedades antitumorais, antioxidantes e antiinflamatórias já comprovadas em diferentes estudos científicos.

Diferentes estudos científicos já comprovaram as propriedades farmacológicas da quebra-pedra. A planta é amplamente utilizada na medicina popular e esta denominação relaciona-se diretamente ao seu uso tradicional em combater pedras nos rins. 

A pesquisadora do projeto e doutora em Ciências, na área de concentração em Fármacos, Medicamentos e Insumos para Saúde, Gabrielly Conrado, explica que produtos naturais e seus derivados são alvos de muitos estudos e podem oferecer protótipos de compostos capazes de combater diversas doenças. A quebra-pedra, por exemplo, é amplamente utilizada em diferentes lugares do mundo devido ao seu potencial farmacológico e pode também ser potencialmente ativa contra estes dois protozoários. 

A doença de Chagas e a leishmaniose atingem principalmente populações de baixa renda em países tropicais subdesenvolvidos e são responsáveis, anualmente, pela alta taxa de mortalidade por causa de complicações terapêuticas.

Zona Franca de Manaus: Sustentabilidade e Bioeconomia

Na webconferência “Zona Franca de Manaus: Sustentabilidade e Bioeconomia”, promovida pelo Tribunal de Contas do Amazonas, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva, destacou a importância de se estabelecer premissas que adotem estratégia comum à indústria, academia e poder público para o desenvolvimento regional por meio de maior notoriedade à ciência, com incentivo a pesquisas focadas na biodiversidade amazônica, na inovação e nas necessidades do mercado, do desenvolvimento de tecnologias que possam transformar em produtos resultados dessas pesquisas, monetizando o conhecimento tradicional e usando a informação a serviço da disseminação de nossas potencialidades.

Galeria do Largo festeja 15 anos

Localizada no Largo de São Sebastião, no Centro, a Galeria do Largo deu início às comemorações de seus 15 anos com a exposição “NÓX Sintomas e Processos”. A mostra é composta por 14 trabalhos dos artistas: Adroaldo Pereira, Árvores do Asfalto, Bruno Kelly, Casa de Sananga, Darlan Guedes, Dermison Salgado, Fabiano Barros, Helen Rossy, Ítalo Alus, Jorge Liu, Thaizis, Romahs, Roosivelt Pinheiro e Odacy Oliveira, com curadoria de Cristovão Coutinho. O espaço está aberto ao público das 15h às 20h, de terça a domingo, com entrada gratuita. Não é necessário agendamento prévio para o espaço; no entanto, as visitas devem ser feitas com grupos de até dez pessoas, para atender aos protocolos de segurança. Confira!

Dia Internacional do Gamer

Em homenagem ao Dia Internacional do Gamer, comemorado em 29 de agosto, a Vivo lança uma seleção especial de ofertas em acessórios gamers dos fabricantes Logitech e Razer. Além dos preços especiais válidos de 28 a 30 de agosto, os clientes contam com parcelamento em até 21 vezes, sem juros, em cartões de crédito selecionados, e estarão disponíveis tanto em lojas físicas¹ como na Loja On-line da companhia – com frete grátis. Adicional às ofertas em acessórios, para marcar a data também em suas redes sociais, a Vivo apresenta aos seus seguidores um mini glossário gamer. Nas peças, a marca vai explicar alguns dos principais conceitos do mundo dos games, como forma de aproximar o público em geral desse segmento que cresce a cada dia. É por aí!

Agenda Virtual em alta

Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual”, iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, registrou 328 lives no Portal da Cultura. O projeto, que faz parte do “Cultura Sem Sair de Casa” contou com cadastros de música, festivais on-line e lives individuais, com temas como LGBT, desafios das artes cênicas e circenses, fotografia, ioga, meditação e alongamento. O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que a “Agenda Virtual” surgiu no período de isolamento social para ampliar o alcance das propostas apresentadas pelos artistas, com espaço para diversidade de perfis. Segundo ele, em quatro meses, o Portal da Cultura teve 150.936 visualizações de página e 50.193 novos usuários no site.

ETE construída pelo Prosamim é testada 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) iniciou, nesta semana, os primeiros testes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no Bairro Educandos. Os testes objetivam garantir a funcionalidade dos equipamentos, assim como, atestar a capacidade das estruturas construídas, como tanques e reservatórios, onde ocorrerão as etapas de tratamento dos resíduos das residências até serem devolvidos ao meio ambiente. O sistema engloba a execução de 24 quilômetros de rede de coleta de esgoto e seis estações elevatórias distribuídas nos bairros Centro, Presidente Vargas, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Aparecida. Atualmente, o avanço da construção da ETE é de 69% de execução da obra.

Capital do LED

Reconhecida como a “Capital do LED”, Manaus terá até dezembro deste ano um sistema de iluminação pública moderno e sustentável em 100% das ruas e avenidas da cidade. A meta estabelecida pelo Poder Municipal integra o Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação Pública e está em plena execução, tendo alcançado 26 bairros mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, a capital amazonense possui, aproximadamente, 130 mil pontos de iluminação pública e 45% estão com LED, o que representa quase 58 mil pontos, distribuídos em mais de 60 localidades. Maravilha!

Cinema Brasileiro

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será no dia 10 de outubro, com cerimônia transmitida pela TV Cultura. Ainda que sem a tradicional festa que anualmente reúne o setor, o GP resiste para, mais uma vez, celebrar a diversidade da nossa indústria, representada por todas as gerações de realizadores do país inteiro. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Elas Cantam Samba

As cantoras Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Fátima Silva e Claudia Trindade apresentam a segunda edição da live “Elas Cantam Samba”. Desta vez, elas sobem ao palco para comemorar os últimos dias da campanha Atack Solidário, neste sábado (29), a partir das 17h. O show será transmitido pelo canal do Facebook e YouTube da cantora Lucilene Castro (@lucilenecastro) e pelo Instagram da rede Atack (@atackonline).

Dia Nacional do Voluntariado

Ser voluntário é uma das funções mais difíceis para humanidade, principalmente pelo fato de ter de dedicar parte da vida a serviço dos necessitados. Um voluntário é um agente de transformação na vida de toda a sociedade, seja um voluntário, faça diferença na vida do próximo. Um voluntário é um agente de transformação na vida de toda a sociedade, seja um voluntário, faça diferença na vida do próximo. Uma homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. Viva o voluntário!

BDay

Desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, Seonise Tomaz, Marcelo Ramos Rodrigues e Fred Farias, figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Personalidade estimada na Grande Manaus, o desembargador Ari Jorge Coutinho da Costa festeja hoje ao lado de sua amada Lourdinha, mais um agosto na sua vida. Parabéns, meretíssimo
As amigas Magnólia Raphael, Seonise Tomaz e Ângela Vieira domingando no sítio. Aliás, neste sábado, Seonise comemora mais um aniversário. Parabéns, menina
Maurílio Cavalcante e sua bela Anne Christine prestigiando ontem o arraial de Charufe Nasser no Bosque Clube
Iriane Câmara, Ana Lúcia Nobre e Pedro Cortes no arraial agostino de Chacha Nasser
Neyla César de Souza, Anne Christine Cavalcante e Lúcia Viana marcando presença no arraial da sultana dos seringais, Charufe Nasser
Pré-candidato a uma das cadeiras da CMM, o contador Manuel Júnior continua articulando sua campanha com muita sabedoria. É por aí
Pré-candidato a uma das cadeiras da CMM, o contador Manuel Júnior continua articulando sua campanha com muita sabedoria. É por aí
Pesquisadores obtiveram o primeiro relato sobre a atividade antichagásica e leishmanicida de substâncias extraídas das folhas da planta conhecida popularmente como quebra-pedra (Reprodução)