TCE-AM julgará contas de Wilson Lima na próxima terça-feira

Em sessão especial na próxima terça-feira (9), às 9h, o Tribunal de Contas do Amazonas apreciará as contas do Governo do Estado, sob o exercício do governador Wilson Lima em 2022. O julgamento será no auditório da Corte de Contas.

O processo de prestação de contas do governador será apresentado pelo relator, conselheiro Mario de Mello, e apreciado pelos demais membros do Tribunal Pleno.
Conforme aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Governo do Estado contou com orçamento de R$24 bilhões para o exercício de 2022.

Para comprovar e justificar os gastos públicos, o gestor deve apresentar diversos documentos como relatórios, balanços financeiros, balancetes e outros.

Os documentos encaminhados ao TCE-AM são analisados pelo relator das contas e submetidos à votação em plenário. Em caso de irregularidades ou regularidade da prestação de contas, a Corte de Contas poderá recomendar que a Aleam reprove ou aprove as contas do gestor.

A jornalista Silvia Grijó foi eleita por unanimidade para comandar a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-AM) no biênio 2024-2026 (Divulgação)

Fundada no Amazonas em 2018, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-AM elegeu por unanimidade a nova diretoria eleita para o biênio 2024-2026. A solenidade foi realizada ontem (05, no salão nobre do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, Centro. A jornalista Dora Paula, atual presidente, passou o cargo que ocupava desde 2022, à nova presidente Sílvia Grijó. Durante a solenidade novas associadas também devem tomar posse. Sílvia Grijó é formada em Ciências Biológicas. Foi professora e atuou também na área da orientação escolar. No meio literário, a escritora é membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan Amazônicos (Abepa) e da Associação de Escritores Amazonenses (Asseam). Em 2022, publicou o livro “Mulher à flor da pele”. É coautora de 48 antologias; dez fanzines; oito cordéis; cinco e-books; dois audiolivros; um CD. Ciente de estar à frente da AJEB Amazonas, Sílvia Grijó pretende fortalecer o trabalho coletivo das Ajebianas, além de manter os atuais projetos e expandir novos programas, entre eles, o projeto “Mulheres que fazem a diferença” que em breve estará na quarta edição. A nova presidente comenta que para o biênio 2024/2026, já estão traçadas metas tanto em nível estadual, quanto em nível nacional.

Com 11 participantes incluindo 7 pilotos, o desafio Desafio Amazônico estendeu-se por 1800 km, indo e voltando entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), ao longo de quatro dias intensos (Divulgação)

Promovido pela Braga Motos Yamaha, o Desafio Amazônico, realizado no mês de março, levou participantes para a BR-319, em circuito explorador e ambicioso que testou não apenas a resistência das motocicletas, mas também a força daqueles que o aceitaram. Com 11 participantes no total, incluindo 7 pilotos, o desafio estendeu-se por 1800 km, indo e voltando entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), ao longo de quatro dias intensos. Durante esse período, os participantes enfrentaram uma série de desafios, desde estradas de terra até pontes improvisadas, trechos alagados, variações climáticas e terrenos instáveis. Também conhecida como Rodovia Manaus-Porto Velho, a BR-319 é uma estrada federal que desempenha um papel crucial ao conectar os estados do Amazonas e Roraima a Rondônia e, por extensão, ao restante do Brasil. Com seus imponentes 885 quilômetros de extensão, essa rodovia diagonal é a única ligação terrestre do Amazonas com as demais regiões do país. “Este desafio foi surpreendente em muitos aspectos. Além de testar nossas habilidades como pilotos, testar a moto, também nos mostrou a importância de preservar a Amazônia e apoiar as comunidades locais”, expressa Eduardo Guedes, gerente geral da Braga Motos Yamaha.

Inaugurado à noite de quinta-feira (04), o mirante Lúcia Almeida torna-se o mais novo atrativo turístico da cidade, ao levar mais de 9 mil pessoas ao largo de São Vicente, no Centro Histórico de Manaus, compondo mais uma opção de turismo e visitação na capital. A programação de apresentação contou com exposição fotográfica, exposição artística de Rosa dos Anjos, artista plástica local; quiosques, restaurantes distribuídos pelos pavimentos do mirante; além das atrações locais David Assayag e Arlindo Neto, e da atração nacional Vanessa da Mata, que agitaram o público presente. Maravilha!

Sob o comando da psicóloga Priscilla Baima e a advogada Victória Cardoso, o Colégio Martha Falcão reforça na segunda-feira (08), ações de prevenção e combate ao bullying e à violência escolar (Divulgação)

O Colégio Martha Falcão reforça na segunda-feira (08), ações de prevenção e combate ao bullying. A psicóloga Priscilla Baima e a advogada Victória Cardoso estarão na instituição para debater o assunto e conscientizar os alunos sobre os perigos desses atos de agressão e intimidação repetitivos contra outra pessoa. A iniciativa faz parte do calendário da instituição por conta do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, que é celebrado neste domingo. Segundo a diretora do Martha Falcão, Nelly Falcão de Souza, a ideia é promover rodas de conversas, bate-papos, dinâmicas e atividades que possibilitem essa troca com os alunos são algumas das ferramentas que a instituição tem apostado para abraçar a campanha. Para a a psicóloga Priscilla Baima, o primeiro passo para isso é identificar o bullying. “No contexto escolar, é possível perceber isso através de uma série de sinais que vão do baixo desempenho escolar, as crises emocionais, o isolamento, e até o uso de casaco para esconder hematomas de agressões que a criança ou o adolescente tem sofrido”, explica. Além de ser uma transgressão que vai contra o regimento escolar, podendo causar o desligamento do aluno do quadro discente do Colégio, o bullying também passou a ser considerado crime, ou seja, a partir de agora, quem cometer bullying ou cyberbullying poderá ser multado ou até preso. No início do ano, o Congresso sancionou a Lei 14.811/2024.

Neste fim de semana, consumidores terão a oportunidade de explorar a riqueza e a diversidade da região amazônica nas Feiras de Produtos Regionais do Governo do Amazonas, promovidas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). A programação inclui seis edições, com quatro delas ocorrendo no sábado e duas no domingo. Nas feiras da ADS, é possível encontrar uma ampla variedade de produtos locais, desde alimentos frescos e plantas até artesanatos, além do café da manhã regional. As edições são realizadas em locais estratégicos de Manaus, com o objetivo de aproximar os feirantes dos consumidores. As feiras da ADS também são responsáveis por gerar emprego e renda para os produtores da agricultura familiar, além de proporcionar conforto e segurança aos fregueses.

A estreia da Temporada dos Corpos Artísticos, no Teatro Amazonas, com a participação da Amazonas Filarmônica bem recebida pelo público (Marcely Gomes)

A estreia da Temporada dos Corpos Artísticos, à noite de quinta-feira (04), no Teatro Amazonas, foi bem recebida pelo público. A plateia presente sinalizou uma temporada de sucesso. A programação de espetáculos, protagonizados pelos corpos artísticos do Estado, se estende até o final do mês de maio e traz a proposta de dialogar com o público por meio da música e da dança. Sob a regência de Otávio Simões, a Amazonas Filarmônica ocupou papel de destaque na noite de abertura. O maestro falou sobre a temporada que traz espetáculos solo e outros com interações entre os diversos núcleos artísticos, comprovando a versatilidade entre os mesmos. No sábado (06), o Balé Folclórico do Amazonas faz mais uma apresentação da coreografia “Os Catraieiros”, que homenageia uma classe de trabalhadores que já foi muito presente na vida de Manaus, mas que foi praticamente extinta com o tempo: os catraieiros. Eles faziam importantes serviços de transportes e de travessia de um lado para outro dos igarapés da cidade, com as suas catraias. Havia a necessidade da travessia pelos igarapés, pois não existiam as pontes que ligavam os bairros ao antigo Centro Histórico da capital. A classificação é livre. Ingressos para o espetáculos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no www.shopingressos.com.br.

O Amazonas tem 3.360 casos de dengue confirmados em 2024, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados foram divulgados em novo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (4). O número de casos é referente ao período do dia 1º de janeiro até esta quinta (4). A confirmação dos casos, de acordo com o órgão, é feita por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A situação é muito séria!

Agora, a farinha do Uarini é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, conforme a lei estadual nº 6.794/24. Figura de destaque na agricultura familiar amazonense, a produção do item é incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Atualmente, o estado conta com mais de 70 mil agricultores familiares e produtores rurais que, entre outras culturas, se dedicam à produção do alimento para subsistência e comercialização. A produção do item no estado é de 154,1 mil toneladas de farinha das categorias d’água, seca do Uarini está inserida, segundo o Relatório de Atividade (RAT) do Idam referente ao ano de 2023. Maravilha!

Amanhã, domingo (07), os amantes da cultura, da sustentabilidade e da boa música têm um compromisso marcado no Abaré Central, localizado na rua Ferreira Pena, 179. A partir das 11h, terá início a tão aguardada Feirinha Los Matrinxãs, que promete encher os corações com vibrações positivas e muita diversão. Com um valor simbólico de entrada de apenas 10 reais, os visitantes terão acesso a uma atmosfera repleta de experiências únicas. Logo às 11h30, será servida uma deliciosa feijoada para recarregar as energias dos participantes, enquanto desfrutam das diversas atrações oferecidas. O palco será o ponto de encontro de talentos musicais que farão o público vibrar ao som de suas melodias. Entre as atrações confirmadas, destacam-se nomes como Victor Liotto, Los Matrinxãs, Markito Beats, Couro Velho e Cateto da Toada, garantindo uma trilha sonora envolvente do início ao fim do evento. Que tal?

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, neste domingo (07), a 3ª Corrida de Rua Manaus em Movimento – Promovendo Saúde, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. Marcando as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado na mesma data, a competição tem início previsto às 5h45, com a participação de 5 mil corredores inscritos, 1,5 mil a mais que nas duas edições anteriores. O prefeito David Almeida e a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, têm participação confirmada no evento, que busca promover a saúde e a qualidade de vida entre a população, por meio da prática de atividades físicas e desportivas. Que tal prestigiar?

BDay

Mazé Mourão, Vladimir Macedo, Wirilene Limongi, Julio Pedrosa, Jaurícia Loureiro, Sérgio Tomaz Avelino, Caroline Frota, Alcy Hagge Cavalcante, Liana Gley Gioia e Ana Loureiro Muniz Melo, Gil Monteiro figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 06 de abril. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Sempre jovial e de bem com a vida, minha amiga querida Mazé Mourão celebra neste sábado, cercada pelo carinho da família e dos amigos, mais uma virada de folhinha. Parabéns, nega
Em são Paulo, no Restaurante Ruffino’s, o guapo Mario Guerreiro festejou a chegada de seus 20 anos redondinhos cercado pelo carinho da família, entre eles o tio Zeca Nascimento, os pais Maury e Simone Guerreiro e a avó Walcy Amaral. Parabéns, garoto
Em Sampa Maury Guerreiro, Francisco Santos, Mariozinho Guerreiro, Zeca Nascimento e Porfírio Saldanha celebrando o aniversário de Mario Guerreiro
Gracélia Benacon de Oliveira e o marido José Artur estão em São Paulo, onde festejaram ontem, o aniversário de sua linda filha Isabella juntamente com filho varão João Benacon e a namorada Renata Guedes
Aniversariante da temporada, a querida Lúcia Bittencort ganhou o carinho da amiga estimada Maria Mestrinho. Gosto delas
Elza Vitória e o marido conselheiro Mario de Mello, emolduram a presidente do TCE-AM, Yara Régia Lins dos Santos, a celebrada aniversariante desta semana