Uso de pílula anticoncepcional pode causar trombose?

O uso de métodos contraceptivos é essencial para garantir o planejamento familiar, bem-estar e autonomia das mulheres. No Brasil, um dos métodos mais utilizados para controle de natalidade são as pílulas anticoncepcionais à base de hormônios. Entretanto, muitas mulheres ainda possuem dúvidas quanto aos efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais, em especial quanto a ocorrência de tromboses venosas, doença com complicações potencialmente graves e, em alguns casos, até fatais.

Uma melhor compreensão deste risco é muito importante para a prevenção e promoção da saúde das mulheres. A trombose ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo no organismo humano. As pílulas anticoncepcionais à base de estrogênio aumentam as chances de mulheres desenvolverem coágulos sanguíneos de duas a seis vezes mais do que aquelas que não fazem uso do medicamento.

Segundo Erich de Paula, médico hematologista e professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a presença do estrogênio na composição da maioria das pílulas anticoncepcionais é responsável por elevar o risco da ocorrência de trombose.

Embora os números pareçam alarmantes, o médico ressalta que este aumento de risco associado aos contraceptivos com estrógeno deve ser interpretado com cautela. “O risco de trombose em mulheres jovens é muito baixo. Assim, mesmo com este aumento de duas a seis vezes, a chance de uma mulher que faz uso destes medicamentos desenvolver uma trombose é muito pequena.

De acordo com o médico hematologista, as tromboses venosas geralmente ocorrem quando vários fatores de risco estão presentes na mesma pessoa. Por isso, o uso de pílulas com estrógeno em pacientes que já apresentam outros fatores de risco, como obesidade e tabagismo, não seria a melhor estratégia. “Por este motivo, é muito importante que o uso de contraceptivos orais seja indicado e acompanhado por um médico. Olho vivo!

Ministra corregedora da Justiça do Trabalho atesta que o TRT-11 tem o 4º menor prazo do País no julgamento de ações

No balanço final da Correição Ordinária apresentado pela ministra corregedora do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dora Maria Costa, o destaque foi a diminuição no tempo médio de julgamento de ações, desde a entrada do processo até a primeira sentença (Divulgação)

Após uma semana de diagnóstico dos procedimentos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), a ministra corregedora do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dora Maria Costa apresentou, ontem (15) o balanço final da Correição Ordinária com a leitura da Ata. O destaque foi a diminuição no tempo médio de julgamento de ações, desde a entrada do processo até a primeira sentença, que caiu de 229 dias para 112 dias, no período de 2021 a 2023. Com isso o TRT-11 tem hoje o 4º menor prazo do País. A ministra Dora Maria Costa afirmou que o TRT-11 a surpreendeu de forma positiva, especialmente diante dos desafios logísticos que a Amazônia impõe. Destacou que o Tribunal busca uma relação com a sociedade atendendo demandas importantes como o convênio para as ações do Barco Escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed), projeto que ela conheceu em sua vinda a Manaus. Ela elogiou a atuação de várias unidades, dentre elas a Presidência, a Ejud11, Precatórios, Corregedoria, Cejusc-JT, Comunicação e Cerimonial. Parabéns!

Pessoas com Deficiência terão atendimento da Amazonas Energia e CadÚnico neste sábado 

Buscando ampliar o acesso a serviços básicos para a população, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estará de portas abertas neste sábado (16) e no outro (23), oferecendo, além dos serviços recorrentes, o atendimento da Amazonas Energia e CadÚnico. O funcionamento será das 8h às 12h. Os atendimentos extras fazem parte do calendário de ações do Setembro Verde, da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD). A unidade está localizada na Rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis. Além da Amazonas Energia e CadÚnico, a Sejusc disponibilizará serviços de orientação e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea), além de orientação jurídica, Passe Legal e atendimento do + Crédito Inclusão. Muito bom!

Encontro de apaixonados por vinhos

O condomínio Quintas de São José do Rio Negro e a Enoteca Decanter Manaus realizam, na próxima quinta-feira uma degustação exclusiva para convidados sob o comando do sommelier Pedro Missioneiro (Divulgação)

O condomínio Quintas de São José do Rio Negro e a Enoteca Decanter Manaus realizam, na próxima quinta-feira, dia 21.09, às 15h, uma degustação exclusiva para convidados. O happy hour, que celebra também o avanço das obras de infraestrutura do condomínio, acontecerá no stand do Quintas, localizado na estrada do Cetur, 3020, Tarumã, em Manaus. A parceria entre as duas marcas tem proporcionado uma verdadeira experiência imersiva ao mundo do vinho, em um espaço diferenciado e requintado de onde os convidados podem contemplar o cenário natural onde está sendo erguido o maior e melhor empreendimento da região Norte. O sommelier Pedro Missioneiro será o grande maestro do evento do Quintas e Decanter Manaus, desvendando os segredos de uma boa degustação. Vai ser bom demais!

Serasa apresenta estudo inédito sobre como brasileiros se relacionam com finanças pessoais

Na próxima quarta-feira (20), a Serasa divulga o estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”. Os dados serão apresentados na 2ª edição do Serasa Comportamento, série de eventos que traz pesquisas e insights exclusivos sobre o comportamento financeiro dos brasileiros. O estudo apresenta recortes inéditos de todos os Estados, a partir de entrevistas a 8.888 consumidores de todo o Brasil. O evento, para a imprensa, é online, a partir das 10h (horário Brasília). Fiquem ligados!

Fera do Marketing Esportivo do Brasil, Marcel Pinheiro fará palestra em Manaus

A Faculdade Santa Tereza traz a Manaus Marcel Pinheiro, um dos principais nomes do Marketing Esportivo do Brasil (Divulgação)

No próximo dia 26 (terça-feira), estudantes e profissionais de Publicidade, Marketing e Propaganda terão a oportunidade de assistir, gratuitamente, à palestra de Marcel Pinheiro, premiado diretor de Marketing do Fortaleza Esporte Clube. O evento é promovido pela Faculdade Santa Teresa (FST), como forma de contribuir com o aperfeiçoamento de acadêmicos e profissionais, apresentando cases inovadores e de sucesso, conforme explica a mantenedora da instituição, Maria do Carmo Seffair. Marcel irá ministrar a palestra “Marketing Esportivo: o que sua marca pode aprender com o Fortaleza Esporte Clube”, das 19h às 22h, na sede da FST, na rua Acre, 200, Nossa Senhora das Graças. Os interessados podem se inscrever pelo link https://www.even3.com.br/marketing-esportivo-fst/.

FesPIM 2023 será realizada em mega espaço de Brasília

Em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, a organização da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM) dá início,  no mês de outubro, à montagem de mais de 40 stands que atuarão na promoção dos produtos e das tecnologias encontrados no Polo Industrial de Manaus (PIM). Este ano, a FesPIM será realizada pela primeira vez em Brasília (DF), num mega complexo de eventos, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 7 e 9 de novembro. Promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), a feira vai apresentar a relação entre a Zona Franca de Manaus (ZFM), modelo de desenvolvimento econômico regional, em vigor há 56 anos, e sua relação direta com a preservação do maior bioma do Brasil, a floresta Amazônica. Maravilha!

PGE adere a termo de cooperação para instalação de Câmara de Resolução Extrajudicial de Conflitos de Saúde

A Procuradoria-Geral do Estado participou na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da assinatura do Termo de Cooperação para instalação da Câmara de Resolução Extrajudicial de Conflitos de Saúde (Divulgação)

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM) participou, ontem (15), na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da assinatura do Termo de Cooperação para instalação da Câmara de Resolução Extrajudicial de Conflitos de Saúde (CRELS). Na solenidade, o subprocurador-geral do Estado, Mateus Severiano, representou o governador do Estado, Wilson Lima. A solenidade contou com a presença do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Fórum Nacional do Judiciário para Saúde (Fonajus), Richard Pae Kim, membros do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, além da chefe da Procuradoria Judicial de Saúde (PJS), procuradora Vanessa Lima do Nascimento. Segundo o Termo de Cooperação, além de fornecer mão de obra para trabalhar no projeto, a PGE-AM também vai oferecer elementos e levantamentos, tanto quantitativos quanto qualitativos, dos processos que já estão judicializados na área da saúde, mas que podem ser resolvidos administrativamente, sem onerar o Poder Judiciário. Coisa boa!   

Entidades nacionais cobram do MP-AM informações sobre o próximo concurso público, anunciado em abril deste ano

Em comunicado divulgado em abril deste ano, o Ministério Público do Estado do Amazonas – MPAM afirmou que realizaria concurso público para servidores no segundo semestre de 2023. Como não houve andamento dos trabalhos, a Federação Nacional do Ministério Público (FENAMP) e Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) oficiaram o MPAM para obter informações sobre a real previsão para a realização de concurso público e solicitaram acesso integral aos documentos gerados pela Comissão Especial, em obediência ao que assegura e disciplina a Lei de Acesso à Informação. A Comissão Especial instituída pela Portaria nº 2378/2022/PGJ, formada por membros e servidores para conduzir, gerir e fiscalizar os trabalhos relacionados à contratação de empresa especializada para a realização de Concurso Público foi formada no dia 10 de agosto de 2022. Após 400 dias, a referida Comissão ainda não finalizou os trabalhos. O caso é sério! 

“Um bar chamado Patrícia” será lançado pelo Centro de Memória do TRT-11

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio do Centro de Memória (Cemej11), participará da 17ª Primavera dos Museus. O tema deste ano “Memória e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas” ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Na segunda-feira (18), às 10h30, ocorrerá o lançamento do livro “Um bar chamado Patrícia: Relatos do início do movimento gay em Manaus”, escrito pelo estilista amazonense Bosco Fonseca. Maravilha!

Morre Fernando Botero

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero, um dos artistas latino-americanos mais influentes do século 20, morreu aos 91 anos anunciou. Ontem (15), o presidente colombiano, Gustavo Petro “Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e imperfeições, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e da paz”, escreveu Petro na rede social X, antigo Twitter. O presidente não deu detalhes sobre o local de sua morte ou as causas da morte. O mundo das artes perde de seus maiores expoentes. Que ele descanse em paz!

BDay

Odilon Andrade (em Beberibe-SP), Isabel de Moura Costa, Décio Fuschi (no belo Rio), Ellen Herculano, Francisco Trigueiro, Karina Pacheco Maia e Nelson Campos, figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Diva da música brasileira, Zizi Possi retorna a Manaus depois de algum tempo, para um show único inaugurando o Teatro ICBEU, quando o dia 21 de setembro pintar no calendário. Eu vou
Aniversariante da temporada, o produtor Luppi Pinheiro ganhou ontem, em fim de tarde, lanche informal prestigiado por vários amigos, entre eles a queridíssima Baby Rizzato
Vejam a cara de felicidade da minha amada Menga Junqueira em saber que vai ganhar uma generosa fatia de bolo da amiga Sandra Lúcia Saraiva. Danada
Empresário Reinaldo Longhi em fim de tarde no verão de Miami com sua amada Claudine Klenke. Ah, o amor
Na próxima segunda-feira (18), o estilista Bosco Fonseca terá seu livro “Um Bar Chamado Patrícia”, lançado pelo Centro de Memória (Cemej) do TRT-11
Fernando Botero foi um artista figurativista colombiano, cujo estilo é chamado por alguns de “Boterismo”, o que lhe dá uma identidade inconfundível