Ipês florados voltam a embelezar a avenida Djalma Batista

Plantados em junho de 2012, os ipês do canteiro central da avenida Djalma Batista voltaram a florir em mais um ciclo reprodutivo característico da espécie. Este é o terceiro florescimento do conjunto formado pelas 315 árvores da espécie ipê branco plantadas no corredor viário. As árvores perdem as folhas e florescem, num processo que caracteriza a adaptação das mesmas ao espaço onde estão inseridas. Este ano, em junho, alguns ipês começaram a dar sinais de florescimento mesmo em período atípico. Tradicionalmente, o surgimento das flores acontece entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco. As flores sempre chamam a atenção de quem passa pela via. Os ipês vem recebendo atenção da Semmas, que realiza práticas de manutenção, tais como adubação complementar, reposição, retutoramento, podas de condução (em alguns casos) visando adequar as árvores à realidade da cidade. É a natureza se renovando e embelezando a capital amazonense. Maravilha!

 

Patrimônios Amazônicos Revelados

Com patrocínio da Petrobras, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Mário Puga Ferreira, juntamente com Dysson Teles Alves, diretor do Museu Amazônico, anunciam para esta terça-feira, a abertura da exposição “Patrimônios Amazônicos Revelados: a coleção arqueológica da obra do Gasoduto Coari-Manaus”, às 19:00 horas, no Museu Amazônico/Ufam. A exposição apresenta um panorama da Arqueologia no Amazonas a partir da coleção gerada pela obra do Gasoduto Coari-Manaus. Materiais cerâmicos e líticos (rochas e minerais convertidos em artefatos para uso humano), restos animais, botânicos e vegetais, solo de terra preta e outros macros e microvestígios de populações que viveram na Amazônia pré-colombiana compõe um rico patrimônio a ser conhecido e preservado. Não deixem de conferir! Rua Ramos Ferreira, 1036 no- Centro.

 

Lançada a Coopercon-AM

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Manaus (Sinduscon-AM) apresentaram, ontem, no Hotel Caesar Business, o resultado do setor no mês de julho no setor e lançam oficialmente a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Amazonas (Coopercon-AM), que trará impactante benefício para o setor da construção civil do Amazonas. Dentre as atribuições da Cooperativa, destacam-se: serviços de assistência técnica na área de compras de insumos e equipamentos, com menores preços, melhor qualidade e condições de pagamento; importação; corte e dobra de metais destinados à Construção Civil; intermediação para seus Cooperados junto as instituições financeiras, públicas e privadas; locação de equipamentos; participação como acionista em sociedades empresariais, em atividades ligadas a Construção Civil; dentre outros. Fica o registro!

 

Homenagem

O superintendente da Superintendente da Zona Franca de Manaus-Suframa, Apio Tolentino, participou no último dia 23, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro de Manaus, de solenidade militar alusiva ao Dia do Soldado. Na ocasião, Tolentino foi uma das personalidades agraciadas com a medalha comemorativa dos 180 anos anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), como forma de reconhecimento às relevantes contribuições prestadas ao engrandecimento da PMAM e da comunidade de uma forma geral na área da segurança pública. Fica o registro,

 

Mexendo nos sentidos

O duo JetLag, formado pelos DJ’s Thiago Mansur e Paulo Velloso, promete mexer com os sentidos de quem for conferir sua apresentação na pista montada no Pódium da Arena da Amazônia, no dia 4 de setembro. Munidos de um set criativo e dançante, que mistura eletro e progressive house em um repertório único, o projeto é uma das atrações da festa #BaladaLoka, que ainda contará com a dupla sertaneja Simone e Simaria e a diva pop Anitta.

 

Curso de treinamento funcional

A consultora Fitness Lilian Daniel, traz para Manaus o curso com certificação do Programa de iniciação ao treinamento funcional, o orientar será o especialista Mauricio Peixoto, que vai ensinar durante os dois dias, modalidades como Bodyweight e treinamento funcional, entre outros. O curso será realizado na Academia Cia Athletica e as As inscrições podem ser feitas na loja Track & Field do Manauara Shopping.

 

Do erudito ao popular

Os melodiosos sons das quatro e das seis cordas poderão ser ouvidos nesta terça-feira, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, em parceria inédita entre a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM). O espetáculo, intitulado OVAM e OCA, integra a Série Guaraná XIV, e é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura. O repertório do concerto traz uma mistura entre o popular e o erudito, com obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Francisco Tárrega e César Guerra-Peixe, no campo erudito. Já no campo popular, Chico da Silva, Adriano Aguiar, César Lima e até o amazonense Elias Ferreira serão celebrados na apresentação, que terá regência do maestro Marcelo de Jesus. A entrada é gratuita!

 

Ludoteca

Com o objetivo de oferecer um ambiente propício para o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, o Sabin, por meio do investimento social do Instituto Sabin, inaugura nesta terça-feira, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Prourbis, a segunda Ludoteca em Manaus. O projeto acontece em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos. O local, vai dispor de espaços equipados com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para auxiliar o trabalho de aproximação e interação de psicólogos e assistentes sociais. Muito bom!

 

Passarela

Desembargador Ari Moutinho, Seonise Tomaz e Fred Farias, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos por certo serão dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Zezinho Corrêa, acompanhado de sua banda Carrapicho, será a atração desta terça-feira, do Pé de Serra do Moai. As bandas Xotezim, Forro Show e o DJ Geraldinho também vão agitar a festa, que começa ás 21h. A “casa mais badalado da cidade” está localizada na Avenida do Turismo, no Tarumã.

Fruto de uma época na qual o pagode romântico ditava o “tom” das rádios de todo o país, a banda Raça Negra é uma das poucas remanescentes com voz ativa e papel de destaque no cenário nacional da música. O grupo está com apresentação marcada para o próximo domingo (3), às 17h, no Copacabana Chopperia, localizado na avenida do Turismo,  no Tarumã.

A abertura da feira ‘Tudo para Casa’, ocorrida ontem à noite no mezzanino do restaurante Batelão Brasserie, foi um sucesso. Idealizado pelas arquitetas Anne Christine César Cavalcante e Luiza Mello, o espaço é uma verdadeira vitrine de negócios que chega para aquecer e fortalecer o segmento no setor de arquitetura e decoração de Manaus. Sucesso meninas, sempre!

O agitador cultural João Fernandes, cap da Cia de Ideias. está convidando para a inauguração do projeto “Casarão de Idéias – Um lugar para todas as artes”. O encontro cultural está marcado para amanhã, dia 30, às 20h no espaço cultural Casarão de Ideias, à rua Barroso, no Centro histórico. Recebi e agradeço o convite.

E também, amanhã, 30, às 19h acontece, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos-ICBEU, abertura da exposição ‘Code Time’, uma coleção de pinturas e fotografias do artista multimídia Sérgio Cardoso. De anfitriões o presidente da entidade Luís Fabian Pereira Barbosa e a diretora Ruth de Alencar Peixoto.

Com mais de 60 inscrições, foram definidas as 16 duplas participantes da “4ª Batalha Mova-se na Rua – 2017”. A etapa faz parte da programação da oitava edição do Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, realizado pelo Casarão de Idéias. O evento acontece no Largo de São Sebastião, Centro, no período de 1 a 3 de setembro, às 18 horas, aberto ao público.

O consultor de carreiras Max Gehringer, será a grande estrela da palestra marcada para o próximo dia 20 de setembro, a partir das 19 no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. Os ingressos podem adquiridos nas livrarias Concorde dos shoppings Amazonas e Manauara. E também, pelo site: www.amazontickets.com.br/maxgehringer.  Fica a dica!

 A melhor quadrilha junina do Brasil é do Amazonas! A amazonense Caipira na Roça, do bairro Alvsorada, foi eleita vencedora do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2017, realizado no último fim de semana em São Luís (MA), superando representantes de outros 17 Estados e do Distrito Federal. O grupo tem mais de 40 anos de tradição nas comemorações juninas no Amazonas. Parabéns!

Paro por aqui, lembrando que; um dos maiores eventos de MMA do Brasil, o Mr. Cage 29 – Guerreiros da Selva acontece no dia 06 de setembro (quarta-feira), véspera de feriado, a partir de 19h, no Dulcila Festas e Convenções, na Ponta Negra. O certame é conhecido pela visibilidade que proporciona aos atletas. Grandes nomes do MMA foram revelados e fizeram carreira nacional e internacional após participar da disputa. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Festejado aniversariante desta terça-feira, o desembargador Ari Moutinho celebra ao lado de sua elegante Lourdinha e de toda a família, mais uma virada de folhinha. Parabéns
Zeca Nascimento vive dias gloriosos em Sampa cuidando dos seus muitos investimentos. Certíssimo
Amiga querida e dona de um astral do tamanho do mundo, Seonise Toaz recebe hoje todas as parabenizações pela chegada de mais um agosto na sua vida. Cheers
Annce Christine César Cavalcante e Luiza Mello, arquitetas de renome em Manaus, sorrindo com o sucesso da feira Tudo para Casa, idealizada por elas
O superintendente da Suframa, Apio Tolentino, exibe orgulhoso o Diploma e a Medalha comemorativa dos 180 anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas (Divulgação)
Rodrigo Frota e Ana Claudia Jatahy marcando presença na 1ª Feira Internacional de Vinhos na Amazônia
O especialista Mauricio Peixoto vem a Manaus para ensidnar modalidades como Bodyweight e treinamento funcional, entre outros. na Academia Cia Athletica
Um dos mais importantes corredores viários da capital amazonense, a avenida Djalma Batista volta se embelezar com a floração dos seus ipês (Reprodução)