Janaína Jamilla, a rainha das grandes festas lacra o domingo com a segunda edição da “Feijoada da Jana”

Linda, descolada, comunicativa e influencer poderosa, a empresária capixaba Janaína Jamilla mostrou, domingo, no anexo 1 do Centro de Convenções Vasco Vasques, puro poder ao reunir mais de 700 pessoas na segunda edição da “Feijoada da  Jana”, com muitas atrações patrocinadas por seus parceiros fiéis.

Um dos destaques da pretinha foi o show do cantor Uendel Pinheiro que desfilou uma setlist das mais harmoniosas, misturando pagode e toadas dos bumbás de Parintins. Agradou em cheio, fazendo a plateia entrar no ritmo gostoso! Sempre atenciosa Janaína circulou desenvolta entre as mesas agradecendo a presença de todos.

A feijuca terminou no começo da noite e de lá, Jana seguiu para a Ponta Negra para comandar na Casa Rayol, o sunset que ela promove aos domingos no badalado point fincado às margens do Rio Negro. A dona das grandes festas em Manaus não se cansa de oferecer ao circuito social da Grande Manaus. Fui, gostei e me diverti bastante. Parabéns, poderosa Janaína Jamilla!

“Mulheres que se amam”

“Mulheres que se amam” é uma obra literária que traz uma coletânea de 30 histórias, sendo duas protagonizadas por Renata Rodrigues e sua mãe, Vanda Souza, ambas amazonenses (Divulgação)

Histórias de vida que têm como ponto focal a superação, a busca pela auto-estima e o amor próprio narradas por mulheres de todo Brasil. “Mulheres que se amam” é uma obra literária que traz uma coletânea de 30 histórias, sendo duas protagonizadas por Renata Rodrigues e sua mãe, Vanda Souza, ambas amazonenses. O livro foi lançado em São Paulo e, no dia 02 de dezembro (sábado), será a vez de Manaus, onde as coautoras participam de uma sessão de autógrafos, às 9h30, na Casa Violeta Amazonas, no bairro Planalto. “Mulheres que se amam” se originou do movimento homônimo, criado pela especialista em autoestima, Bruna Legnaioli, que já ajudou mais de 15 mil pessoas. “O movimento sugere o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança. O livro reúne 30 mulheres curadas por outras mulheres”, disse Renata, que assina o capítulo, “O preço da mulher forte”. Na narrativa, Renata traz a história de vida dela, onde desempenha inúmeros papéis, e para encontrar um equilíbrio emocional aprendeu a desmistificar o mito de “super mulher”. è por aí!

Curso da FST é avaliado com nota 4 pelo MEC

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Teresa passou, este mês, pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), recebendo nota 4, considerado um excelente resultado. É a terceira avaliação positiva dos cursos mantidos pela instituição nos últimos meses.  Parabéns!

Softex presente na marca presença na Expo Amazônia

A Softex Amazônia, será uma das expositoras da Expo Amazônia Bio & TIC, que será realizado a partir desta terça-feira (28), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (Divulgação)

Coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Softex Amazônia,  será uma das expositoras d Expo Amazônia Bio & TIC, o maior evento de Bioeconomia e Tecnologia do Norte do País que será realizado a partir desta terça-feira (28) no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Os mais de 16 mil visitantes aguardados para a segunda edição do evento terão a oportunidade de saber mais sobre o Programa Empreende+Amazônia, composto por cinco projetos que visam fortalecer a cultura empreendedora e de inovação na região; e o Capacuta Amazônia, voltado para a qualificação de pessoas em quatro grandes eixos temáticos: empreendedorismo, inovação, profissionalização e tecnologia. Vale conferir!

Casa de Mãe Joana

O plenário do senado parece casa da Mãe Joana. Geralmente entupido de gente que não tem nada a ver com os trabalhos legislativos. Replica das feiras do Guará e dos Importados. Só falta servir caldo de cana e pastel para os curiosos e abusados frequentadores. Ex-senadores e ex-deputados, familiares de senadores, amigos de senadores, vereadores, deputados estaduais, secretários de Estado, lobistas, excesso de assessores, compõem o tumultuado cenário. Com direito a chacrinha, gargalhadas e celulares nos fundos. Pelo andar da bagaceira breve senadores não terão onde sentar. Duvido que o baiano Antônio Carlos Magalhães na presidência do Senado e do Congresso, permitiria a incontrolável bagunça. Com frequência, com pulso forte,  quando percebia que corpos estranhos estavam no plenário, solenemente mandava todos se retirarem. Nenhum intruso tinha audácia de protestar.  (Vicente Limongi Netto – Jornalista)

Museu de Numismática Bernardo Ramos comemora 123 anos

O Museu de Numismática Bernardo Ramos, completa 123 anos no próximo dia (30). Para celebrar a data, será realizada, às 19h, a abertura da exposição “Os Réis da Paris dos Trópicos”, que traz fotografias de moedas e cédulas que fazem parte de seu acervo (Divulgação)

O Museu de Numismática Bernardo Ramos, situado nas dependências do Palacete Provincial, completa 123 anos de sua criação no dia 30 de novembro. Para prestigiar a data, será realizada, às 19h, a cerimônia de abertura da exposição “Os Réis da Paris dos Trópicos”, que traz fotografias de moedas e cédulas que fazem parte do acervo do museu. A exposição fotográfica é fruto do talento de sete renomados fotógrafos e incorpora um sentido figurado que realça a riqueza e o esplendor da Belle Époque, um período áureo da história da cidade de Manaus, compartilhando com o público uma visão do cotidiano daquela época. Após o evento da abertura, a exposição permanece aberta ao público, de forma gratuita, até o dia 31 de janeiro no Palacete Provincial. A abertura será no dia próximo dia (30), com apresentação do cantor Alex Alencar. O acervo do Museu foi organizado pelo comerciante, pesquisador, autodidata e cientista amazonense Bernardo d´Azevedo da Silva Ramos, no final do século XIX. Em 6 de outubro de 1899, a coleção foi adquirida pelo Estado através da Lei n° 296. O acervo possui hoje mais de 35 mil peças entre moedas, medalhas, cédulas, selos, cartões-postais, máquinas e uma pequena biblioteca especializada. Vale conferir!

PGE-AM encerra o período de inscrições para seleção do Programa de Residência Jurídica

Termina na sexta-feira, dia 1º de dezembro, o período de inscrições para o 9º Exame de Seleção do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). Os interessados devem acessar o site da PGE-AM (www.pge.am.gov.br) e entrar na aba da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap/PGE), onde encontrarão o link de inscrição. O exame de seleção será realizado em etapa única, no dia 17 de dezembro de 2023 (domingo), às 8h30, em local ainda a ser comunicado aos candidatos. Estão sendo ofertadas 20 (vinte) vagas, sendo 2 vagas destinadas a pessoas com deficiência. Os demais aprovados formarão cadastro de reserva, observada a ordem de classificação. Olho vivo!

Região Norte possui duas das 100 Melhores ONGs do Brasil

Localizada em Parintins (AM), a Associação Cidadania Social e Sustentabilidade, é uma entidade de direitos privados sem fins lucrativos, voltada às causas sociais de caráter educacional, cultural e ambiental (Divulgação)

Você sabia que das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, duas estão localizadas na Região Norte, no estado do Amazonas? O nome dessas instituições acaba de ser anunciado pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil. Elas são: Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), de Parintins – AM, Fundada em 2012, é uma entidade de direitos privados sem fins lucrativos, voltada às causas sociais de caráter educacional, cultural e ambiental. A outra é o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), em Manaus – AM, uma organização da sociedade civil que busca fomentar, incentivar e estruturar novos modelos de desenvolvimento para a Amazônia, que gerem qualidade de vida para suas populações, conservem a floresta e combatam os efeitos da emergência climática. Parabéns!

Manaus será sede da primeira edição do simpósio sobre segurança alimentar e hídrica na Amazônia 

A cidade de Manaus realiza o “1° Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica da Amazônia”. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), começa nesta quarta-feira (29) e segue até sexta-feira (1°/12), das 8h às 18h, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, a atividade visa discutir desafios e perspectivas ao campo da insegurança alimentar e da “(in)hídrica” na Amazônia brasileira e nacionalmente, para identificar experiências acumuladas que possam contribuir com a construção de uma agenda de pesquisa cidadã no Amazonas. Muito bom!

Docentes da UEA lançarão Histórias em Quadrinhos regionais com inclusão de libras

Os professores Suzana Araújo e Marcos Roberto, dos Santos, da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), e a professora Megara Barbosa, da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc), lançam dois livros gerados com subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os volumes 6 e 7 das histórias em quadrinhos serão lançados dia 30 de novembro, às 18h, no Casarão de Ideias, na rua Barroso, 279, Centro. Desde 2014, as obras concorrem no Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP), edital específico para a Semana de Ciência e Tecnologia (SNTC) que tem produzido histórias em quadrinhos, um material lúdico e interativo, sendo utilizado por professores, de forma inter/transdisciplinar, no processo de construção de ensino e aprendizagem. Maravilha!

CNH Social 2023

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reforça que o prazo de entrega da documentação dos contemplados no segundo ciclo do projeto “CNH Social”, que moram no interior do estado, encerra na quinta-feira (30). Aqueles que ainda não realizaram essa etapa do processo, terão que procurar de forma presencial, antes da data de encerramento, os postos de atendimento do Detran-AM e nas autoescolas credenciadas em cada município, para realizarem o agendamento e a entrega da documentação. Para as pessoas que realizaram a inscrição e ainda não sabem se foram selecionadas, basta acessar o site do programa “Detran Cidadão” (www.detrancidadao.am.gov.br) e verificar a lista disponível.

BDay

Roberto Tadros, Viviane Melo, Ronaldo Cavalcante de Souza, Graça Oliveira e Jesus Pinheiro figuram entre os festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

A sempre bela Janaína Jamilla movimentou o domingo com mais uma edição da “Feijoda da Jana’, reunindo um batalhão de gente interessante no Centro de Convenções Vasco Vasques (Foto: Melhor Zoom)
Amigos queridos, Marília e Murad Abdel Aziz, eram presenças de destaque na Feijoada da Jana
O presidente da Fundação Estadual do Índio, Wanderley Alvino e sua amada cara-metade, Adrian Cidade. Gosto deles
As descoladas Iriane Câmara e Adelaide Portela sempre presente nos grandes agitos sociais da Grande Manaus
A banqueteira Cleide Souza e a dona da festa, Janaína Jamilla
Colegas do Jornal do Commercio, colunistas Tony Santos, Carlos Aguiar e Pedro Côrtes
Cleomir Santos, o homem do Clik Cidade e a querida Socorro Siqueira
Alegria, alegria, Norma Araújo, Rose Lobo e Janaína Jamilla