Amazonas brilha na Feira Internacional de Turismo de Madrid

Um dos mais importantes eventos do turismo global, a Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), na Espanha, fechou a parte profissional na sexta-feira (25) com recorde de participação. Somente nos três primeiros dias de evento, cerca de 200 mil visitantes circularam entre os estandes espalhados pelos quatro pavilhões que compuseram o espaço físico da Fitur. Entre os destaques, o estande do Brasil, organizado pela Embratur e que teve a participação efetiva do Amazonas. Estrategicamente colocado no canto esquerdo do estande, exatamente na confluência de duas ruas principais, o Amazonas foi um dos mais visitados. O interesse pela floresta amazônica e pela cultura amazonense continua sendo um dos principais motivadores do turismo mundial. O crescimento do interesse pelo turismo de pesca, nos municípios de Barcelos e no distrito de Balbina, foi manifestado pela maior parte dos visitantes. O calendário de eventos do Teatro Amazonas também despertou grande atenção, em especial o Festival Amazonas de Ópera, presente nos planos da maior parte dos agentes e operadores de turismo que passaram pelo estande amazonense. A organização de grupos voltados para o destino cultural ainda é forte no cenário europeu. Maravilha!

 

 

Encontro Proveitoso

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu na sexta-feira (25) a visita do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que participou do encontro juntamente com o superintendente regional da instituição, Mário Tonon, além de membros da equipe técnica do banco. Durante a conversa, o prefeito fez questão de enfatizar a saúde financeira da cidade de Manaus, resultante do trabalho de austeridade fiscal. Na ocasião, ele também abordou a necessidade de se repensar o Pólo Industrial de Manaus (PIM), dada a sua importância para o povo, a floresta e o estado do Amazonas como um todo. O prefeito também elogiou o preparo do novo presidente, que deixa a iniciativa privada para entrar no serviço público. Pedro Guimarães enfatizou que a Caixa pretende ajudar muitas cidades, correndo o mínimo de riscos possíveis, e citou a cidade de Manaus como uma capital cuja política financeira deve ser seguida e por isso afirmou que novas parcerias entre a instituição e o município devem ser firmadas. É por aí!

 

Rufar do Tambor agita Parintins

Nem a chuva que desabou na noite do último sábado (26) foi obstáculo para o torcedor do Boi Caprichoso que compareceu em massa para prestigiar  o espetáculo  “Rufar do Tambor”, promovido pela diretoria do Boi-Bumbá Caprichoso, na Praça dos Bois, no município de Parintins/AM. O show começou com a apresentação da cantora parintinense, Paula Gomes, interpretando a toada “Meu Deus! É Maria”, ao som da Marujada de Guerra, em lugar de destaque no palco, sob as bênçãos de uma alegoria do Cristo Redentor. Na oportunidade foi feita a entrega do “Trófeu Marupiara” pelo Conselho de Artes aos itens vencedores do Festival Folclórico de Parintins 2018, com o espetáculo “Sabedoria Popular”.  Na oportunidade, Marlúcio Pereira e Estevão Gomes foram anunciados como novos reforços para o time artístico em 2019. O jornalista Fábio Chateubriand Borba foi convidado para o Conselho de Artes e o estilista amazonense, Wherner Botelho, para o ateliê de fantasias. O presidente Babá Tupinambá anunciou, também, uma parceria com a empresa Fuga de Lula para confecção e comercialização da camisa oficial do bumbá em 2019. A prévia “Rufar do Tambor” mostrou a intensa preparação para conduzir o bumbá da estrela na testa rumo à vitória, nas noites de 28, 29 e 30 de junho próximo. Eh, boi!

 

Morre Pedro Amorim

Aos 87 anos, faleceu na sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, o tenor amazonense Pedro Augusto Santiago de Amorim. Ele foi diretor do Teatro Amazonas, membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), além de presidente do Conselho Regional da entidade. “Certamente uma personalidade que será sempre lembrada por tudo o que fez para a cultura amazonense. Deixa um legado pelo qual somos muito gratos”, destacou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz. Pedro Amorim deixa esposa e dois filhos.

 

Pé Diabético
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão discutindo uma estratégia integrada para a melhoria do atendimento aos pacientes com pé diabético na rede pública. O assunto foi tema de uma reunião ocorrida ontem (28), na sede da Susam, entre o vice-governador e secretário estadual de saúde, defensor Carlos Almeida, o reitor Cleinaldo Costa e suas equipes técnicas. A ideia consiste na integração dos serviços já existentes e a organização do fluxo de atendimento em toda a rede de saúde pública para um acompanhamento integral ao paciente. Para o secretário de saúde, a integração das ações e um melhor planejamento, além de salvar vidas e reduzir danos ao paciente, podem gerar economia e otimizar recursos, uma vez que o pé diabético está entre as grandes demandas de urgência do estado hoje. As discussões, segundo ele, seguirão com novas reuniões, com a participação também do município, que faz a parte preventiva. É por aí!

 

Corrida da Mulher Amazônica

A 6ª Corrida e Caminhada da Mulher Amazônica, que acontece no dia 10 de março, está com as inscrições abertas. O ponto de largada e de chegada da corrida, que terá 7 km de percurso, será o estacionamento da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM), apoiadora da prova. O Instituto Talento Amazônico (ITA), entidade sem fins lucrativos, promove a prova pedestre para custear ações sociais ao longo do ano. A corrida será dividida em seis categorias: Feminino, Masculino, Casal (homem e mulher), Cadeirantes, Deficiente Visual, Deficiente Auditivo, Imprensa e Servidores da Sefaz. Todos os demais competidores receberão medalha de participação. As inscrições podem ser efetivadas no site ticketagora.com.br/e/6-corrida-e-caminhadas-da-mulher-amazonica-2019-7.325 até o dia 6 de março. Os kits para a corrida serão entregues nos dias 8 e 9 de março.

 

Pequenas Escalas

A exposição “Pequenas Escalas”, premiada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), pode ser conferida em Manaus, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo. A mostra, que permanecerá na capital amazonense até o dia 28 de abril, reúne obras de dez artistas nacionais contemporâneos, tridimensionais e de instalação, que têm em sua dimensão reduzida a característica mais marcante. A proposta da exposição é explorar o senso lúdico, estimular a imaginação e a percepção diante de obras em miniatura. O projeto conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O acesso é gratuito.

 

Lei Seca no período pré-carnavalesco

Com a chegada do período pré-carnavalesco, o Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) reforçou, no fim de semana, o trabalho de fiscalização da Lei Seca. O objetivo foi inibir a circulação de motoristas alcoolizados e a prática de infrações de trânsito. Durante a operação, 60 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, 141 veículos foram removidos, sendo 88 carros e 53 motos, além de 500 autos de infração emitidos contra condutores por diversas irregularidades. A ação de fiscalização foi realizada em diversas zonas da cidade, quando 103 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e 27 CNHs foram retidos. Além disso, 18 motoristas sem CNH foram flagrados conduzindo veículos. A operação ocorreu entre a noite de sexta-feira e a madrugada do domingo.

 

Meia Maratona Sustentável
Inspirada na preservação ambiental, a Meia Maratona Sustentável do Centec já está com inscrições abertas para a edição 2019, que terá como novidades a reciclagem de todo o lixo gerado durante a prova e cortesias para doadores de sangue. Os interessados podem se inscrever pelo site www.ticketagora.com.br.  Eliana Pinheiro, diretora do Centec, acrescenta que exposições de artesanatos com materiais recicláveis e pedágios com entrega de mudas também estão na programação que antecede a corrida, marcada para junho.

 

BDay

Agnaldo Costa, Sabrina Benjamin, Iomar Oliveira, Claudia Borges e Maurício Batista figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações!

 

GALERIA

Amigos queridos de tantos anos, os irmãos José e Jaime Covas emolduram o acadêmico Geraldo dos Anjos, um dos festejados aniversariantes da temporada (José Carlos)
Gaitano Laertes Antonaccio, dublê de advogado-contador-escritor, festejou ontem mais um janeiro na sua vida. Cheers
Jória Tapajoz Said, Flavio Ricardo Castro e Norma Demasi Levy, personalidades estimadas no grand monde manauense (Ana Claudia Jatahy)
Parintinense da gema, a juíza Andréa Medeiros continua brilhando no Poder Judiciário por sua competência nata (Ana Claudia Jatahy)
Toda linda e extrovertida, Luana Paula Martins festejou ontem em grande estilo mais uma virada de folhinha
Jornalista-compositora-cantora, Yndira Assayag continua firme e forte no comando da Repercussão Assessoria. Poderosa
Loredana Kotinski e Betsy Bell, as meninas da Press Comunicação brindando a vida e o sucesso profissional (Ana Claudia Jatahy)
O estande do Amazonas foi um dos mais visitados na 39ª Feira Internacional de Turismo de Madrid, um dos mais importantes eventos do turismo global (Divulgação-Amazonastur)