Em Brasília, Wilson Lima busca parceria com Governo Federal para programas de soluções de moradias no Amazonas

O governador Wilson Lima esteve, ontem (22), na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para apresentar as propostas do “Amazonas Meu Lar”, maior programa habitacional da história do estado, e buscar apoio do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Entre as pautas do encontro estevam o debate sobre o processo de habitação no Amazonas, na capital e interior; os prédios da União em Manaus que podem receber o chamado “retrofit”, restauro mantendo as configurações originais; as novas medidas do programa Minha Casa Minha Vida, publicados pelo Governo Federal; e, ainda, o reforço do pedido de doação dos prédios e terrenos da União ao Amazonas para programas habitacionais.

“Nós temos várias modelagens (de ações na área habitacional) e o que a gente está construindo aqui com o Governo Federal é entendendo como essas propostas se conectam para que a gente possa fazer esse trabalho em parceria”, destacou o governador Wilson Lima.

Participaram da reunião o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida; o vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi), Helio Alexandre; e o superintendente estadual de Habitação, Jivago Castro.

Festa dos Visitantes, em Parintins

Marcos Apolo Muniz, titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), apresenta à imprensa a programação dos eventos do 56º Festival Folclórico de Parintins (Antonio Lima)

Em um palco 360º, artistas locais e nacionais irão se revezar em sete horas de música na Festa dos Visitantes, em Parintins, no próximo dia 29. Pela primeira vez a festança dos turistas será realizada no Bumbódromo. Estão confirmados, David Assayag, Uendel Pinheiro, George Japa, Mikael, Jr Paulain, Rafa Militão e o DJ Jorge Neto.  No line-up nacional, Ludmilla, conhecida como “Rainha da Favela”, e Simone Mendes, que defende um repertório que vai do sertanejo ao forró. O anúncio das atrações foi divulgado ontem (22), pelo Governo do Amazonas via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no Palácio Rio Negro. Também foram apresentados detalhes sobre a logística de acesso e a parte social do evento. A folia, que é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio cultural da Eneva, antecede o 56º Festival Folclórico de Parintins (30 de junho, 1 e 2 de julho).

 Formatura de jovens refugiados nas Oficinas de Criatividades

Mais de 40 jovens refugiados e migrantes venezuelanos participarão da cerimônia de formatura da série de Oficinas de Criatividades do CIEE, em torno das programações referentes ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta semana. O evento acontece nesta sexta-feira (23), das 14h às 16h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro. A formalidade será realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Amazonas), com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. A ação terá a participação dos jovens, seus familiares, instituições públicas e privadas, e empresas contratantes e interessadas na contratação de jovens refugiados como aprendizes. Muito bom!

ADS inaugura Feira de Produtos Regionais Orgânicos e Agroecológicos na Ponta Negra

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) inaugura nesta sexta-feira, sua Feira de Produtos Regionais Orgânicos e Agroecológicos, no Shopping Ponta Negra (Ruth Jucá)

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) inaugura, nesta sexta-feira (23), sua Feira de Produtos Regionais  Orgânicos e Agroecológicos. A nova edição da feira faz parte da programação de aniversário de 20 anos da ADS e será realizada no estacionamento G1, do Shopping Ponta Negra, na Avenida Coronel Teixeira. A feira será realizada às sextas-feiras, das 15h às 19h e contará com 55 produtores. Os consumidores vão encontrar produtos diversos como frutas, verduras, hortaliças microgreen, alimentação vegana, artesanato indígenas, produtos fitoterápicos, mel e derivados, plantas, adubos e composto. Alguns produtos serão comercializados conforme a sazonalidade, a exemplo o abacate, a bacaba e o buriti. Já as hortaliças, assim como nas demais feiras, serão encontradas ao longo do ano todo. Que tal conferir?

Saúde do Amazonas realiza palestra para profissionais da enfermagem

Com o objetivo de ressaltar a importância dos equipamentos utilizados pelos enfermeiros e profissionais da saúde no âmbito profissional, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a empresa CISA Brasile, realizou um treinamento teórico e prático, ontem (22) sobre a esterilização e cuidados com equipamentos médicos voltados para os profissionais do meio da enfermagem. A conversa contou com dois palestrantes, a enfermeira Nicole Coelho e o diretor técnico da CISA, Sandoval Barbosa que juntos comentaram e responderam perguntas sobre a Central de Material e Esterilização (CME), que tem um papel muito importante na área da saúde. Conhecida como o coração do hospital, é responsável pela limpeza, esterilização, preparo, controle e distribuição dos materiais médicos. Muito bom!

Suframa promove workshop de incentivo à inovação tecnológica no Amapá

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, palestra na abertura do “1º Workshop da Lei de Informática – Edição Amapá”, realizada em parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia-Setec/AP (Divulgação)

Idealizado pela Suframa com o objetivo de divulgar potencialidades advindas da Lei de Informática na área de abrangência da Zona Franca de Manaus (ZFM) e impulsionar o ecossistema de inovação tecnológica na Amazônia, foi realizada na manhã de ontem (22), a abertura do “1º Workshop da Lei de Informática – Edição Amapá”. O evento, realizado em parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec/AP), ocorreu no Auditório do Bloco de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, km 2, no Jardim Marco Zero. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a realização do workshop integra planejamento da Autarquia de disseminar as vantagens e irradiar os benefícios da ZFM para todos os Estados componentes do modelo. O Amapá foi escolhido para ser o primeiro Estado a receber o workshop por ter apenas 1% de instituições credenciadas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e, portanto, habilitadas a receber recursos destinados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).  Das 136 unidades habilitadas, 78% são do Amazonas, sendo 56% delas de Manaus; 10% são de Rondônia; 6% do Acre; e 5% de Roraima.

Hoje, os sinos dobram por eles!

De luto pela morte desses cinco exploradores oceânicos, anunciada ontem (22), com a confirmação da implosão do submergível Titan, sem que isso possa parecer piegas, ou demonstração de excesso de sentimentalismo, a não ser a empatia pela catastrófica e inesperada perda. Cincurflexo quedo-me em oração unindo-me às famílias enlutadas nas preces pelas almas dos cinco tripulantes que partiram, tornando minhas as palavras do grande pensador John Donne, devidamente apropriadas para esse momento. “A morte de qualquer homem diminui-me, porque eu faço parte da humanidade, eis porque nunca perguntei por quem dobram os sinos: é por mim…” É assim que me sinto…hoje os sinos dobram por mim… (João Bosco Valente,  jornalista, advogado e poeta)

SesiSaúde realiza exames nas indústrias e em domicílio

O técnico de radiologia, Ronylson Santiago, é o responsável pelo serviço domiciliar de Raio X, ofertado pelo SesiSaúde, com a preocupação em atender pacientes que estão acamados e que necessitam de cuidados especiais (Divulgação)

Com a finalidade de facilitar aos clientes a realização de exames de saúde em domicílio, o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas), por meio do SesiSaude, oferece raio x domiciliar e raio x in company, em parceria com a empresa Inovax. Trata-se de um atendimento personalizado e com maior comodidade. O serviço domiciliar, de acordo com o  técnico de radiologia, Ronylson Santiago, nasceu da preocupação em atender pacientes que estão acamados e que necessitam de cuidados especiais, logo, o cliente pode efetuar o serviço de raio x sem se locomover a uma unidade hospitalar, evitando assim um possível desgaste físico. Já o serviço in company, disponível desde fevereiro às empresas do Polo Industrial de Manaus, tem o propósito de levar a qualidade do serviço SESISAÚDE aos industriários, de forma confortável e com otimização do tempo, já que o colaborador não necessita sair do seu local de trabalho para ser atendido. Muito bom!

Rede Cinépolis promove sessão especial inclusiva no Shopping Ponta Negra

A nova animação da Pixar, “Elementos”, será o filme do mês da sessão inclusiva realizada pela Rede Cinépolis do Shopping Ponta Negra, neste sábado (24), a partir das 15h. A exibição é voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. As sessões inclusivas são realizadas desde o ano passado, no Cinépolis do Shopping Ponta Negra, uma vez por mês. As pessoas com TEA não pagam ingresso e seus acompanhantes pagam meia-entrada. É importante a apresentação de carteira de identificação ou laudo. O público pode participar, adquirindo os ingressos na bilheteria do cinema, localizado no piso L3 ou pelo site www.cinepolis.com.br .Fica a dica!

Azul e vermelho: opções de decoração nas cores do seu boi-bumbá preferido

Com a proximidade do Festival Folclórico de Parintins, é muito comum que as festas, em Manaus, passem a contar com elementos que remetam as cores de Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) e que possam compor toda a comemoração. O Magazine Vieiralves localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, conta com uma série de opções para quem deseja dar um toque especial na festa. Entre os itens estão copos personalizados, taças de gin, além de baldes e cortinas metalizadas. Outra opção de decoração é o espaço de balões metalizados – em formato de coração e estrela – que podem ser, também, personalizados. De acordo com Raul Valente, gerente da loja, os acessórios também são uma pedida para quem vai para Parintins. Fica a dica!

Sala da OAB-AM é transferida do 3º para o 1º andar do TJAM

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) anunciou, nesta quinta-feira, dia 22 de junho, um novo ambiente no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A sala da OAB-AM foi transferida do 3º para o 1º andar do TJAM, com um espaço amplo e moderno, proporcionando aos advogados e advogadas uma infraestrutura ainda mais adequada para o desempenho de suas atividades. A mudança representa um marco significativo para a OAB-AM, refletindo o compromisso da instituição em proporcionar um atendimento de excelência aos seus membros, bem como fortalecer sua parceria com o TJAM em prol da justiça e do aprimoramento do sistema jurídico. A infraestrutura expandida permitirá que a OAB-AM ofereça um serviço mais ágil e eficiente, reforçando sua missão de defender os interesses da advocacia e da sociedade.  Muito bom!

BDay

Irene Albuquerque, Rossy Amoedo, Gene Barbosa, Rai Campos, Liduína Magalhães, Luiz Antonio Nascimento, Fátima Durães, José Ricardo Wendling e Maria do Fátima Albuquerque dos Santos figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Descolada e sempre de bem com a vida, a querida Gene Barbosa celebra hoje, em Genebra-Suiça, onde está domiciliada há anos, mais uma virada de folhinha. Parabéns, menina
O guapo artista plástico e grafifeiro em evidência aqui e acolá, Rai (Raiz) Campos é um dos festejados aniversariantes desta sexta, com celebração bacana entre amigos e familiares. Happy birthday
Por merecimento, a professora doutora Marilene Corrrêa de Freitas foi eleita para compor a Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC). Parabéns, mestra
O descolado promoter Fernando Salignac muito bem acompanhado das belas Khrystma Siberth, Miss Amazonas 2023 e Camyla Rodrigues, Miss Rondônia 2023. Lacrou
Os irmãos Afonso e Abílio Nery mais Bethinha Bittencourt, celebrando Charufe Nasser a descolada aniversariante da temporada em movimentado almoço. Gosto deles