Governador David Almeida anuncia: BMW vai injetar 4 milhões de Euros em investimentos no Amazonas

Ao participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que deliberou investimentos na ordem de R$ 1.052 bilhão, o governador interino David Almeida antecipou que, a empresa alemã BMW Motors, vai injetar € 4 milhões (Euros) na produção de motocicletas no Amazonas. A reunião aconteceu, ontem, (11), na sede do Governo. “Isso só demonstra a confiança que as grandes empresas depositam no potencial do nosso Estado. Só com esse novo investimento, a BMW deve gerar 200 novos postos de trabalho”, comemorou o governador. Também  participaram da bancada da 267ª reunião do Codam os secretários de Estado de Planejamento e Desenvolvimento, Jorge Junior; da Fazenda, Francisco Arnóbio Bezerra;  a superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Abdala Fraxe. Aprovados por unanimidade, os 30 projetos alvo de discussão do Conselho devem gerar cerca 845 novos empregos diretos no Estado, além dos indiretos. “Eu continuo acreditando no Amazonas e que o Estado vai continuar crescendo para ultrapassar esse período de dificuldades que o Brasil vem enfrentando. Estamos trabalhando para garantir isso e gerar emprego e renda para a população”, afirmou David Almeida.

 

Ajuda humanitária garantida

O prefeito Arthur Virgílio Neto garantiu, ontem, 11, em Brasília-DF, recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para ajudar na situação de emergência social dos 355 indígenas venezuelanos da etnia Warau que se encontram em Manaus. O prefeito reuniu-se com o ministro do desenvolvimento social,  Osmar Terra, para expor a grave situação em que se encontram os indígenas. “Recebemos o compromisso do ministro de enviar emergencialmente para Manaus a melhor quantia que ele puder, dentro das possibilidades do ministério”, disse o prefeito. A confirmação do repasse de recursos só foi possível devido à publicação no Diário Oficial do Município, do dia 4 de maio de 2017, do decreto nº 3.689, que declara situação de emergência social em Manaus, pelos próximos 90 dias, prorrogáveis por mais 30. Coisa boa!

 

Melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil

O Laboratório Sabin venceu o prêmio de Melhor Empresa para Mulher Trabalhar em 2017, promovido pelo instituto Great Place to Work (GPTW). A pesquisa avalia as políticas e práticas de gestão de pessoas existentes nas organizações, construindo um ranking com as que mais se destacam no cenário nacional. No Sabin, 77% do quadro de colaboradores são do sexo feminino e 74% dos cargos de chefia são conduzidos por mulheres. A valorização à mão de obra feminina também é demonstrada por meio de programas e benefícios que ajudam a mulher a conciliar trabalho e família em sua jornada diária. O prêmio foi recebido pela CEO do grupo Sabin, Lídia Abdalla, pela diretora administrativa e de pessoas, Marly Vidal, e pela gerente de pessoas, Mariana Bittar. Parabéns!

 

Ordem na casa

Como responsável jurídica de todos os atos da Prefeitura de Parintins, a Procuradoria Geral do Município (PGM) faz uma série de orientações a todas as secretarias da administração direta. O trabalho iniciou com uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na reunião, a procuradora-geral do Município, Anacley Garcia da Silva, fez uma explanação sobre todos os procedimentos jurídicos adotados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), questões relacionadas a correção de irregularidades e como devem ser feitos os atos administrativos como uma carta de advertência, por exemplo. Segundo a procuradora-geral, a iniciativa de orientar todos os setores da administração partiu da situação de sucateamento em que a Prefeitura foi encontrada no início da gestão.

 

Recital Ambev II

Em abril de 1997 e o Teatro Amazonas sediava a estreia do primeiro Festival de Manaus – depois rebatizado Festival Amazonas de Ópera (FAO) –, que colocou o Estado no restrito e selecionado circuito dos espetáculos líricos nacionais e internacionais. É nessa pegada histórica que os instrumentistas Giovanny Conte e Hilo Carriel apresentam o Recital Ambev II – Transcrições de Ópera para Violino e Piano neste sábado (13), às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro).  repertório do recital conta com trechos de óperas de sucesso que foram apresentadas ao longo dos 20 anos do FAO, em versões para violino e piano executadas por Giovanny Conte, ao violino, e Hilo Carriel, ao piano. As transcrições, de acordo com Hilo, são todas originais, e algumas feitas pelos compositores primários das peças, preservando a melodia inicial. O concerto é gratuito e aberto ao público em geral.

 

Delícias da Roça Festival Gastronômico

Santo Antônio, São João e São Pedro abençoam a temporada junina que se aproxima trazendo colorido, animação, guloseimas e a melhor festa junina da cidade: o “Delícias da Roça Festival Gastronômico”, dias 16, 17 e 18 de junho. A festança vai enfeitar e agitar um grande anarrié no palco da Arena da Amazônia, sempre de 17h às 23h. Esta é a terceira edição do party, que leva assinatura da Mode On Eventos. Na Arena, este verdadeiro festival da gastronomia junina reunirá grandes restaurantes e chefs da capital, apresentando o melhor das comidas típicas, com toque exclusivo e muita criatividade. Serão 40 barracas, food trucks e food bikes com os mais gostosos, saborosos e tentadores pratos temáticos. Huuum!!!!

 

Programação e robótica em escolas

Uma iniciativa da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está estimulando a utilização da linguagem de programação em escolas da rede municipal de ensino.  O projeto é o Clube de Linguagem, Programação e Robótica Pro-Curumim, desenvolvido em 42 escolas municipais, que trabalham com alunos do Ensino Fundamental. O projeto, iniciado de forma piloto em 2016 e ampliado para 42 unidades de ensino em 2017, tem a finalidade  de usar linguagem, programação e robótica para facilitar a compreensão dos alunos na aprendizagem de disciplinas como Matemática e Ciências, bem como para estimular habilidades e competências não ligadas ao currículo base de ensino, segundo o coordenador do Clube, Regis Caria. Bela iniciativa!

 

FAO: reminiscência

Cantores líricos, instrumentistas, diretores, maestros, técnicos e outros personagens que fizeram e fazem parte da história do Festival Amazonas de Ópera (FAO) se reuniram para reviver a trajetória do evento lírico amazonense num encontro emocionado, no Centro Cultural Palácio da Justiça. A reunião foi conduzida por Robério Braga, secretário de Estado de Cultura e diretor geral do Festival, e pelos maestros Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus, respectivos diretor artístico e diretor artístico adjunto do FAO, com a participação de convidados diversos. O encontro teve início com a exibição de um minidocumentário sobre o FAO, destacando as conquistas do evento com números e depoimentos. Logo após, Robério Braga relembrou os episódios que levaram à realização do então 1º Festival de Manaus, destacando a conjunção do desejo da Secretaria de Cultura de dar início ao desenvolvimento de uma política pública para o segmento e o projeto do visionário violinista alemão Michael Jelden de levar ópera ao Teatro Amazonas. Hoje, o FAO está inserido entre os principais festivais líricos do mundo. Coisa boa!

 

Passarela

Juíza federal Jaiza Fraxe, Shalom Benchimol, Margaret Guerreiro, João Eduardo Guerra, Norimar Müller (em Belém-PA), Alberto Abecassis, Ednéa Ribeiro, Renan Poeringue e Gabriela Machado, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Festeiro number one da capital amazonense, o investidor Zeca Nascimento abre, amanhã, sábado, as portas de sua morada, no Centro, para almoço-homenagem aos aniversariantes da temporada, os queridíssimos Murad Aziz e Jaqueline Cembrani. O alpendre da casa, repleto de samambaias vai ferver, podem apostar. Eu vou!

Na próxima terça-feira (17), iniciam as programações para a Semana de Enfermagem realizada pela Faculdade Maurício de Nassau em Manaus. Serão palestras, minicursos e exposições de trabalhos apresentados na instituição com temáticas voltadas para acadêmicos e especialistas na área da saúde em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada em todo o território nacional.

A direção do hotel Holiday Inn Manaus, está trabalhando em uma tarifa especial para o público da Melhor Idade. Eles têm descontos na hospedagem. Não é uma promoção é tarifa especial e por tempo indeterminado. Taí uma iniciativa que deveria ser seguida por outros hotéis da capital amazonense. Gostei!

O cantor, compositor e repentista cearense Jonas Alves será a principal atração do Pé de Serra do Alambique, nesta sexta-feira. O artista se apresenta com a participação dos cantores Lucélia (Forró do Mestre), Xandinho (Balanço da Sanfona) e Toinho (Forró Show) que juntos, vão relembrar mais de vinte anos de sua trajetória na música. O Alambique está situado na avenida do Turismo.

O domingo do Flutuante Sedutor terá a animação de Vanessa Auzier e Grupo Cacildis, a partir das 14 horas. No repertório, sambas e sertanejo. A festa começa ao som de Vanessa Auzier, ex-vocalista de um grupo de samba de Manaus. Em seguida o pagode animado do grupo Cacildis invade o badalado flutuante. O acesso à praia Dourada é pela Avenida do Turismo.

As cantoras Lucilene Castro e Márcia Siqueira se apresentam nesta sexta-feira, no Caboclo Culinária Amazônica (ao lado do Posto Equador do Aeroporto Eduardo Gomes). O show será em homenagem ao Dia das Mães e inicia às 21 horas. A apresentação faz parte do projeto ‘Caboclo Musical’, que acontece sempre as sextas-feiras com uma atração musical de qualidade. Confira!

Nesta sexta-feira, o Pagode do Coronel, localizado na Avenida Japurá, Centro, vai ser palco da melhor roda de samba da cidade, a partir das 20h30, com os grupos Freelance e Vem K Sambar. De acordo com Onércio Torres, organizador do evento, a ordem é deixar a noite pra lá de animada. Mulheres não pagam até 22 horas.

Consagrado como Dia das Mães, o segundo domingo de maio será lembrado neste sábado (13), no  Sr.Garrafas (rua Rio Mar,  próximo ao Parque do Idoso). A partir das 12h, tem início a feijoada e às 14 horas o balanço do Grupo Calçada. À noite,  o cantor Auzier apresenta uma animada roda de samba, desta vez, com sorteio de brindes. Haverá cobrança de couvert artístico.

Paro por aqui, lembrando que; hoje, 12 de maio, se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro. Lembro, também, que este fim de semana será recheado de diversão para a família,  no Parque Cidade da Criança, com a programação do Dia das Mães que inclui, também, atividades da campanha Maio Amarelo”, de conscientização no trânsito. No domingo, a programação encerra-se com mães e filhos interagindo na competição de dança com o jogo “Just Dance – Mães e filhos”. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

A juíza federal Jaiza Fraxe, uma das felizes aniversariantes desta sexta-feira recebe os devidos cumprimentos pela troca de data. Cheers
Lenilce e Leny Louzada na ação social Luxo Solidário na loja Jorge Bischoff que recebeu doações de sapatos e bolsas para o brechó cuja renda será revertida para Lar das Marias (Ana Cláudia Jatahy)
Durante a açaõ social Luxo Solidário, a médica oncologista Adelaide Portela aproveitou para conferir as novidades da loja Jorge Bischoff (Ana Claudia Jatahy)
A notária Juliana Follmer também participou da ação social Luxo Solidário (Ana Cláudia Jatahy)
Os músicos Hilo Carriel e Giovanny Conte são estrela do Recita Ambev II, nesta sexta-feira no Teatro da Instalação (Divulgação)
Divas do canto amazônico, Márcia Siqueira e Lucilena Castro se apresentam nesta sexta-feira no Caboclo Culinária Amazônica (Fabrício Nunes)
Sob as vistas do maestros Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus, o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, palestra sobre os 20 do Festival Amazonas de Ópera (Divulgação-Ascom)
O governador interino do Amazonas, David Almeida, anuncia investimento da BMW de 4 milhões de Euros no Polo Industrial de Manaus (Dhyezo Lemos- Secom)