Boi Garantido é o campeão do 54º Festival Folclórico de Parintins

Reconhecido no mundo inteiro, o Festival Folclórico de Parintins foi o grande agito do fim de semana. Criado em 1965, o festejo atravessou décadas chegando à sua 54ª edição, recebendo cerca de 40 mil pessoas no Bumbódromo, palco das apresentações das estrelas da festa, os bumbás Caprichoso e Garantido, que, nos dias 28, 29 e 30 de junho, levaram à arena mais de 3.500 brincantes por noite encantando torcedores e visitantes. Caprichoso e Garantido, que este ano foram reconhecidos pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. Os bois-bumbás receberam apoio antecipado do Governo do Estado para preparar as três noites de apresentação. O governador Wilson Lima destacou a importância do festival para a cultura e a economia de Parintins e do Estado. Ele afirmou que a partir do reconhecimento dos bois-bumbás do médio e baixo Amazonas como patrimônios culturais do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins inaugura um novo e próspero momento. Na acirrada disputa de 2019, o Boi Garantido foi o grande vencedor do festival conquistando seu 32º título. O resultado final foi 1.258,4 pontos para o Boi Garantido, contra 1.257,8 pontos para o Boi Caprichoso. A galera campeã foi a do Garantido. Parabéns à nação vermelha e branca pela merecida vitória!              

Turistódromo

Inédito no Festival Folclórico de Parintins, o Turistódromo, espaço criado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e dedicado ao visitante, recebeu aproximadamente dez mil pessoas durante os cinco dias de atividades. Ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o local contou com a parceria de órgãos estadual e municipal, e da iniciativa privada. Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, todas as ações planejadas pela empresa pública para Parintins, desde janeiro, foram executadas pelo órgão, de forma que o turista se sentisse bem tratado, em Parintins, seja com o Turistódromo, com os receptivos no porto e aeroporto, e com as pessoas qualificadas pelo curso “Bem Receber”. É por aí!

Victor Fasano coleta de resíduos sólidos

Em Parintins, o ator Victor Fasano que é ativista socioambiental, esteve nas filas das galeras dos Bois Caprichoso e Garantido, para orientar os torcedores quanto à destinação dos resíduos sólidos. O artista aderiu à campanha “Dois pra lá, Dois pra cá”, do Governo do Estado, que promoveu o primeiro Festival Folclórico de Parintins com coleta seletiva. Fasano visitou as galeras, acompanhado de catadores de lixo do município, de voluntários e de equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O grupo foi até aos torcedores explicar sobre a campanha e orientar sobre os 48 ecopontos instalados no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), entorno e nos principais pontos que recebem turistas na Ilha Tupinambarana. Bela iniciativa!

Ritmos nordestinos ao Arraial Chefs de Ponta

Vencedora da terceira temporada do programa The Voice Kids, Eduarda Brasil, se apresenta neste fim de semana no Arraial Chefs de Ponta, que acontece a partir de sexta-feira (5), no Shopping Ponta Negra. O show da cantora paraibana promete trazer um repertório recheado de forró, baião, sertanejo, além de canções autorais. O festejo, gratuito, será realizado no estacionamento frontal do centro de compras localizado na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. A cantora adianta uma novidade: sua apresentação no Arraial Chefs de Ponta contará com a participação especial do representante do Amazonas no The Voice Kids, o cantor Lorenzo Fortes. Vai ser bom demais!

Poda e corte irregular de árvores  

A empresa responsável pela gestão de um flat situado na orla da Ponta Negra, Zona Oeste, foi autuada em 501 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a aproximadamente R$ 52,6 mil, por ter realizado cortes e podas drásticas em sete árvores na área externa do empreendimento, às margens do rio Negro. Moradores do flat, revoltados com a ação dos atuais proprietários, denunciaram a irregularidade junto à fiscalização ambiental. Uma equipe composta por fiscais e técnicos do setor de Corte e Poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), esteve no local e constatou a ação na última sexta-feira, 28/4. O responsável pelo empreendimento foi enquadrado no artigo 139, Inciso 1, do Código Ambiental do Município, Lei 605/2001, que considera infração gravíssima suprimir ou sacrificar árvores em áreas de preservação permanente e nas unidades de conservação.

Hortinha do Millennium

A criançada que visitar o Millennium Shopping entre os dias 1° e 14 de julho, das 14h às 18h, poderá se divertir na Hortinha do Millennium. Oficinas de Horta Orgânica e de Personalização de Vasos fazem parte da programação da atração. A novidade é gratuita e os pais e responsáveis podem inscrever os pequenos nas redes sociais do centro de compras ou no estande do evento férias, localizado no mall em frente à BemolFarma. A horta é uma alternativa diferenciada de entretenimento e diversão infantil, proporcionando educação ecológica e sustentável por meio de oficinas de plantação e cultivo de hortaliças, como: pimentão, orégano, tomate cereja, salsinha, entre outros. Destinada a crianças de 4 a 12 anos, a atração contará com quatro sessões diárias com duração média de 40 minutos cada. 

Bronze no Pan-Americano de Wrestling

Mais uma vez a luta olímpica do Amazonas é destaque internacional. Desta vez, o feito veio pelo atleta Helisson Bresson, de 17 anos, que disputou no último sábado (29), em Morélia, no México, o Pan-Americano de Wrestling Cadete 2019 e ganhou novamente a medalha de bronze na competição. O lutador que faz parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), administrado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), participou do evento compondo a Seleção Brasileira da modalidade, na categoria até 48 quilos, estilo Livre. É o segundo ano consecutivo que Bresson chega ao Pan e conquista o terceiro lugar. Em 2019, ele se despede da categoria por conta do limite de idade, que é somente dos 15 aos 17 anos.

CineMaterna

O filme “X-Men – Fênix Negra” será exibido gratuitamente no cinema PlayArte do Manauara Shopping nessa terça-feira. A exibição do filme faz parte do projeto CineMaterna, que já está no calendário mensal do centro de compras. A sessão é gratuita para pais ou mães com bebês de até 18 meses e mais um acompanhante. O Manauara Shopping é o único centro de compras de Manaus que oferece o projeto gratuitamente aos seus frequentadores. Para que os pequenos não sintam-se desconfortáveis, a sala é inteiramente adequada a eles, com sonorização e iluminação diminuídas para a presença das crianças. A sessão vai acontecer às 14h e não é necessário retirar o ingresso, basta comparecer à bilheteria antes do início do filme. O cinema PlayArte está localizado na praça de alimentação.

Nordeste em alta

Dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) revelam que a procura por destinos internacionais caiu cerca de 15% para as férias de julho, o que fez a venda de pacotes nacionais alcançarem 65% das reservas. Ainda segundo a entidade, o Nordeste está entre os destinos mais procurados no Brasil para esta época do ano. Pensando nisso, o buscador de voos TurismoCity (www.turismocity.com.br), que reúne, compara e envia em primeira mão aos usuários voos disponíveis e passagens aéreas promocionais para diversos destinos, separou 10 locais para quem quer fugir do frio gastando pouco – as viagens custam menos de R$ 1 mil, entre elas João Pessoa, Paraíba. Confira!

Pedra-ume caá

Uma pesquisa desenvolvida no Amazonas descobriu que a fruta pedra-ume caá (Eugenia punicifolia), ainda desconhecida por grande parte da população, possui potenciais antioxidantes e antiglicantes, cujas propriedades são promissoras para o desenvolvimento de um novo produto (fármaco ou nutracêutico) para o tratamento de diabetes. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica “Food Research International”, por meio do artigo intitulado “Pedra-ume caá fruit: An Amazon cherry rich in phenolic compounds with antiglycant and antioxidant properties”, produzido pela doutoranda em Química, Andrezza da Silva Ramos, da Universidade Federal do Amazonas. O artigo, em inglês, pode ser visto no linkhttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996919303552.

Palco Giratório
Neste mês de julho o Teatro Amazonas apresenta ao público o Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc, além de mais uma edição da Série Encontro das Águas, que reúne o erudito e o pop e protagonizada pelos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A programação ainda inclui concertos da Amazonas Band e Orquestra de Câmara, espetáculo do Corpo de Dança do Amazonas, entre outros eventos.Maravilha!

BDay

Grecemar Abrahim Lustosa, Jean Bruno Sousa, Ana Olímpia Marques Argenta. Erlan Silva e Marcela Escalante Catunda figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações!

GALERA

Anfitrião nato, Zeca Nascimento reuniu no domingo na sua morada do Centro Antigo, um grupo de amigos para celebrar o Festival Folclórico de Parintins
Os vermelhos Zeca Nascimento e Frei Omar festejando a vitória do Garantido
A presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros e sua irmã, juiza Andrea Medeiros, caprichosas com certeza
O diretor-presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro caprichosamente azul até morrer
No casarão do Zeca Nascimento, Sonia e Rui Machado, dividindo o flash com a querida Simone Abrahim aniversariante da temporada
Toni Santos e Alberto Chá Filho no almoço entre amigos na morada do Zeca Nascimento
Toni Santos e Alberto Chá Filho no almoço entre amigos na morada do Zeca Nascimento
O ator e ativista socioambiental Victor Fasano, na fila da galera do Caprichoso comandando a Campanha Dois Pra Lá Dois Pra Cá (Herick Pereira-Secom)
Com garra e apoio da sua galera, o Boi Garantido sagrou-se campeão do 54º Festival de Parintins, conquistando sua 32ª vitória (Secom-Divulgação)