TCE-AM abre ano letivo da Escola de Contas Públicas com a participação do governador Wilson Lima

Para dar início à série de cursos de capacitação que serão oferecidas durante todo o ano de 2024, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará a cerimônia de abertura do ano letivo, na segunda-feira (11), na Escola de Contas Públicas (ECP).

A solenidade será realizada no auditório da Corte de Contas e terá a participação de autoridades da Educação e administração pública amazonense, entre eles o governador do Amazonas, Wilson Lima, e contará com palestras sobre o papel da formação técnica e educação e compliance.

“Teremos palestrantes que virão de fora de Manaus para nos abrilhantar sobre diferentes temas, como educação, administração pública e meio ambiente, portanto todos estão convidados a participar desse momento, que será o início da caminhada da Escola de Contas durante todo o ano de 2024”, convidou o coordenador da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro.

A solenidade também irá contar com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Tribunal, entre elas YouTube e Facebook. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do site da ECP, pelo endereço eletrônico ecpvirtual.tce.am.gov.br. Os participantes com inscrição confirmada receberão certificado com carga horária de 4 horas.

Ainda, conforme o conselheiro-coordenador Júlio Pinheiro, caso o auditório do TCE alcance lotação total, salas da própria ECP poderão ser disponibilizadas para alocar os demais participantes, com transmissão simultânea da solenidade.

No Dia Internacional da Mulher, o Hospital Nilton Lins promoveu atendimento gratuito fazendo um alerta para a importância dos cuidados com a saúde feminina (Divulgação)

Além das homenagens e reflexões sobre a luta por direitos, reconhecimento e igualdade, o Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem (08), também é um alerta para a importância dos cuidados com a saúde feminina, e em meio às celebrações das conquistas femininas ao redor do mundo, é essencial lembrar que questões de saúde continuam sendo um desafio significativo para muitas. De acordo com a ginecologista do Hospital Nilton Lins (HNL), Soledad Borborema, entre as principais preocupações das amazonenses está o câncer de mama, tipo mais comum dessa doença entre as mulheres e que tem impacto significativo nas vidas das pacientes e em toda a sociedade, uma vez que somente em 2023, foram registrados cerca de 500 novos casos no Estado, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além do câncer de mama, a especialista também alerta para a importância da vigilância contra o câncer de colo de útero, no qual o Amazonas lidera as estatísticas nacionais, com uma média de 31,71 casos para cada 100 mil mulheres, taxa quatro vezes superior à de São Paulo. Estima-se que até 2026, 1,8 mil novos casos devem ser diagnosticados no estado também segundo o Inca. Alerta ligado!

O Amazonas FC se destacou como líder de público durante o primeiro turno do Barezão 2024, com mais de 17 mil pagantes em seus jogos. Essa marca reflete o retorno dos torcedores aos estádios e deixa as expectativas lá em cima para a próxima fase do torneio. Maravilha!

Os levantadores dos Bois Garantido, Sebastião Júnior e Patrick Mota, do Boi Caprichoso, mostram aos brasilienses a força das toadas que encantam o Brasil (Divulgação)

Toadas clássicas e atuais dos bois Caprichoso e Garantido em um espetáculo envolvente para instigar, ainda mais, a curiosidade do público de vários cantos do Brasil, pelo Festival Folclórico de Parintins. Esta foi a proposta do espetáculo dos bumbás, na quinta-feira (07), no palco diversidade do Centro de Convenções Ulysses Guiimarães, na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Entre as diversas manifestações artísticas, representando a cultura dos estados brasileiros, como, maracatu, carimbó, capoeira, rap e o hip-hop, a riqueza cultural do Amazonas foi evidenciada pelas toadas dos bois-bumbás. O show foi encerrado, ao som de “Tic, Tic Tac”, toada de 1993, que ficou conhecida mundialmente pela voz de Zezinho Corrêa. O público participou e interagiu, mostrando identidade com a cultura popular amazonense. Em um dos momentos, um cortejo formado pelos dois bois-bumbás e itens oficiais, cortou o salão, interagindo com o público. A 4ª Conferência Nacional de Cultura se encerrou ontem (08), com a votação das propostas que serão inseridas no Plano Nacional de Cultura.

A Vila Olímpica de Manaus recebe neste sábado (09) e domingo (10), a partir das 8h30, a 2ª etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa. A competição as, e deve reunir mais de 150 mesatenistas, buscando pontos no ranking estadual da modalidade. O torneio será dividido em dois dias, no sábado, disputam as categorias menores, mirim, juventude, Sub-9 ao Sub-21. Já no domingo, os duelos para o pódio são entre os atletas de níveis absoluto, sênior, veterano e adultos. O evento é organizado pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA). A atividade faz parte do calendário oficial da federação e serve como preparação para campeonatos nacionais, com entrada gratuita na Vila Olímpica de Manaus.

A turismóloga e professora universitária Maria Helena Fonseca empresta seu nome ao Prêmio que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove visando a participação e contribuições no setor do turismo amazonense (Reprodução Internet)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anuncia o lançamento de dois editais em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Os editais referem-se ao Prêmio de Turismo Maria Helena Fonseca e visam promover a participação e reconhecer contribuições no setor do turismo, tanto de estudantes e egressos quanto de profissionais. O primeiro edital destina-se a estudantes e egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no Estado do Amazonas, com cursos de bacharelado ou tecnológico em Turismo ou áreas correlatas. Os participantes devem apresentar propostas de “Ideias e Soluções” para o setor do turismo, com base em pesquisas realizadas entre 2019 e 2023, ou em fase de finalização no ano de 2024. O segundo edital é voltado a profissionais ativos ou aposentados da área do turismo, incluindo professores, gestores públicos e empreendedores privados. Os profissionais interessados podem se inscrever em três categorias distintas: Profissionais da Academia, Profissionais da Gestão Pública e Profissionais da Iniciativa Privada. Ambos os editais têm como objetivo reconhecer e premiar projetos e contribuições relevantes para o desenvolvimento do turismo no estado do Amazonas, alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Maravilha!

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher celebrado, ontem (08), Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), realizou sua 1ª Feira da Mulher Empreendedora, com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino nas servidoras da unidade e reforçar a capacidade das mulheres de conquistarem sua autonomia financeira. A ação, foi promovida pela equipe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seget-DMMT), aconteceu no auditório da unidade, com a exposição e comercialização de roupas, acessórios, cosméticos, doces, salgados, produtos artesanais, óleos essenciais e serviços. Muito bom!

A Casa de Praia Zezinho Corrêa agita o fim de semana no complexo turístico da Ponta Negra com uma programação musical das mais variadas (Divulgação)

Localizada na margem esquerda do rio Negro, na avenida Coronel Teixeira, no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste da capital, a Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe neste fim semana, uma programação gratuita de quatro shows musicais que vão desde Música Popular Brasileira (MPB) até toadas de boi-bumbá. Contando com uma bela vista e restaurantes que oferecem pratos de sabores amazônicos, o espaço receber neste sábado (09), duas atrações musicais, o cantor Rômullo Café e a banda Forró Delivery. No domingo (10), a ‘Tardezinha’ vai esquentar com os amantes de toadas de boi-bumbá. A banda Canto da Mata trará batidas em ritmos de marcha. Além disso, a cantora Inayara também cantará músicas de MBP e alguns compassos das mais conhecidas do cenário musical de MPB, forró e toadas de boi-bumbá. Que tal?

O governador Wilson Lima assinou, ontem (08, Dia Internacional da Mulher, a ordem de serviço para o início das obras da Casa da Mulher Brasileira, que prevê atendimento humanizado às mulheres reunindo, no mesmo espaço, serviços especializados para enfrentamento dos mais diversos tipos de violência contra elas. Com aporte de R$ 10 milhões, o governador Wilson Lima também lançou o edital nº 001/2024 do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), voltado para o fomento de projetos sociais desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da capital e interior do Amazonas. Maravilha!

A Feira Tupissai, contemplada pelo Edital Itaú LGBT+ Orgulho, promoverá uma edição especial gratuita para expositores membros da comunidade LGBTQIAPN+. O evento acontece no Palacete Provincial, neste sábado (09), das 10h às 17h, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Feira Tupissai, reconhecida por promover a economia criativa em Manaus, não perdeu a oportunidade de realizar uma edição especial dedicada à comunidade LGBTQIAPN+. Para concretizar a ideia, inscreveu um projeto, no Edital Itaú LGBT+ Orgulho, que visa fomentar o empreendedorismo entre os membros dessa comunidade, que muitas vezes enfrentam discriminação no mercado de trabalho devido à sua orientação sexual. É por aí!

 BDay

Roseane Mota, Célio Said, Tatyana Cury, Moysés Claudino Filho, Liége Cardosos de Almeida, Francisca Abdala e Albaniza Vaughan figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 09 de março. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Considerado um dos magos das lentes, o fotógrafo e empresário, meu amigo Célio Said é um dos festejados aniversariantes desde sábado. No clique, ele e sua bela cria Veridiana. Happy Burthday
A jornalista Roseane Mota, diretora de comunicação da UGPE, celebra neste sábado junto ao maridão Kuca da Matta, mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga
Desencanada e sempre de bem com a vida, a querida Arlélia Gusmão brinda a boa fase que ela atravessa no momento. É por aí amiga
Na Praça dos Amigos, Rodriguinho Aguiar escancara um baita sorriso mostrando sua alegria de viver (Natan Zanes)
A diretora da Aliança Francesa em Manaus, Claudia Mendonça, recebeu convidados no fim da tarde de ontem, marcando a inauguração da nova sede da instituição no Centro de Manaus (David Reis)
O cantor Matheus Goiano é um dos queridinhos da cena musical manauense, com um repertório variado que agrada os ouvidos apurados de quem gosta de boa música (Natan Zanes)
Lúcia Bittencourt, Aline Rocha e Sandra Salignac, figuras de proa nos grandes e badalados eventos sociais na nossa trepidante Manaus. Gosto delas