Caprichoso e Garantido movimentam a Ilha Tupinambarana no fim de semana com a Live Parintins 2021

A Ilha Tupinambarana viveu no último sábado (26), uma noite memorável com a “Live Parintins 2021”. Os bumbás Caprichoso e Garantido foram as estrelas da noite na arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. O belo espetáculo ocorreu sem a participação das ‘galeras’ nas arquibancadas, em razão da pandemia da Covid-19.

O bumbás parintinenses mantiveram a tradição de brincar de boi no último final de semana de junho, apresentando um show de criatividade aos telespectadores da TV A Crítica, levando-os a reviver os grandes festivais de anos anteriores.

Primeiro boi a se apresentar, o Caprichoso levou para a arena a “Cultura que Resiste”, afirmando que, em tempos de pandemia, quando os palcos se esvaziaram, bailarinos ficaram sem dança e músicos ficaram sem som, a nação azul e branca resistiu. O “Ritual de Transcendência Yanomami: Terra Livre aos Povos Originários”, um manifesto contra a devastação da Amazônia foi o ponto alto do espetáculo.

O Garantido apresentou a temática “Eu amo Parintins”, apostando em uma live compacta, voltada à identidade da Baixa do São José e ao princípio universal da solidariedade. O objetivo do Boi do Povão foi promover um espetáculo folclórico e emocionante. Uma das gratas surpresas do ‘boi do povão’, foi a estreia de João Paulo Faria, que livre, leve e seguro, defendeu o ítem Amo do Boi, de maneira impecável.  

Como precaução, todos os participantes foram testados para Covid-19, respeitando medidas como uso de máscara, distanciamento social, além de aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.

A Live Parintins 2021 teve como objetivo aquecer a economia do município e gerar renda para os trabalhadores dos bumbás, que vivem do Festival, que não aconteceu pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia. Para quem ainda não sabe, o Festival Folclórico de Parintins é realizado há mais de 50 anos. Em 2019 houve a 55ª edição. Fica o registro!

O Boticário apoia à população LGBTI+ 

Em Manaus, as fachadas das lojas dos shoppings Amazonas e Sumaúma estão totalmente decoradas em celebração à data (Divulgação)

O dia do Orgulho LGBTI+, celebrado ontem (28), ainda marca um novo momento na ação em apoio à causa LGBTI+. Nessa data, parte de todas as operações de venda realizada no site do Boticário será destinada à duas ONGs. Em Manaus, as fachadas das lojas dos shoppings Amazonas e Sumaúma estão totalmente decoradas em celebração à data, mostrando o quanto a marca está engajada com a causa. A escolha das ONGs foi alinhada a esse propósito, com o apoio do Instituto Grupo Boticário. As ONG Casa Florescer, de São Paulo e o Grupo Dignidade, de Curitiba, realizam um trabalho significativo em defesa e promoção dos direitos humanos dos LGBTI+, como acolhimento e atendimento social, alem de auxílio na formação educacional e profissional. Aplausos pela iniciativa, basta de discriminação!

Homenagem ao Festival de Parintins 

O Shopping Ponta Negra, em parceria com a Fórmula Academia e o CrossFit Ponta Negra, promovem, nesta quarta-feira (30), uma grande programação em homenagem ao Festival de Parintins e aos bumbás Garantido e Caprichoso. Entre as atrações, está o “Aulão de Boi”, com instrutores da Academia Fórmula e a presença especial do levantador de toadas Davi Assayag.

Salas de cinema reabertos

Seguindo todos os procedimentos orientados pelos órgãos de saúde, as salas de cinema do Kinoplex do Amazonas Shopping já foram reabertas ao público (Divulgação)

As salas de cinema do Kinoplex do Amazonas Shopping foram reabertas ao público, seguindo todos os procedimentos orientados pelos órgãos de saúde, para preservar a segurança e bem-estar do público e funcionários. A reabertura do cinema foi permitida pelo Governo do Estado. Nesta primeira semana de reabertura, os espectadores vão ter a chance de conferir superproduções que estão sendo muito aguardadas, como “Cruella”, “Velozes e Furiosos 9” e “Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio”.  Também já estão à venda os ingressos foram reabertas ao público, seguindo todos os procedimentos orientados pelos órgãos de saúde, para preservar a segurança e bem-estar do público e funcionários.

Maués comemor 188 anos com muitos investimentos

Em meio à pandemia, o município de Maués, comemorou no último dia 25, 188 anos de emancipação, com anúncio de grandes investimentos anunciados pelo prefeito Júnior Leite (PSC). Após a diminuição dos casos de internação no hospital do município por conta da Covid-19, foram retomadas as cirurgias eletivas que estavam suspensas por conta da pandemia. Com investimentos próprios, no segundo semestre deste ano está previsto a inauguração da Central de Biodiagnósticos de Maués, com previsão de atender 3 mil pessoas ao mês com diversos exames como: colposcopia, mamografia, hemogramas, raio-x, ultrassonagrafia em geral, eletrocardiogramas. E tem mais, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do município, Microsoft e Google, um Centro de Robótica será entregue à população. Que boa notícia!

Estudantes amazonenses são premiadas em etapa nacional de torneio de robótica

Equipe ‘Apuema Korê’, da Escola Sesi Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara vencedora do prêmio “Reconhecimento de Conquista” do Festival Sesi de Robótica (Divulgação)

Equipe da Escola SESI Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara, recebeu neste sábado, 26, o prêmio “Reconhecimento de Conquista” do Festival SESI de Robótica, maior competição de robótica educacional brasileira. O prêmio foi concedido em cerimônia on-line por juízes da competição F1 in Schools, que desafia alunos a criar uma escuderia de Fórmula 1 que compete pelo carro mais rápido das provas. A equipe ‘Apuema Korê’, formada por alunas do 9º ano do ensino fundamental, competiu com 31 equipes de todo o país, pelo segundo ano consecutivo, na modalidade que reproduz desafios reais das corridas de Fórmula 1, estimulando os jovens a criarem escuderias para a disputa nas pistas. Parabéns!

Fórum apresenta propostas para incentivar a bioeconomia na Amazônia

O Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) encerrou na última sexta-feira, dia 25, reunindo mais 80 especialistas nacionais e internacionais, durante 10 dias com a realização de 16 painéis trilíngues (português, espanhol e inglês), que geraram mais de 8,3 visualizações no Youtube e vários debates importantes sobre bioeconomia, seus potenciais, gargalos e diversas vertentes. Um dos participantes, o presidente do Consórcio e Governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou que a Amazônia deve ser pensada fora dos estados que a abrigam também. “Esse não é um assunto apenas dos amazônidas, a Amazônia é uma questão nacional”, afirmou o mandatário maranhense

Moradores de bairros periféricos em Manaus recebem cartões de alimentação

A iniciativa “Corona no Paredão, Fome Não!” está beneficiando diversas famílias de baixa renda em todo o país na pandemia do coronavírus (Divulgação)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) ‘Gerando Falcões’, começou a distribuição, neste mês, de 1.234 cartões de alimentação para moradores de bairros periféricos em Manaus. A iniciativa “Corona no Paredão, Fome Não!” está beneficiando diversas famílias de baixa renda em todo o país na pandemia do coronavírus. Os cartões estão sendo distribuídos para famílias cadastradas no Programa Cidades Sustentáveis da FAS e que residem nos bairros Redenção e Monte das Oliveiras, e no Parque das Tribos, comunidade indígena que fica no bairro Tarumã e onde residem mais de 35 etnias. Com o auxílio, que é dividido em duas parcelas de R$ 150, as pessoas poderão comprar produtos alimentícios, de higiene e de limpeza. Maravilha!

BDay

Socorro Iannuzi (em Parintins-AM), Marivaldo Júnior, Harissa Picolotto, Agnaldo Costa e Tanamara Corrêa Cabral figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Parintinense da gema, Socorro Iannuzzi voou de São Paulo para festejar nesta terça-feira, na sua amada Ilha Tupinambarana mais uma virada de folhinha. Saúde, minha querida
O guapo João Paulo Faria foi a grata surpresa da live Parintins 2021, estreando leve, solto, seguro e com muita competência, como Amo do Boi Garantido. Bombou
Em encontro informal a desembargadora Marinildes Lima e a juíza Ana Maria Diógenes. Gosto delas
Zeca Nascimento, Sérgio Henrique Martins, Cleide Sousa, Carlos Aguiar, este colunista e Alberto Martins celebrando a liberdade e a alegria de viver