No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, FCecon chama atenção para diagnóstico precoce

O câncer colorretal é o segundo tipo de tumor que mais mata homens e mulheres no Brasil – são mais de 40 mil pessoas ao ano. No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, lembrado neste domingo (27), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), chama a atenção para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

Com o tema “Abrace essa ideia outra vez”, a campanha nacional – Março Azul –, é organizada pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP). As ações são realizadas em todo o país por meio de palestras, mutirões, iluminação de monumentos em diversos Estados com o azul durante parte ou todo o mês de março, cujo objetivo é chamar a atenção para o tema.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados para o Amazonas 230 novos casos de câncer colorretal para o ano de 2022, sendo 120 em homens e 110 em mulheres, acometendo pacientes com mais de 45 anos ou pessoas que tenham casos na família.

Samuel Hanan lança livro com debate sobre desenvolvimento sustentável no Senai

No Sesi Senai, o presidente da Fieam, Antonio Silva e o autor do livro livro “Brasil: Um país à deriva”, Samuel Hanan (Divulgação)

O cenário nacional atual é propício à formação de um grupo de trabalho nas universidades e ICTs (institutos de ciência e tecnologia) que visem um novo polo de desenvolvimento sustentável para o estado, defendeu o professor Msc. Roberto Lavor na mesa redonda ‘Desenvolvimento Sustentável do Amazonas: Governanças e o papel das ICTs’, realizada anteontem (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas). O evento abriu a sessão de autógrafos do livro “Brasil: Um país à deriva”, de autoria de Samuel A. Hanan e Daniel F. Hanan.  “Brasil: Um país à deriva” aborda temas como a crise ética e política, privilégios de classes, desigualdades regionais, gastos públicos, plano de metas e a preservação da Amazônia. “O país precisa de um estadista que se assemelhe a Juscelino Kubitschek, ex-presidente que impulsionou o Brasil para o desenvolvimento econômico acelerado”, pontuou o autor.

Suframa marca presença no maior evento de cidades inteligentes do Brasil

A Suframa finalizou ontem (25), sua participação na Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionados à temática de Cidades Inteligentes. A exposição, que iniciou na quinta-feira (24) e ocorreu no Parque Barigui, em Curitiba (PR), chegou à sua terceira edição em solo nacional neste ano e reuniu os maiores especialistas e empresas do segmento em discussões sobre as principais inovações em curso para o planejamento urbano e a transformação digital e sustentável dos municípios brasileiros. As expectativas para esta terceira edição nacional do evento incluíram mais de 10 mil visitantes, 40 países representados e aproximadamente 60 palestrantes e 50 expositores.

WorkOdonto traz a Manaus técnicas avançadas em Harmonização Orofacial

O idealizador do WorkOdonto, Marcelo de Sá, é um dos palestrantes do evento que vai reunir logo mais renomados odontólogos para discutir a harmonização facial (Divulgação)

A capital do Amazonas recebe, pela primeira vez neste sábado (26), o WorkOdonto. Serão 12 horas de conteúdos exclusivos e técnicas avançadas, além de procedimentos executados em tempo real. Entre os palestrantes estão o idealizador do WorkOdonto, Marcelo de Sá, a cirurgiã dentista Dra. Juliana Cajado, a mestre em Ortodontia Dra. Cynthia Cardoso, além do professor de Harmonização Orofacial Avançada, Dr. Alexsandro Vieira. O seminário acontece entre 8h e 20h de hoje, na Universidade Paulista (Unip), localizada Avenida Mário Ypiranga, 4.390 – Parque 10 de Novembro. Mais informações pelo https://workodontomanaus.4.events/ e informações: (92) 98610-4657.

Aulas para concurseiros e profissionais da saúde

O Centro de Ensino Literatus promove, neste sábado (26), um aulão extra de Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Raciocínio Lógico para os concurseiros de plantão. Já para os estudantes e profissionais de enfermagem, está programado o curso de administração de medicamentos intramusculares.

Profissionalizando

Comemorando mais uma conquista dos alunos do Centec, a coordenadora de projetos, Nathalia Flores, o coordenador pedagógico, Gionvani Caldas, e professora e paraninfa da turma, Viviane Melo (Divulgação)

No momento em que a formação técnica passa a ser um diferencial no mercado de trabalho brasileiro, Manaus ganha mais de 90 novos profissionais em 13 diferentes áreas. Os novos técnicos receberam seus diplomas, do Centro de Ensino Técnico (Centec), na noite desta quinta-feira (24), em cerimônia para familiares e amigos. A importância desse tipo de formação fica evidente na nova pesquisa ‘Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico: experiências de quem contrata’. O estudo mostra que seis em cada dez empresas afirmam que o curso técnico é um diferencial durante a contratação.

2º Festival de Circo do Amazonas

“Respeitável público”, o Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inicia a programação do 2º Festival de Circo do Amazonas, que vai até o dia 3 de abril. O povo circense abre as lonas do Teatro Amazonas, neste domingo (27), para a abertura do festival, com o espetáculo “La Scarpetta”, às 19h. O show que abre a programação do festival conta com magia, equilibrismo, música e acrobacia do personagem principal. O acesso é gratuito.

Raphael Galvão celebra sucesso de evento

O cerimonalista Raphael Galvão celebra sucesso de evento do evento dos 26 anos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), assinado por ele (Divulgação)

O cerimonialista Raphael Galvão celebra o sucesso do evento dos 26 anos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM). O especialista assinou o cerimonial e cenografia da festa para 400 pessoas, que ainda contou com cenários instagramáveis. Itens derivados da Maniva inspiraram a cenografia do evento. Sempre de olho na excelência, Galvão também ressaltou o conceito de sustentabilidade aplicado em todos os processos da festa. É por aí!

Faturamento positivo 

O clima da Páscoa já está presente nas unidades do Super Nova Era. A marca estima um crescimento de 15% nas vendas de produtos tradicionais do período, como ovos, caixas e barras de chocolate, em comparação com 2021.

BDay

Denise Macedo, Pedro Monteiro, Anette Perrone, Paulo Roberto Pereira, Bella Mattos, Vanderlainen Caldas e Ilia Ferreira (em Fortaleza-CE) figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Sempre de bem com a vida, o administrador Pedro Monteiro celebra neste sábado, ao lado da família, mais um março na sua vida. Parabéns, amigo
As queridíssimas Janete Fernandes e Ângela Francia Laredo marcando presença na sua happy hour semanal. Gosto delas
A advogada Mary Muniz Tuima e a empresária Carol Carvalho, mulheres empoderadas e de sucesso (Cézar Catingueira)
Avis rara, Eneida Menezes Erse levou sua simpatia em recente agito social na capital amazonense (Cézar Catingueira)
Suely Paes Barreto e Sonia Jinkings, filhas de Eva chiques, perfumadas e elegantes da seara manauense (Cézar Catingueira)
O gestual de verdadeira ‘meiguice e candura’ dos amigos queridos, Graça Ferraz e Alberto Chã Filho. Danadinhos (Cézar Catingueira)