Atendimento público: Hemoam é avaliado com 99,2% de satisfação

Taí uma boa notícia. Pesquisa de satisfação envolvendo pacientes e doadores de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) apontou 99,2% de aprovação pelo serviço da instituição. A Fundação é o órgão do governo estadual referência no tratamento de doenças hematológicas e oncohematológicas, e responsável pelo fornecimento de sangue para Manaus e interior. 

De maio a agosto, a pesquisa ouviu centenas de usuários das áreas de atendimento ao paciente, ambulatório, doação de sangue e laboratório de análises clínicas. A avaliação considera diversos aspectos, dentre eles, conforto, tempo, qualidade do atendimento e limpeza. Nesse segundo quadrimestre a satisfação superou a avaliação anterior realizada de janeiro a abril, quando o resultado foi de 98,3%.

Dessa vez, todas as áreas foram bem avaliadas, com destaque para o Laboratório de Análises Clínicas, ambulatório e enfermagem, os quais obtiveram crescimento de +1,8%, +2,6% e +4% e na opinião do público. Ao todo, são avaliados 45 itens, divididos entre atendimento e serviços. A meta para cada item é alcançar pelo menos 90% de satisfação. A pesquisa é realizada três vezes ao ano. Bom demais!

Crianças

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe, a partir desta quarta-feira (14), uma programação especial na semana do Dia das Crianças. As atividades serão voltadas para crianças com deficiência atendidas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação segue até domingo (18) no espaço, localizado na no espaço localizado na antiga Bola da Suframa. A ideia é propiciar um entretenimento inclusivo para 240 crianças que fazem parte do projeto “Sejusc Abraça”, iniciativa que leva atividades pedagógicas para os Centros de Convivência da Família. A programação começa todos os dias a partir das 8h, no Centro Cultural . As crianças terão acesso a circuito motor, brinquedos adaptados, pintura facial, distribuição de lanches, entre outros jogos. Maravilha!

Feriado no Rio Negro

A convite do amigo Zeca Nascimento, eu, o jornalista Carlos Aguiar e o empresário de turismo Pedro Ferreira Fernandes Neto, passamos o feriado de segunda-feira flanando pelo nosso Rio Negro, a bordo de uma confortável lancha da Amazon Eco Adventures Tour.

Foram muitos quilômetros percorridos permeados com papos variados. Passamos por muitos lugares. Na praia da Sara demos uma parada para nos refrescar. Depois, seguimos para a Reserva Sustentável do Tupé, onde visitamos à comunidade indígena Tuyuka, com direito a apresentação de dança e canto.

O almoço foi no Flutuante Sombra da Lua, onde saboreamos um delicioso tambaqui, assado no capricho. Dizem que o lugar só vende tambaqui de rio. O nosso era enorme. Na volta, Zeca Nascimento conferiu, de longe, a extensão de suas terras localizadas no Rio Negro e no Igarapé do Tarumã. Nosso delicioso passeio acabou às 16h30. Foi tudo de bom!

Transformação Digital

Atenta ao cenário que aponta para a importância da transformação digital por meio dos avanços tecnológicos, a Distribuidora Atem vem investindo e incorporando novas tecnologias em seus processos. A empresa adquiriu e está implementando o software SAP S/4 HANA, ferramenta que vai otimizar o fluxo e a qualidade das informações dentro da firma. Ao automatizar os processos, a Atem passa a ter maior controle sobre todas as etapas produtivas, baseando as decisões no que realmente tem eficácia.é por aí!

Clássicos no TA

O Teatro Amazonas abre suas portas nesta quinta-feira (15) para apresentar a Orquestra Amazônica Filarmônica em concerto com obras do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) e do francês Maurice Ravel (1875-1937). O teatro funciona com 50% da capacidade e o espaço adotou protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório. O espetáculo é gratuito, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem agendamento de vagas pelo Portal da Cultura (bit.ly/oswaldravel). A partir das 20h.

“Um estudo da obra Mamma Mia” 

Os atores Diego Montez e Myra Ruiz, dois dos grandes nomes do teatro musical do país, promovem, na  escola In Cena Casa de Artes e Produções, um novo curso,  “Um estudo da obra Mamma Mia”. O musical, baseado nas canções do grupo pop sueco ABBA, foi escrito por Catherine Johnson, é um sucesso mundial, com versões em vários países e até filme. O curso é online e começa nesta quarta-feira (14). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou no número (21) 97124-1001. 

Congresso Internacional de Fisioterapia

Nos dias 16 e 17 de outubro, o grupo Ser Educacional, mantenedor das marcas Unama, Uninassau, Uuninabuco, UniNorte, Univeritas e UNG, promove a primeira edição do Congresso Internacional de Fisioterapia. A atividade será 100% on-line e terá como tema “A fisioterapia baseada em evidências e seu crescimento nas áreas de atuação”. As palestras serão transmitidas ao vivo no canal do Portal LeiaJá no Youtube. O evento tem como objetivo discutir a atuação dos profissionais de fisioterapia nas diversas áreas da saúde, além de apontar o desenvolvimento da área.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Interessados podem realizar a inscrição por meio do site eventos.sereduc.com/eventos-online.

Curso de Libras do Cetam

A comunicação pode ser uma poderosa ferramenta quando se trata da inclusão social de deficientes auditivos. É por meio dela que, hoje, cerca de 600 amazonenses buscam inserir e promover uma melhoria na qualidade de vida de surdos e mudos, por meio de qualificação no curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em Manaus e no interior. Estima-se que hoje existam cerca de 150 mil deficientes auditivos no Amazonas, dos quais 90 mil moram na capital, segundo dados do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede). Atender essa demanda é fundamental e para o professor do curso de Libras do Cetam, Marlisson Azevedo, é gratificante ver o crescimento do número de interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais no intuito de acolher os deficientes. Muito bom!

Aos mestres com carinho

Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), o Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte, localizado no Casarão de Ideias, no Centro, recebe como estreia da semana, nesta quinta, a partir das 18h30, o longa-metragem ‘Abraço’, com reexibição na sexta-feira (16), às 20h30; sábado (18), às 16h30 e domingo (19), às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, no perfil do espaço cultural no Instagram (@casaraodeideias). O longa-metragem do cineasta DF Fiuza, remonta mobilização ocorrida em 2008, quando professores sergipanos resolvem unir forças para lutar a favor de seus direitos trabalhistas. Confira!

BDay

Melissa Vianez Nasser de Campos, Luís Castro, Juliana Lopes e Vittorio Figliuolo Júnior figuram na lista das festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

No dia das crianças investidor Zeca Nascimento foi abençoado pelos índios Tuyuka
Pedro Ferreira Fernandes Neto e Carlos Aguiar na segunda-feira passeando pelo Rio Negro. Ao fundo, a Ponte Jornalista Phellippe Daou
Sempre de bem com a vida, a queridíssima Melissa Vianez Nasser de Campo celebra nesta quarta-feira mais um outubro na sua vida. Cheers
Médico especializado em medicina nuclear, o querido amigo Fernando Mattos de Souza é um do festejados aniversariantes da semana. Santé
As irmãs-empresárias Fátima Braga Roman e Sandra Braga Rocha em momento de descontração. Aliás, ontem foi o níver de Sandra. Parabéns, minha querida
A queridíssima Socorro Coimbra feliz da vida com o marido José Henrique. Gosto deles
Abelardo e Ana Thereza Jatahy Santo, amigos querido da coluna (Ana Claudia Jatahy)
Pesquisa de satisfação envolvendo pacientes e doadores de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) apontou 99,2% de aprovação pelo serviço da instituição. Coisa boa (Reprodução)