Conselheiros do CAS e empresários reúnem-se no barco-escola Senai Samaúma II

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) foi sede ontem (23), no Barco-escola Senai Samaúma II, da reunião prévia da 302ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), presidida pelo superintendente da Suframa, general Algacir Polsin e a secretária Daniella Marques Consentino, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia,

Para o presidente da Fieam, Antonio Silva, o encontro também proporcionou aos conselheiros e representantes da indústria a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pelo Barco-escola Senai Samaúma II. “Recebemos 10 empresas do PIM, sendo as cinco maiores em faturamento e as cinco maiores em geração de empregos, para as quais apresentamos o que o Senai vem fazendo para a população ribeirinha e o que ainda continuará fazendo para qualificar ainda mais pessoas”, disse Silva.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, disse ter trazido os conselheiros e demais empresários representantes do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para mostrar como é a vida na Amazônia.Antonio Silva destacou na ocasião o relacionamento entre a Fieam e Suframa como fator positivo para as empresas e desenvolvimento do Amazonas.

Os conselheiros presentes representaram o Ministério da Defesa, Ministério da Economia, Ministério da Infraestrutura, Banco da Amazônia (Basa), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de representantes da Abraciclo, Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Samsung, Moto Honda, Coimpa Industrial, Recofarma e Yamaha, entre outros.

Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário em Manaus

O Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário reúne nesta quinta-feira, representantes do transporte marítimo e fluvial do país. Na ocasião, o empresário Galdino Alencar (foto) será empossado como presidente do Sindarma (Divulgação)

As hidrovias, projetos, demandas e perspectivas para 2022 são os temas do Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário, que acontece em Manaus, nesta quinta-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em simpósio promovido pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas (Sindarma). Durante o seminário, também acontecerá a posse da nova diretoria do Sindarma, encabeçada pelo empresário Galdino Alencar e pelos vice-presidentes Madison Almeida Nóbrega, Oziel Mustafa dos Santos Neto e Erasmo Bertolini.

Millennium tem horário especial no feriado de Carnaval

Devido ao feriado de Carnaval, o Millennium Shopping informa que adotará um horário especial. Na próxima semana, dia 1° de março (Carnaval), a praça de alimentação do empreendimento funcionará das 12h às 20h, lojas e quiosques, das 14h às 20h. E, no dia 2 (Quarta-Feira de Cinzas) o shopping vai operar das 12h às 21h. As salas da rede Cinépolis seguem operando normalmente no feriado, sempre a partir das 13h30. Fica a dica!

Visa Manaus realiza busca estabelecimentos de saúde com pendência no Projeto Básico de Arquitetura

A Visa Manaus busca ativa a estabelecimentos de saúde em pendência com um item indispensável para o licenciamento sanitário: a aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (Reprodução Internet)

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, ontem (23), uma busca ativa a estabelecimentos de saúde em pendência com um item indispensável para o licenciamento sanitário: a aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA). Ao todo, seis estabelecimentos foram autuados na ação. A iniciativa da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) visa fortalecer a segurança da população, por meio da prevenção a acidentes que possam ser causados por irregularidades no projeto arquitetônico dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), nome dado a qualquer edificação onde sejam oferecidos serviços de saúde, como clínicas médicas e de enfermagem, consultórios odontológicos, oftalmológicos e outros. Pela manhã, as equipes da Visa Manaus percorreram vários EAS na zona Centro-sul da cidade, para acionar os responsáveis e proceder a autuação desses locais, a fim de que eles busquem a regularização.

Recuperação do Núcleo de Estudos Superiores da UEA, em Tapauá

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), assinou a ordem de serviço para a execução da obra de recuperação do prédio do Núcleo de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na cidade de Tapauá (distante 440 quilômetros de Manaus). Demanda antiga da população, há 10 anos a conclusão da obra é aguardada, uma vez que o projeto foi paralisado e destruído pelo abandono de gestões anteriores. Após sua reconstrução, esta será a primeira unidade da UEA no município, cujo núcleo de ensino atenderá, além da população de Tapauá, estudantes dos municípios de Canutama e Beruri. 

Pátio Gourmet apresenta novas massas assinada pela chef Juliana Faingluz

Vale conferir as novas massas assinadas pela chef Juliana Faingluz, oferecidas nos restaurantes do Pátio Gourmet (Divulgação)

O Pátio Gourmet está com várias novidades assinadas pela chef Juliana Faingluz. Entre as delícias estão a linha de massas e pizzas artesanais, além de vários tipos de molhos. Os produtos estão disponíveis no restaurante Marimari, comandado pela chef e também nas lojas do Pátio Gourmet. As massas e pizzas artesanais já faziam parte do cardápio do restaurante e agora ganharam versões para o público poder levar para casa. Que tal experimentar as delícias criadas pela chef Juliana?

Amazonas destaca-se no saldo positivo no aumento de empregos em 2021

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) apresentou ontem (23), dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam saldo positivo referente ao número de trabalhadores no Amazonas em 2021. De acordo com o levantamento, o estado fechou o ano passado com 35.141 novas pessoas inseridas no mercado de trabalho, totalizando 447.386 trabalhadores formais em todo o território amazonense. Em comparação a 2020, que fechou com saldo positivo de 8.459 empregos, houve um aumento de 415,42% de novas contratações. Os resultados também apresentados demonstram que o Amazonas está 16,90% acima da variação média nacional do saldo de empregos. Maravilha!

Piettro lança nova música do gênero brega forró

O cantor brasiliense Piettro esta apresentando sua nova música “Quem mama é você”, no melhor estilo brega forró (Divulgação)

O Carnaval de Rua foi cancelado, mas se depender do cantor Piettro a festa será em casa. Para começar bem o ano, o brasiliense apresenta sua nova música “Quem mama é você”, no melhor estilo brega forró. A música foi lançada no último dia 18, e discute um tabu nos relacionamentos: a idade. Pela primeira vez em dois anos, o clipe da música será lançado de forma separada. A produção, que promete despir preconceitos e sentimentos negativos, conta com a participação da ex-BBB Ariadna Arantes. “Vou fazer um combinado com os fãs, quando a música atingir 100 mil plays nas plataformas digitais, eu lanço o clipe, que por sinal está incrível. Acho que muita gente vai se ver ali, naquelas situações”, exalta o cantor. “Quem mama é você” está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ouvida pelo https://onerpm.link/QuemMamaEVoce

Elson Andrade é o novo presidente da Ageman

Após indicação do prefeito David Almeida, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem (23), o nome do economista Elson Andrade Ferreira Júnior para o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), em substituição ao advogado Fábio Augusto Alho da Costa, o qual teve seu mandato de quatro anos concluído em dezembro de 2021. A indicação foi encaminhada pela Prefeitura de Manaus ao Legislativo Municipal, em cumprimento artigo 15 da Lei 2.265, de 11 de dezembro de 2017, que criou a Ageman e estabelece que o presidente e os diretores da Agência serão nomeados pelo chefe do Executivo municipal, sendo que o nome e o currículo do presidente serão submetidos à CMM.

BDay

Neybe Lentz Gomes, Cláudio Barboza, Selene Costa e Ítalo Maciel figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis e sua Luciana, prestigiando ontem à noite no Teatro Amazonas, festividade alusiva aos 55 anos da Suframa
Arquiteta e professora da UfAM, Germana Duarte feliz com a vitória do filho Matheus, que recebeu ontem a sua carteira da OAB. Haja corujice
As irmãs Fátima, Elizabeth e Arlélia Gusmão confraternizando na hora feliz do Restaurante Tio Armênio
O guapo Juliano Braga figura entre os colaboradores mais eficientes na gestão do prefeito David Almeida. Um guerreiro
Mazé Mourão está no belo Rio matando a saudade do filho Haroldo Gomes, seu primogênito. Nega danada
No barco-escola Samaúma II, ao lado do superintendente da Suframa, Algacir Ponsin, o presidente da Fieam, Antonio Silva, apresenta o Sistema S aos empresários e conselheiros presentes no evento (Divulgação)