Terceiro Volume do Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas já está disponível para download

Um total de 50 pesquisas coordenadas exclusivamente por mulheres cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, apoiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estão acessíveis à população por meio do Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.03. Considerado um importante instrumento de divulgação e popularização da ciência, o material traz os indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e impactos dos estudos.   

O Portfólio foi lançado durante a atividade “Café com elas”, realizada no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, no Centro, na sexta-feira (23), que deu início à programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência (MMC), da Fapeam, 2024.

Este é o quinto ano em que a Fapeam realiza ações e investimentos para estimular mulheres e meninas para a carreira científica, bem como para o protagonismo de pesquisadoras ciência. O evento também celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, dia 11 de fevereiro. Acesse: https://drive.google.com/file/d/ljG8KQNBOeM9DI1i7eVz7wpC2Eur2j6/view

As aulas do projeto Jovem Bilíngue passa a ofertar ensino de língua inglesa para mil alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular, da rede pública estadual Jovem Bilíngue (Divulgação)

O Governo do Amazonas deu início, ontem (26), às aulas do Jovem Bilíngue, projeto que passa a ofertar ensino de língua inglesa para mil alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular, da rede pública estadual. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é mais uma iniciativa para aumentar o ensino de um segundo idioma na rede estadual. Em 2024, a oferta de um segundo idioma para os estudantes do Estado cresceu 34%, totalizando mais de 7 mil contemplados. No ensino bilíngue, o segundo idioma não é abordado apenas como mais uma matéria na grade curricular do estudante, passando a ser ensinado de forma mais aprofundada, preparando os estudantes amazonenses para o mercado de trabalho e o ingresso em uma universidade, ao fim do período escolar. Além do projeto Jovem Bilíngue, a rede estadual oferta um segundo idioma (português-inglês, português- espanhol, português-francês e português-japonês) em 10 escolas de tempo integral beneficiando 6,4 mil estudantes. Com os mil contemplados do Jovem Bilíngue, o Estado atende aproximadamente 7,4 mil alunos. Maravilha!

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, entregou o livro de sua autoria, recém-lançado, para Gustavo Méndez, líder no Brasil da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador dos Países do Cone Sul da instituição,  durante reunião, esta semana, em Brasília. A reunião foi para tratar do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, que terá obras antecipadas pelo Governo do Amazonas. “Cidades que temos, Cidades que queremos – Ideias e Soluções para um Futuro Melhor” conta foi editado pela Valer e pela Três Comunicação e Marketing. A obra já está disponível pelo site www.editoravaler.com.br e pela Amazon.

 Sábios da Globonews, hoje, à tarde (25), os gloriosos Júlia Dualibi e Otávio Guedes, diante da multidão de 600 mil pessoas, na Avenida Paulista, de apoio a Bolsonaro, declararam, solenemente:  “Ato deve ser explorado nas eleições”.  Meu Deus, e ainda ganham salários. Por esta e outras abissais barbaridades é que tenho saudades dos meus tempos de repórter.  A notável dupla de analistas do primeiro time da televisão brasileira merece o troféu acaciano do óbvio. (Vicente Limongi Netto)

A partir das 10h desta terça-feira (27), os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apreciam 90 processos durante a 5ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno (Divulgação)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apreciam 90 processos durante a 5ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. A sessão será a partir das 10h desta terça-feira (27). A pauta de adiados, que engloba processos que retornam para julgamento após pedido de vistas dos conselheiros, possui quatro processos em pauta, sendo dois recursos, uma representação por irregularidades em procedimento licitatório, além de um embargo de declaração. Já a pauta do dia, com 86 processos, possui 24 representações; 24 recursos; 15 prestações de contas anual; nove tomadas de contas; cinco prestação de contas de convênios; quatro embargos de declaração; três denúncias, além de duas análises de contrato de prestação de serviços. Entre as prestações de contas em julgamento estará a da prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, do ano de 2021, de responsabilidade de Clovis Moreira Saldanha; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iranduba, do ano de 2022, de responsabilidade de Kaio Icaro Vieira; e da prefeitura de Canutama, do ano de 2019, de responsabilidade de Otaniel Lyra de Oliveira, entre outras. A sessão terá condução da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e contará também com transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Corte de Contas, como YouTube e Facebook.

Passada a folia do carnaval, o calendário de vendas do varejo nacional começa os preparativos para a Páscoa. Segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) foram adquiridas 38 mil toneladas de chocolate para a produção de diversos produtos. O levantamento estima um crescimento nas vendas de 3% em relação ao ano passado e movimento de cerca de cinquenta e nove milhões e seiscentos mil no comércio de Manaus, com um ticket médio de aproximadamente R$ 152,00. O levantamento revelou que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates (51%); costume de presentear (27%); tradição (19%); outros motivos (16%); considera um gesto importante (5%) e (4%) para retribuir um presente. Coisa boa!

O Sesc pretende inaugurar até o segundo semestre de 2025, um complexo hoteleiro localizado na Rodovia Manoel Urbano, no município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus (Divulgação)

Até o segundo semestre de 2025, o Sesc pretende inaugurar um hotel em Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus. Segundo a entidade, as obras da complexo localizado na Rodovia Manoel Urbano, estão a todo vapor.A unidade terá como diferenciais a área, às margens do Rio Manacapuru, que compreende mais de 57 mil metros, a estrutura, as acomodações e o modelo sustentável. Serão ofertadas 65 acomodações, centro de convenções, lojas de artesanato e souvenirs, passeios fluviais, restaurante, bares, sala de jogos, sala de musculação, tirolesa na bike, três piscinas, brinquedoteca, salões de jogos infantil e adulto, quadra de tênis e vôlei de areia, e playground. O hotel contará com ferramentas tecnológicas que vão otimizar a experiência do cliente, como informações digitais sobre a hospedagem, passeios, cardápio, entre outras, fornecidas via assistente virtual; check-in e check-out on-line por meio de aplicativo; e internet 5G. Com capacidade para receber mais 4 mil hóspedes mensais, o hotel também tem o intuito de incentivar o turismo receptivo no Amazonas, por meio do Turismo Social do Sesc, que possibilita a visita de grupos turísticos vindos de vários estados. Maravilha!

Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, a Amazonas Band sobe ao palco do Teatro Amazonas para realizar o seu primeiro show de 2024, com um repertório repleto de clássicos com bossa nova, samba, smooth jazz, salsa, MPB e “brazilian jazz”. O evento tem entrada gratuita, com faixa etária a partir de oito anos. A Amazonas Band é uma big band com mais de 22 anos de carreira e conhecida por se apresentar com grandes nomes nacionais e internacionais do jazz. “Estamos muito felizes com o retorno aos palcos da Amazonas Band neste ano e inspirados para fazermos uma apresentação memorável no Teatro Amazonas. Preparamos um repertório especial, com músicas que já fazem parte do nosso DNA. Por isso, chegue cedo e não fique de fora”, comentou o regente Rui Carvalho. Espetáculo imperdível!

Oitavo navio do ano a atracar no Porto de Manaus durante a temporada 2023/2024, o transatlântico Silver Nova chegou ontem e segue seu cruzeiro no fim desta terça-feira rumo a Parintins (Arthur Castro)

O transatlântico Silver Nova, de bandeira das Bahamas, chegou à capital amazonense na manhã de ontem (26). O navio é o oitavo do ano a atracar no Porto de Manaus durante a temporada 2023/2024. A bordo vieram 1.157 passageiros, na sua maioria, estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) recebeu os viajantes com dançarinos apresentando o ritmo de boi-bumbá e distribuição de mapa turístico no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), além de atendimento bilíngue. De acordo com a diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, o interesse de turistas estrangeiros em conhecer o maior estado do Norte do país é resultado do trabalho intenso do órgão estadual. “A Amazonastur tem participado das principais feiras, exposições e conferências nacionais e internacionais do setor, promovendo o destino, em busca de parcerias. Também vale destacar que esses turistas estão vindo para a cidade em busca de experiências e isso é muito importante, porque há um impacto na economia, onde há um giro de receita para o estado”, ressaltou a diretora. 

Personalidade estimada no grand monde manauense a solfejada arquiteta e urbanista Jenny Mendonça Ituassú junto ao marido César Ituassú, reuniu um grupo de amigos sobrenomados para festejar em grande estilo a chegada de  seus 50 anos bem vividos. A festança à fantasia rolou sábado no fechadíssimo Condomínio Ephigênio Salles, no Aleixo. Havia tempos que Manaus não via uma festa tão linda e concorrida. Todos os convidados atenderam o convite e marcaram presença, devidamente fantasiados. Mesa farta, bebidas honestas, boa música e a descontração dos convivas animaram a festa até alta madrugada do domingo. Foi tudo de bom e a aniversariante estava feliz. Carece mais? (Fotos Ana Claudia Jatahy)

BDay

Andrea Limongi Abrahim, Abner Viana, Ana Virgínia Lemos de Aguiar, Sandro Martins, Nívea Rodrigues, Eduardo Bessa Filho, Carliete Oliveira e Milton Castro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 27 de fevereiro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Na manifestação de domingo na Avenida Paulista convocada pelos Patriotas, Zeca Nascimento e sua prima Simone Guerreiro fizeram questão de comparecer unindo-se aos milhares de brasileiros em um dos maiores protestos pacíficos de cunho político da história brasileira
Os donos da noite sabatina; César e Jenny Mendonça Ituassu, que festejou em grande estilo a chegada de seus 50 anos
Os queridos Marlene Oyama Ituassú prestigiando a festa de aniversário de sua nora Jenny Ituassú
Jean Cleuter Mendonça e sua Fernanda, na grande noite de aniversário de sua irmã Jenny Mendonça Ituassú
O presidente da Fieam, Antonio Silva e sua amada Norma, presenças festejadas na celebração Jenny
Sílvia Tuma e Lupercino Nogueira também marcaram presença na festança chez Jenny Ituassú
Os pais da aniversariante, Cleuter e Julieta Mendonça, gente da melhor qualidade