FAS divulga site que incentiva políticas públicas sobre meio ambiente e mudanças climáticas

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou, neste mês, uma página no site oficial da instituição com os resultados do projeto ‘Painel de Políticas: Cidades e Florestas’. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), e o objetivo foi desenvolver uma plataforma digital para o monitoramento de propostas de lei relacionadas à agenda socioambiental e climática em Manaus.

O projeto foi elaborado pensando na baixa priorização da pauta socioambiental, principalmente no processo de construção de políticas públicas nas cidades do Amazonas.

Os principais produtos do projeto ‘Painel de Políticas: Cidades e Florestas’ podem ser acessados no link https://fas-amazonia.org/painel-politicas-publicas. Dentre eles, o destaque é o painel digital interativo de monitoramento, que reúne leis e projetos de lei que tramitaram na Câmara Municipal de Manaus de 2012 a 2020. O usuário pode ter acesso ao status dessas propostas e fazer buscas pelos eixos ambiental, social, cultural, territorial ou econômico.

O projeto “Painel de Políticas: Cidades e Florestas” promoveu, a criação de espaços para debate e contribuição ativa na formulação de políticas entre parlamentares, agentes públicos e atores sociais, além de representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais e população em situação de vulnerabilidade. É por aí!

“Direito & Amigas”

A advogada Sálvia Haddad juntamente com suas colegas de profissão Graziella Alecrim e Josana Mundstock, se juntam na próxima quarta-feira (09) para o lançamento de suas obras jurídicas na Livraria Leitura do Amazonas Shopping (Divulgação)

As advogadas Graziella Alecrim, Josana Mundstock e Sálvia Haddad se reúnem na próxima quarta-feira (09) para o lançamento de suas obras jurídicas que acontecerá na Livraria Leitura do Amazonas Shopping. O projeto “Direito e Amigas” é resultado de dois anos de pesquisas das amigas na construção da dissertação do mestrado em Direito Constitucional no Mestrado Interinstitucional – Minter do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – Ciesa com a Universidade de Fortaleza – Unifor. Os livros abordam problemáticas atuais, analisam temas relevantes que certamente dinamizam o debate jurídico brasileiro nas suas respectivas áreas. O projeto “Direto & Amigas” destaca a importância do papel da mulher na Ciência, ambiente ainda carente de representatividade feminina.

ABS  instala primeira regional do Norte em Manaus

Manaus foi escolhida para sediar a primeira regional no Norte, da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). A instituição, criada em 1983 no Rio de Janeiro, tem o objetivo de divulgar a cultura do vinho por meio de cursos, palestras e eventos direcionados aos apreciadores e profissionais da área. O presidente da ABS em Manaus e sommelier do Pátio Gourmet, Alexsander de Oliveira, explica que teve a ideia de trazer para Manaus um pólo regional da instituição porque a cidade tem um público consumidor com bastante potencial e que merecia ter um espaço para desenvolver o conhecimento e a técnica. Maravilha!

Marimari ganha mural assinado por artistas paulistas

As artistas Juliana Nersessian e Carolina Barbosa, de São Paulo, estarão em Manaus neste fim de semana para pintar o novo mural artístico do restaurante Marimari, do Pátio Gourmet (Divulgação)

As artistas Juliana Nersessian e Carolina Barbosa, que juntas integram a empresa Lanó, de São Paulo, estarão em Manaus nesta sexta-feira (04) e sábado (05), para pintar o novo mural artístico do restaurante Marimari. Essa é a primeira vez que as duas realizam um trabalho na capital amazonense. As artistas criam murais em fachadas e apartamentos, com desenhos inspiradores e que embelezam espaços urbanos e internos. Entre as marcas que já desenvolveram projetos com elas estão Quinto Andar, Linkedin e CIEE. Em 2021, Juliana e Carolina assinaram também a criação de estampas exclusivas para a coleção “Somos Arte”, da Renner, que reuniu, além da Lanó, trabalhos de outros grandes artistas do país. 

“Mulheres em Foco”

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Clínica Esthetic Barroso, promove no próximo dia (08), Dia Internacional das Mulheres, o seminário “Mulheres em Foco”, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro Histórico. Com a programação de quatro palestras e a oferta limitada de 40 vagas, a conferência tem por objetivo promover um dia repleto de atividades com foco nas mulheres, na busca pelo desenvolvimento pessoal, profissional, além do bem-estar de cada participante. As mulheres interessadas deverão acessar o link https://forms.gle/Z3p4LYeUE7r6MaDr9 para efetuar a inscrição. As participantes devem fazer o uso da máscara, distanciamento social, estar munidas da carteira de vacinação e documentos pessoais.

Impacto das obras da BR-319 em pauta

O impacto ambiental em terras indígenas no trecho do meio da BR-319, é destaque do mais recente Informativo Observatório BR-319 (OBR-319), publicação mensal que traz notícias de acontecimentos importantes da área de influência da BR-319 (Divulgação)

O Componente Indígena do Estudo de Impacto Ambiental (CI-EIA) do Trecho do Meio na BR-319 está sendo apresentado em terras indígenas da área de influência da rodovia, desde a segunda quinzena de fevereiro. O CI é uma das partes mais relevantes do estudo e é fundamental para a tomada de decisões sobre o avanço das obras na BR. No entanto, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), não está seguindo o que determina a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a consulta aos povos indígenas. A consulta é uma etapa importante para a concessão de Licença Prévia, que garantirá o avanço das obras na rodovia e, sem ela, o estudo pode sofrer questionamentos jurídicos. O tema é destaque do mais recente Informativo Observatório BR-319 (OBR-319), publicação mensal que traz notícias de acontecimentos importantes da área de influência da BR-319. A publicação também apresenta dados de desmatamento e focos de calor na região. O material pode ser acessado no site www.observatoriobr319.org.br

Vem aí a Corrida Pátio Run 7

O Pátio Gourmet anuncia para o dia 03 de abril a data de realização da tradicional corrida promovida pela marca e que já faz parte do calendário esportivo da cidade. Trata-se da “Pátio Run 7”, que havia sido adiada, devido ao aumento dos casos de Covid-19, em dezembro. Devido a grande procura, a organização abriu mais mil vagas no evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.ticketagora.com.br

Arcos Dorados é a 2ª melhor empresa para trabalhar em 2021 na categoria “grande porte”

A Arcos Dorados ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários (Divulgação)

A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, mais uma vez, marca presença no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. Desta vez, a companhia ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários. Já em “empresas médias de varejo”, o reconhecimento se estendeu também ao Grupo Levvo, uma das franqueadas do McDonald’s no Distrito Federal e em Goiás, que novamente ocupa a 1ª posição no ranking, assim como em 2020. Com participações acumuladas desde 1997 e alguns prêmios conquistados no ranking GPTW no país, a Arcos Dorados reforça o conjunto de crenças que a companhia coloca em prática em todas as oportunidades que possui. Maravilha!

Hidroterapia auxilia no tratamento das sequelas da Covid-19

Como parte do cronograma de atividades para reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19, o Governo do Amazonas oferece, gratuitamente, sessões de hidroterapia por meio do projeto RespirAR, que já realizou mais de 75 mil atendimentos até fevereiro deste ano. A iniciativa é coordenada pela da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM). De acordo com a fisioterapeuta, Cleomira Carvalho, a reabilitação na água é um ambiente mais seguro e confortável para trabalhar o ganho de força muscular, melhorar o equilíbrio e a coordenação. Os serviços de hidroterapia do RespirAR são disponibilizados exclusivamente nos Centros de Convivência: Padre Pedro Vignola, no Bairro Cidade Nova; do Idoso, no Bairro Aparecida, e Magdalena Arce Daou, no Bairro de Santo Antônio. Fica a dica!

BDay

Celso Seixas, Fernanda Bártholo, Clóvis Miranda, Sandra Reston, Halley Santiago e Gabriela Guerra Dias (no belo Rio) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Ao lado de seu amado Marcellus Campêlo, Fernandinha Bártholo celebra nesta sexta-feira mais uma virada de folhinha. Happy birthday my dear
O queridíssimo Ricardo Sá Peixoto Azedo recebeu ontem em petit comité, para festejar mais um março na sua vida. Santé
A descolada Leda Magnani feliz da vida com seus dois sobrinhos gatos. O nome deles? Adivinhem
Desfrutando os últimos dias de sua temporada carnavalesca no belo Rio, Mazé Mourão divide a cena no Coco Bambu emoldurada pelas queridas Flávia Melo e Sandrinha Vitale. Gosto delas
Repórter fotográfico premiado e muito querido na imprensa baré, Clóvis Miranda é uma dos festejados aniversariantes de hoje. Parabéns, mano