Petrobras dá início ao Programa Jovem Aprendiz 2016 em Manaus

A Petrobras se prepara para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidadede Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus
A Petrobras se prepara para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus (Reprodução)

Dezesseis jovens de cinco instituições sociais parceiras da Petrobras se preparam para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus. Em sua quinta edição, a iniciativa já atendeu mais de 200 jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa acontece a cada dois anos, com seleções para a UO-AM e para a Refinaria Isaac Sabbá (Reman). Durante a formação, os aprendizes recebem bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, vale transporte e auxílio alimentação, além de férias remuneradas e outros benefícios trabalhistas, como 13º salário e FGTS. A aprendizagem contribui para a formação profissional desses jovens e aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. “Além da importância no âmbito social, uma vez que o programa acaba afastando os jovens das ruas, da criminalidade, vislumbrado a construção de um projeto de vida mais produtivo”, pontua Ocleia Gomes, gerente de Recursos Humanos da UO-AM. A edição 2016 do Programa Petrobras Jovem Aprendiz na Refinaria de Manaus terá início no segundo semestre deste ano.

 

WEB-BANNER-CRISE-716x119px

 

De casa nova

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o atual titular da pasta, Rossieli Soares da Silva, que exerce a função desde setembro de 2012, foi convidado pelo ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, para assumir a função de Secretário de Educação Básica (SEB) no âmbito federal. Após reunião com o governador do Estado, José Melo, ocorrida na última segunda-feira, Rossieli Soares recebeu o aval do chefe do Executivo Estadual e aguarda a nomeação oficial do Ministério da Educação (MEC) para assumir a nova função, que deve ocorrer ainda nesta semana. A partir desta quarta-feira, quem assume a titularidade da Seduc é secretário de Estado de Educação Adjunto do Interior, Algemiro Ferreira Lima, que está frente à pasta desde 2014.

 

“Paisagens Culturais” conquista a população

Com o tema “Paisagens Culturais” e mais de 30 atrações, a 14ª Semana Nacionais de Museus foi um sucesso. Cerca de três mil pessoas prestigiaram a programação especial, que movimentou os nove museus administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com atrações diversificadas, entre atividades acadêmicas, inaugurações de exposições, lançamento de livro, visitas guiadas teatralizadas, espetáculos teatrais, de dança e de música. Enfatizando a necessidade da valorização da pluralidade cultural e a diversidade paisagística do país, o Museu do Homem do Norte, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Teatro Amazonas, Museu do Seringal Vila Paraíso e os museus do Palacete Provincial receberam um grande número de público durante os 7 dias do evento (16 a 22 de maio). Coisa boa!

 

Mesa-redonda sobre Meio Ambiente

A faculdade Martha Falcão | DeVry encerra, nesta quarta-feira, a 15ª Semana do Meio Ambiente e o 1°Ciclo de Comunicação voltado ao tema. A programação inclui palestra, mesa-redonda, exposições de livros e Feira de Econegócios com produtos reciclados, biojoias e artesanato. A temática deste ano – a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres – segue a proposta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  (Pnuma) definido para 2016. Para a abertura da Semana de Meio Ambiente, ocorrida ontem (24), o analista ambiental Marcelo Garcia, do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), abordou a problemática do tráfico de animais silvestres no Estado. Nesta quarta-feira, acontece a feira de Econegócios das 17h30 às 21h, na quadra da faculdade, com a participação de expositores de artesanato regional, artesanato indígena, biojoias, e de produtos reciclados.  Haverá ainda a exposição e venda dos livros dos professores Manoel Carlos de Oliveira Junior,  Jaqueline Gomes de Araújo e Antônio Norte Filho, voltados para questão ambiental.

 

Criatividade cabocla

A garrafa de PET (Polietileno Tereftalato) que antes era descartada no lixo se tornou artigo de luxo nas mãos dos cientistas juniores do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI). Eles desenvolveram pranchas de Stand Up Paddle (SUP) – apropriadas para a prática do esporte, a partir das garrafas do tipo PET encontradas nas ruas. Os programas são desenvolvidos na Escola Estadual Senador Petrônio Portella e, contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). Haja criatividade!

 

Marketing político

Conceitos e ferramentas para o planejamento de uma campanha política eficiente na internet. Este será o foco do curso “Do digital ao voto: marketing político na prática”, que será realizado na sexta-feira (27) e sábado (28), sob orientação do especialista amazonense Rodrigo Gadelha. Direcionado a políticos, assessores, profissionais de marketing, jornalistas, publicitários e estudantes, o curso tem duração de 10 horas e orientará os participantes sobre a construção de um planejamento de comunicação com foco nas mídias digitais, além de outros conhecimentos para quem deseja ingressar ou se aperfeiçoar no mercado. O evento acontece no Studio 5 Centro de Convenções. Os interessados podem conferir a grade completa e garantir sua vaga no link http://bit.ly/cursomktpolitico.

 

1º Workshop de Turismo

Mais de 60 participantes estão sendo esperados no 1º Workshop de Turismo promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), nesta quarta-feira, das 12h30 às 17h30, no Les Artistes Café Teatro, no Centro.  A programação inclui oficina e mesa-redonda sobre melhoria da qualidade do atendimento e histórico do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. A programação é voltada para estudantes de Turismo, além de iniciantes que atuam no segmento, que poderão obter nivelamento de informações e se qualificar para o atendimento de turistas em Manaus. O trabalho visa a recepção de visitantes no período dos Jogos Olímpicos em agosto.

 

Dia do Artesão

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sancionou na última segunda-feira, a lei de número 2.128, que institui o dia 19 de Março como o Dia Municipal do Artesão. De autoria do vereador Geraldo Ribeiro da Silva Junior, o decreto prevê aos profissionais a organização de eventos para troca de experiências e a divulgação de seus trabalhos. Agora, artesãos de todos os segmentos poderão interagir e trocar experiências por meio de seminários, simpósios, conferências, palestras, intercâmbios e o congraçamento de classe, relacionado ao exercício profissional dessa atividade. O artesanato é um segmento da economia individual e comunitária de forte impacto na sustentabilidade. Muito bom!

 

Passarela

Nílio Potella Jr., Raquel Claudino e o filho Rafael Claudino, Isper Abrahim Lima, desembargadora Valdenyra Farias Thomé, Márcio Cabral e  Aron Neto, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O fim de semana chega mais cedo e, para comemorar o Porão do Alemão promove uma noitada especial com três bandas nesta quarta-feira, véspera de feriado. As atrações da balada roqueira serão Destilados, Lótus e Hightower, trazendo uma trilha de sucessos nacionais e internacionais. O bar abre mais cedo, às 19h.

Para elevar a adrenalina dos amantes de moto velocidade, o Campeonato Amazonense de Arrancada abriu espaço para uma nova categoria na temporada 2016: a Moto Protótipo. A expectativa é que os pilotos estreantes façam um show na pista Amazonas Dragway, localizada na estrada do município de Iranduba, nos dias 4 e 5 de junho, na segunda etapa da disputa.

 Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, muitas famílias já planejam como aproveitarão o período de 26 a 29. Em Manaus, os hotéis da rede Atlantica (Go Inn, Sleep Inn, Comfort e Quality) oferecerão tarifas promocionais para quem quer fugir da rotina sem precisar sair da cidade. Taí uma boa dica, confiram!

A nadadora amazonense Luisa Marillac, 16, conquistou no último domingo, em Brasília, o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Aquathlon (natação e corrida), pela categoria 16-17, resultado que garante à nadadora participar do Campeonato Mundial de Aquathlon. Luisa é beneficiária do Programa Bolsa Atleta Municipal, da Prefeitura de Manaus. Fica o registro.

Algumas das músicas que marcaram a história da cultura amazônica, como “O Vento Norte”, “Meu amor é Caprichoso” e “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”, serão apresentadas na edição desta quarta-feira do “Manauara Cultural – No Ritmo da Gente”. O show é gratuito e acontece no Manauara Shopping a partir das 19h, no piso Castanheira, em frente à loja Ramsons.

 O Millennium Shopping irá sediar o Rota dos Chefs Junino, nos dias 3, 4 e 5 de junho, a partir das 17h, no estacionamento G3 do centro de compras. Fruto de uma parceria entre o shopping e o Rota dos Chefs, sob o comando de Lidia Mota, Paulo Fortunato e Zamir Mustafa, o evento irá contar com um cardápio típico de festas juninas, com o toque especial dos chefs. São esperadas sete mil pessoas por dia na feira gastronômica.

Um grande encontro está marcado para esta quinta-feira (feriado). A cantora Márcia Siqueira estreia o projeto “Márcia convida”, e como seu primeiro convidado terá o cantor Zezinho Corrêa. As apresentações serão todas as quintas-feiras no Sr. Garrafas, próximo ao Parque do Idoso. Há cobrança de couvert artístico e show começa às 21 horas.

A  Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa a comunidade estudantil que estão abertas, até o dia 19 de agosto, as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores deste ano. O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, entre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Paro por aqui, lembrando que; o pontapé inicial para a partida entre Brasil e Colômbia, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, foi dado à tarde de ontem (24), na Arena da Amazônia. Os representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciaram em coletiva de imprensa o início das vendas dos bilhetes, no dia 11 de junho, pelo site http://www.cbf.com.br/. Até amanhã!

 

GALERIA

 

A queridísima Raquel Claudino é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira. Cheers
A queridísima Raquel Claudino é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira. Cheers
O Industrial do Ano, Sócrates Bomfim Neto e o imortal Júlio Antonio Lopes, membro da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado
O Industrial do Ano, Sócrates Bomfim Neto e o imortal Júlio Antonio Lopes, membro da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado (Ismael Neves)
Nílio e Mílcia Braga Portella felizes da vida com o seu único rebentom o publicitário Nílio Portella Jr., que emplaCA hoje mais um maio na sua vida
Nílio e Mílcia Braga Portella felizes da vida com o seu único rebento, o publicitário Nílio Portella Jr., que emplaCA hoje mais um maio na sua vida. Parabéns
A Petrobras se prepara para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidadede Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus
A Petrobras se prepara para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus (Reprodução)
O que será que o deputado federal Pauderney Avelino e o presidente do Cieam, Wilsoin Périco confabulam? Dou uma tapioca com tucumã para quem adivinhar
O que será que o deputado federal Pauderney Avelino e o presidente do Cieam, Wilson Périco confabulam? Dou uma tapioca com tucumã para quem adivinhar (Ismael Neves)
Manoel Flores diretor de competições da CBF, anuncia o início da venda de ingressos para o jogo Brasil e Colômbia,em Manaus, válido pelas elininatórias da Copa do M(Nathalie Brasil)
Manoel Flores diretor de competições da CBF, anuncia o início da venda de ingressos para o jogo Brasil e Colômbia,em Manaus, válido pelas elininatórias da Copa do Mundo (Nathalie BrasiSecom)
Desembargador Lupercino de Sá Nogueira e sua elegante Sílvia em recente agito social
Desembargador Lupercino de Sá Nogueira e sua elegante Sílvia em recente agito social (Pedrinho Aguiar)
Residindo no belo Rio, a amazonense Ana Ausier está em Manaus para matar saudades da famílai e dos amigos queridos
Residindo no belo Rio, a amazonense Ana Ausier está em Manaus para matar saudades da famílai e dos amigos queridos