Amazônia Innovation Day: encontro em Manaus reúne mentes criativas e empreendedoras

Reunindo líderes empresariais, empreendedores e acadêmicos do Norte do Brasil, o Amazônia Innovation Day celebrou à noite de do dia (12), sua segunda edição abordando as tendências e inovações do setor na região.

Realizado no Moinho Centro de Inovação e Tecnologia da Universidade Nilton Lins, em Manaus, o seminário teve como objetivo principal promover o diálogo e a colaboração entre os diversos agentes do ecossistema de inovação na Amazônia.

Promovido pela representante do FCJ Group em Manaus, Amazônia Venture Builder, em colaboração com a Huawei e o Moinho, o encontro destacou empresas e startups que impulsionam a inovação tecnológica e buscam soluções para os desafios cotidianos da população.

O coordenador do Moinho, Carlos Guimarães, destacou a importância do evento como um marco na consolidação da Nilton Lins como um dos principais centros impulsionadores de ideias e startups do Estado.

“Este é um dos objetivos fundamentais da Universidade, por meio do Moinho: reunir especialistas e suas experiências para identificar novos talentos e empreendedores no meio acadêmico capazes de gerar novos negócios com impactos econômicos, sociais e ambientais significativos para toda a sociedade”, destacou Guimarães.

Além de plataforma para a apresentação de inovações tecnológicas, o evento também serviu como fórum para discussões profundas sobre o futuro da região, com a crescente pressão sobre a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital. Muito bom!

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), as vendas de imóveis residenciais no Brasil cresceram 32,6% em 2023 (Divulgação)

As vendas de novos imóveis residenciais cresceram 32,6% em 2023 em comparação com 2022, impulsionadas tanto pelo segmento de médio e alto padrão quanto pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, mostrou pesquisa divulgada ontem (13) pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fipe. A entidade também espera que as vendas e os lançamentos cresçam este ano, diante da tendência de queda na taxa de juros pelo Banco Central, afirmou o presidente da Abrainc, Luiz França. “A queda da taxa de juros apontando para um dígito trás um número maior de pessoas ao mercado. Os lançamentos e vendas vão subir”, disse França. A Selic está atualmente em 11,25 % ao ano. Mas a mediana das projeções de pesquisa Focus do BC com o mercado mostra que a taxa chegará a 9% no final do ano. Vamos aguardar!

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Santa Teresa (FST) estará presente no Feirão Limpa Nome que será promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), desde quarta-feira (13) até sexta-feira (15). A ação será realizada na sede da ALE/AM, na Avenida Mário Ypiranga, 3.950, bairro Flores. A participação do NPJ será com orientações ao público, na área do Direito do Consumidor, nos casos em que não houver acordo entre as partes. As orientações serão feitas por 45 alunos do curso de Direito da FST, com o apoio de professores da faculdade. Muito bom!

Os preparativos para o festival de música na Amazônia. edição 2024 do Kwati Club, em Parintins, às margens do Lago Macurany, durante o festival folclórico estão a todo vapor (Divulgação)

Os preparativos para edição 2024 do Kwati Club, um festival de música na Amazônia, realizado anualmente em Parintins, às margens do Lago Macurany e durante o festival folclórico de Caprichoso e Garantido, estão a todo vapor! As atrações nacionais confirmadas são: Péricles, Chrigor e Matheus Fernandes. Os ingressos já estão à venda em Manaus (Pet Place – unidades Djalma Batista e Mundi, e no Tupina Baranda), em Parintins (Super Baranda), e também por meio do site ingresse.com.com. Este ano, a festa iniciará no dia 27 de junho e encerrará no dia 30. No dia 27, a festa contará com um line-up 100% bovino, com shows do ex-apresentador do boi Caprichoso, Jr. Paulain; do cantor Arlindo Neto; e das bandas Curumins da Baixa e Toada de Roda. No dia 28, será realizada mais uma edição da já tradicional ‘Farofa do Japa’, com as presenças dos cantores George Japa, Mikael e da banda Kboclos. No dia 29, quem sobe ao palco do Kwati Club são as atrações nacionais Péricles e Chrigor. E quem também vai abrilhantar a festa é o cantor Uendel Pinheiro e o grupo Sempre Estrelas. E para finalizar a programação 2024, no dia 30, a animação do local fica por conta do cantor Matheus Fernandes – conhecido pelo hit ‘Lapada Dela – John Veiga e banda Forró Ideal. Mais informações podem ser adquiridas no site oficial do evento (kwaticlub.com) ou no Instagram (@kwaticlub). Que tal?

Os afetos perdidos de sua ascendência afro-indígena foram o mote para que a artista visual Khetllen Costa elaborasse a exposição “Ressonância de Afetos”, que será aberta nesta sexta-feira (15), na Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Largo de São Sebastião). De acordo com a artista, a exposição foi gerada durante seu processo de reconexão com sua ancestralidade afro-indígena a partir de uma linhagem matriarcal. Tendo a fotografia transferida para diversas plataformas como uma constante nas obras que compõem a exposição, a artista resgata a identidade de mulheres afrodescendentes e indígenas que foram anonimizadas no processo de arquivamento em museus de fotografias que as retratavam. Vale uma visita!

O Senai Amazonas está com inscrições abertas para curso de especialização técnica em Planejamento de Manutenção Industrial (Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) vai abrir vagas em abril para o novo curso de Especialização Técnica em Planejamento de Manutenção Industrial na Escola Waldemiro Lustoza, com carga horária de 300 horas divididas em aulas teóricas e práticas nas dependências da escola no horário noturno. Ao término do curso, os alunos estarão aptos a liderar e gerenciar atividades da manutenção e para isso será aplicado o conhecimento adquirido no curso, com uso de ferramentas e indicadores. O profissional formado em Especialização Técnica em Planejamento de Manutenção Industrial está apto a atuar nos diversos segmentos da indústria, ou seja, automotivo, energia, automobilístico. O curso, na modalidade Especialização Profissional Técnica de Nível Médio – Pós Técnico, requer investimento de 10 parcelas de R$100 no cartão de crédito e R$ 1.000,00 à vista. A inscrição será realizada mediante os pré-requisitos: ser egresso dos cursos técnicos, possuir diploma das áreas técnicas: mecânica, mecatrônica, elétrica, automação ou graduação de áreas afins. Mais informações na secretaria da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, na Avenida Carvalho, 555, Cachoeirinha, ou pelos telefones 3182 9925 e 3133 6400.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está com vagas abertas para várias áreas de atuação na capital e municípios do Amazonas. Ao todo, são 18 oportunidades para consultores, analistas e assistentes. Os interessados podem enviar suas propostas até os dias 14 e 21 de março, a depender da vaga ofertada. Após o envio de propostas, a FAS irá analisar os currículos, entrar em contato posteriormente para agendar entrevista com os candidatos que tiverem suas propostas aceitas. As vagas disponíveis são: Pessoa Consultora em corte de cabelo (Itapiranga/AM); Pessoa Consultora em Informática (Itapiranga/AM); Pessoa Instrutora de Educação Ambiental (Eirunepé/AM); Pessoa Instrutora de Música/Violão (Eirunepé/AM); Pessoa Instrutora de Informática (Eirunepé, Maraã e Fonte Boa); Pessoa Consultora em Elaboração de Plano de Comunicação Interna; Pessoa Coordenadora Técnica; Pessoa Instrutora de Práticas Esportivas e apoio em Evento Esportivo (Itapiranga/AM); Pessoa Instrutora de Culinária Regional (Itapiranga/AM); e Pessoa Instrutora de Empreendedorismo/Manicure (Itapiranga/AM). Os interessados podem acessar o site da FAS e seguir os passos, de acordo com as informações indicadas para cada vaga.

O mega navio MSC atracou ontem, no Porto de Manaus com 3.189 turistas interessados em conhecer as encantadoras belezas do Amazonas (Divulgação)

Em passagem inédita pela região Norte e pelo Amazonas, o cruzeiro MSC Poesia atracou no Porto de Manaus, nesta quarta-feira (13), com 3.189 turistas interessados em conhecer as encantadoras belezas do Amazonas. Na ocasião, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou o receptivo do cruzeiro. Com 294 metros, equivalente a 10 barcos regionais de 30 metros, o MSC Poesia é o maior navio da temporada 2023/2024 em tamanho e em volume de turistas, a atracar no Porto de Manaus. Em águas brasileiras, além de Manaus, as cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Belém também estão inclusas no roteiro do transatlântico que já teve passagem por 31 países pelo Oceano Índico, Costa Oeste da África, Caribe e América do Norte. Americanos, canadenses e australianos estão entre a maioria dos visitantes vindos do MSC Poesia para a capital amazonense. De acordo com a Amazonas Explorer, os atrativos mais procurados estão, Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Museu do Índio, Bosque da Ciência e Paço Municipal. Os roteiros turísticos para conhecer o Amazonas mais escolhidos pelos turistas incluem visitar as comunidades indígenas, realizar caminhadas na floresta e conhecer o Encontro das Águas. E tem mais, a gastronomia, os restaurantes, a hospitalidade amazonense e os serviços dos guias de turismo, estão entre os itens mais bem avaliados pelos turistas durante a visita em solo amazonense. Maravilha!

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB-AM), através da Comissão do Advogado do Interior, realizará o 2º Encontro da Advocacia do Interior, programado para segunda-feira, dia 18 de março, das 14h às 19h. O evento acontecerá no Auditório Rubi da OAB-AM, localizado na Avenida Umberto Calderaro Filho, n° 2.000, bairro Adrianópolis. De acordo com a presidente da OAB-AM em exercício, Denize Aufiero, o evento é uma oportunidade para aproximar os advogados do interior com a Ordem, além de discutir questões cruciais relacionadas à classe. Para participar do encontro, os interessados podem garantir a inscrição gratuita através do link disponível no Sympla: https://www.sympla.com.br/2-encontro-da-advocacia-do-interior-da-oab-am__2371571

Encenado pela Panorando Cia e Produtora, o espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” foi o grande vencedor da categoria “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro (Divulgação)

O espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” foi o grande vencedor da categoria “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro. Encenada pela Panorando Cia e Produtora, a produção se utiliza de diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro e circo, em cena. A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (12) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. É a primeira vez que o Amazonas figura entre os finalistas da premiação nacional, que reconhece os melhores profissionais e espetáculos de artes cênicas do Brasil. O grupo Ateliê 23, também de Manaus, concorreu ao prêmio com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”, que premia iniciativas com impacto social positivo. No ano passado, o espetáculo “As Cores da América Latina” foi apresentado no Teatro Amazonas, durante o 11º Festival Amazonas de Dança e o 17º Festival de Teatro da Amazônia, ambos realizados com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O Prêmio Shell de Teatro, patrocinado e criado pela Shell Brasil, tem como objetivo prestigiar os grandes destaques do teatro brasileiro.

O curta-metragem “Terra Nova”, filme premiado da Artrupe Produções, com roteiro e direção de Diego Bauer, vai ser exibido neste sábado (16), às 19h, no Cineteatro Guarany (avenida Sete de Setembro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro). O acesso é gratuito. “O ‘Terra Nova’ é um filme de fúria, de tempo da pandemia, sobre a pandemia, mas, ao mesmo tempo, com o ponto de vista dos artistas, que foram os últimos a receber qualquer tipo de auxílio”, afirma Diego Bauer, roteirista, diretor e produção executiva do filme que traz no elenco Karol Medeiros, Isabela Catão, Ítalo Almeida e ainda vozes de Ana Carolina Souza, Glória Vieira e Izabela Garcia. A obra audiovisual é um dos trabalhos que mais circulou em festivais nacionais e internacionais e o mais premiado da Artrupe Produções. Vale conferir!

Nos dias 20 e 21 de março, o Estado de Roraima receberá a segunda edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, promovida pela Suframa. O evento, que acontecerá na sede administrativa do Sesc Roraima, em Boa Vista, visa divulgar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), além de detalhar os incentivos fiscais administrados pela Autarquia disponíveis em Roraima e promover uma maior articulação com os estados da Amazônia Ocidental e Amapá. As inscrições, gratuitas, pelo link https://doity.com.br/jornadaintegracaoboavista. 

BDay

Otávio de Souza Gomes, Ticiana Hagge, Luiz Barros Filho, Carol Rosas, Márcia Pereira e Rose Aquino figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 14 de março. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Personalidade estimada na Grande Manaus, o advogado Otávio de Souza Gomes é dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Parabéns, amigo
A queridíssima Zâmia Hebron é uma das aniversariantes da temporada. O festejo foi ontem em Natal, onde ela está em curta temporada. Ganhou o carinho da mãe Zélia Hebron e do restante da família que habita por lá. Saúde, amiga
Roberto Krischanã e sua bela Vanessa circulando nos iluminados salões da trepidante Manaus (Ana Claudia Jatahy)
Monike Antony e Mirza Telma Cunha, celebrando a vida sem medo de serem felizes (Ana Claudia Jatahy)
Milena-Érico Desterro e Silva, Trícia Tadros-Jorge Pinho e Lupercino Nogueira-Sílvia Tuma, em recente e badalado encontro social no Condomínio Ephigânio Salles (Ana Claudia Jatahy)