Pesquisa amazonense sobre consumo de peixes é destaque em revista científica internacional

Moradores da Região Norte tem o maior consumo proporcional de peixes dentre as cinco macrorregiões brasileiras e seus residentes preferem adquirir o produto em feiras livres, ou diretamente com pescadores, do que em supermercados, assim como preferem os peixes oriundos da pesca tradicional (extrativista) aos de criadouros.

Estas são algumas das conclusões da pesquisa elaboradora pelo professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, Thiago Mendes de Freitas, e pelo pesquisador do Departamento de Biossistemas e da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Ivã Guidini Lopes, publicada este mês no periódico científico Aquaculture, uma das principais revistas cientificas internacionais do segmento.

Iniciado em 2021, o trabalho avaliou o consumo de pescado em todo o Brasil e identificou os fatores que influenciam esse consumo na atualidade, além de investigar como a pandemia da Covid-19 afetou o padrão de consumo no país. De acordo com o estudo, enquanto os peixes são a principal fonte de proteína na Região Norte, a maioria dos brasileiros prefere carne bovina (44,3%), seguida de aves (27,1%) e peixes (14,3%).

Outra diferença de hábito é que enquanto os nortistas adquirem o produto em feiras ou com os próprios pescadores, 60% dos brasileiros compram em supermercados. Ainda segundo o levantamento, durante a pandemia de Covid-19, 30,3% das pessoas na região Norte declararam ter reduzido o consumo de peixe em suas refeições diárias.

Os docentes de Nilton Lins têm aprovado projetos de pesquisa junto às instituições de fomento como a Capes, CNPq e Fapeam, e a Universidade tem investido em melhorias e na ampliação da infraestrutura, como a construção de um novo prédio onde funcionará o Centro de Pesquisa e Inovação em Aquicultura Amazônica.

TCE-AM, MPE-AM e MPF firmam acordo para troca de informações de dados

Procurador-geral do MPE, Alberto Rodrigues do Nascimento e o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, assinam o acordo para troca de informações de dados entre as instituições (Ana Claudia Jatahy)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) e a Procuradoria da República no Amazonas (MPF-AM) firmaram, ontem (17), um acordo de cooperação técnica visando à troca de informações, bases de dados e sistemas de informações relacionados aos processos dos gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares pela Corte de Contas amazonense. Com base nas cláusulas estabelecidas, o MP-AM se compromete a implantar uma rotina interna de atendimento aos pedidos de informações oriundos dos Promotores Eleitorais, por intermédio do Centro de Apoio às Promotorias Eleitorais (CAO-PE), utilizando as bases de dados compartilhadas, sistemas e ferramentas do TCE-AM. O tribunal também encaminhará cópias dos processos até 30 dias após o trânsito em julgado, utilizando uma solução tecnológica. Ambas as partes têm a obrigação de promover a troca e o intercâmbio de informações, bem como de credenciar membros e servidores para acesso a bancos de dados de interesse comum, respeitando as normas de segurança da informação. Os dados compartilhados serão tratados de acordo com a legislação brasileira de proteção de dados pessoais. A publicação resumida do instrumento será providenciada pelos participantes, conforme determinação legal nos próximos dias. Muito bom!

Bem na foto

A Associação do Pólo Digital de Manaus (APDM) foi contemplada na Chamada CNI-Sebrae – Ambientes Promotores à Inovação, iniciativa que visa selecionar e qualificar até 10 ambientes promotores da inovação brasileiros para mapear tecnologias de startups nacionais em plataforma global de inovação. O resultado reconhece a relevância da APDM para o fomento de atividades de apoio à inovação na Região Norte e a coloca entre as instituições de destaque que irão contribuir para fortalecer o segmento no Brasil. Que boa notícia. Parabéns, APDM! 

Daniella Jaime assume secretaria executiva da Sedurb

Nomeada pelo governador Wilson Lima, a especialista financeira Daniella Jaime assumiu o cargo de secretária Executiva da Sedurb (Divulgação)

A direção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) está agora completa, com a nomeação, pelo governador Wilson Lima, da especialista financeira Daniella Jaime para o cargo de secretária Executiva. Criada recentemente, a Sedurb é dirigida pelo engenheiro civil Marcellus Campêlo. Daniella Jaime é, desde 2006, do quadro da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que, junto com a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), passou a compor a Sedurb, secretaria criada na nova reforma administrativa do governo. Daniella também responde, desde 2019, pela Subcoordenadoria Administrativa e Financeira da UGPE. Ela é formada em análise de sistemas e pós-graduada em controladoria e finanças. Na UGPE tornou-se braço direito de Marcellus Campêlo, coordenador do órgão desde 2019.

Kwati Club, pura diversão

Faltando pouco mais de um mês para o Festival Folclórico de Parintins, o Kwati Club, espaço de diversão, cultura e lazer localizado às margens do Lago Macurany, na Ilha Tupinambarana, se consolida como a maior programação de entretenimento deste ano, além do Bumbódromo. Ao todo, serão mais de 30 horas de muita música com atrações nacionais (Banda Eva, Turma do Pagode e a DJ Camilla Brunetta), e, claro, atrações locais. Os ingressos podem ser adquiridos em Manaus (Pet Place – unidades Djalma Batista e Mundi, no Tupina Baranda e Studio Z, dos shoppings Sumaúma e Ponta Negra), em Parintins (Super Baranda), e também por meio do site ingressofly.com. Fica a dica!

Maratona Kids e Corrida Ecológica – AMEC

A 12ª edição da Maratona Kids e Corrida Ecológica – AMEC, vai agitar a tarde do dia 11 de junho a Vila Olímpica de Manaus (Divulgação)

Com o lema Exercitar através do brincar!, acontece às 16h30 do próximo dia 11 de junho, a 12ª edição da Maratona Kids e Corrida Ecológica – AMEC, na Vila Olímpica de Manaus. A incursão, organizada pela Xpress Consultoria e realizada pelo Grupo Amec (Amazonas Eco Company), reunirá cerca de 500 crianças, de 06 meses a 14 anos para um dia de diversão e lazer em família através da prática de atividades esportivas. Os circuitos de corrida serão montados e divididos em trajetos de acordo com a idade dos participantes, em que todas as categorias serão acompanhadas por uma equipe de recreadores que irão garantir a segurança e diversão da criançada. Além de uma área gourmet, o espaço conta com oficinas, brinquedos infláveis, personagens, parede de escalada, distribuição e plantio de mudas, sorteios para quem levar material reciclado e muito mais. A Maratona Kids tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pelo esporte e uma vida mais ativa. É por aí!

O Rugido

O mais novo talento da música instrumental local, Mateus Ribeiro, recebe a imprensa nesta quinta-feira (18), na Casa Som Amazônia, localizada na Travessa Planalto, no Parque Dez, para falar sobre o show O Rugido, que ele vai estrelar em junho no Teatro Amazonas, com a produção de Rafaela Margarido (Casa de Artes Trilhares) e participação de Matheus Santaella, Gabriel Fonseca e Beatriz Procópio. Vem coisa boa por aí!

OAB-AM promove sarau em homenagem às mães advogadas

A presidente da Comissão Dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-AM, Yaci Derzi e o presidente da Instituição, Jean Cleuter Mendonça, estão confiantes no sucesso do sarau em homenagem às mães advogadas (Felipe Martins)

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), está se preparando para  realizar na sexta-feira (19), o “Sarau para viver e sonhar nossos sonhos por nossos filhos”, que homenageará mães advogadas.A festa será realizado das 14h às 17h, no miniauditório da sede da OAB-AM, na Avenida Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis. A comemoração, com música ao vivo, objetiva celebrar a vida, a música e prestar homenagem às mães advogadas, em uma tarde repleta de emoção e significado. De acordo com a presidente da Comissão Dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-AM, Yaci Derzi, o evento festivo será um momento de compartilhar experiências culturais e fomentar a convivência social. “Vamos compartilhar experiências culturais e fomentar a convivência social entre as mães e filhos da advocacia amazonense”, informa Yaci. Vai ser bom demais!

Antonio Stroski é novo membro do Conama

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Manaus, Antonio Stroski, é o novo membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), representando os municípios da região Norte do país. A posse, como conselheiro, ocorreu ontem (17), na 138ª Reunião Ordinária do Conama, em Brasília (DF). O Conama é o maior e mais importante órgão consultivo e deliberativo, sobre normas e padrões para o meio ambiente, do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), e foi instituído pela lei n° 6.938/8, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Dia Livre de Impostos

Os lojistas do Amazonas Shopping já se preparam para a edição 2023 do Dia Livre de Impostos (DLI), que acontece na próxima quinta-feira (25). A ação, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), é um movimento nacional, que tem o objetivo de mostrar para a população o tamanho da carga tributária do país. Que tal aproveitar para comprar sem os indigestos impostos?

Santa Teresa abre inscrições para o vestibular 

A Faculdade Santa Teresa está com inscrições abertas para o vestibular macro do segundo semestre de 2023. A prova presencial acontece na próxima terça-feira (23), na sede da instituição, na Rua Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças. As inscrições podem ser feitas pelo site http://faculdadesantateresa.edu.br. Mais informações pelos números (92) 3302-4906 e 98403-0034.

Pauderney Avelino é exonerado da Sedecti

Pauderney Avelino é exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Ele era titular da pasta desde janeiro deste ano. A publicação oficializando a exoneração de Pauderney será publicada na edição desta quinta-feira, 18, no Diário Oficial do Amazonas. Ainda ontem (17), Pauderney perdeu por decisão judicial o diretório do partido União Brasil Amazonas(Fonte: Portal O Poder)

BDay

Sérgio Henrique Martins, Beth Bittencourt, Marcos Antonio Almeida, Trícia Tadros, Ambrósio Cavalcante e Cléia Viana figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Meu amigo Fernando Prestes, sua amada Gimol e os filhos Gabriel e Nicole. Uma família pequena, mas, grandiosa em bem querer. Carece mais?
Festejada aniversariante desta quinta, a curadora e marchand da Amazônia World Art, Cleia Viana, relaxando em águas plácidas e rasas em praia do arquipélago das Anavilhanas. Parabéns, menina
A jornalista Menga Junqueira e a médica Ednéia Ribeiro em recente agito que sacudiu o fechado condomínio Jardim Europa, na Ponta Negra
No melhor estilo decifra-me ou te devoro, Rita Monteiro surge plena e resolvida na cena social da Grande Manaus
Minha estimada amiga Oreni Braga feliz na companhia do filho gato Juliano Braga, um zeloso economista, como diria tia Jacira, ‘de mão cheia’
Profissionais formados na Faculdade de Odontologia de Manaus, Kermilson Sarges, Ítallo Costa e Renan Barbosa são os novos queridinhos do mundo da odontologia da capital amazonense. O trio está com tudo e não está prosa. Gosto deles