Definição sobre a realização do Festival de Parintins sairá até setembro

O Governo do Amazonas continua aguardando parecer das autoridades sanitárias para se posicionar oficialmente sobre a realização ou não do Festival Folclórico de Parintins no mês de novembro, como chegaram a anunciar os bois Caprichoso e Garantido. Ontem (23), o governador Wilson Lima explicou que há previsão de que até início de setembro este quadro esteja mais claro. 

“Nós estamos avaliando. Eu tenho conversado muito com nosso Comitê de Crise e com a doutora Rosemary Costa Pinto, presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Hoje, não temos condições de garantir que o Festival seja realizado, porém, não podemos descartar essa possibilidade. Só vamos poder nos posicionar com relação a isso no fim de agosto, início de setembro. Até lá vamos ter um quadro, ou esperamos ter um quadro mais claro da possibilidade de realização do Festival”, afirmou o governador.

A diretora-presidente da FVS-AM reconheceu a importância do Festival de Parintins, mas, alertou ser precoce qualquer posicionamento definitivo sobre o assunto no momento.

“Estamos avaliando muito de perto a situação de Parintins, lembrando que o vírus continua circulando, e com a intensidade muito grande, em outros estados da federação e em outros países. Então, se não houver controle que garanta a saúde da população até novembro, nós não poderíamos estar pensando em aglomerar pessoas de todo o país ou de outros países, mas talvez um festival de maneira mais restrita”, observou.

Diz o ditado que “cautela e canja de galinha é muito bom”. Não é hora, nem tem clima para realizar o Festival. Temos que pensar na saúde do coletivo. Essa é minha opinião!

Leis e ações do Governo na saúde tornam vazio pedido de impeachment, aponta defesa de Wilson Lima

Um conjunto de dispositivos legais, que passou a vigorar entre 2019 e 2020, e as providências adotadas pelo Governo do Amazonas no combate à pandemia do novo coronavírus, tornam vazios os argumentos usados no pedido de impeachment do governador do Amazonas, Wilson Lima. É o que aponta, a defesa jurídica apresentada, ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Na avaliação dos advogados, o pedido de impeachment feito por membros da diretoria do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) traz acusações infundadas e vazias relativas à situação da saúde no estado do Amazonas. Além disso, é incapaz de apontar condutas delituosas associadas ao governador Wilson Lima, já que o pedido descreve práticas adotadas pelo Governo que são amparadas por lei. 

“A denúncia apresentada é genérica, não individualiza quais condutas teriam sido praticadas por Wilson Lima, não havendo comprovação mínima de autoria e materialidade, ou seja, de que houve o cometimento de crime de responsabilidade. Trata-se de vício técnico gravíssimo, que impede inclusive o exercício do direito à ampla defesa e ao contraditório, já que não é possível saber ao certo de quais condutas exatamente se deve apresentar a defesa”, frisaram os advogados. De acordo com o escritório jurídico, a denúncia é inepta, o que resulta na impossibilidade de sua admissão. É por aí!

Plano de Retorno às Atividades Presenciais

O secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, apresentou, ontem (23, a proposta do “Plano de Retorno às Atividades Presenciais” da rede estadual de ensino aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 

Durante o encontro, foram apresentadas as propostas pedagógicas e dos protocolos de saúde que devem conduzir o funcionamento das escolas da rede estadual, ainda sem data definida para acontecer. Na reunião, o secretário de Educação pontuou os eixos que nortearam a construção do documento. São eles: Pedagógico, Protocolos de Saúde, Atenção à Família e à Saúde Socioemocional e Inteligência em Gestão. Após a fase de apresentação e incorporação das propostas das reuniões com as entidades representativas, o plano será apresentado à imprensa e à comunidade escolar.

Banda Doral

Um relacionamento à distância marcado pela saudade é a temática do single “Volta”, lançado neste mês pela banda amazonense Doral, com o vocalista Filipe Shimizu, último representante local no programa The Voice Brasil. O clipe da música está disponível no Youtube e nas principais plataformas de streaming. Gravado remotamente durante o período de isolamento social, “Volta” faz parte de uma série de oito músicas que resultarão no lançamento do primeiro álbum da Doral, previsto para o final do ano. A banda foi criada no início do ano e ainda não realizou show de estreia.

Família Acolhedora

O Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), está com inscrições abertas para a capacitação on-line de pessoas interessadas em participar do programa Família Acolhedora, que consiste no acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio com sua família de origem. A capacitação ocorrerá de 27 de julho a 07 de agosto e será ministrada pela assistente social, Neusa Cerutti, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar em Cascavel, no Paraná. A inscrição custa R$ 50 e deve ser feita por meio do telefone (92) 99109-0312. O papel de uma Família Acolhedora é receber em sua casa, temporariamente, uma criança ou adolescente afastada de sua família de origem por medida judicial. Na prática, esta família será parceira do Nacer no atendimento e na formação da criança por um período pré-determinado, explica o diretor da instituição, Cleslley Rodrigues. Bela iniciativa!

Live de Celebração

Patrocinador do Manaus Futebol Clube, o Guaraná Tuchaua, refrigerante produzido pelo Grupo Simões, apresenta, neste sábado (25), a partir das 17h, uma live que vai celebrar o primeiro ano de aniversário do acesso do time à Série C do Brasileiro. Durante o show, que será transmitido direto da Arena da Amazônia pelo canal do Youtube do Manaus FC, o público irá prestigiar o show de David Assayag, do rei do arrocha Guto Lima e do grupo Estrelas. Durante a live, o Manaus FC vai sortear entre os membros sócio-torcedor, uma passagem com tudo pago para assistir ao primeiro jogo do clube, fora da capital amazonense pela Série C. Maravilha!

Certificação pela Ecocert

O Boticário conquistou uma rigorosa certificação que legitima a marca para produzir sua primeira linha de produtos certificados orgânicos. A nova linha Nativa SPA Orgânico, prevista para chegar ao mercado em outubro, já nasce certificada pela Ecocert – organismo de inspeção e certificação fundado na França e que atualmente está presente em mais de 130 países. Os produtos da nova linha terão ingredientes naturais, orgânicos, veganos e livres de testes em animais.

Românticos de Manaus

O cantor Humberto Amorim e o trio My Manhattan Jazz apresentam, nesta sexta-feira (24), o show, “Românticos de Manaus”, no restaurante Torino Tratoria, do Amazonas Shopping. A apresentação inicia às 19h. No repertório, o público poderá ouvir canções eternizadas nas vozes de grandes vozes como Frank Sinatra, Tony Bennet, Diana Krall, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Tom Jobim, entre outros. Vale a pena conferir!

Cursos nas áreas jurídicas

O Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), em parceria com a Faculdade Santa Teresa, está oferecendo uma série de cursos nas áreas jurídicas. As capacitações são gratuitas e estão disponíveis para o público em geral no site https://cpjur.com.br/gratis/. Entre os cursos oferecidos estão Minireforma da Previdência, Inquérito Policial, Prática na Advocacia Criminal, Pacote Anticrime, Direito Eleitoral, Medicina Legal, entre outros. 

Estrela

O amazonense Haroldo Mourão, jornalista e redator da Rede Globo está aniversariando hoje! A mammys Mazé está saudosa, mas feliz com o sucesso do filho que hoje estreia no GShow uma serie, em formato de podcast – Gilmar Baltazar, Detetive Particular! No elenco Fernando Caruso, Dani Calabresa, Luana Martau, Paulo Mathias e Marcio Vito. Sucesso!

BDay

Haroldo Mourão (no belo Rio), Sílvia Fernandes, Marcell Mota, Cínthia Braga, Kleber Loureiro, Juliana Folmmer, Fernando Falabella Júnior, Omar Maia dos Santos e Carlos Coelho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

No belo Rio, o prestigiado roteirista da Rede Globo, Haroldo Mourão celebra nesta sexta-feira, mais uma virada de folhinha. Ei-lo feliz ao lado da mãe coruja, a jornalista Mazé Mourão
Amiga querida a notária Juliana-Follmer Bortolin Lisboa festeja hoje em Lajeado-RS, mais um julho na sua vida. Cheers (Ana Claudia Jatahy)
Zeca Nascimento recebeu ontem na sua morada, a amiga desembargadora federal Valdenyra Thomé, para almoço íntimo à base de pirarucu seco com verdeuras e leite de castanha. Muito delicioso
Em Presidente Figueiredo, o biscoito do dia Victor Bacuri Torres para limpar a vista da galera feminina
O empresário Alberto Miguel Esper feliz da vida com a sua filha, a princesa Laura, aniversariante da temporada. Haja corujice
Personalidade querida, James Cavalcante ganhou festa de aniversário, ontem, do amigo Luís Eduardo Brandão. Homenagem merecida
O governador Wilson Lima e a doutora Rosemary Costa Pinto, presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) falam à imprensa sobre a realização, ou não, do Festival Folclórico de Parintins em novembro (Diego Peres-Secom)
Parintins (AM) – Apresentação do Boi Caprichoso no 52º Festival Folclórico de Parintins (Bianca Paiva/Agência Brasil)

1 comentário em “Definição sobre a realização do Festival de Parintins sairá até setembro”

  1. A gloriosa Mazé tem mesmo que se orgulhar, e expandir sua alegria e satisfação, pelo sucesso pessoal e profissional do filhão, Haroldo Mourão. Palmas para ele.

Comentários estão fechados.