No do Dia do Folclore, Boi Caprichoso foge e lança tema 2019

A tradição, o folclore e a ousadia serão evidenciadas, amanhã (22), Dia do Folclore Nacional, em Parintins, quando a diretoria da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso realiza a fuga do boi e o lançamento do tema que norteará o projeto boi de arena 2019. Todos os detalhes do projeto estão sendo guardados a sete chaves pelo Conselho de Arte. Frases como “quando a arte e folclore se encontram” e “quando a tradição e a ousadia se unem” foram às únicas pistas deixadas nas redes sociais aos torcedores. A fuga tem a coordenação da professora Odinéa Andrade, madrinha do boi e está prevista para iniciar ás 20h, com a concentração dos segmentos e da nação azulada na rua Sá Peixoto, no “esconde”. Em seguida o boi de rua percorrerá a avenida Amazonas e rua Gomes de Castro até o Curral, onde acontecerá a tradicional fuga do Caprichoso.

 

 

Medidas para integrar imigrantes da Venezuela

Perto de 33 mil venezuelanos já pediram refúgio em junho no Brasil. De acordo com as Nações Unidas, 2,3 milhões venezuelanos fugiram do país desde 2014. Em reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas-Fieam, presidida por Antonio Silva, no último dia (16), a subchefe adjunta da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Socorro Tabosa, detalhou as articulações necessárias para integração dos venezuelanos na sociedade brasileira. Iniciada em março como projeto de interiorização que busca criar melhores condições de integração para os que cruzam a fronteira, a “Operação Acolhida” estabeleceu a Força-Tarefa Logística Humanitária para Roraima, envolvendo as forças armadas e órgãos da esfera federal, estadual e municipal. As ações federais de assistência emergencial aos imigrantes envolvem ordenamento de fronteira, acolhida dos imigrantes e interiorização e desde setembro de 2017, já emitiram 5.465 carteiras de trabalho.

 

 “Primeira Impressão”

Depois de lançar “Primeira Impressão” na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a escritora amazonense Flávia Frota confirma pré-lançamento do seu primeiro livro, em Manaus, no próximo dia 25 de agosto, às 16h, na Rua Sergipe, 200, Parque das Laranjeiras. O livro, lançamento da editora de origem portuguesa Chiado Books, é uma coletânea de textos – propriamente crônicas – que exaltam o cotidiano e o sentido de pequenas grandes passagens da vida. Para Flávia Frota, o pré-lançamento de “Primeira Impressão”, em Manaus, será um momento de destaque. “Quero aproveitar a chegada do livro ao máximo na cidade onde nasci e vivo minhas experiências, com minha família, amigos e leitores. Por isso, o pré-lançamento será tão especial, porque vai reunir meu público leitor de Manaus, além de amigos”, declara a escritora. Agradeço o convite!

 

Referencial curricular amazonense em pauta

Com o objetivo de contribuir para a redação do referencial curricular amazonense, documento que irá nortear as instituições públicas e privadas do Estado na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), escolas associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), reúnem-se nesta terça-feira (21) para debater a “Construção da BNCC Amazonas: a União para o Avanço da Educação”, o evento acontece das 8h às 17, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc-AM). A primeira versão do referencial curricular atualmente está disponível para consulta pública até o dia 9 de setembro no site http:/basenacionalcomun.mec.gov.br/consultapublica/.

 

Palestra Magna
Sob a coordenação da professora Lúcia Viana, as atividades do curso de Direito da Faculdade Santa Teresa serão abertas nesta terça-feira, com palestra magna do desembargador e ex-presidente do TJ/AM, Flávio Pascarelli, que falará sobre Ativismo Judicial. Já na quarta-feira (22), a instituição promove mesa redonda com os juízes Jorsenildo Dourado, Ana Lorena Gazzineo e Luciana Nasser, além da psicóloga Hilene Freitas e a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), Debora Mafra. Ou seja, o curso chegou chegando. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link http://bit.ly/AtivismoJudicial ou obter mais informações pelos telefones 3302-4906/4856 e 984030034.

 

Espaço Especial

O Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC/AM) está com um espaço especial no Amazonas Shopping, para a venda de camisas da campanha McDia Feliz. A loja, cedida pelo shopping, funcionará durante o período da campanha, que se encerra neste sábado (25), com a realização do McDia Feliz. No local, também estão sendo vendidos artesanatos produzidos pelas mães de pacientes atendidos pela instituição. A loja está localizada no primeiro piso, próximo à C&A. Vale a pena dar uma conferida. Fica a dica!

 

Floratta L’Amore

Existem romances que marcam por despertar aquelas famosas borboletas no estômago, trazendo sensações únicas. Foi pensando nesses momentos que O Boticário foi até a romântica Costa Amalfitana, no Sul da Itália, para buscar a inspiração para criar Floratta L´Amore. A nova fragrância traz um toque doce na medida e um delicado e alegre frescor. A novidade chega às lojas em 13 de agosto, e no e-commerce ( www;boticário.com.br) e com os revendedores da marca. O cheiro cítrico, doce e licoroso do exclusivo Acorde Limoncello, dá o tom na nova fragância. A embalagem de FLoratta L´Amore tem inspiração nas cores do limão siciliano e remete às tonalidades alegres da Costa Amalfitana. Chic demais!

 

Artesanato do Mundo

Os visitantes do  Amazonas Shopping irão embarcar em uma verdadeira viagem cultural por diversos países do mundo, na Feira Internacional Itinerante Nações & Artes. O evento, que iniciou na última sexta-feira (17), reúne itens de decoração, artesanato, vestuário e comidas típicas. A feira está montada na Praça de Eventos do centros de compras, das 10h às 22h, até 16 de setembro. Quem visitar a exposição pode conferir de perto o trabalho dos artesãos e conhecer o modo de vida, os costumes, as tradições e os produtos do Paquistão, Turquia, Indonésia, Índia, Peru, Franca, Chile, Marrocos e  Japão, além também de estandes com itens típicos brasileiros, como os doces mineiros e vinhos do sul do país. Ao todo, são mais de  15 mil produtos e 15 expositores. Fica a dica!

 

Estágio

O estágio é um período importante na construção da carreira, por ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Nessa fase, os estudantes adquirem experiência prática na área que pretendem atuar e têm a chance de fazer contato com profissionais renomados.  A especialista em Gestão de Pessoas e assistente de desenvolvimento do setor Carreiras da UniNorte, Elisiane Silva, dá dicas para quem está em busca de uma oportunidade. O setor de Carreiras da UniNorte foi criado com o objetivo de auxiliar alunos e egressos a conseguir uma vaga no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas, programas de capacitação e atendimento personalizado. O estudante também pode cadastrar-se no site http://uninorte.trabalhando.com/ e ter acesso às vagas disponibilizadas pelas empresas. Em três anos, o Carreiras intermediou mais de 12 mil estágios. Muito bom!

 

De ouvidos ligados

Motivado por indícios de manipulação de preços nos combustíveis, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) formalizou, ontem (20), denúncia contra empresas do segmento no Ministério Público do Estado do Amazonas. A ação será detalhada em coletiva à imprensa, na tarde desta segunda, na sede do Procon, pelo ouvidor e coordenador de Procon Manaus, Rodrigo Guedes.

 

Freixenet
A Top Internacional marcará presença no almoço de lançamento da coleção Verão 2019 Zen Maison & Jaqueline Chagas, na quinta-feira (23), no Belle Époque. Isto porque, a marca será responsável por receber os convidados com um welcome drink by Freixenet. Acontecimento em grande estilo. Podem apostar!

 

BDay

Mario Dy Queiróz, Iolanda Monteiro de Paula, Frânio Lima, Neyla César de Souza, Ricardo Nicolau, Margareth Ohana, Gustavo Hagge, Izenilda Farias, Gerson Frota, Ananias Góes e Christiani Barros, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora,, vamos aos devidos festejos!

 

GALERIA

Sempre de bem com a vida, Iolanda Monteiro de Paula festeja nesta terça-feira ao lado do marido Serginho, mais uma virada de folhinha. Cheers
Ontem, em Moscou, a arquiteta e urbanista Leila Barakat e o marido João Pedro Figueiredo em frente à Catedral de São Basílio localizada na Praça Vermelha ,
A presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, comanda logo mais o debate sobre a Construção da BNCC Amazonas a União para o Avanço da Educação .
Personalidades queridas no grand monde manauense, Gracélia e José Artur Benacon de Oliveira confirma, presença no jantar Fechado na Praça dos Amigos no próximo dia 29
André Barros e Sâmia Seixas Nunes emolduram Dirce e Nelson Nunes após jantar em família no sábado passado, na morada dos Nunes, na Cachoeirinha
A dietora-presidente da TV Educativa, jornalista Celes Borges, dia desses, em papo cultural com a amiga imortal Carmen Novao Silva
A escritora amazonense Flávia Frota confirma pré-lançamento do seu primeiro livro, em Manaus, no próximo dia 25 de agosto
Sob o comando do presidene Antonio Silva, a Nova Lei de Imigração do Governo Brasileiro e Operação Acolhida foi tema da pauta em reunião da FIEAM
Bicampeão do Festival Folclórico de Parintins em 2018, o Boi Caprichiso foge amanhã e lança tema para 2019