Amazonas vai sediar em 2020, o principal evento tecnológico do mundo

O governador do Amazonas Wilson Lima participou, ontem (31), do lançamento da Campus Party Amazônia no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O governador se reuniu com os coordenadores para tratar de parcerias nas áreas de tecnologia e sustentabilidade. Ele destacou a importância do Estado sediar um evento desse porte.

“A Campus Party é uma oportunidade que a gente tem de mostrar nossas potencialidades. Mostrar o que, só nós,  temos aqui na Amazônia, a nossa biodiversidade e a nossa tecnologia e coincide com o momento de transformação que o Amazonas tem vivido com a implantação da Indústria 4.0 na Zona Franca de Manaus”, afirmou Wilson Lima.

O evento tem apoio do Governo do Amazonas, e irá proporcionar a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, que deixa legados por onde passa. 

No lançamento da edição Amazônia, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, falou sobre desenvolvimento social a partir da tecnologia. “O problema é que nós temos uma grande quantidade de jovens, cerca de 70%, que não têm acesso ao conhecimento de tecnologia. Por isso, nós fazemos laboratórios que ensinam tecnologia em áreas suburbanas ultradegradadas”, afirmou Francesa Farruggia.

A primeira edição no Estado do Amazonas será realizada no período de 18 a 22 de março  de 2020, na Arena da Amazônia e contará com as três principais áreas da Campus Party: Arena, Camping e Área Open.

Consenso em defesa da ZFM

Em reunião do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), nesta quarta-feira (31/07), em Brasília (DF), o Amazonas obteve uma vitória importante em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM). De acordo com o secretário estadual de Fazenda Alex Dei Giglio, ficou assegurado, no Comsefaz, a defesa das garantias constitucionais da ZFM na discussão da reforma tributária.”Ficou assegurado o tratamento tributário favorecido à Zona Franca de Manaus, no prazo estabelecido no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). Ficou acordado, também, que serão estabelecidos os instrumentos necessários à manutenção de vantagem competitiva, nos termos da lei complementar para as empresas instaladas ou que vierem a se instalar na Zona Franca de Manaus”, detalhou Alex Dei Giglio.

Potencial artístico indígena

O trabalho artesanal indígena ganhará visibilidade na 14ª Feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a participação de 30 empreendedoras indígenas das regiões do Alto Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Baixo Amazonas, Purus, Juruá, Médio Madeira, Manaus e entorno. O evento será no dia 11 de agosto, das 8h às 19h, na sede da organização, na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10. A Feira da FAS busca construir uma “ponte” entre o pequeno empreendedor e o público, bem como estimular o consumo consciente. Nesta edição, em especial, o evento também pretende mostrar para os visitantes o potencial artístico dos povos indígenas, além de fortalecer sua identidade cultural e cidadania através do empreendedorismo. A entrada é gratuita.

Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) fechou ontem (31) a captação para o 2º Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ser realizado em agosto de 2020. O evento atrairá para a capital ao menos 500 turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AM), Rainier Azevedo, o evento atrairá especialistas de toda a região Norte para a discussão sobre saneamento, esgotamento sanitário, aterros, entre outros.

Projeto Grifado

O Pátio Gourmet inaugura no próximo no próximo dia 08,  sua nova unidade em Manaus, na Avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol. Além da estrutura de supermercado, o empreendimento terá um restaurante com conceito da alta gastronomia internacional, o Marimari. O projeto do novo espaço é assinado pela arquiteta Danielle Sarmento.

Culinária Low Carb

A busca pela saúde é uma preocupação, principalmente no que permeia a alimentação diária. Para dar uma ‘mãozinha’ para quem deseja aderir a uma dieta equilibrada, o Emporium Roma realiza, no dia 10 de agosto, um workshop de culinária com receitas low carb (redução de carboidratos). O curso será ministrado pela nutricionista e personal diet, Ana Luisa Witte, que vai preparar sete receitas saudáveis. As inscrições para a aula-show estão abertas e as vagas são limitadas. Maiores informações pelo telefone (092) 98407-2819.

CinePaterna comemora Dia dos Pais

Um sábado de lazer com a família, curtindo um bom filme rodeado de facilidades e sem preocupações. Essa é a experiência que o CineMaterna vai oferecer às famílias em homenagem ao Dia dos Pais, com o CinePaterna. A sessão acontecerá no dia 17 de agosto, às 12h, na sala VIP da Cinépolis do Shopping Ponta Negra. O filme exibido será escolhido por votação, no link cinematerna.org.br. A enquete será aberta com uma semana de antecedência. A sessão CinePaterna vai oferecer toda a infraestrutura necessária para que os pais possam assistir ao filme com todo o conforto. Há trocadores disponíveis dentro da sala, abastecidos com fraldas e toalhas umedecidas Babysec para os pequenos (oferecidos gratuitamente).

Cervejas Artesenais

Os apaixonados por cerveja artesanal estão fazendo uma verdadeira imersão nesse universo. na segunda edição do Amazonas Beer Festival. Promovido pelo Amazonas Shopping, o evento conta com a participação de cervejarias locais como Mahy, Rio Negro, Tucan Brew, Porto de Lenha, Brew Shop e Taverna, apresentando as novidades do setor. A feira  acontece na praça de eventos da expansão do shopping até o dia 11 de agosto, sempre a partir das 14h.

Laureado

Arquiteto e urbanista solfejado no panteão dos bons profissionais do Amazonas, Achilles Fernandes está feliz da vida com o Prêmio Arquitetura que abocanhou na 3ª Edição da Mostra Tudo Para Casa, encerrada no último dia 31, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Cerca de 60 estandes participaram do evento, a maioria deles grifados por grandes profissionais. Achilles ganhou a láurea pelo espaço ocupado pela Papel Decor, empresa comandada por Rayane Lima, considerado o melhor da competição. A mostra Tudo Para Casa movimentou a capital amazonense no período de 26 a 30 de julho, freqüentado por gente ávida em conhecer as tendências para 2019. Parabéns, campeão Achilles!

BDay

Rosely Assis Fernandes, Wilker Barreto, Maza Said Lopes, Leonardo Paiva, Karina Queiroz e Karin Assis Balbi figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos os parabéns da coluna!

GALERIA

O deputado estadual Wilker Barreto emplaca nesta quinta-feira seus 4.3 redondinhos. O festejo será em família
Profissional respeitado no mundo da arquitetura e urbanismo do Amazonas, Achilles Fernandes ganhou o “Prêmio Arquitetura” por seu projeto para a empresa Papel Decor, na 3ª Edição da Feira Tudo Para Casa. Achilles compartilha o click com Rayane Lima, cap da empresa Papel Decor
Vice-governador Carlos Almeida, conselheiro Mário Mello e sua Elza. prestigiando a posse dos novos dirigentes da Associação Amazonense de Magistrados (Ana Claudia Jatahy)
Graça Mady Figliuolo e desembargadora Joana Meirelles, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Amazonense de Magistrados-Amazon (Ana Claudia Jatahy)
A procuradora de Justiça, Leda Mara Albuquerque e juiz Luiz Márcio Albuquerque, o novo presidente da Associação Amazonense de Magistrados (Ana Claudia Jatahy)
Juiz Cássio Borges e desembargador Jomar Fernandes, nomes de peso da magistratura amazonense (Ana Claudia Jatahy)
Os advogados Marco Aurélio Choy (presidente da OAB-AM) e Grace Benaion Zamperlini, na festiva posse da Amazon (Ana Claudia Jatahy)
No lançamento da Campus Party Amazônia, o governador Wilson Lima reuniu-se com os coordenadores do evento para tratar de parcerias nas áreas de tecnologia e sustentabilidade que vai alavancar o principal evento tecnológico do mundo (Diego Peres-Secom)