Museu Casa Eduardo Ribeiro abre as portas para celebrar o Dia Mundial do Teatro

No dia 27 de março, é comemorado o Dia Mundial do Teatro, e para celebrar a data, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, promove na próxima terça-feira (28), no Museu Casa Eduardo Ribeiro, a palestra “Teatro e Educação”, com o ator e diretor teatral Tiago Oliveira, coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A palestra será dirigida a 70 alunos de escolas da rede pública do Centro de Manaus. Os jovens estudantes, além de terem a oportunidade de participar dessa atividade extraclasse, que acontecerá dentro de um museu, poderão conhecer um pouco mais sobre a linguagem teatral, saber como trabalham esses artistas e informar-se sobre o mercado voltado aos profissionais do segmento. Além do bate-papo, Tiago, de 35 anos, sendo 15 deles dedicados ao Teatro, irá declamar o texto “O Menestrel”, de Veronica Shoffstall. Essa obra poética é uma reflexão do ser em sua relação com os outros indivíduos e até mesmo consigo, e promete emocionar os presentes. Inaugurado em 2010, o espaço cultural expõe permanentemente a história de vida, administrativa e militar do maranhense Eduardo Gonçalves Ribeiro, que governou o Estado do Amazonas entre 1890 e 1896. Os móveis recuperam o modo vida no final do século XIX, fazendo do museu uma excelente opção para quem quiser conhecer mais sobre o estilo daquela época e atuação do governante. O Museu Casa Eduardo Ribeiro está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 14h. Vale agendar!

 

 

Hora do Planeta

Manaus é uma das 92 cidades brasileiras que estarão desligando as luzes de um monumento ou logradouro público neste sábado, em adesão ao movimento mundial Hora do Planeta. O local escolhido foi o Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, onde as lâmpadas dos 57 postes de iluminação pública, além das edificações do parque, serão apagadas e velas serão acesas para um abraço simbólico à lagoa. A programação começa às 18h30 e as luzes serão apagadas às 20h30. A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental, realizada em parceria com o WWF, convidando indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem as suas luzes durante uma hora, em apoio à ação ambientalmente sustentável.

 

Dia de Doar

O shopping Manaus ViaNorte, em parceria o a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), realiza neste domingo, a partir das 14h, o Dia de Doar. A ação acontece uma vez por mês com o objetivo de incentivar o público do shopping a doar roupas, material escolar (lápis de colorir, caderno lápis e caneta) brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão destinados a 581 comunidades e 40 mil ribeirinhos apoiadas por projetos da FAS.  Também haverá atividades gratuitas para as crianças no 1º piso, onde serão recebidas as doações. As atividades serão voltadas para crianças com voluntários colorindo os rostinhos das crianças (com desenhos de animais e super-heróis), fazendo trança nos cabelos e também gravura da FUÁ (Feira Urbana de Alternativas), evento que acontece mensalmente na FAS, em parceria com a Casacinco e terá sua 11ª edição dia 2 de Abril.

 

Valor dobrado

O grupo empresarial amazonense Alemã reforçando seu apoio da Casa Vhida, passou a realizar ação social mensal em prol da instituição, que atende crianças portadoras do vírus HIV. A partir deste mês de março, a Alemã vai dobrar o valor depositado em dinheiro arrecadado nas caixinhas de doações instaladas em todas as unidades do grupo, incluindo a área administrativa e repassar a instituição beneficente.  Neste sábado, colaboradores realizam trabalho voluntário ministrando palestras gratuitas para os adolescentes e jovens da Casa Vhida com temas sobre Empregabilidade: primeiro emprego e Marketing pessoal. Belo gesto de solidariedade a ser imitado por outros estabelecimentos comerciais da nossa Grande Manaus.

 

Labirinto Encantado 

A Páscoa chega nesta sábado (25) no Shopping Manaus ViaNorte. O empreendimento inaugura um Labirinto Encantando da Páscoa, na Praça de Eventos, e que terá o seu acesso efetuado por meio da troca de uma Nota Fiscal no valor mínimo de R$10,00 + R$ 5,00, por um passaporte. O labirinto possui vários obstáculos, personagens surpresas, cama de gato, piscina de bolinhas, entre outras atrações. A atração ficará até 16 de abril e nesse período serão distribuídos mais de 4 mil prêmios em chocolates para a criançada.

 

Navio no Porto

Na segunda-feira (27), às 8h, atraca no Porto de Manaus o navio M/S Crystal Serenity, trazendo a bordo aproximadamente 1,7 mil pessoas, sendo 1.070 turistas e 655 tripulantes. O transatlântico chega a Manaus após passar por Fortaleza (CE). O navio deverá ficar na cidade até a terça-feira, 28, quando seguirá para Devil’s Island, na Guiana Francesa. A partida está prevista para às 16h. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizarão o receptivo dos turistas.

 

Passarela

Creusa Farias e Marcelo Anello dos Santos figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado. Personalíssimos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. No domingo, é a vez de Denise Macedo, Pedro Monteiroo, Anete Perrone, Paulo Roberto Pereira e Bela Mattos soprarem velinhas no seu bolo de aniversário. A todos, os parabéns da coluna.

As cantoras mais estouradas nas paradas de sucesso da música sertaneja têm data marcada para um megashow em Manaus. No dia 08 de abril, Marília Mendonça, Paula Mattos, Maiara e Maraisa e Wanessa Camargo vão comandar no Centro de Convenções de Manaus, seus grandes sucessos sertanejos. A primeira edição da Festa das Patroas em começa às 21h.

Sábado é dia de feijoada e o prato fica melhor ainda acompanhado por um drink gostoso. Essa é a proposta do restaurante Tio Armênio, localizado no piso Castanheiras do Manauara Shopping, que das 12h às 16h de todos os sábados oferece a “Feijoada do Tio”, com um bufê livre com mais de 20 itens e batida de coco a vontade. O plus fica por conta do bem receber do Divino Cândido, o atencioso gerente da casa.

A casa João de Barro, localizada na avenida do Turismo, é destino certo dos forrozeiros neste fim de semana. A casa acena, neste sábado, com uma nova edição da festa ‘Bar do Maykinho’, comandada pelo vocalista da Xiado da Xinela. A organização sugere que os participantes utilizem traje branco, já que a balada foi batizada de Noite Branca. A partir das 21h.

O grupo ‘‘Força Jovem Universal’’ realizará neste doming,a “Pedalada Cultural”, encontro que tem o objetivo de reunir os jovens de Manaus num ato em combate à violência. A pedalada ocorrerá a partir das 14h, com saída da Igreja Universal, localizada à avenida Constantino Nery, no São Geraldo. A chegada será no Complexo Turístico Ponta Negra. O evento é gratuito e tem o a apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Domingo  é dia de música no Flutuante Sedutor (Estrada da Praia Dourada, Tarumã). A partir das 14h, Kadu Almeida abre a programação com  o melhor do sertanejo. Em seguida, a banda Point da Toada recebe a participação especial do cantor Carlos Batata . Encerrando a tarde, Uendell Pinheiro coloca todo mundo pra dançar com seu samba e pagode. Informações: 98827-2844.

Neste fim de semana, 25 e 26 de março, as crianças que forem ao Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, participarão de brincadeiras populares e de aventuras na tirolesa. As atividades terão início às 15h com a “Oficina de Álbuns de Figurinha”, na Biblioteca do parque. A tirolesa estará liberada das 15h às 18h. As brincadeiras populares vão agitar as crianças no hall de entrada, das 18h às 18h30.

O Les Artistes Café Teatro, no Centro de Manaus, será palco para a abertura da 11ª Mostra de Teatro do Amazonas promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), na segunda-feira, 27. Abrindo a programação, o Ateliê 23 apresentará a peça “Ensaios de Despedida”, às 20h, com entrada gratuita.

Pelo 9° ano consecutivo, a rede McDonald’s apagará os luminosos externos dos seus mais de dois mil restaurantes no país, em participação à Hora do Planeta, que ocorre neste sábado, entre as 20h30 e 21h30. Em Manaus, a rede conta com quatro restaurantes – na avenida Djalma Batista e nos shoppings Amazonas, Manauara e Ponta Negra.

Paro por aqui, lembrando que; as Galerias dos Remédios e Espírito Santo, no Centro, zona Sul, realizam no período de 27 de março a 1º de abril, uma semana de ações voltadas para o público feminino. Serviços de orientação jurídica e atendimento psicossocial, ações de beleza, atendimento básico de saúde, exposição de artesanato e show musical estão entre as atividades apoiadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch). Tenham todos um belo fim de semana. Até terça-feira, de Deus quiser!

 

GALERIA

 

Fátima Braga Roman toda feliz com o filho amado, o músico e cantor Pedro Lobo (Pedrinho Aguiar)
Antonio e Norma Simões Silva grandes anfitriões em Parintins durante o Festival Folclórico, foram homenageados ontem pelo Boi Caprichoso na Ilha Tupinambarana (Pedrinho Aguiar)
CEO da Parasol, o guapo Rodrigo Frota no seu bureau de trabalho elaborando grandes projetos para a sua empresa (Pedrinho Aguiar)
A professora universitária Karla Pedrosa e a arquiteta Ana Guerreiro em recente agito na morada de Zeca Nascimento (Pedrinho Aguiar)
Manoel Moreno e Sônia Jinkings um grande amizade de antigos carnavais (Pedrinho Aguiar)
Ádria Braga, Luiz André Martins e Carla Ramos, renomados profissionais da arquitetura e urbanismo amazonense (Pedrinho Aguiar)
Ananias e a tenente Ivaneide Gomes prestigiando recente almoço na casa do amigoZeca Nascimento (Pedrinho Aguiar)
A Casa Museu Eduardo Ribeiro abre suas portas na terça-feira (28) para festejar o Dia Mundial do Teatro com a palestra ‘Teatro e Educação’ proferida pelo ator e diretor teatral Tiago Oliveira (Divulgação)