Feira de Turismo e Gastronomia do Amazonas movimenta o Centro de Convenções do Amazonas

A partir desta quinta-feira, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA), ao lado da Arena da Amazônia, será o cenário do 1º Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas. Serão quatro dias de evento, com entrada gratuita, nos quais os amazonenses terão a oportunidade de conhecer de perto a potencialidade dos 15 municípios turísticos do Estado. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizadora do evento, dividiu o Festival em três pilares: Rodada de Negócios; Núcleo de Conhecimento e Programação Cultural. A abertura do primeiro dia do evento vai ocorrer a partir das 18h e contará com a participação de diversas autoridades. Uma das programações mais disputadas do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas é a Rodada de Negócios. Serão dois dias de intensas negociações, nos quais os municípios e os operadores locais vão apresentar seus produtos para 15 operadores nacionais e internacionais. Oreni Braga destaca a participação de 11 operadores paulistas, das principais empresas do País, além da participação de operadores da Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. “Queremos que os nossos profissionais do mercado e os municípios efetivem ótimos negócios e que isso possa influenciar para consolidar cada vez mais a atividade turística nessas cidades”, completa.

 

Imbroglio

O impasse que permeia as tão almejadas promoções da Polícia e Bombeiros Militar do Amazonas, parece que não vai acabar com a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) de rejeitar os embargos de declaração nº 0000279-08.2017.8.04.0000, apresentados pelo Governo do Estado, que recorria de decisão favorável a processo movido pela Associação de Praças da Polícia (Apeam). O posicionamento do TJAM foi divulgado na terça-feira (20), com unanimidade dos votos. De acordo com fontes ligadas à Procuradoria Geral do Amazonas, um recurso especial deve ser encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Flávio Pascarelli, ainda nos próximos dias, travando mais uma vez a execução das promoções. Cerca de 2.284 policiais militares aguardam o fim do imbróglio, que se estende ao longo de três anos. A possível reviravolta estaria ligada aos problemas financeiros da máquina do Estado, que já dá sinais de esvaziamento. O murmurinho dos bastidores, já fez com que os deputados que chegaram à Casa Legislativa pelos votos dos militares e seus familiares, começassem a se movimentar, para sustentar decisão favorável aos policiais.

 

Melhoria contínua da gestão

Com o objetivo de contribuir para a evolução da gestão das organizações, públicas ou privadas, a empresa Processamento de Dados Amazonas S. A. (PRODAM) oferece o serviço de BPM (Business Process Management), que é uma metodologia de gerenciamento focada na melhoria contínua dos processos. Além de agregar valor ao negócio, a ferramenta ajuda a garantir a sustentabilidade da organização ao buscar alto desempenho e lucratividade. O gerente de negócios da PRODAM, Renato Borges, explica que a metodologia permite através do Mapeamento de Processos ter uma visão global do conjunto dos processos da empresa e suas interações e, a partir daí, também identificar seus pontos fortes e fracos e, assim, traçar objetivos para melhorar a gestão. É por aí!

 

Aniversário de Maués

Apresentações culturais, competições esportivas, ações sociais e shows marcam a programação de aniversário do município de Maués que, no próximo domingo (25), celebra 184 anos de fundação. A programação tem início na manhã de sábado, com uma gincana cultural com a participação de todos os estudantes formandos do Ensino Médio do município. Logo depois, os deputados estaduais Sidney Leite e Wanderley Dallas recebem a Comenda Municipal e o título de Cidadão de Maués, pelos serviços prestados e a história de apoio ao município. À tarde, a prefeitura promove a inauguração de diversas obras nas áreas de educação e saúde, além da entrega de equipamentos e ferramentas destinadas aos agricultores familiares e produtores do setor primário. Na madrugada de domingo o cantor Wanderley Andrade promte um show contagiante, seguido pela banda local Kenno, responsável pelo encerramento da festa.

 

Homenagem

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza nesta quinta-feira, uma homenagem à Associação Comercial do Amazonas (ACA), que completa 146 anos de relevantes serviços prestados à sociedade junto ao comércio amazonense. Os autores da proposta são os deputados Adjuto Afonso (PDT) e Alessandra Campêlo (PMDB), que juntamente com os demais parlamentares reconhecem a importância da ACA para o desenvolvimento e fomento da economia do Estado, que atua desde a segunda metade do século XIV. A Sessão Especial acontecerá no Plenário Ruy Araújo, a partir das 10h, com destaque para a entrega de certificado de reconhecimento a profissionais que contribuíram com o avanço da associação nos últimos anos. A ACA foi criada em 1871 com o objetivo de defender e apoiar os legítimos direitos e interesses da classe comercial, além do propósito de estimular negócios, desenvolver a economia do Amazonas. Conforme dados da ACA o comércio local viabiliza atualmente cerca de 460 mil empregos diretos e contabiliza 75 mil empresas comerciais.

 

Dream, o Musical

A cantora Marcella Bártholo fez uma visita ao secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, para agradecer o apoio da Secretaria de Cultura ao espetáculo Dream, o Musical, que acontecerá no Teatro Amazonas neste sábado, 24, em duas sessões, às 17h e às 20h. Com direção geral de Marcellus Campelo, Dream,  conta a história da infância de Marcella desde as primeiras aulas de balé até a participação no The Voice Kids, mostrando também as curiosidades e bastidores do programa. O espetáculo tem direção artística de Matheus Sabbá, cenografia de Marcos Apolo e coreografia de Brunno Athayde, além da direção musical e preparação técnico-vocal de Mardson Campelo.No palco com Marcella, participam músicos e bailarinos que integram o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e a Amazonas Filarmônica. O espetáculo também tem a participação em cena dos atores Tânia Melo, Sílvio Romano e Pedro Campelo.

 

Manuel Bandeira em pauta

Com o objetivo de despertar a criatividade por meio de releituras, produções escritas, teatro e biografia dos autores, o Colégio Martha Falcão realizou na terça-feira (20), a Mostra Literária Manuel Bandeira. Os alunos deram uma volta ao tempo e conheceram um pouco mais sobre o poeta que trouxe uma forma peculiar e inovadora de viver a literatura. O evento contou com a presença do advogado, escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Julio Antonio Lopes, que parabenizou os alunos pelas apresentações de seus trabalhos e os estimulou a continuar desenvolvendo o gosto pela leitura. Tema da Mostra, Manuel Bandeira é considerado um dos maiores ícones da literatura brasileira. Em seus 82 anos de vida, o poeta pernambucano teve participação decisiva na consolidação da poesia modernista e produziu uma vasta obra que se tornou referência no Brasil.

 

Tudo de bom

O Arraial do Amazonas Shopping apresenta, nesta quinta-feira, a partir das 19h, a Dança do Café e show com o Trio Xote com Pimenta. Na sexta-feira (23), tem a Dança Nacional Cangaceiros do Vale Perdido e a apresentação da banda Meu Xodó. No sábado (24), as atrações são as quadrilhas Xamegando na Roça e Unidos na Roça, além do Trio Pezim de Serra. No domingo (25), a festa começa mais cedo, às 17h30, com a quadrilha São João na Roça. Depois tem a Ciranda do Parque Dez e encerra com o show de boi-bumbá com o ex-levantador do Caprichoso, Arlindo Jr. No Arraial do Amazonas Shopping tem brincadeiras para a garotada e barracas com comidas tradicionais da época.

 

Passarela

Cynthia Kanawate Soares, os gêmeos James e Roberto Graupner, Marília Ribeiro, Francisco D’Castro, Mônica Leitão e Socorro D’Antona, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

No dia 06 de agosto, ás 18h, George Silva, o “Japa”, Ricardinho Cedraz e os músicos do Forró Ideal sobem ao palco para gravar o mais novo DVD da banda, o 5º da carreira. O registro ao vivo, no estacionamento do Shopping Manaus Via Norte, comemora cinco anos de trajetória e o sucesso da turnê que passou por diversas cidades do interior do Amazonas.

O pilar cultural do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas terá desde peças teatrais, apresentações culturais dos municípios, entre elas as Cirandas de Manacapuru e show de boi-bumbá, além do Concurso Master Chef dos Municípios, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).

A exposição da artista plástica amazonense, Clio Baraúna fica até o dia 30 de junho na Galeria Cristal. Os quadros inéditos da artista estão expostos no hall dos três restaurantes da Galeria- Moquém do Banzeiro, Umê Bar N´Food e Suplicy Cafés Especiais.

Os argentinos Federico e Lucas Martino, que estão viajando o mundo a bordo de um “MotorBar”, no qual fabricam cerveja artesanal, estacionarão em frente a Manaus Brew Shop (avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis), no próximo sábado (24),  para um intercâmbio com os cervejeiros amazonenses.O encontro começará às 13h, com degustação da cerveja dos hermanos e cardápio especial da Manaus Brew Shop, com direito a hambúrgueres feitos na churrasqueira e rótulos exclusivos da loja.

O Festival de Parintins acontece no próximo fim de semana, e o “Forró do Netão” entra no clima de boi-bumbá nesta quinta-feira. Essa edição da festa semanal do Arena Pub servirá de ‘esquenta’ pra quem embarcar no Navio do Netão, que vai levar diversos ‘brincantes’ para a Ilha Tupinambarana.

O sambista Neguinho da Beija Flor é presença confirmada na Feijoada Palafitas VIP, no dia 1º de julho (sábado), na Ilha do Boré. A atração nacional faz parte da programação oficial do circuito de festas, Parintins Sunset 2017, promovido pela Brasil Show. Ainda como parte da programação, a feijoada terá shows de cantor Júnior Rodrigues, Bel Martine com o melhor do pop, sertanejo e MPB e das DJs Layla Abreu e May Seven com os sets de e-music.

O projeto “Biblioteca Vazia”, do Amazonas Shopping, já arrecadou mais de 1.500 livros. As publicações foram doadas ao Instituto Navegando e Lendo, entidade que mantém diversas atividades de incentivo à leitura, no estado. O objetivo do espaço é estimular a leitura, principalmente, entre jovens e crianças. A “Biblioteca Vazia” está montada no primeiro piso do centro de compras.

Neste sábado (24), o Movimento Marujada promove a despedida do Caprichoso. O Bar do Boi fará, no Clube do Trabalhador, no São José, retrospectiva de mais uma temporada de sucesso. Dois dos maiores ídolos do Festival de Parintins subirão ao palco: o Levantador de Toadas do Caprichoso, David Assayag, e o Pop da Selva, Arlindo Jr. Os shows terão as participações da Marujada de Guerra, grupos de dança e torcidas.

Paro por aqui, lembrando que; esta quinta-feira, os integrantes do Conselho Municipal de Juventude reúnem-se, na biblioteca do Parque Ponte dos Bilhares, para deliberar sobre a aprovação do texto final da proposta para a criação do Plano Municipal de Juventude. Após aprovação, o texto final será enviado para aprovação na Câmara Municipal de Manaus e, assim que aprovado, o prefeito Arthur Virgílio Neto assinará para torná-lo Lei Municipal. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Cidadãos honorários de Parintins, os azulados Norma e Antonio Silva seguem no sábado para Parintins, onde comandam fervido camarote na torcida pelo Boi Caprichoso (Pedrinho Aguiar)
Márcia Baranda, um dos esteios do Boi Caprichoso na Ilha Tupinambarana. Uma apaixonada pelo Touro Negro (Pedrinho Aguiar)
Azuis até morrer, Felipe Cunha e sua Roselene, nascida Medeiros, seguem para a Ilha Tupinambarana na próxima quarta-feira para vibrar com o Boi Caprichoso (Pedrinho Aguiar)
Vindos de São Paulo, o comandante Sérgio Lacerda e sua parintinense Socorro Ianuzzi já estão na Ilha Tupinambarana para torcer pelo boi do coração, o Garantido
Estrela em ascenção, a cantora amazonense Marcella Bártholo em visita ao secretário de Cultura, Robério Braga (Lucas Vítor Sena-SEC)
O cantor Neguinho da Beija-Flor é presença confirmada na Feijoada Palafitas VIP, na Ilha do Boré, em Parintins, quando sábado pintar no calendário Divulgacão)
O advogado, escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Julio Antonio Lopes, marcou presença na Mostra Literária Manuel Bandeira, do Colégio Martha Falcão (Divulgação)
Presidente da Amazonastur, órgão oficial de turismo do Estado, Oreni Braga será a grande anfitriã do 1º Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, com abertura confirmada nesta quinta-feira a partir das 18h (Reprodução)

 

 

 

1 comentário em “Feira de Turismo e Gastronomia do Amazonas movimenta o Centro de Convenções do Amazonas”

  1. Tela linda e perfeita, da minha filha, Joana Limongi, embeleza o gabinete do secretário Robério Braga.

Comentários estão fechados.