Governadores e lideranças de 10 países se reúnem no Amazonas para debater ações em prol do clima e de florestas

O Amazonas vai ganhar destaque mundial no período de 16 a 18 de março, com a realização da Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), que terá a participação de mais de 300 autoridades, lideranças e convidados de 10 países.

O evento, organizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoverá um amplo debate sobre problemáticas e soluções para as mudanças climáticas e o desmatamento em Estados e províncias de florestas tropicais. 

No dia 16 de março, a reunião será apenas para os membros da GCF Task Force, formado por 38 Estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo, localizadas no Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria e Peru. 

Já nos dias 17 e 18, das 8h30 às 17h, o evento é aberto ao público e será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, com a realização de quatro debates e ainda uma feira com produtos da bioeconomia amazônica.

A proposta é reunir a sociedade em geral e representantes do setor privado, governos, instituições, povos indígenas, populações tradicionais, entre outras. Para participar do evento, é necessário enviar um e-mail solicitando o convite: [email protected].

Arthur convoca bolsonaristas do Amazonas a se unirem em defesa da Zona Franca de Manaus

Depois do grupo Heineken anunciar que irá encerrar suas atividades no Amazonas, justamente no momento em que o decreto presidencial de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) interfere diretamente na permanência das empresas no Pólo Industrial de Manaus (PIM), o presidente do PSDB-AM, ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, convoca os bolsonaristas do Estado a se unirem na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Eu faço um apelo aos bolsonaristas do Amazonas no sentido de que peçam ao presidente para que reveja sua posição. É hora de mostrarem o seu valor e seu peso. Não podemos ficar agora nos dividindo em pró e contra Bolsonaro. Temos que mostrar em conjunto, que estão levando o Amazonas para a miséria, para a fome, para a destruição de patrimônios, para uma situação extremamente grave e que tem tocado muito fundo no meu coração e no coração de todos nós”, disse Virgílio no vídeo publicado ontem (04), à tarde, em suas redes sociais.

Márcia Siqueira canta Elis Regina

Elis Regina que marcou gerações ganha uma homenagem especial da cantora Márcia Siqueira, no próximo dia 12, a partir das 20h no gastrobar Luar de Uaicurapá (Divulgação)

Quarenta anos sem Elis Regina, mas a voz carregada de emoção e sentimento continua viva. A cantora que marcou gerações ganha uma homenagem especial da cantora Márcia Siqueira, no próximo dia 12, sábado, a partir das 20h no gastrobarLuar de Uaicurapá (Rua Rio Madeira, 452, Vieiralves). Além dos clássicos “Como Nossos Pais”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Águas de Março”,  “Nada Será Como Antes”, Márcia Siqueira também inseriu pout-porris de diversas canções de Elis. O couvert custa 35 reais. É exigido o uso de máscaras. Informações e reservas: (92) 98194-0313

Shopping Ponta Negra oferece serviços de saúde e beleza no app Lady Driver

 Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de Março), o  Shopping Ponta Negra promove  de segunda-feira (07) a quarta-feira (09), das 17h às 20h, uma série de ações alusivas à data.  Entre elas, está a entrega de vouchers e gifts das lojas, oferta de serviços gratuitos de cuidados com a pele, maquiagem, aulão fitness e palestra sobre saúde. Além disso, em parceria com o aplicativo de transporte Lady Driver, vai disponibilizar 10% de desconto às mulheres que pedirem uma corrida com destino ou saída do shopping. O benefício é válido nos três dias de programação. Maravilha!

‘Malícia Pool Party’

A balada momesca da ‘Malícia Pool Party’ vai agitar o parque aquático do Atlético Rio Negro Clube, no próximo domingo, dia 13 de março (Divulgação)

Nos último agito de Carnaval, no próximo dia 13 de março (domingo), acontece a edição momesca da ‘Malícia Pool Party’. A festa será realizada na piscina do Atlético Rio Negro Clube, situado na Avenida Epaminondas, 570, Centro de Manaus, a partir das 15h. Nesta edição, o glitter, a pluma e os paetês darão o brilho para que os DJs Ewerton S., Kekell, Thiago Moncayo e Mat Loureiro deem o tom da festa, os hits remixados e mais ouvidos fazem parte desse grande fervo. Segundo o produtor do evento, Júnior Souza, a festa será a fantasia para que as pessoas possam se divertir e também encerrar as festividades momescas. Os ingressos (2° lote), podem ser adquiridos no site www.sympla.com/maliciapoolparty. Para aqueles que desejam embalar a noite, o passaporte adquirido dá acesso exclusivo para o After Oficial que vai acontecer na Augusta Haus logo após o encerramento do evento.

Vem aí o 1º WorkOdonto

Pela primeira vez, Manaus recebe o 1º WorkOdonto no próximo dia 26 de março. Serão 12 horas de conteúdos exclusivos e técnicas avançadas, além de procedimentos executados em tempo real. O evento será de 8h às 20h na Unip, localizada Av. Mário Ypiranga, 4390 – Parque 10 de Novembro. Idealizador do evento odontológico, o especialista em estética dental e reabilitação oral Marcelo de Sá – referência na Região Norte – pontua que o objetivo do projeto é mostrar que a Odontologia tem inúmeras oportunidades para os profissionais serem bem-sucedidos. Durante o Work Odonto, Marcelo vai realizar (em tempo real) dois casos de Lentes de Contato Dental. O procedimento serve para corrigir problemas estéticos, como dentes desalinhados, trincados, com tamanho irregular. A instalação ao vivo possibilitará que os participantes tirem suas dúvidas de imediato. As inscrições para o 1º WorkOdonto podem ser feitas por meio do site https://workodontomanaus.4.events/.

Acolhimento de novos residentes em medicina de família e comunidade

Os 27 profissionais da 11ª Turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram acolhidos em solenidade festiva auditório da Casa Militar do Poder Municipal (Teyson Souza-Semad)

Aconteceu ontem (04), no auditório da Casa Militar, localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 770, Bairro Compensa, o acolhimento de 27 médicos residentes da 11ª Turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os novos residentes foram aprovados em processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica e inseridos na Semsa por meio do Programa Mais Saúde (Promais), cujo objetivo é contribuir para a formação e qualificação dos profissionais de saúde, com foco na Atenção Primária, prevenção e proteção à saúde, a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Biblioteca Itinerante ‘Manaus Faz Cultura’

Começa neste sábado (05), o projeto Biblioteca Itinerante – Formação de Leitores, que foi contemplado pelo edital “Manaus Faz Cultura”, da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura,  Turismo e Eventos (Manauscult), chega à Comunidade Monte das Oliveiras. O edital “Manaus Faz Cultura” cumpre com seu propósito de estimular ações culturais que beneficiam artistas e jovens da periferia. O evento acontecerá das 9h às 12h, com um bate-papo descontraído com o escritor Rojefferson Moraes. Em seguida, acontece uma apresentação musical com o violonista Djedha, e a cantora Sam Rio Negro. Finalizando o evento com um pequeno lanche e a entrega da Geladeira Minibiblioteca, contendo 200 livros que ficará disponível à comunidade que poderá usufruir da melhor forma o acervo.

SesiSaúde atende todas as especialidades odontológicas 

Cerca de 50 cirurgiões dentistas estão disponíveis para atendimento nos postos do Sistema SesiSaúde (Divulgação)

Com cerca de 50 cirurgiões dentistas e contando com todas as especialidades odontológicas, o SesiSaúde atua em duas unidades em Manaus, Centro (Av. Getúlio Vargas, 1116) e Zona Leste (Alameda Cosme Ferreira, 7399, bairro São José Operário), além das clínicas externas credenciadas, oferecendo atendimentos de segunda a sexta pela manhã, tarde e noite; e aos sábados pela manhã e à tarde. “Dentre os diversos procedimentos que realizamos, os de Harmonização Orofacial são uma grande novidade”, destaca o odontólogo Saulo Bohadana, gerente do Setor Odontológico do SesiSaúde. A especialização é responsável pelo equilíbrio estético e funcional da face e tornou-se mais conhecida pelas aplicações de botox (toxina botulínica), muito popular entre os pacientes. Outro diferencial do SESISAÚDE é o atendimento odontológico OPNE (odontologia para pacientes com necessidades especiais), que inclui cardiopatas, hipertensos, sindrômicos, dentre outros.

Sustentabilidade

O embaixador do Instituto Lixo Zero, o biólogo e diretor da Damata, Daniel Santos, esteve nesta semana em Guarulhos, São Paulo, representando o Amazonas no 5º Encontro Nacional de Embaixadores do ILZB. Durante o encontro ele apresentou os primeiros resultados do projeto piloto que está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Manaus, para tornar o bairro da União o primeiro do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero. É por aí!

Amazonas Shopping abre três novas lojas 

Ampliando seu mix de lojas, o Amazonas Shopping abriu, somente nos dois primeiros meses deste ano, três novas operações. São elas: Live, especializada em moda fitness; Ice Laser, que atua na área de estética; e o restaurante Montana Grill.  Em breve, também serão inauguradas as cafeterias The Coffee e Kalena. Muito bom!

BDay

Jória Said Guerreiro Simões, Nelson Dibo Nunes, Wânia Lopes, Leandro Paiva (no belo Rio), Elisiê Pedrosa, Eduardo Ditzel, Daniele Monteiro Graupner, Marcílio Freitas, Renata Mena e Darcy Martins figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Personalidades estimadas em sociedade, Nelson Dibo Nunes e sua Dirce, abrem logo mais à noite o salão de festas de sua morada na Cachoeirinha, para festejar os 82 anos do anfitrião
Gabrielle e Yves Mavignier, pais da pequena Sofia que completa quatro anos neste sábado. A festança vai rolar no Morada Buffet. Sofia é neta da queridíssima Cláudia Pio de Souza
Minha amizade de anos, Elisiê Macena Pedrosa é uma das festejadas aniversariantes deste sábado. Bon anniversaire mon cher ami
Criado na floresta amazônica, o artista plástico Raiz Campos tem encantado o publico com suas pinturas em murais espalhados em vários pontos da capital amazonense. Um guerreiro talentoso
Empresária festejada da gastronomia amazonense, Luciana Felicori recebeu ontem, na Câmara Municipal de Manaus, Diploma de Honra ao Mérito Mulher Cidadã, por propositura do vereador Rodrigo Guedes. Honraria merecida