Comitiva amazonense visita centros tecnológicos no Paraná e Santa Catarina

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) está compondo, a convite, ao longo de toda esta semana, a comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que realiza uma série de visitas técnicas a entidades empresariais e hubs de inovação, em diversas áreas de atuação, com propósito de conhecer de perto o ecossistema de inovação de Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Curitiba (PR). 

O titular da Sedecti, Jório Veiga, e o chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação (DTI) da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, Leonardo Silva, fazem parte da comitiva. 

Toda a programação é coordenada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, que também é acompanhado de uma equipe técnica da autarquia. 

As visitas tiveram início na segunda-feira (21) e se encerram nesta sexta-feira (25). A iniciativa tem como objetivo conhecer de perto como essas cidades desenvolveram sua economia, contando com uma forte base em inovação. A experiência deve ajudar o Amazonas, por meio dos conhecimentos adquiridos na viagem, no sentido de poder fortalecer seu próprio ecossistema de inovação.

Emília Ferraz tem contas aprovadas pelo TCE-AM

Com suas contas aprovadas por unanimidade e sem ressalvas pelo TCE-AM, a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, continua firme e correta no comando da instituição que dirige (Divulgação)

A delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz, teve suas contas referentes ao exercício de 2020, à frente da instituição, aprovadas por unanimidade e sem ressalvas pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), durante sessão ordinária ocorrida na terça-feira (22/03), na sede do órgão técnico. De acordo com a proposta de voto do auditor-relator Mário José de Moraes Filho, que foi acatada pelos membros do Pleno da Corte de Contas, as documentações apresentadas não apenas pela delegada-geral, mas também pelo delegado-geral adjunto Tarson Yuri, ordenador de despesas da instituição, foram suficientes para dirimir qualquer possível inconsistência e foram suficientes para a aprovação dos dados. Parabéns!

Atrações inspiradoras

Para quem está em busca de diversão no fim de semana, o Amazonas Shopping está com várias opções, entre elas, a exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram” e a Feira Internacional de Artesanato Nações & Artes. 

Jorge Bischoff lança a coleção Fall-Winter 22

O designer Jorge Bischoff exibe uma das peças Fall Winter 22 à base de cores fortes e marcante (Divulgação)

A estação de frio se aproxima e as mulheres querem saber o que vai estar em alta na temporada. A Jorge Bischoff já vem trazendo novidades para o outono-inverno desde o início do ano e agora apresenta o seu mix principal Fall-Winter 22. Criada para mulheres contemporâneas e mantendo destaque para a elegância, a nova Coleção traz uma mistura equilibrada de modelos glamorosos com peças mais descoladas. Nesse universo de novidades que vem por aí, o designer Jorge Bischoff, CEO e diretor criativo da marca de sapatos e bolsas, elegeu as propostas mais importantes: “Independente das tendências, o objetivo é valorizar a identidade da mulher. Qualquer que seja o seu estilo, a ideia é ressaltar a sua personalidade e o seu conforto”, afirma o designer. Vale conferir!

Programação infantil de Páscoa no Sumaúma

Os artistas e monitores da Espatódea Trupe Produções Artísticas entram em cena no Sumaúma Park Shopping para divertir o público infantil com brincadeiras e musicais com a temática da Páscoa. As atividades acontecerão sempre aos domingos, das 16h às 19h, na praça de alimentação do mall. Serão oficinas de recreação, oficinas de máscaras, make artísticas de coelhinho e competições valendo prêmios e, claro, chocolates. Tudo isso, com a participação especial do ‘Coelho de Páscoa’. Ainda como parte da programação, o encerramento das oficinas contará com um show musical diferenciado.

Produção japonesa desembarca no Cine Casarão

Cena do filme japonês ‘A Mulher de Um Espião’, a grande estreia desta semana no Cine Casarão. Confira

Dirigido e co-escrito por Kiyoshi Kurosawa, o filme japonês ‘A Mulher de Um Espião’ é a grande estreia desta semana no Cine Casarão, espaço localizado no Casarão de Ideias,  na Rua Barroso, 279, Centro. Ingressos à venda pelo Instagram (@casaraodeideias). ‘A Mulher de Um Espião’ é um filme feito para televisão, do gênero drama e produzido em 2020. O longa-metragem se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e é centrado em uma esposa que começa a suspeitar que seu marido pode ser um espião dos Estados Unidos. A estreia será nesta quinta-feira (24), às 18h30, mas será reexibido no sábado (26), às 20h, e no domingo (27), às 16h30.

FAS lança Projeto Janela B

Com o objetivo de fortalecer ações de combate ao desmatamento e às queimadas, fomentar soluções baseadas no desenvolvimento de baixas emissões, e consolidar as rotas de financiamento regional, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com o apoio de seis parceiros implementadores lançou, o Projeto “Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões”, mais conhecido como “Janela B”. O financiador da iniciativa é o Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega e o gestor do contrato será o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto vai apoiar a habilitação dos estados da Amazônia Legal para acessar o mecanismo “Lowering Emissions by Accelerating Forest Finance” (LEAF), fundo de um bilhão de dólares que será utilizado para proteger florestas tropicais, inclusive a Amazônia, por meio do Padrão Art/Trees. 

Nota técnica conjunta recomenda uso de máscara em população vulnerável e em serviços de saúde no Amazonas

Embora liberadas em algumas ocasiões na capital amazonense, o uso das máscaras de proteção respiratória contra a Covid-19 continuam sendo exigidas em unidades de saúde e pela população com saúde vulnerável (Divulgação)

Nota técnica conjunta da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga as recomendações de uso de máscara de proteção respiratória contra a Covid-19 em unidades de saúde e pela população com saúde vulnerável. A nota está disponível em: https://bit.ly/3JwwQDc. Conforme a declaração, a recomendação de uso de máscara, dentro do contexto da Covid-19, segue mantida para serviços de saúde onde há maior risco de exposição e presença de pessoas suscetíveis à infecção, como unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios, hospitais públicos ou privados e instituições de longa permanência. Para a população em geral, o uso da máscara é facultativo tanto em ambientes internos como externos (com exceção dos serviços de saúde). Minha opinião: todos devem continuar usando máscaras, o surto de Covid-19 ainda não passou totalmente. Penso assim!

Uninorte vai debater discriminação racial na sociedade

Amanhã (25), a partir das 19h, o Centro Universitário Uninorte promove a Mesa Interdisciplinar Cultural – Discriminação Racial no Contexto Social. O evento tem o objetivo de falar sobre o racismo no ambiente escolar e na sociedade, assim como estratégias e ações para enfrentar esse tipo de preconceito. A atividade acontece de modo presencial, no Teatro da Unidade 6, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 1.365, Centro. O evento é uma alusão ao Dia do Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do Uninorte, Gilmara Teles, a expectativa é promover o respeito a partir da conscientização da diversidade de raças e culturas que formam o Brasil. É por aí!

BDay

Maria Tereza Guerreiro, Igor Toledo, Tainá Vieira, Pedro Côrtes, Benedita Guimarães Corrêa, Júlio Antonio Lopes, Belisário Arce, Mário Pio e Gabriel Ferreira figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

A solfejada engenheira civil e arquiteta Maria Tereza Guerreiro, ex-discípula do grande mestre Severiano Porto, é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Parabéns, amiga querida
Nilson e Ana Gorette Pimentel festejam neste ano suas Bodas de Rubi (40 anos de casamento). A celebração será no sábado em sua gostosa morada do Vieiralves. Eu vou!
Já entre nós em tempo de férias, o queridíssimo Hamilton Cidade, que deixou o frio intenso do Canadá pelo calor e umidade da nossa amada Manaus. Seja bem-vindo, amigo
O colunista Pedro Côrtes no clique com Carol Assi, recebe convidados logo mais no Cândida Buffet, para festejar com um almoço sua nova data. Parabéns, colega
Sempre discreta, mas grandiosa nos seus projetos, a arquiteta e urbanista Christina Mendes vive no momento uma das melhores fases de sua vida profissional. Poderosa