Secretaria do Futuro, a nova meta do Governo do Estado do Amazonas

Durante evento sobre Inteligência Artificial promovido pelo Samsung Ocean Manaus, na Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), ocorrido ontem (22), o governador do Estado, Amazonino Mendes anunciou que vai criar uma secretaria especial voltada para pensar o futuro do Estado do Amazonas. De acordo com o Amazonino, a alternativa para enfrentar os problemas decorrentes da fragilidade da Zona Franca de Manaus passa pelo avanço na área da tecnologia. “Está havendo uma verdadeira revolução. A inovação chegou com força e nós somos aqui um centro avançado de tecnologia. Na verdade, hoje a indústria é 4.0 e nós precisamos correr e preparar o Amazonas do futuro”, declarou o governador. Amazonino aproveitou a oportunidade para agradecer e elogiar a iniciativa da empresa coreana Samsung, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas.  “Eu estou feliz porque esse encontro está sendo formulado pela UEA, que nós criamos. E pela Samsung, que eu atravessei os continentes para ir lá, buscar e trazer para cá”, disse ao lembrar que foi durante seu governo que a universidade estadual foi criada e a multinacional coreana se instalou no Polo Industrial de Manaus. O governador assegurou que essa busca por parceria estrangeira no desenvolvimento de uma chamada “Inteligência Amazônica” vai continuar. “Nós queremos fazer aqui um HUB de encontro de inovação. Vou criar uma secretaria específica só para isso, que é para o nosso futuro. Vamos conversar com parceiros, China, Japão, EUA, Coreia. É por aí o caminho! Vamos desenvolver esse avanço tecnológico. Esse é o meu papal como governador”.

 

 

Recuperação dos igarapés urbanos

O Dia Mundial da Água, celebrado ontem (22), foi marcado por uma manifestação popular em favor da recuperação dos igarapés urbanos, no bairro Cidade de Deus, zona Leste. A atividade de sensibilização foi realizada nas ruas próximas ao Parque Municipal das Nascentes do Mindu, por alunos e professores de escolas do entorno, que ao final realizaram um abraço simbólico às nascentes do igarapé do Mindu, abrigadas na unidade de conservação. Portando faixas e cartazes, alunos e professores das escolas municipais Raul Veiga e Álvaro Botelho defenderam um envolvimento maior da sociedade para com a questão da qualidade da água dos igarapés da cidade. A atividade fez parte da programação da Semana da Arvore e da Água, em comemoração pelo Dia da Arvore na Amazônia, 21, e Dia Mundial da Água.

 

Brasil X México com a Vivo

Por meio do seu programa de relacionamento com clientes, o Vivo Valoriza, a Vivo vai levar 100 clientes e seus acompanhantes ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 masculino contra a equipe do México, no próximo domingo (25) na Arena da Amazônia. A iniciativa faz parte do conjunto de ações que a Vivo, patrocinadora da seleção brasileira há 12 anos, está fazendo em todo o país. A Vivo é a única operadora presente em todas as cidades amazonenses, onde acumula 2,2 milhões de clientes e é líder de mercado com 66% de market share. Para participar da promoção o cliente deverá ter ao menos 200 pontos do programa Vivo Valoriza. O resgate de um par de ingressos pode ser feito no site do Vivo Valoriza e a retirada das entradas, na loja da Vivo do Shopping Manauara, nesta sexta-feira, das 10h às 21h, Fica a dica!

 

Apoio decisivo

A produção de guaraná para abastecer as indústrias de concentrados de refrigerantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) pode ser um dos primeiros grandes empreendimentos do futuro Polo Agroindustrial da Suframa, programa idealizado para aperfeiçoar o atual Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). É o que afirmou o superintendente da autarquia, Appio Tolentino, durante a primeira rodada de negócios entre representantes do setor agropecuário e o setor industrial, realizado ontem, em Rio Preto da Eva. No evento idealizado pela Suframa, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e prefeitura do Rio Preto da Eva, Tolentino recebeu do prefeito do município, Anderson José de Souza, um ofício em que a cidade solicita a doação de uma área de 19.194,97 hectares, localizada nas estradas vicinais da ZF-7, ZF-7A e ZF-7B do DAS para plantio de guaraná.  A área já foi mapeada pela equipe técnica da Suframa. Muito bom!

 

Planeta Boi em Manaus

Acontecimento que esquenta a temporada bovina em Manaus, o Planeta Boi, está chegando. A primeira edição da festa acontecerá no dia 14 de abril e o palco do evento será a choperia Copacabana. O lançamento da temporada  2018 acontece no próximo dia 7 de abril com uma feijoada no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir do meio-dia. Já a primeira edição do Planeta Boi acontece dia 14 com a presença dos apresentadores Israel Paulain, do boi Garantido, e Edmundo Oran, do boi Caprichoso. A última edição em Manaus está prevista para o dia 16 de junho. Em Parintins, o Planeta Boi será realizado no dia 30 de junho. A parceria entre a Amazon Best, Movimento Marujada e Movimento Amigos do Garantido vai fortalecer cada vez mais a cultura parintinense em Manaus. O objetivo é inserir as toadas no cenário musical da região e apresentar a nova geração dos bumbás Garantido e Caprichoso.

 

Sustentabilidade
Comemorou-se, ontem (22), o Dia Mundial da Água, data que serve de alerta contra o desperdício e a necessidade de se adotar hábitos como tomar banhos mais rápidos, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes, lavar o carro e calçada usando balde, ao invés de mangueira, medidas que ajudam a economizar o bem natural mais valioso do planeta. Mas, as empresas, independente do porte e do segmento, também têm papel fundamental nessa batalha. No Grupo Simões, a economia representa uma redução de 25% do total da água utilizada nas unidades fabris. Desde 2002, tanto o consumo sustentável quanto a adoção de estratégias de reaproveitamento têm feito cada vez mais parte do dia a dia da empresa. A utilização de torneiras automáticas em pias das copas e sanitários e o reuso de água nos processos produtivos e não produtivos, são algumas medidas adotadas em todas as unidades pelo Grupo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta vai enfrentar um déficit de água de 40% até 2030, caso o desperdício continue. No, Brasil, a estimativa é que 37% da água tratada seja desperdiçada. Na Região Norte, este índice de perda chega a 70%.

 

Paraíso

Manaus segue como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil e a 127ª no mundo. O levantamento é realizado anualmente pela empresa de consultoria Mercer, que analisa itens como saúde, educação, moradia e meio ambiente. Pelo nono ano seguido, Viena (Áustria) ocupa a primeira posição mundial, enquanto no Brasil, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus – respectivamente – continuam como destaque. Além das informações sobre qualidade de vida, a pesquisa fornece recomendações para mais de 450 cidades em todo o mundo. O ranking deste ano inclui 231 dessas localidades. Os dados foram amplamente analisados entre setembro e novembro de 2017 e analisam 39 fatores, agrupados em dez categorias. A consultoria tem como foco os estrangeiros, tanto os que se organizam para visitar e conhecer uma cidade em outro país quanto aqueles que são enviados de um país para o outro por suas empresas de trabalho. A recomendação da Mercer é de que empregadores levem em questão esses aspectos do ranking antes de decidirem enviar e manter um profissional em outra localidade. Tenho minhas dúvidas!

 

Aula Digital 

Alunos da rede pública municipal estão cada vez mais imersos na tecnologia. Por meio do projeto Aula Digital, as crianças têm acesso a computadores e tablets nas escolas, participando de aulas mais interativas e entendendo a importância destas ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades e para o futuro. O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Fundação Telefônica Vivo que passa, agora, a atender 210 unidades de ensino da rede pública municipal de Manaus em 2018. Ontem (22), durante evento na Escola Municipal Eliana Socorro Pacheco Braga, no bairro Jorge Teixeira, foi anunciada a expansão do projeto, que já era realizado na rede de ensino, para mais 70 escolas, além da entrega simbólica dos kits tecnológicos, que vão atender 140 unidades de ensino que já fazem parte do projeto, beneficiando mais de 30 mil alunos. A entrega do material contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, do presidente do grupo Telefônica, Eduardo Navarro, do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, entre outros convidados.

 

Passarela

Ana Lúcia Montenegro, Warly Bentes Jr., Poletti Bloch (em Nísia Floresta-RN), Yuri Falcão e Fernando Machado Marinho, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Uma das mais recentes tecnologias na área de games, a Realidade Virtual (VR) está disponível para o público do Millennium Shopping. Com a ajuda de óculos adaptados, os frequentadores do mall terão uma experiência única de imersão em um ambiente virtual sem precisar sair do lugar. A atração é gratuita e ficará disponível até dia 10 de abril.

Já estão disponíveis os ingressos para a segunda edição do ano do maior evento de cultura pop e japonesa do Norte do País, o Coca-Cola Anime Jungle (CCAJ). O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Sesi Clube do Trabalhador, na zona Leste de Manaus. Entre as atrações estão os youtubers Júlio Cocielo, Metaleiro, Muca Muriçoca, Louco do Refri e a dubladora Miriam Ficher, além de concurso de cosplayers, campeonatos de games e muito mais.

O Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (NACER) promove, no domingo (25), a partir das 7h, um café da manhã beneficente na sua sede, localizada na Rua 35, 2B, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro. O evento visa arrecadar fundos para a manutenção da instituição que acolhe adolescentes grávidas e crianças em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude.

Música e gastronomia marcarão a sétima edição da “Noite Paraense”, no sábado (24), a partir das 20h, no Shopping do Chopp – Cervejaria Rio Negro, na avenida Francisca Mendes, bairro Cidade de Deus. A festa objetiva oferecer o melhor da cultura do estado vizinho para os amazonenses e a comunidade paraense que reside em Manaus. As bandas Pinta Cuia, Água Cristalina e Amazon Beach, animarão o encontro.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, passa a integrar, como membro titular, o Conselho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A escolha, unânime, foi durante a Assembleia Geral do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ocorrida em Brasília. Ele representará o Conass no Conselho da ANS. O mandato é de um ano.

Em entrevista coletiva, ontem (22), o secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Arthur Bisneto anunciou, a liberação de crédito adicional do recurso de superávit da Vigilância Epidemiológica, a ser aplicado nas ações de combate ao sarampo em Manaus. Participaram do ato, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque e técnicos da área de Vigilância Epidemiológica.

Paro por aqui, lembrando que: a criançada já tem data marcada para se encontrar com o coelhinho da Páscoa no Manaus Plaza Shopping. Caça aos ovos e confecções de ovos de Páscoa são uma das atrações do evento que vai de 25 de março a 1º de abril, sempre das 16h às 22h. A caça aos ovos será somente no dia 1º de abril das 16h às 19h. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Toda linda,no melhor estilo oriental, a advogada Ana Lúcia Montenegro festeja nesta sexta-feira, mais uma virada de folhinha. Cheers
O empresário Rosedilson Assi (leia-se Delll Anno) e o filho Emerson, emolduram o solfejado artista plástico Rui Machado
Desembargadora Mariniildes Lima e a filha, juiza Rebecca Lima, prestigiando a posse da nova desemargadora TJAM, Joana Meilelles
Toda linda, Gaby Queiróz Assis, diretora de marketing da Dell Anno Manaus
A arquiteta e urbanista Darcleine Manarte e sua habitual simpatia e urbanidade (Ana Claudia Jtahy)
Odenir Machado, Cleide Avelino, Arlélia Gusmão e Rita Alencar, um time de belas mulheres da nossa Grande Manaus
No lançamento projeto Maleta Digital, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, o presidente do grupo Telefônica, Eduardo Navarro, o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, dentre outros convidados (Márcio James-Semcom)
Ante uma plateia atenta, o governador Amazonino Mendes anuncia a cração da Secretaria do Futuro, no Amazonas (Aguilar AbecassiSecom)