TCE-AM emite parecer prévio pela aprovação com ressalvas às contas de Wilson Lima

De forma unânime, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiram parecer prévio sugerindo a aprovação com ressalvas, recomendações e determinações sobre a prestação de contas referente ao exercício de 2022 do Governo do Amazonas, de responsabilidade do governador Wilson Lima.

A decisão foi proferida na manhã de terça-feira (09), durante sessão especial para julgamento das contas de governo, realizada antes da 11ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. Em seu voto condutor, o relator das contas, conselheiro Mario de Mello, destacou a inexistência de fato de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial que pudesse comprometer as contas do governo do estado.

O relatório-voto do conselheiro esteve em consonância com o Ministério Público de Contas (MPC), que também recomendou aprovação com ressalvas. Seguindo o voto-condutor, também votaram pela aprovação com ressalvas os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, além do conselheiro-convocado Mário Filho.

Após aprovação do parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas das contas de 2022 do governador Wilson Lima, o relatório-voto será encaminhado para os deputados que integram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para apreciação e julgamento das contas do governo, na função de agente político, por parte dos representantes do Poder Legislativo.

Durante a sessão que confirmou a licença ambiental para instalação do projeto Potássio Autazes, o presidente da Fieam avaliou faturamento do PIM com a atividade (Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, destacou a importância da exploração de potássio no Amazonas, durante a sessão que confirmou ontem (8) na sede do governo do Estado a licença ambiental para instalação do projeto Potássio Autazes, no município a 113 quilômetros de Manaus. A implantação de atividade como essa gera indicadores sociais, qualidade de vida para os indígenas, oportunidade de trabalho, de emprego, de renda, avanço no saneamento, no abastecimento de água, asfaltamento de ramais, educação e saúde. Em fase de instalação, a atividade deve gerar de forma direta 2,6 mil postos de trabalho, na fase de operação da Mina de Silvinita, que será a maior do país. No total, a nova matriz econômica vai proporcionar mais de 17 mil postos de trabalhos diretos e indiretos no estado quando estiver em operação. Na ocasião, Antonio Silva destacou que a qualificação da mão de obra para trabalhar na mineração do potássio deverá ser feita pelas entidades que compõe o Sistema S: Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), da mesma forma que fez a empresa Eneva para exploração do gás natural em Silves e Itapiranga. “Começaremos a ter uma não dependência única e exclusivamente do nosso exitoso Pólo Industrial de Manaus. Passaremos a ter aquilo que nós ansiávamos e esperávamos: uma alternativa. E se Deus quiser, teremos um pólo de fertilizantes”, afirmou Silva.

O Centro de Ensino Literatus iniciou a semana com ações de prevenção e combate ao bullying. A intenção é engajar alunos e colaboradores para que a instituição seja sempre um ambiente de acolhimento e segurança. A iniciativa do Literatus acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril). O bullying é caracterizado por agressões intencionais e repetitivas de forma física, verbal, virtual, social e psicológica, contra uma pessoa. Intimidar, chantagear, caluniar e perseguir alguém por causa de religião, cabelo, peso, altura e orientação sexual são exemplos de bullying. Palestras, rodas de conversa e informativos fazem parte das ações da instituição. Além disso, alunos do curso Técnico em Enfermagem também produziram materiais audiovisuais para exercitarem o que aprenderam em sala de aula.

Ao lado da ministra Simone Tebet, o governador Wilson Lima fala do impacto positivo da ampliação logística que o Projeto Manta-Manaus deve proporcionar ao comércio exterior do que é produzido na Zona Franca de Manaus. (Alex Pazuello)

O governador Wilson Lima destacou, ontem (09), o impacto positivo da ampliação logística que o Projeto Manta-Manaus, lançado pelo Governo Federal em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), deve proporcionar ao comércio para o exterior do que é produzido na Zona Franca de Manaus. A expectativa é de que a nova rota aumente a competitividade dos produtos do Pólo Industrial de Manaus (PIM), com redução de até 25 dias no trajeto para exportar produtos do Amazonas para o exeterior. O lançamento contou com a presença da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos (MPOR), que estiveram no município para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana, de Integração Nacional e projetos de portos e aeroportos do estado. A rota deve ser finalizada até 2026 e de acordo com o Governo Federal, o projeto já está inserido no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como prioritário. A Rota Manta-Manaus conecta o Pólo Industrial de Manaus com o porto de Manta, no oceano Pacífico, no Equador. No percurso hidroviário, a rota passa pela cidade de Tabatinga, localizada na margem esquerda do rio Solimões, na tríplice fronteira entre as cidades de Letícia, na Colômbia, e Santa Rosa, no Peru. Segundo o governador, a implementação da nova rota é um importante itinerário para a Zona Franca de Manaus na entrada de insumos e na exportação de produtos, sem depender do trajeto feito atualmente pelo Canal do Panamá.

O Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas (Sindicer) reuniu-se ontem, 8, com o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas) e Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para dar início à campanha de conscientização, junto às indústrias e revendedoras de materiais de construção, para o cumprimento da legislação e entrega de um produto de qualidade ao consumidor, sem prejuízo de custo e benefício. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e contou com a presença de empresas sindicalizadas do setor oleiro, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas). Na ocasião, o diretor regional do Senai Amazonas, Rogério Pereira, apresentou aos órgãos fiscalizadores o resultado de um “ensaio de conformidade”, realizado no Laboratório de Cerâmica Vermelha do Senai, a pedido do Sindicer. A experiência avaliou seis lotes de tijolos e telhas de diferentes fábricas, e das quais cinco não atenderam a conformidade, segundo às normas estabelecidas pelo setor. É por aí!

Sob o comando de Felipe Pizzoni a Banda Eva se apresenta hoje à noite no Armazém XV, para celebrar os 15 anos do Manauara Shopping, em evento para parceiros e convidados (Divulgação)

A Banda Eva, um dos maiores grupos de axé do país, estará em Manaus para comemorar, nesta quarta-feira (10), o aniversário de 15 anos do Manauara Shopping. O show será realizado no Armazém XV, em evento fechado para parceiros do empreendimento. Além do show da Banda Eva, a festa contará com atrações locais, com a participação especial dos bois Caprichoso e Garantido, Banda Flow e DJ Jhon Cavalcanti. A jornalista Natália Teodoro será a apresentadora do evento, garantindo momentos de diversão e entretenimento para todos os presentes. A gerente de Marketing do Manauara Shopping, Karla Henderson, ressalta que a programação de aniversário contempla vários momentos, com públicos diversos, e que o show será a oportunidade de agradecer a todos que contribuíram diretamente para a trajetória de sucesso do empreendimento. “Queremos proporcionar uma experiência única e inesquecível para nossos lojistas e parceiros, celebrando juntos esses 15 anos de história”, destaca. Desde o último domingo (7), o empreendimento tem oferecido uma série de atividades para seus clientes, incluindo entrega de brindes, apresentações teatrais, musicais e de dança, além de paradas com personagens mágicos. As apresentações encantaram os presentes, que elogiaram a valorização da cultura local.

A ONG Vaga Lume e as lojas Bemol se unem em uma ação de voluntariado corporativo no próximo dia 12, buscando conectar os colaboradores da empresa às organizações sociais apoiadas por ela (Divulgação)

O primeiro fim de semana do Amazonas Food Festival foi um sucesso. O público compareceu e aproveitou as delícias gastronômicas e os shows musicais. E a festa, promovida pelo Amazonas Shopping, continua a partir desta quinta-feira (11) até domingo (14). A gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos destaca que o evento reúne opções como churrasco, sanduíches, kikão e tacacá. Para animar o público terá shows de Antônio Bahia, Uendel Pinheiro, Grupo Tambores e Couro Velho. O Amazonas Food Festival acontece no edifício garagem do centro de compras. A entrada é gratuita e a programação inicia às 16h. 

Ao longo deste mês, o Grupo Atem está intensificando ações relacionadas ao Abril Azul (conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista) e Verde (prevenção de acidentes, promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho). Na sexta-feira (05), especialistas foram convidados para um bate-papo para tirar dúvidas sobre os temas com os colaboradores. A iniciativa faz parte do programa “Atem Vida & Saúde”, que congrega uma série de ações de fomento do bem-estar e da qualidade de vida nas empresas que compõem o Grupo Atem. Na ação do Abril Verde e Azul, os colaboradores puderam assistir às palestras da fonoaudióloga Thayse Menezes e da psicóloga clínica infantil Fabiana Lima, que abordaram sobre o autismo. Colaborador da Atem, o administrador Jander Lúcio explicou o funcionamento do “Previna”, programa de prevenção e monitoramento da segurança dos trabalhadores de todas as empresas do grupo amazonense. 

No mês dos Povos Indígenas, o projeto formativo “Aldeia Manaó” chega ao Centro Integrado Municipal de Ensino – CIME Draª Viviane Estrela Marques Rodella, situado na Zona Norte de Manaus, com a realização de oficinas, palestras e roda de conversa acerca dos saberes dos povos originários, como as danças, as línguas e a tradição indígena. A oficina de dança Tukano, ministrada pela artista indígena Dhuígo Tukano; e a oficina de língua Matses, ministrada pelo oficineiro Nakua Mayoruna acontecem nesta semana, no período de 8 a 12/04, nos turnos matutino e vespertino. As demais atividades seguem por todo o mês de abril. O projeto tem como proposta fomentar a integração entre crianças, adolescentes e professores sobre os saberes ancestrais, promovendo esse processo de introdução da educação indígena, junto com os colaboradores, como pesquisadores, ativistas, artistas e historiadores que fazem parte de oito povos, sendo eles: Sateré-Mawé, Marubo, Tukano, Tikuna, Matses, Desssana, Karãpana e Baré.

A Prefeitura ade Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), fará o lançamento oficial do #Sou Manaus Passo a Paço 2024, às 20h da quinta-feira (11), no mirante Lúcia Almeida, localizado no Centro Histórico de Manaus. O #Sou Manaus Passo a Paço 2024, maior festival de artes integradas do Norte do país, acontece anualmente no Centro Histórico de Manaus. Nesta edição, marcada para os dias 05, 06 e 0-7 de setembro, vai proporcionar ao público apresentações musicais locais, nacionais e internacionais, além de contar com intervenções que abrangem todos os segmentos da cultura. O festival também promove a culinária local e incentiva a educação patrimonial e o turismo. Maravilha!

BDay

Aristóteles Alencar, Ana Sampaio Rebelo, André Vinícius Braga, Soraya Cohen, Oswaldo Gomes de Oliveira, Jr., Evelyne Jatene Batcheller, Walter Yallas, Claudia Costa, Marcelo Xavier e Diego Rodrigues Cunha (em Sant’Ana do Livramento-RS) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 10 de abril. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Nossa representante no BBB 24, Isabelle Nogueira, está outra vez no paredão. Todos nos amazonenses e simpatizantes devem votar maciçamente na guerreira para que ela não seja eliminada do reality show (Divulgação)
Renomado médico cardiologista e presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar é um dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Parabéns, amigo. Saúde
Iriane Raposo da Câmara está em São Paulo, aproveitou um tempo de disponível para visitar o amigo Zeca Nascimento na sua morada da Rua Rússia, no Jardim Europa. Amizade é assim
A engenheira civil Janeth Fernandes é devota fervorosa de Nossa Senhora das Graças e não deixa de fazer suas orações agradecendo as graças recebidas. É por aí
Em momento descontraído, a querida Marlene Ituassú aproveita para acarinhar sua grande paixão, o filho César Henrique. Coisa de mãe babona. Gosto deles
Encontro de duas mulheres notáveis da alta sociedade manauense, Socorro Siqueira e Ana Ruth Fernandes, cada uma brilhando nas devidas atividades profissionais. Poderosas