Amazonas sedia encontro nacional sobre preservação natural e cultural

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, declarado pela ONU, um grupo formado por profissionais da comunicação escolheu o Amazonas como destino para conhecer a região e discutir a conscientização sobre preservação natural e cultural, de modo que beneficiem as comunidades locais e seus impactos socioeconômicos. A escolha não foi por acaso, já que o Amazonas além de abrigar o maior rio do mundo e a maior floresta em área urbana, também possui 98% de sua mata preservada, além de exemplos bem-sucedidos no manejo florestal e na implantação e manutenção de Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Com o foco na sustentabilidade, o Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (Enecob) realizou, nos dias 23 e 24 de agosto, a sua oitava edição, com o o tema: ‘Os desafios da Amazônia’, com devido apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O grupo percorreu as comunidades de Acajatuba, Tumbira e Saracá, atravessando a cidade de Itacoatiara até a madeireira Mil Madeiras Preciosas Ltda, empresa da holding Precious Woods, que possui uma reserva florestal de cerca de 500 mil hectares para a prática do manejo sustentável de floresta, na região.Foram dois dias de expedição, guiados por profissionais que “apresentaram o cenário em potencial da indústria do turismo, além de projetos sustentáveis que promovem a compreensão e o diálogo intercultural entre profissionais e a comunidade ribeirinha, importantes guardiões da floresta, mantendo nosso bioma preservado”, afirmou Oreni Braga, presidente da Amazonastur.

 

Empresários capixabas em Manaus

Uma comitiva formada por empresários, autoridades e representantes do Governo do Estado do Espírito Santo visitará Manaus entre os dias 28 e 1º de setembro. O grupo irá apresentar as vantagens e os ganhos logísticos para as empresas e o estado do Amazonas nas operações do novo entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) localizado no estado do Espírito Santo. O entreposto fica nas instalações do Terca – empresa de armazenagem vencedora da licitação para receber os produtos da ZFM e situada na cidade de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, a capital capixaba. O início das operações do entreposto está previsto para o mês de outubro. O grupo será recebido por representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no dia 30 de agosto.

 

Imunoterapia

O oncologista clínico William Fuzita, diretor técnico da Sensumed Oncologia, e Frederico Fadel, da farmacêutica MSD Brasil na região Norte, estiveram no último fim de semana, em São Paulo, participando do encontro Sopro de Vida MSD, quando foram apresentados dados do medicamento pembrolizumabe (Keytruda), da nova classe de medicamentos contra o câncer – a Imunoterapia -, aprovado no Brasil para o tratamento de câncer de pele melanoma e câncer de pulmão não pequenas células. O seminário reuniu importantes pesquisadores brasileiros e internacionais para a discussão do seu uso e incorporação ao arsenal de tratamentos já disponíveis no país. Apesar do alto custo, seu uso de maneira consciente e criteriosa pode trazer benefícios aos pacientes, sendo de suma importância a sua correta indicação baseada no perfil dos biomarcadores, mutações e translocações genéticas. Muito bom!

 

“Quebrando o silêncio”

Manauara Shopping, sedia nos dias 25 e 26 de agosto, a exposição “Nunca me Calei”, promovida pela Igreja Adventista. A mostra, do artista Márcio Freitas, faz parte do projeto “Quebrando o silêncio”, que tem como foco principal alertar a população em relação à violência doméstica. A mostra ficará em cartaz das 10h às 22h no Piso Castanheiras, com entrada pela avenida Mário Ypiranga. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em alguns países até 69% das mulheres relatam já terem sido agredidas fisicamente e atualmente a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. “Nunca me Calarei” é uma série fotográfica de rostos de mulheres, de todas as partes do Brasil, que sofreram algum tipo de agressão, em que expõe a dor, o medo, a mágoa, ou raiva estampada no rosto da agredida, motivando outras mulheres a não se calarem diante de qualquer forma de violência. Além da exposição, as voluntárias da Igreja Adventista estarão distribuindo, panfletos e revistas educativas com a finalidade de alertar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo violência, inclusive abusos sexuais. Vale a pena conferir!

 

Dia Municipal do Ciclista

Um grande passeio ciclístico será realizado nesta sexta-feira, a partir das 20h, para marcar o Dia Municipal do Ciclista, instituído pela Lei n. 072/2017, no Calendário Oficial da Cidade. A programação reunirá os amantes da bicicleta em concentração a partir das 19h, no Parque dos Bilhares, saindo uma hora depois em direção ao Largo São Sebastião, no Centro Histórico, onde serão realizados shows musicais. A programação é uma parceria do Pedala Manaus com o Poder Municipal de Manaus. Outros grupos de pedal que difundem o uso do modal pela cidade também participarão do percurso. O passeio encerra a programação da Semana Municipal do Ciclista, que teve início no último fim de semana com o lançamento da campanha “Respeito ao Ciclista”, para conscientizar a população sobre o respeito aos ciclistas nas vias. A ação traz o conceito do trânsito compartilhado.

 

Celebração Atípica 

 

Lançamento

O NOW, plataforma de vídeo sob demanda da NET e Claro HDTV, traz com exclusividade, o filme nacional ‘Meus 15 Anos’, que tem Larissa Manoela no papel de Bia. Ao descobrir que terá uma festa para comemorar seus 15 anos, após sorteio de um grande shopping da cidade, sai em busca de fazer novos amigos com a ajuda de seu pai, Edu (Rafael Infante) e seu único amigo, Bruno (Daniel Botelho). O longa ainda conta a participação especial da cantora Anitta.

 

“Papos & Ideias Frank Miller”

A obra do autor e desenhista norte-americano Frank Miller será debatida neste sábado (26), em Manaus em um encontro inédito no Espaço Thiago de Mello, que fica na livraria Saraiva, no Manauara Shopping, no evento “Papos & Ideias Frank Miller”. O encontro, que está sendo organizado pelo grupo 2Nerd, contará com a participação dos críticos do CineSet e do grupo MapinguaNerd! Miller é mundialmente reconhecido pelo seu talento e por releituras de obras como Batman, Demolidor e Elektra. Além do debate com especialistas, haverá sorteios de brindes como HQs, livros, camisas, pôsteres e ingressos de cinema.

 

Apoio de Peso

O Manauara Shopping, também vai apoiar o McDia Feliz, que acontece no próximo sábado (26), montando dois estandes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (Gacc-AM) para vendas das camisas da campanha no dia da ação. Um vai ficar no Piso Castanherias e o outro no Piso Buriti.Os tickets para a troca de Big Macs já estão sendo vendidos na loja Hering, no Piso Castanheiras e no dia da ação a compra pode ser feita diretamente no McDonald´s. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos tickets, das camisas e de Big Macs no dia 26, será entregue ao Gacc-AM, que atende pacientes de todo o Estado.

 

Carta aberta do leitor Zeca Nascimento ao caboclo Amazonino Mendes

Escrevo-te com razão e emoção, caboclo!

Sem subterfúgios, sem palavras moldadas em fôrma pronta… Apenas uma carta simples, de um amigo e eleitor de longa data que já viu e viveu demais pra se calar numa hora como esta.

Sei que és como eu, caboclo. Feito de emoção pura, de sentimentos à flor da pele! Se isso já me trouxe problemas, também fez de mim o que sou. O homem-razão e o homem-emoção precisam dialogar e conviver. Mas, Deus sabe, os muitos anos vividos têm o dom de alargar nossos corações!

E a sina dos que são feitos de emoção e sentimentos é amar… Não é este o sentimento por excelência? E quem ama, Amazonino, sempre volta para o objeto de seu amor. Está escrito no infinito!

Por isso não estranhei que o amor fosse o mote da tua volta. Uma campanha linda, afortunada! Pois, afinal, o amor sempre vence, como haverás de vencer!

E vence porque o amor é feito de virtudes que lhe conferem força descomunal… A primeira é a perseverança! Quem ama persevera e não hesita em atender o chamado do dever. Que dever maior do que governar a sua gente? Sim, o guerreiro jamais desiste de sua gente e tu aí estás, jovial e incansável, retomando uma caminhada de tantas e importantes realizações!

Amor é feito, igualmente, de coragem, pra tomar iniciativas históricas como a que tomaste ao criar a UEA. Quantos milhares de jovens tiveram suas vidas mudadas com essa realização?

É feito de alegria também, a matéria-prima que usastes quando ergueste o Bumbódromo de Parintins, restauraste o Teatro Amazonas e lá fizeste poesia com um belo Festival de Ópera!

É feito, sem dúvida, de cuidado, o mesmo cuidado que sempre tiveste com a saúde de nossa gente. Não me deixam mentir o Hospital 28 de Agosto, o Hemoan, o João Lúcio, a Francisca Mendes e tantas outras!

E agora, nesses tempos difíceis pelos quais passamos, precisamos de ti e desse amor imenso que tens por essa terra verdejante e sua gente de sorriso fácil. Precisamos de um comandante que maneje o leme com sabedoria, (permita-me saudar nosso eterno comandante Gilberto Mestrinho!) e que conheça os segredos dos banzeiros a que um Estado como o Amazonas é submetido constantemente!

Enfrentamos os desafios resultantes da expansão demográfica, da economia oscilante de um país combalido pela corrupção. Enfrentamos, acima de tudo, a fragilidade de um modelo de desenvolvimento regional, como a Zona Franca, atacada desde a sua criação e símbolo recente das dificuldades históricas que a nossa região parece destinada a enfrentar.

Quem melhor pra nós guiar em tempos assim que tu, um homem que parece predestinado a governar o Estado que trazes no próprio nome? Tu, que enches de orgulho a nossa gente simples do interior, pois de lá vieste, e da capital, trazendo transformação, desenvolvimento e trabalho sério?

Ama, caboclo! Não importa o que digam, ama! Ama essa terra, com um amor tão grande quanto nossas fronteiras! Seja nosso Governador, mais uma vez!

Papai, mamãe… Pela primeira vez, historicamente, a Luiz Antony está unânime:
– Brás, em quem tu votas?
– Amazonino! Ele é de Eirunepé, onde nasci. Meu pai trabalhou com o Sr. Armando, pai dele, e sua família, por mais de 20 anos. Quem conhece, vota nele!

Brás, Avelino… Multiplicou!
Meus amigos, eu peço: vamos confiar e multiplicar! É 12! É AMAZONINO!

Obrigadooo!

Zeca Nascimento

 

Passarela

Carminha Donato Lopes, Salomão Rossy, Denise Salgado, Elvis Chaves, Adriana Abrahão, Martha Monteiro, Silvia Castro (em Lisboa), Sheislane Hayalla e Tassiana Batista, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Brasil escrachado, com povo esperançoso, divertido  e cantante, exige mudanças verdadeiras. Basta de genéricos. Clama por   Anita na Presidência da República.( Vicente Limongi Netto)

A 8ª Feira Norte do Estudante (FNE), que ocorre de 27 a 29 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, está com inscrições abertas no site www.feiranortedo estudante.com.br. Para esta edição, são aguardadas mais de 40 mil pessoas nos três dias, entre alunos do ensino fundamental, médio e graduação, e profissionais em busca de atualização ou reposicionamento no mercado de trabalho.

Jonatas Alves e Lívia Cuadal celebraram o primeiro aninho de Guilherme em sessão festiva no Circo Mágico do Mickey, no último domingo (20), na Confraria da Vila (Vila Municipal), com participação especial do internacional boneco Peteleco e do ventríloquo Oscarino, amigo de Paulo Cuadal (in memorian), bisavô do Gui. Alegria e Felicidade!

O pub Jack ‘n’ Blues preparou ótimas atrações e promoções para esta sexta-feira. O bar situado na Rua Pará, no Vieiralves, inicia os trabalhos a partir das 19h, com o som acústico de Thiago Aldoli. Ninguém paga couvert até 21h. E vai ter promoção rolando durante o happy hour: 1L dos Chopp’s pilsen por R$10 e ‘sujo’ por R$12, doses de jurupinga por R$ 5 e Jack’Daniel’s 50% Off. Bom demais!

A festa “Moose Lounge” promove mais uma noite de open bar nesta sexta-feira, a partir de 21h. Kevin Castro, John Veiga, Eduardo Dornellas e o DJ Korea vão agitar o público do Arena Pub, que terá cerveja e caipirinha á vontade até 03h da manhã.O point sertanejo fica na entrada do shopping Arena Mall, na Av. Pedro Teixeira, no Dom Pedro.

Aproximadamente, 20 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas, já aproveitaram as condições do Programa de Recuperação Fiscal do Município de Manaus (Refis Municipal). As negociações, com até 100% de desconto sobre a incidência de juros e multas da dívida, poderão ser realizadas até a próxima quinta-feira (31), no site Semef Atende ou por atendimento presencial nos PACs ou na central de atendimento da rua Japurá, 493, Centro.

O Pagode do Coronel (rua Japurá, 676), agita esta sexta-feira, a partir das 20h30, com as melhores artista locais e bandas de pagode. O primeiro a entrar é o Grupo Loka Tentação cantando os sucessos do momento. Na sequência e com a proposta de não deixar ninguém parado, Vanessa Auzier e banda sobem ao palco às 1h30.

O Festival Amazonas de Dança divulgou a lista de montagens selecionadas para participar das mostras da nova edição do evento, a ser realizado de 8 a 10 de setembro de 2017. Foram escolhidas 15 montagens, sendo dez na Mostra Principal e cinco na Mostra Paralela, abrangendo temáticas e linguagens diversas. O festival é uma parceria do Governo do Amazonas com o Fórum de Dança do Amazonas.

Paro por aqui, lembrando que; o Sumaúma Park Shopping realiza pela primeira vez, na Zona Norte de Manaus, o ‘Sumaúma Chef’, festival gastronômico que irá reunir mais de 40 restaurantes, food carts e food bikes (carros e bicicletas de comida), além de Espaço Kids e programação musical. O evento será nesta sexta-feira, sábado (26) e domingo (27), das 18h às 00h, no estacionamento G5 do centro de compras. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Elizeth Lange e Lúcia Maria Corrêa Viana, mulheres dimensionadas e de bem com a vida
Janete e Jacira Fernandes a mais pura expressão de amor e respeito entre irmãs que se amam
O médico oncologista William Fuzita e Frederico Fadel, da farmacêutica MSD Brasil na região Norte, participaram em São Paulo. do encontro Sopro da Vida
Jonatas Alves e Lívia Cuadal celebraram o primeiro aninho de Guilherme em sessão festiva festiva no Circo Mágico do Mickey
A médica pediatra Renata Lemos é a mais nova integrantre do quadro de especialistas do Cento Médico São Francisco, localizado no Atlantic Tower
O defensor público Isaltino José Barbosa Neto, jovem promessa de seriedade e transparência no judiciário amazonense
A executiva Eliane Schneider e a odontóloga Sandra Lúcia de Vasconcellos Dias Saraiva. Amizades queridas
Parte do elenco de formadores de opinião que participaram do 8º Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (Enecob), realizado nos dias dias 23 e 24 de agosto em Manaus (Divulgação)

 

 

 

 

 

 

1 comentário em “Amazonas sedia encontro nacional sobre preservação natural e cultural”

Comentários estão fechados.