A cura para o coronavírus?

Taí uma notícia que trás alivio para todos nós! O Ministério da Ciência e Tecnologia informou ter encontrado dois remédios que reduzem a replicação do novo coronavírus em células humanas, sem causar efeitos colaterais. Um desses remédios teve eficácia de 94%.

Os testes foram feitos em laboratório e serão replicados em 500 pacientes nas próximas semanas. O nome dos remédios, no entanto, não será divulgado antes dos resultados dos testes para que não haja corrida a farmácias.

De acordo com o ministério, o remédio tem baixo custo, incluindo genérico, e tem ampla distribuição no território. O anúncio foi feito pelo ministro Marcos Pontes durante coletiva no Palácio do Planalto. A expectativa dele é que o resultado dos testes seja divulgado até a metade de maio. Estamos na expectativa! (Fonte Jornal O Globo)

Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz ganha novos leitos

Durante visita ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, à noite de ontem (15), o governador Wilson Lima anunciou a abertura de 45 novos leitos (25 de UTI e 20 clínicos) na unidade que é referência para os casos graves de Covid-19 no estado. Com isso, o hospital passa a operar com 100 leitos de UTI disponíveis para pacientes com o novo coronavírus.

A ampliação foi possível graças ao reforço dos profissionais de saúde aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de 2009 e que estão sendo integrados à corporação nesta semana. Já a partir de hoje, cinco médicos intensivistas da corporação passaram a dar plantão no Delphina Aziz, e a previsão é que novos bombeiros militares, de várias especialidades, também comecem a atuar no hospital a partir desta quinta-feira (16).

Domingos Chalub é o novo presidente do TJAM

Em sessão plenária realizada por meio de videoconferência, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) elegeu na terça-feira (14) o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira como novo presidente da Corte Estadual para o biênio 2020-2022.

Na mesma sessão plenária, as desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis e Nélia Caminha Jorge foram aclamadas para ocupar, respectivamente, a vice-presidência e a corregedoria-geral de Justiça do Tribunal. O novo período de gestão terá início em 04 de julho deste ano, quando termina o mandato do atual presidente, desembargador Yedo Simões de Oliveira.

Chef Dedé Parente em live solidária

Chef Dedé Parente da Cachaçaria do Dedé participou, ontem (15), de uma live promovida no instagram da Bemol, comandada pela apresentadora Ludmila Queiroz. Na ocasião Dedé Parente ensinou como fazer a sua famosa “Moqueca Amazônica”, que faz parte do tradicional cardápio das unidades da Cachaçaria do Dedé. No sábado (18), às 10hs, ele participará de outra live ensinando a receita de Bacalhau com Nata.

“Foi uma satisfação participar da live, pois o momento é de união e se cada um puder fazer sua parte e se cuidar, esta pandemia passará logo e assim voltaremos a normalidade”, afirmou o chef. As unidades da Cachaçaria do Dedé estão funcionando com pedidos pelo aplicativo Ifood e entrega no balcão, na unidade da Ponta Negra e P.10.

ADS garante renda na crise

O Governo do Estado doou, ontem (15), mais 134 toneladas de produtos regionais e 1 tonelada de lanches produzidos pelos empreendedores participantes das Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Os alimentos foram entregues para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Assistência Social (Seas) e, Fundo de Promoção Social (FPS), responsáveis pela distribuição às entidades que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.

Os participantes do setor de alimentação das Feiras da ADS também fizeram a entrega de lanches que serão distribuídos nos pontos de acolhimento do Governo do Amazonas. O objetivo da ação é garantir a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, mesmo durante a pandemia. Muito bom!

Pesquisa da USP aponta rapidez na adoção de medidas de distanciamento social pelo Governo do Amazonas

Estudo realizado por uma rede de pesquisadores liderada pela Universidade de São Paulo (USP) apontou que o Amazonas está entre os 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que agiram com mais intensidade e rapidez para reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus ainda no início da pandemia.

A pesquisa, que se baseia em metodologia da Universidade de Oxford, elaborou um Índice de Rigidez do Distanciamento Social (RDS) para avaliar a resposta dos governos estaduais por meio de normas e decretos com restrições à circulação de pessoas.

De acordo com a doutora Lorena Barberia, professora do Departamento de Ciência Política da USP e coordenadora científica do estudo, o índice leva em conta medidas de suspensão ou proibição de atividades em quatro áreas: aulas presenciais em escolas e universidades; comércio e serviços não essenciais; indústrias não essenciais; aglomerações e grandes eventos.

Segundo o levantamento, o Amazonas passou a pontuar a partir do dia 16 de março, passados apenas três dias da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado.

Vivo acelera sua transformação digital

Em tempo de combate ao coronavírus, a Vivo acelerou ainda mais sua transformação digital. Os números demonstram o quanto as ferramentas de interação virtual estão sendo utilizadas por suas equipes em home office.

Somente na segunda quinzena de março, considerado o ápice da quarentena, a área de Tecnologia da Informação da Vivo contabilizou mais de 210 mil reuniões via Teams, hub de colaboração e chat interno para empresas, do Office 365, um aumento de 40 % em relação ao volume registrado em todo o mês de fevereiro.

Em apenas três dias, a Vivo ampliou de 10 mil para 25 mil o número de colaboradores com acesso remoto às redes da empresa, sendo que mais de 18 mil já utilizam o Teams com regularidade. Maravilha!

Terrenos no Distrito Industrial serão concedidos por meio de licitação

Até o próximo dia 1º de maio, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) estará recebendo requerimentos de empresas que tenham interesse em obter direito de uso para lotes ainda disponíveis no Distrito Industrial Marechal Castelo Branco, em Manaus.

A convocação das empresas foi feita por meio do Edital de Comunicação nº 1/2020, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no final do mês de março, e tem o objetivo principal de obter informações para realização do Estudo de Demandas e Disponibilidades das áreas localizadas no Distrito Industrial, conforme previsto nos artigos 9º e 10º da Resolução nº 101/2019 do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

Esse estudo irá embasar, posteriormente, a realização de um processo licitatório que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano visando à concessão dos terrenos. Podem participar do edital todas as empresas interessadas na implantação de projetos industriais ou de serviços vinculados à atividade industrial. Em virtude do expediente diferenciado na Suframa decorrente do Covid-19, as empresas deverão protocolizar seus requerimentos por meio do e-mail [email protected], descrevendo como assunto “Requerimento DI”.

Os 10 livros mais procurados durante o isolamento social 

Para quem está acostumado com a rotina agitada, o isolamento social indicado pelos especialistas como prevenção ao coronavírus pode ser um momento especialmente difícil. Se reinventar e descobrir atividades prazerosas em casa, seja sozinho ou com a família, é uma forma de manter o equilíbrio. Atualizar a leitura tem sido uma boa pedida para muitos.

É o que mostra o levantamento da Livraria Leitura do Amazonas Shopping, com a lista das obras mais procuradas na quarentena. No top 10 estão obras como ‘Ensaio sobre a Cegueira’, ‘Mulheres que correm com os Lobos’, ‘Enfodere-se’, ‘Anne de Green Gables’, ‘1984’, ‘Revolução dos Bichos’, ‘Teto para Dois’, ‘Escravidão’, ‘Diário de um Banana’ ‘4 dias de cão’ e ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’. 

A Livraria Leitura está atendendo por meio de delivery. Os pedidos são recebidos pelo whatsapp (92) 8430-9659, das 10h às 18h. Fica a dica!

Virada Sustentável Manaus realiza maratona de lives no Instagram

Com show de Márcia Novo, atividades para crianças e práticas terapêuticas, a Virada Sustentável Manaus dá sequência ao projeto de lives #EuViroManausdeCasa, nesta quinta-feira (16), no Instagram @viradasustentavelmanaus. As transmissões ao vivo têm a proposta de levar cultura, positividade e bem-estar para a população durante o período de isolamento social. 

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus é correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e está prevista para acontecer no segundo semestre do ano. Enquanto as ações presenciais estão pausadas em decorrência do novo coronavírus, a mobilização tem usado as redes sociais para incentivar o público a pensar na coletividade e reforçar iniciativas positivas em prol de uma cidade melhor. 

As lives ocorrem toda quinta-feira, em três horários, reunindo alguns dos artistas e projetos que estão envolvidos no festival. Com atividades divididas em Circuito Zen, Kids e Cultural, a iniciativa busca mostrar um pouco do que será realizado na sexta edição da mobilização. Confiram!

Adeus, Rubem Fonseca

 “O homem é um animal solitário, um animal infeliz, só a morte pode consertar a gente”, assim falou Rubem Fonseca, contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro premiadíssimo. Em 2003, venceu o Prêmio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa. Rubem Fonseca fez sua passagem ontem, no Rio de Janeiro, traído pelo coração. A literatura tupiniquim está de luto e, nós, leitores, também. R.I.P.

BDay

Dona Zezé Pio de Souza, Augusto Menezes. Edson Vieira e Maciel Nascimento figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Católica fervorosa, Dona Zezé Pio de Souza recebeu do padre Charles uma benção especial pelos seus 96 anos completados hoje. Cheers
Sempre de bem com a vida, meu considerado Augusto Menezes é um dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Santé, amigo
Antonio e Norma Silva personalidades estimadas na alta sociedade baré e gente da melhor qualidade (Ana Claudia Jatahy)
O desembargador Domingos Jorge Chalub é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Reprodução)
Informalmente o desembargador Flávio Pascarelli e sua amada Giséle Campelo (Ana Claudia Jatahy)
A sempre querida Hebe Pereira e sua amada filha Virna Pereira, atuante secretária geral de Administração do TCE-AM (Ana Claudia Jatahy)
Kelly e Juliano Brescianini presenças elegantes nos iluminados salões da Grande Manaus (Ana Claudia Jatahy)
O Ministério da Ciência e Tecnologia informou ter encontrado dois remédios que reduzem a replicação do novo coronavírus em células humanas, sem causar efeitos colaterais. Um dos medicamentos teve eficácia de 94%. Que boa notícia (Reprodução)