Ipaam deflagra operação de fiscalização ambiental

Fiscais do Ipaam, devidamente escoltados pela Polícita Militar, atuando na operação de fiscalização ambiental batizada de Rigro(Divulgação-Ipaam)
Fiscais do Ipaam, devidamente escoltados por soldado da Polícia Militar, atuando na operação de fiscalização ambiental batizada de Rigro (Divulgação-Ipaam)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deflagrou no período de 13 a 23 deste mês de maio, a operação de fiscalização ambiental denominada ‘Rigro’. A ação foi realizada na calha Baixo e Médio Rio Negro, no trecho que compreende os municípios de Manaus, Novo Airão e Barcelos. A ação contou com a participação de técnicos e fiscais da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) e da Gerência de Recursos Hídricos e Minerais (GRHM) do Ipaam. A operação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental atendeu a 15 denúncias de ilícitos ambientais na região e vistoriou diversos empreendimentos para o licenciamento ambiental. Até o momento, foram lavrados seis autos de infração. As ações de fiscalização ambiental com o intuito de coibir os ilícitos ambientais e estimular a regularização de atividades impactantes ao meio ambiente irão continuar e se intensificar na região no decorrer do ano. As denúncias de crimes e infrações ambientais podem ser registradas no Ipaam por meio dos telefones (92) 2123-6415 e 2123-6729 ou diretamente na sede do órgão.

 

WEB-BANNER-CRISE-716x119px

 

Prêmio de Turismo

Estão abertas as inscrições para o “Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca”, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat). O Prêmio é uma homenagem aos 50 anos de contribuição da professora para o ensino e desenvolvimento do Turismo no Amazonas e também em comemoração ao mês alusivo ao Dia Nacional e Estadual de Turismo (08/05). As inscrições seguem até o dia 20 de junho. O concurso é voltado para alunos regularmente matriculados nos cursos de Bacharelado em Turismo, Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e afins, sediados no Estado do Amazonas e promovidos por instituições de Ensino Superior. Maiores informações pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (92) 3878-4413.

 

Segredo dos Chefs

Delícias preparadas por 18 chefs exclusivamente para o Brasil Sabor 2016, poderão ser conferidas na segunda edição da Feira Gastronômica Segredo dos Chefs. A maratona gastronômica chancelada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes será nos dias 28 e 29 de maio no Estacionamento da Faculdade Metropolitana (Fametro), à avenida Djalma Batista, bairro Chapada, das 17h às 23h, com entrada gratuita. A feira gastronômica reunirá incensados profissionais da gastronomia local com direito a degustação de receitas inéditas que serão vendidas a preços populares. A feira também será palco da cerimônia de encerramento da 11ª edição do Festival Brasil Sabor.Vale a pena conferir.

 

Às falas

Um anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL deixou os Procons de todo o Brasil preocupados e desencadeou uma mobilização nacional em torno do assunto: a suspensão dos serviços de tleatendimento mantidos pela Agência, bem como de outras ferramentas disponibilizadas na internet como canal de diálogo com o consumidor. A diretora Região Norte da Proconsbrasil e Secretária Executiva do Procon Amazonas, Rosely Fernandes manifestou preocupação com a medida anunciada e afirmou que os Procons de todo o país já mandaram ofício se contrapondo ao comunicado enviado pela ANEEL aos órgãos e entidades de defesa do consumidor. “ Se eles ( ANEEL) tirarem os serviços de teleatendimento, têm que apresentar alternativas ao consumidor, o cidadão não pode ficar sem acesso aos canais de atendimento disponibilizados”, enfatiza Rosely. É por aí!

 

Zika Vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta quarta-feira, 25, o 43º Informe Epidemiológico da Febre do Zika Vírus. Manaus continua com apenas um caso confirmado de microcefalia relacionado ao vírus (adquirido em Boa Vista) e 1.300 casos confirmados de infecção pelo zika vírus, sendo 212 grávidas. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informou que a Semsa está com 1.684 brigadas de combate ao Aedes egypti implantadas na cidade, com 8.782 pessoas capacitadas para combater o mosquito, que transmite, além do zika, os vírus da dengue e chikungunya. “Além de mais de mil agentes que temos diariamente nas ruas para eliminar os criadouros, nossas equipes estão em alerta para evitar uma epidemia de zika, onde a maior preocupação é a transmissão para os bebês, pelo risco de microcefalia. Até o momento, descartamos mais quatro casos com a doença, e sete permanecem em investigação. A luta é diária”, afirmou.

 

Leite materno

Durante a 164ª reunião ordinária do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), realizada na noite de quarta-feira (25), no auditório da entidade, a ouvidora da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Márcia Álamo, e o coordenador geral de Acompanhamento de Projetos Industriais da Autarquia, José Jorge do Nascimento Júnior, aproveitaram a oportunidade para, em parceria com a coordenadora do Banco de Leite Humano do Amazonas, Elizabeth Hardman, apresentar aos associados do Cieam a “Campanha permanente de sensibilização e conscientização da doação de leite materno em frascos”. A iniciativa tem por objetivo incentivar as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a disponibilizarem, em suas enfermarias, áreas e pessoal treinado para dar apoio às trabalhadoras que sejam mães e que precisam retirar leite de suas mamas durante o expediente de trabalho. A campanha ainda incentiva a criação de postos de coleta de frascos de vidro com tampa de rosca nas próprias fábricas, além de buscar incentivar e apoiar as futuras mães a doarem leite materno durante o período da licença maternidade.

 

Passarela

Goreth Garcia Ribeiro, Maria Helena Fonsêca, Natan Balieiro, Henriette Oliveira, Carlos Valente Maturina Albuquerque, Feliciano Mêne, Nicole Loureiro Amorim e Mencius Melo, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Duas gerações do rock nacional se encontram no Especial Paralamas & Skank, que acontece nesta sexta-feira, no Porão  do Alemão. Quem comanda o tributo em dose dupla é a Firewall, que resgata os maiores hits de cariocas e mineiros para agitar os fãs de Manaus. A balada inicia às 21h, com pré-show da Illusion.

 A Samsung realiza no próximo dia 04 de junho, na Ponta Negra, a primeira edição de sua corrida de rua, promovida para estimular a prática de esportes e atividades físicas entre seus funcionários, familiares e amigos. A competição também tem caráter social, com a inscrição condicionada à doação de alimentos, que serão encaminhados para instituições de caridade.

 O desmonte do sistema estadual de saúde, com o fechamento de Caics, Caimis, Policlinicas e Laboratórios, será discutido em audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (30), às 9h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados Luiz Castro (Rede) e José Ricardo (PT).

Movimento Marujada promove neste sábado (28), a “Noite do Item 19” no Bar do Boi. Um dos mais vitoriosos itens do Caprichoso no Festival de Parintins será exaltado na festa, com as presenças das torcidas oficiais Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB). A edição que homenageia a Galera traz uma novidade: quem comparecer vestindo a camisa do Boi Caprichoso, pagará apenas R$ 10, que corresponde à meia-entrada.

Na busca de oferecer mais uma opção de entretenimento para o público amazonense e, consequentemente, valorizar a cultura da Região Norte, o Sumaúma Park Shopping realiza o “Sumaúma Festival”. O projeto inovador terá atrações regionais e nacionais, com shows gratuitos sempre aos sábados e domingos, até o dia 26 de junho, na praça de alimentação do shopping.

Os cantores Ellen Mendonça e Kokó Rodrigues agitam a noite desta sexta-feira, os habituées do transadíssimo Bardot Bar, no Campos Elíseos. A gostosa casa noturna é uma grata surpresa no cenário notígavo da cidade. Bebidas honestas e petiscos deliciosos fazem do lugar comandado pelo casal Paulo e Mira, um dos melhores da cena boêmia de Manaus. Eu recomendo.

E para iniciar o fim de semana com o pé direito, nada melhor do que começar a noitada num bom restaurante. Recomendo o Caxiri, à rua 10 de julho, ao lado do Teatro Amazonas. A casa de comidas de Ruy Tone e Débora Shornik está localizada no alto do casarão na confluência das ruas 10 de Julho e Tapajós. Confiram.

Falando em boa comida, não poderia deixar de fora da minha recomendação, o excelente Portucale, a casa de comida portuguesa da Família Guerra, no coração do Vieiralves. As porções servem até duas pessoas, o atendimento é muito bom, os vinhos portugueses são muito bons, a cerveja é geladíssima e, o bem receber da gerente Ana Cláudia Guerra de Amorim é 10.

 Paro por aqui, lembrando que; uma das promessas musicais de Manaus, a cantora Bel Martine vai comandar o Especial Nando Reis, que acontece neste sábado (28), a partir das 21h no Caneco do Jonas. O bar localizado no bairro Parque Dez vai receber a artista, que fará um show em formato acústico e com o repertório dedicado as maiores sucessos da carreira de Nando Reis. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Primeiro casal de Manaus, prefeito Arthur Virgílio Ribeiro Neto e sua Goreth, uma das fesfejadas aniverariantes desta sexta-feira. Cheers
Primeiro-casal de Manaus, prefeito Arthur Virgílio Ribeiro Neto e sua Goreth, uma das festejadas aniverariantes desta sexta-feira. Cheers
Desembargadora Graça Marinho,  Ilçana Jacob Zaidan e Rita Alburqueque
Desembargadora Graça Marinho, Ilçana Jacob Zaidan e Rita Alburquerque em tempo de pura confraternização
Comunicadora, agente de viagem. turismóloga e professora da UEA, Maria Helena Fonsêca emplaça hoje mais um ano de vida. Parabéns
Comunicadora, agente de viagem. turismóloga e professora da UEA, Maria Helena Fonsêca emplaça hoje mais um ano de vida. Parabéns
Fiscais do Ipaam, devidamente escoltados pela Polícita Militar, atuando na operação de fiscalização ambiental batizada de Rigro(Divulgação-Ipaam)
Fiscais do Ipaam, devidamente escoltados pelo soldado da Polícia Militar, atuando na operação de fiscalização ambiental batizada de Rigro (Divulgação-Ipaam)
A bela Renata e seu marido Isaac Sabbá pontificando na noite de Manaus
A bela Renata e seu marido Isaac Sabbá pontificando na noite de Manaus
Empresária Valdenice Corrêa Garcia Rodeigues, cap da Amaongás
Empresária Valdenice Corrêa Garcia Rodeigues, cap da Amazongás
Os descoladíssimos Sérgio Martins e sua estilosa Márcia, casal querido por meia Manaus
Os descoladíssimos Sérgio Martins e sua estilosa Márcia, casal querido por meia Manaus
Ednéa e Euler Ribeiro abriram, anteontem, sua morada no Jardim Europa para um jantar de homenagem à diretoria da Academia Amazonse de Letras
Ednéa e Euler Ribeiro abriram, anteontem, sua morada no Jardim Europa para um jantar de homenagem à diretoria da Academia Amazonense de Letras