Festival do Peixe Ornamental movimenta Barcelos neste fim de semana

O município de Barcelos (a 399 km de Manaus) é palco. desde ontem (24), da 25ª edição do Festival do Peixe Ornamental. O festejo se encerra no domingo (27). O acontecimento é um dos mais tradicionais do município e as agremiações Cardinal e Acará-Disco se enfrentam em uma disputa que envolve elementos de dança e música da cultura indígena. A programação também inclui shows de músicos locais e das atrações nacionais – a banda Ira e a cantora Marília Mendonça. O festival reforça a cultura de Barcelos e chama atenção para um dos destaques da economia local, que é a criação de peixes ornamentais. O município é ponto de encontro dos praticantes de pesca esportiva, atraindo adeptos de várias partes do mundo. Durante o período de agosto a março, milhares de turistas visitam Barcelos para participar do torneio de pesca. A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas visitem o município durante o festival deste ano.

 

 

Pagamento à Vista
Em entrevista coletiva, ontem (24), o governador em exercício e secretário estadual de saúde, Carlos Almeida, anunciou o pagamento de R$ 65,7 milhões para fornecedores da saúde do Estado neste mês de janeiro. O encontro foi para comunicar qual a política de pagamento a ser adotada pelo novo governo diante da situação orçamentária e das dívidas herdadas de gestões anteriores. Almeida reforçou o compromisso do governador Wilson Lima em priorizar o setor e manter os pagamentos correntes em dia no decorrer da gestão e destacou que serão avaliadas fontes alternativas para suprir o déficit. Maravilha!

 

Pensadores na NET

O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas, lançou no começo desta semana a segunda temporada da websérie “Os Pensadores na Educação”, com o objetivo de contribuir com a formação de professores. O conteúdo foi dividido em cinco episódios, com especialistas comentando obras e conceitos de grandes pensadores. Os professores poderão conhecer a trajetória de nomes como Anísio Teixeira, Johann Pestalozzi e John Dewey.

 

Parceria Institucional
O Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) fechou uma parceria institucional com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) para fornecimento de serviços na área de saúde e segurança do trabalho (SST), com base na Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário a ser instituída pelo órgão. Os detalhes foram definidos no último dia 18 entre o presidente do Tribunal, desembargador Elci Simões, e o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Nelson Azevedo. Ao garantir aos seus profissionais acesso aos serviços oferecidos pelo Sesi, o TJAM passa a cumprir as orientações administrativas e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça dentro da Resolução 207/2015.

 

Tratativas

Secretários de Cultura do Estado e dos municípios deram início, em reunião realizada na última quarta-feira (23), às tratativas que visam potencializar as ações do setor, no interior do Amazonas. A reunião foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Dessa primeira fase de discussões, participaram 39 secretários de cultura de municípios do interior. O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, abriu a reunião, ressaltando a importância de ouvir as demandas para traçar um panorama das atividades a serem desenvolvidas em cada município. Muito bom!

 

Medida Protetiva

A Rede de Atendimento e Proteção à Mulher em Situação de Violência, que conta com a participação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), elaborou um modelo de medida protetiva que prevê a suspensão da posse e do porte de arma de fogo do agressor. A medida anunciada foi tomada após o Governo Federal sancionar, na última semana, um decreto que facilita a posse de armas no Brasil. Para a Rede de Atendimento, a flexibilização da posse de armas de fogo pode aumentar a vulnerabilidade das mulheres em caso de violência doméstica. É por aí!

 

Modernização de Frota

Seguindo o planejamento de modernização de sua frota, a MAP Linhas Aéreas colocará em operação uma nova aeronave, adquirida por meio de leasing. O modelo é ATR – 72 500. Com isso, a companhia passará a contar com uma frota de três aviões modelo ATR 42, com capacidade para transportar 45 passageiros, e três ATR 72, para até 66 pessoas. A MAP também planeja para este ano aumentar a frequência de voos para alguns municípios em que já atua. A empresa concluiu, recentemente, um estudo que apontou a demanda crescente de passageiros para alguns destinos.

 

Banda KDuo e Marcella Bártholo juntos

A Banda KDuo, formada pelos  músicos Abner Kalebe e Caique Yan, lança, nesta sexta-feira, o videoclipe da música autoral “Poeira na Estrada”, que conta com a participação especial da cantora Marcella Bártholo. A banda foi a grande vencedora do Projeto Webclipe, promovido pela deBiasi Comunicação Áudio Visual. O videoclipe estará disponível no canal do Youtube da produtora www.youtube.com./c/deBiasiComunicacao ÁudioVisual a partir das 12h. O Projeto Webclipe teve sua primeira edição no ano passado, com a participação do público na escolha de uma banda autoral local, para a qual foi produzido um clipe profissional como prêmio. A votação foi online, pelas redes sociais.

 

Corrida da Água 2019

O Centro Literatus (CEL) anuncia a abertura das inscrições para a 6ª edição da “Corrida da Água 2019 – Desafie Seus Limites”, que será realizada no dia 24 de março, e deve reunir mil e quinhentos atletas amadores e profissionais. A competição tem o objetivo de incentivar a prática de esportes para uma vida mais saudável e sensibilizar a população para a importância da economia e da preservação dos recursos hídricos, além de comemorar o 28° aniversário do CEL. A Corrida da Água 2019 será disputada nas seguintes categorias, masculino e feminino: Geral, Colaboradores do Literatus, Especial Cadeirante, Especial Visual e Acima de 60 anos.  Para se inscrever, basta acessar o site http://www.assessorcor.com.br/ até o dia 17 de março.

 

Turistas em Manaus City

Chega a Manaus, na próxima segunda-feira (28), o transatlântico M/S Braemar da temporada de cruzeiros 2018/2019, com mais de 1,3 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. A parada do cruzeiro em Manaus terá o maior tempo de permanência, totalizando seis dias. Os visitantes serão recepcionados ao som de músicas executadas pela banda da Polícia Militar, e pelos técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que entregarão materiais promocionais aos turistas. Sejam bem-vindos, senhores visitantes.

 

Feijoada Hawaiana

Com muito samba, pagode e feijão, vem aí a segunda edição da Feijoada Hawaiana. Para animar os foliões duas grandes atrações: Ito Melodia, do cantor pagodeiro Chrigor e da bateria nota 10 da Gres Reino Unido da Liberdade. A festança acontece no dia 9 de fevereiro (sábado), a partir das 12h, no Salão Amazonas do Tropical Manaus Ecoresort , na  Ponta Negra). Ito Melodia traz para Manaus os grandes sambas-enredos de sua trajetória pelo Carnaval brasileiro, especialmente os clássicos da escola carioca União da Ilha do Governador. Os passaportes podem ser adquiridos nos pontos de vendas da Alô Ingressos, localizados nos shoppings Amazonas, Manauara, Sumaúma e Via Norte, ou pelo site www.aloingressos.com.br. Fica a dica!

 

BDay

Haroldo Michiles (em Brasília-DF), Patrícia Marinho Alves, Cida Caran (em São José do Rio Preto-SP), Josetito Dutra Lindoso, Paula Andressa, José Barros de Carvalho, Paulo Russo, Jorge Luiz Regal e Samir Chagas figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os cumprimentos da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações!

 

GALERIA

O vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida, anunciou o pagamento de R$ 65,7 milhões para fornecedores da saúde do Estado neste mês de janeiro (Divulgação-Secom)
Aniversariante de hoje, Haroldo César Michiles feliz da vida ao lado da irmã Soraya Vianez e da mãe, a ex-senadora Eunice Michiles Malty. O festejo será em Brasília onde Haroldo habita
Curtindo temporada de verão na Praia do Tombo, no Guaruja-SP, Zeca Nascimento se refresca com uma Stella Artois no melhor estilo canela de pedreiro
Cerimonialista e promotora de eventos, Patrícia Marinho Alves celebra nesta sexta-feira mais uma virada de folhinha. Cheers
A cantora Marcela Bártholo e os músicos Abner Kalebe e Caique Yan, da Banda Kduo lançam nesta sexta-feira videoclipe da música autoral Poeira na Estrada (Divulgação)
Mazé Chaves, Mazé Mourão, Menga Junqueira, Lúcia Viana e Helena Frazão, meninas amazonenses em férias no belo Rio de Janeiro
O cantor Ito Melodia vai agitar, com sua simpatia e talento, a Feijoada Hawaiana, agendada para o próximo dia 9 de fevereiro no Tropical Manaus Ecoresort
No município de Barcelos, as agremiações folclóricas Cardinal e Acará-Disco se enfrentam desde ontem na 25ª edição do Festival do Peixe Ornamental. O festejo se encerra no domingo