Japoneses gravam programa Janela do Mundo com enfoque no Teatro Amazonas

Uma equipe da TV japonesa TBS-BS esteve no Teatro Amazonas na manhã da terça-feira (28), para realizar o terceiro e último dia de gravação do programa Sekai no Mado, que significa Janela do Mundo. A produção  mostra a cultura de diversos lugares do mundo, a partir da visão que se tem de janelas de prédios de grande valor histórico e cultural. O objetivo do programa, que é exibido no Japão às sextas-feiras, das 22h54 às 23h, é valorizar as janelas construídas em todo o mundo e a história por detrás delas, pois essas aberturas, além de destinadas à passagem de vento, são também portadoras de sonhos e esperança. Na concepção do programa, os diversos tipos de janela e os materiais utilizados para sua construção traduzem a etnia, a identidade, a cultura e a história do local. Um trabalho minucioso, de muita concentração e silêncio, sob a produção de Naoko Takahashi e direção de Yumiko Yanagisawa, com o cinegrafista Shigeyoshi Enomoto e o engenheiro de vídeo Atsushi Furuichi,  a gravação percorreu vários espaços do Teatro Amazonas,registrando imagens de vários ângulos do Centro de Manaus, a partir das diversas janelas do Teatro, tanto laterais quanto frontais, finalizando com o Salão Nobre. A data para exibição ainda será divulgada.

 

 

Agenda Legislativa da Indústria 2017

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, participou na terça-feira (28), na Confederação Nacional da Indústria, do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2017, documento que reúne 131 proposições, em tramitação no Congresso Nacional, que têm impacto sobre a economia e a atividade industrial. A CNI elencou 16 propostas como prioritárias, entre as quais as reformas política, tributária e da Previdência. No evento, que contou com a presença do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), participaram ainda o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo dos Santos e o deputado federal Pauderney Avelino (DEM).

 

Finalista do Prêmio Top Mega Brasil

A empresa amazonense Três Comunicação e Marketing, das jornalistas Izenilda Farias e Margareth Queiroz, é finalista da terceira edição do “Prêmio Top Mega Brasil 2017”, na categoria Top 5 Região Norte. A premiação nacional destaca executivos e agências de todo o Brasil, pela atuação de excelência no mercado de comunicação corporativa. Os indicados à fase final do prêmio foram escolhidos por meio de votação, entre jornalistas e comunicadores de um modo geral. A escolha dos vencedores será feita por votação, no site  www.topmegabrasil.com.br. Basta entrar no site e efetuar o cadastro. Bora votar na Três Comunicação, gente?

 

Caminhada “Manaus Toda Azul”

O Complexo Turístico Ponta Negra vai se encher de azul no primeiro domingo de abril, que coincidentemente é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma série de atividades será realizada no dia 02, incluindo a caminhada “Manaus Toda Azul”, no período de 7h às 12h. Além de instituições não governamentais que trabalham com crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Manaus, com suas várias secretarias, realiza ações e dá apoio para que esta manhã seja especial. A data será lembrada também com a iluminação em azul de vários prédios públicos e monumentos importantes, como o chafariz do parque. Também no domingo, estreia o projeto do FitCamp, o “Encontro 24h Fit”, voltado para o bem estar e atividades físicas, oferecendo aos frequentadores sessões de dança, alongamento, caminhada, brincadeiras e acompanhamento de profissionais. O FitCamp começa às 7h, com degustações saudáveis para o café da manhã.

 

Semana da Língua Alemã

A partir da próxima terça-feira (04), sempre a partir das 18h30 e com entrada gratuita, o Teatro Gebes Medeiros, em Manaus, recebe a edição de 2017 da Semana da Língua Alemã, realizada na capital amazonense pelos consulados honorários da Alemanha, Áustria e Suíça, em parceria com o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura. O evento é realizado no Brasil pelas embaixadas da República Federal da Alemanha, da Confederação Suíça, da República da Áustria, do Reino da Bélgica e do Grão-Ducado de Luxemburgo, sediadas em Brasília, e acontece a partir do dia 31 de março, em 12 estados diferentes, além do Amazonas. O cônsul honorário da Suíça em Manaus, Duno Gerber, ressalta a importância da Semana da Língua Alemã para a população manauara. “O alemão é a décima língua mais falada no mundo, e traz uma carga imensamente positiva. Nos países onde é falado o idioma, como a Suíça, a Áustria e a própria Alemanha, a economia é boa e forte, com excelentes oportunidades, inclusive para brasileiros”, ressalta. E então, que tal prestigiar a mostra de cinema alemão?

 

Por um momento…

Baseado na poesia do amazonense Anibal Beça e nas ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o espetáculo “Por um momento…” terá três novas apresentações gratuitas a partir deste fim de semana. A montagem do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas chega à Praça de Alimentação do Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova, nesta sexta-feira (31/3), às 19h; e ao palco do Teatro Amazonas, no Centro, no sábado (1º/4) e na terça-feira (4/4), às 20h. O trabalho faz parte do projeto “Alma de um Poeta”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e conta com patrocínio do programa O Boticário na Dança 2016.

 

Curso de Ovos de Páscoa

A escola de gastronomia Alquimia Arte Culinária está com inscrições abertas para cursos de ovos de páscoa. As aulas serão realizadas das 19h às 23h, do dia 04 de abril, em um único módulo e carga horária de quatro horas para um público que quer aprender ou aprimorar suas técnicas e preparações nesse tipo de confeitaria. O curso ensina a manipulação de tipos de temperos do chocolate, acabamento e finalizações rústicas. No menu, receitas de maracujá com Ovomaltine, palha italiana, passas com rum, flocos de arroz, chocolate com pimenta (brownie) e regionais com o tradicional cupuaçu e castanha. Ainda no cardápio cascas de sabores meio amargo, branco, mesclado e decoração em arabesco e bico de confeitar.

 

A Bela e a Fera no CineMaterna

Que tal curtir um cineminha em companhia do bebê?  É isso que o CineMaterna oferece: um programa para a mãe no pós-parto se divertir, integrando a vida social e cultural. E a partir de abril, as mamães de Manaus contam com mais uma opção para usufruir deste passeio todos os meses com o seu neném. O CineMaterna estreia na próxima terça-feira (04), às 14h, no PlayArte do Manauara Shopping. A sessão de lançamento terá entrada gratuita para as primeiras 60 mães com bebês de até 18 meses, mais um acompanhante adulto. Aqueles que chegarem depois poderão adquirir os ingressos na bilheteria (sujeito à lotação da sala). Os pais também são muito bem-vindos. O filme em exibição será “A Bela e A Fera”, que foi escolhido pelas próprias mães por meio de enquete no site da Associação CineMaterna. Que tal conferir?

 

Passarela

Wendell Araújo Lima, Tatiana Rego Corrêa Sabino, Lafayete Carneiro Vieira Neto, Juliane Bizzoto e Lucas Carvalho, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Depois de sete anos sem fazer show em Manaus, a cantora mineira Ana Carolina estará de volta à capital amazonense, para apresentação nesta quinta-feira (30), no Dulcila Festas e Convenções, a partir das 22h. O pré-show será com Renatinho e Marcella Bártholo, cantora que representou o estado no The Voice Kids Brasil.

O fácil acesso e as festas temáticas, além das apresentações das melhores bandas de forró, são pontos favoráveis para o sucesso do Forró do Netão. Nesta semana, quem vai embalar a noite desta quinta-feira são as bandas Balanço da Sanfona, Xote com Pimenta e Bagaceiros do Forró, que vai lançar seu novo repertório. Aberto às 22h, o ‘arrasta-pé’ está localizado em frente ao Aeroclube, na avenida Nilton Lins, Flores.

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI-AM) apresentará a partir das 8h30 desta quita-feira (30), o balanço do setor imobiliário na região do mês de fevereiro. Serão informações detalhadas mostrando um verdadeiro raio x do mercado da construção no Estado. O encontro acontecerá em um café da manhã, no Caesar Business Hotel.

A Festa das Patroas está chegando e o All Night Pub traz para noite desta quinta-feira, dia 30 de março, o Esquenta das Patroas. A partir das 22h.  O show fica por conta da dupla Luana & Raphaela e o Cantor Eduardo Dornellas. A dupla sertaneja estará encarregada de dar uma nova cara as canções que estão nas paradas de sucesso.

A Radar Eventos apresenta um novo conceito de festa Privada na cidade de Manaus, a Balada Vip, a festa, que acontece nesta quinta (30), a partir das 21h, no Moai Restobar. O evento mescla estilos musicais vai do sertanejo universitário até as batidas da e-music.

O sofisticado resort Amazônia Golf, localizado no município de Rio Preto da Eva, continua com suas bem elaboradas programações. A bola da vez é a ‘Noite Amazônica’, com a banda Tribalanço contratada para animar a noitada do próximo sábado, 1º de abril. No quesito gastronomia, um festival peixes com os melhores espécimes da nossa região. O lugar é lindo. Eu recomendo. Reservas: (92) 3637-7000 / 99147-0080.

A chef cearense Fabiana Moretti desembarca esta semana em Manaus para ministrar dois cursos de Coxinhas Gourmet na escola de gastronomia Alquimia Arte Culinária. As inscrições estão abertas, as aulas serão realizadas em duas turmas, nos dias 03 e 07 de abril, no horário das 19h às 23h. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (92) 99193 9064 ou pelo e-mail [email protected].

Um novo espaço tem chamado a atenção dos visitantes apaixonados por café no Millennium Shopping. A “Di Café” reúne, em um ambiente confortável e moderno, bebidas exclusivas e pratos que vão desde as tradicionais tapiocas e sanduíches com ingredientes regionais, como o tucumã, até omeletes. A cafeteria, instalada há três meses no centro de compras, funciona em frente à entrada para a Torre Medical.

Paro por aqui, lembrando que, as toadas consagradas pelos bois-bumbás Caprichoso e Garantido serão apresentadas pelo cantor PA Chaves, nesta quinta-feira, no Sr. Garrafas, no show ‘Acústico Toada’. A casa está localizada a rua Rio Mar, no Vieiralves,  próximo do Parque do Idoso. O espetáculo terá a participação especial do canto Fabio Casagrande. A partir das 21h. Até amanhã, se Deus quiser!

 

 

GALERIA

 

Na CNI, Nelson Azevedo, Pauderney Avelino e Antonio Silva, no lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2017 (Divulgação)
Marli Franco sempre jovial e de bem com a vida (Ana Cláudia Jatahy)
Melissa Reis faz pendant com um dos belos trabalhos do artista plástico Jandr Reis (Ana Cláudia Jatahy)
Com o negro a realçar seu belo perfil, a arquiteta Teka Mendes enfeita a coluna desta quinta-feira (Ana Cláudia Jatahy)
Arquiteta Renata Scherer, uma das melhores profissionais na seara amazonense (Ana Cláudia Jatahy)
A médica Ana Maria Garcia Leitão prestigiou o vatapá amigo do Zenaldo Mota na loja Le Creuset (Ana Cláudia Jatahy)
A empresária Lenilzi Lousada aproveitou seu tempo para enriquecer sua cozinha com os produtos Le Creuset (Ana Cláudia Jatahy)
A equipe da TV japonesa e o funcionário mais antigo do Teatro do Amazonas, Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, que terá participação especial no programa Janela do Mundo (Divulgação)