Novo Código de Processo Civil é tema de palestras gratuitas

Abertura do Ciclo de Palestras gratuito sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) com a participação da desembar
Abertura do Ciclo de Palestras gratuito sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) com a participação da desembargadora Graça Figueiredo e dos magistrados Leonardo Aguiar, Rafael Barbosa e Antonio Cavalcante (Divulgação)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Associação dos Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) iniciaram, ontem (23), o Ciclo de Palestras gratuito sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam). A conferência, que vai até o dia 25 de maio, com início às 14h30, acontece em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor, celebrados em 19 de maio. “Decidimos comemorar o dia do Defensor Público e da Defensoria Pública com trabalho e capacitação, numa demonstração do esforço para que nós, defensores públicos, possamos cumprir nossa missão da melhor forma possível, levando Justiça e cidadania aos mais necessitados”, afirmou o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, durante a abertura do ciclo nesta segunda-feira. A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, além de defensores públicos, colaboradores da DPE-AM, professores e estudantes do Direito, participaram da abertura do evento.

 

WEB-BANNER-CRISE-716x119px

 

Gerenciamento de crises

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) realizará, nesta terça-feira, as atividades práticas do curso de Gerenciamento de Crises. O curso, que faz parte do Programa de Capacitação para os Jogos Olímpicos 2016, trará para essa pratica um cenário de sequestro com ameaça de bomba. Após a capacitação, os 40 servidores que participam do curso estarão aptos para identificar situações de crise ou diagnosticar a possibilidade de sua emergência, bem com analisar em um relance as alternativas para encaminhá-las a uma solução, administrando de maneira equilibrada os conflitos que surgem nessas situações de maneira assertiva, e ainda propiciar ao agente de segurança, conhecimentos de alternativas táticas para o gerenciamento de crises, capacitá-lo para decidir em momentos de crise, sem descuidar-se do aspecto legal.

 

Maximus Training Center

Durante os próximos dias a criançada poderá se divertir gratuitamente no Maximus Training Center, uma super pista de obstáculos e brincadeiras no Shopping Ponta Negra. A atração está disponível na praça de evento do centro de compras, localizada no primeiro piso (L1) ao lado do Outlet de Livros da Editora Escala, até o dia 31 de maio, das 16h às 21h. A iniciativa faz parte de uma parceria das empresas To Goal e Intake Marketing e tem como objetivo trazer experiência de ação, diversão, inclusão social e, ainda, incentivar o apoio ao próximo. Crianças com idade de 3 a 10 anos podem participar da brincadeira. A ação no Shopping Ponta Negra será uma prévia do Maximus Kids, mini-corrida com obstáculos que será realizado no dia 5, no campo de futebol do 1º Batalhão de Infantaria da Selva (BIS), localizado no bairro São Jorge.

 

De olho na Copa do Mundo

O confronto entre Brasil e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 está marcado para o dia 6 de setembro, na Arena da Amazônia, em Manaus. Detalhes sobre valores dos ingressos, início de vendas e a parte operacional da partida serão divulgados nesta terça-feira, a partir das 15h, em entrevista coletiva na Arena da Amazônia. Participam da coletiva, o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, o gerente de Planejamento e Eventos da CBF, Thiago Januzzi, e o gerente de Competição da CBF, Manoel Flores, além de integrantes dos órgãos de segurança do Governo do Amazonas. A partida pelas Eliminatórias em Manaus segue a escala proposta pela FIFA em incluir os estádios construídos no Brasil para a Copa do Mundo. Esta será a primeira vez que a Seleção Brasileira jogará na Arena da Amazônia. A última vez que a equipe canarinho esteve em Manaus foi em 2003, em jogo contra Equador, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e venceu por 1 a 0, com gol de Ronaldinho Gaúcho, no estádio Vivaldo Lima.

 

Latim

A 1ª Semana de Estudos Clássicos do Amazonas acontecerá entre os dias 24 a 27 de maio, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O seminário abrigará o 6º Encontro Nacional de Professores de Latim. A 1ª Semana de Estudos Clássicos do Amazonas será um importante marco para a região Norte, com o objetivo de levar as discussões sobre os Estudos Clássicos e sobre o Ensino de Latim para mais perto dos alunos. Ao todo, serão 23 instituições participantes. A programação teraá uma conferência e duas mesas redondas que privilegiam a temática “Cultura Clássica e Gramática Ocidental”, nove minicursos, além de apresentações de banners e sessões temáticas com apresentação de comunicações. O evento trará a consolidação da Fundação da Associação Brasileira de Professores de Latim.

 

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

De 23 a 25 de maio, será realizada a exposição “Sustentabilidade e Responsabilidade Social” no Espaço de Cidadania Ambiental (ECAM) do Manauara Shopping, no piso G3 (Açaí) do centro de compras. A visitação será no horário das 10h às 21h. A mostra é uma iniciativa das Coordenações de Curso da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O objetivo é estabelecer um mecanismo de integração entre a universidade e a comunidade, por meio da responsabilidade socioambiental no uso dos recursos naturais, motivando todos a ações e estudos para desenvolver hábitos saudáveis em relação ao meio ambiente. Na ocasião serão realizadas diversas atividades, entre elas palestras sobre Meio Ambiente e Cidadania, oficinas de reciclagem e resíduos sólidos, além de exposições de materiais reciclados.

 

Desperdício de madeiras 

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela mestranda em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Catarina Costa de Souza, pretende evitar o desperdício de madeira e a degradação ambiental ocorridos em marcenarias de pequeno porte, em Manaus, durante o processo produtivo. O projeto é desenvolvido com aporte do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e, segundo a pesquisadora, tem como finalidade diagnosticar em que momento ocorre a maior perda de madeira, focando na gestão do design sustentável. Segundo Catarina, o estudo irá agregar melhorias ao negócio regional do pequeno produtor, respeitando as características e realidade do contexto desse tipo de empresa.

 

Moto Honda doa motocicletas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recebeu, ontem de manhã, a doação de quatro motocicletas da empresa Moto Honda da Amazônia, que serão destinadas para formação de policiais Militares, Civis e Bombeiros na condução dos veículos, que são utilizados paras as ações de segurança na capital. A entrega dos veículos ocorreu na fábrica da empresa, no Distrito Industrial. O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, explica que as motocicletas serão destinadas ao Centro de Treinamento de condutores da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). De acordo com o vice-presidente da Moto Honda da Amazônia, Júlio Coga, a empresa acredita que também é sua responsabilidade contribuir com a sociedade. “A Honda como uma empresa cidadã amazonense, acredita que também tem a responsabilidade de contribuir com a sociedade, por isso está fazendo essas doações para a segurança do Estado, como forma de colaborar com o desenvolvimento social do Amazonas”, afirmou. Belo gesto de cidadania!

 

Passarela

Ângela Garcia e Wilson Alecrim figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Ontem, Silvana Chamma de Albuquerque, André Benguigui e Zeina Chamma de Miranda Corrêa celebraram mais uma rasgada de folhinha. A todos, os parabéns da coluna.

Cecília e Epitácio Alencar e Silva Neto celebram nesta quarta-feira, três anos de um casamento feliz e equilibrado, que já lhes deu um fruto viçoso, o filhote Pedro, que nasceu no último dia 29 de abril, para alegrar ainda mais suas vidas com as peraltices que o Pedrinho haverá de fazer em breve. Parabéns, meus queridos.

De 4 a 12 de junho os consumidores que passarem pelo Shopping Manaus ViaNorte poderão ser surpreendidos por um cupido distribuindo centenas de brindes apaixonantes. Ingressos de cinema, ingressos de show, e outros brindes surpresas serão distribuídos pelo arteiro cupido. Além disso, o shopping ainda terá diversas ofertas especiais para as compras de namorados.

A capital amazonense ganha, nesta terça-feira, um novo conceito de entretenimento, o Lounge & Bar Zer092, no Vieiralves. O espaço que promete ser uma das melhores opções para curtir a noite em boa companhia, é uma nova proposta na cidade, abre as portas às 21h somente para convidados.

 A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM) afirmou, ontem, durante sessão plenária, que o reajuste salarial dos mais de 15 mil servidores da educação municipal, deve ser anunciado em junho, pelo prefeito Arthur Neto. Segundo a parlamentar, o reajuste está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam), e deve ficar com percentual entre 6% a 10%.

 O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresentará, entre 20 e 1º de julho, o Festival de Cinema Europeu. O evento integra a 12ª Semana da Europa e tem entrada gratuita. As exibições acontecerão no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro). O Festival conta com o apoio da Semana da Europa, Eunic Brasil e União Europeia no Brasil.

 A capital amazonense recebe, no dia 11 de junho, o show mais romântico da temporada, o “Luau dos namorados”, com o cantor Nando Reis. O artista promete uma comemoração ideal para os casais apaixonados, mas também uma boa oportunidade para os solteiros curtirem, por que não? O show será na piscina do Tropical Hotel, com uma ambientação preparada especialmente para o clima da data. Os ingressos já estão à venda.

Esta terça-feira promete ser bem animada no Sumaúma Park Shopping, isso por que às 19h acontece na praça de alimentação do centro de compras, o sorteio do 2º carro 0 km da campanha “Prêmio todo dia – mães e namorados”.  Os cupons podem ser depositados na urna até as 18h30 e quem estiver no local, vai poder curtir ainda o show gratuito do cantor Marcio Cigano. Coisa boa!

Sabe aquele livro ou gibi que estão esquecidos na prateleira? Eles acabam de ganhar um ótimo destino, com a realização da 2ª edição da Feira de Troca de Livros e Gibis, promovido pelo Governo do Amazonas, na Biblioteca Pública do Amazonas. A feira, que será realizada no próximo domingo (29), das 09h às 13h, tem como objetivo valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural, facilitando o seu acesso. Muito bom!

Paro por aqui, lembrando que, o projeto “Manauara Cultural – No Ritmo da Gente”, realizado todas às quartas-feiras, no Piso Castanheira do Manauara Shopping apresenta, amanhã (25), o show do cantor Edilson Santana, um dos principais representantes da música amazonense ao redor do país. O mall montou uma estrutura com palco e cadeiras para que o público possa acompanhar os shows de perto e com conforto. Até o dia 15 de junho, mais quatro artistas participarão do projeto. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva e sua Norma (Ismael Neves)
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva e sua Norma (Ismael Neves)
Empresários Selma e Guilherme Aluizio de Oliveira, ele, diretor do Jornal do Commercio (Pedrinho Aguiar)
Empresários Selma e Guilherme Aluizio de Oliveira, ele, diretor do Jornal do Commercio (Pedrinho Aguiar)
Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Filho e sua Tina (Ismael Neves)
Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Filho e sua Tina (Ismael Neves)
Abertura do Ciclo de Palestras gratuito sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) com a participação da desembar
Abertura do Ciclo de Palestras gratuito sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) com a participação da desembargadora Graça Figueiredo e dos magistrados Leonardo Aguiar, Rafael Barbosa e Antonio Cavalcante (Divulgação)
Presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) com sua Célia Villas-Boas e a filha Mariana (Ismael Neves)
Presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) emoldurado pela filha Mariana e por sua Célia Villas-Boas (Ismael Neves)
Terezinha e Aldimar Diger Paes, ele, Microempresário do Ano
Terezinha e Aldimar Diger Paes, ele, Microempresário do Ano (Pedrinho Aguiar)
General Eufrásio (Comandante da 12ª Região Militar, General Miotto (Comandante Militar da Amazônia), General Barros, chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, prestigiando a noite do Industrial do Ano, no Clube do Trabalhador (Ismael Neves)
General Eufrásio (Comandante da 12ª Região Militar, General Miotto (Comandante Militar da Amazônia), General Barros, chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, prestigiando a noite do Industrial do Ano, no Clube do Trabalhador (Ismael Neves)
Flávio Ricardo Castro e sua doce mamãe Yonne, em recente agito social (Pedrinho Aguiar)
Flávio Ricardo Castro e sua doce mamãe Yonne, em recente agito social (Pedrinho Aguiar)