Conselheiros do TCE-AM são empossados em diretorias de órgão de inteligência dos TCs

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro e Silva, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP/TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, e o presidente da 2ª Câmara do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, foram empossados na diretoria do Instituto Ruy Barbosa (IRB), na tarde desta terça-feira (22), em solenidade realizada em Brasília.

O acontecimento aconteceu de forma híbrida em Brasília (DF), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), com transmissão ao vivo pelas redes sociais do órgão. Também esteve presente na solenidade, para prestigiar a posse dos três conselheiros na direção do IRB, o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Josué Cláudio de Souza Neto.

Na nova composição do instituto, o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro e Silva, passa integrar o Comitê Técnico de Governança dos TCs; o conselheiro Mario de Mello é o novo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, já o conselheiro Júlio Pinheiro passou a compor o Comitê de Sustentabilidade do IRB.

Para o presidente da Corte de Contas do Amazonas, conselheiro Érico Desterro e Silva, o fato de o TCE-AM ter três representantes no instituto que funciona como centro de inteligência dos TCs mostra a relevância do Amazonas nacionalmente.

O conselheiro Mario de Mello, novo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, agradeceu ao reconhecimento de ser conduzido ao cargo que antes era ocupado pelo conselheiro Érico Desterro e Silva. Já o conselheiro Júlio Pinheiro, que integra o Comitê de Sustentabilidade do IRB, destacou o reconhecimento dos órgãos de controle sobre a atuação pioneira do TCE-AM frente aos desafios ambientais.

O presidente-eleito do IRB, conselheiro Edilberto Lima, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), destacou que pretende fortalecer os vínculos institucionais entre o IRB e os TCs durante o biênio 2022-2023. Também durante a solenidade, tomaram posse as novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Recuperação de créditos para mutuários inadimplentes da Suhab

Mutuários inadimplentes dos conjuntos habitacionais da Suhab agora têm a oportunidade de renegociar parcelas em atraso com descontos que variam de 40 a 80% (Divulgação)

Atenção, devedores da Suhab, por iniciativa do Governo do Amazonas, mutuários inadimplentes dos conjuntos habitacionais da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) tem a oportunidade de renegociar parcelas em atraso com descontos que variam de 40 a 80% em cima de juros e multas de acordo com  a Lei e Recuperação de Créditos, que está em vigor desde junho de 2021. Segundo a Suhab, desde que a Lei foi sancionada pelo governador  Wilson Lima, o órgão contabiliza mais de 460 acordos pagos a vista de prestações em atraso,  225 acordos financeiros parcelados, 14 quitações  de imóveis que estavam com contratos inadimplentes e 580 mutuários solicitaram simulações dos débitos para acordos futuros. De acordo o diretor-presidente da Suhab, João Coelho Braga, os mutuários podem agendar seus atendimentos e pedir simulações de parcelamentos das dívidas e adequar esses pagamentos de acordo com suas realidades financeiras. É por aí!

Fundação de Medicina Tropical forma nova turma de especialistas

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizou, ontem (22), a formatura de 10 novos especialistas que concluíram o programa de residência médica e abertura de nova turma de residentes. “A área médica é uma carreira brilhante e salva muitas vidas. Esses profissionais atendem uma demanda importante para a região e, com certeza, farão a diferença nas unidades de saúde e nas instituições de ensino e pesquisa do Amazonas”, destacou Anoar Samad, secretário de Saúde. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório Doutor Luiz Montenegro, foram entregues títulos aos médicos que concluíram especialização em Infectologia, Pediatria e Dermatologia. Na ocasião, também foram acolhidos 13 novos residentes médicos.

APA do Rio Negro sob ameaça do lixo e da expansão imobiliária em Iranduba

Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Direita do Rio Negro, que engloba os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, encontra-se sob graves ameaças ambientais provocadas pela grande expansão populacional na região (Divulgação)

Criada por decreto estadual em 1995, a Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Direita do Rio Negro, que engloba os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, todos na região metropolitana de Manaus, encontra-se em grande risco e sob graves ameaças ambientais provocadas pela grande expansão populacional na região, principalmente após a inauguração da ponte sobre o Rio Negro, em 2011. A área, prevista para ter mais de 566 mil hectares e que deveria ser um imenso corredor verde de preservação da fauna e flora amazônica, já perdeu entre 2001 a 2020, mais de 70 mil hectares em áreas desmatadas, entre as quais trechos que atualmente fazem parte das áreas urbanas de Iranduba e Manacapuru, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Uma das soluções apontadas pelo doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Carlos Freitas, para recuperar a APA e manter os objetivos de sua criação é a implantação de um aterro sanitário, como o projeto proposto para Iranduba por uma empresa privada e que atualmente está sob análise do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Curso livre de Coleta em Exames Laboratoriais

O Centro de Ensino Literatus deu início às inscrições para o curso livre de Coleta em Exames Laboratoriais, que será realizado nesta sexta-feira (25), das 18h às 22h, na unidade localizada na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 9650 – Adrianópolis. A capacitação é voltada para estudantes e profissionais da área de Enfermagem e Análises Clínicas. “É um curso rápido, prático e focado nas técnicas para a coleta do sangue observando todos os itens que incluem um adequado procedimento realizado pelo técnico em Enfermagem e em Análises Clínicas capacitado”, destacou a assessora educacional do Literatus, Macilândia Leão. Além de aprender as técnicas, o aluno terá a oportunidade de exercitar o networking, conhecer outros profissionais e aumentar sua rede de contatos. A carga horária do curso é de 4 horas e o investimento é de R$60, com certificado incluso. 

Prefeito reafirma compromisso de recuperar mais de 10 mil ruas de Manaus

O prefeito David Almeida fiscaliza as duas frentes de trabalho da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminf), instaladas nos bairros Francisca Mendes, zona Norte, e no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul (Dheyzo Lemos-Semcom)

Com o objetivo de recuperar mais de 10 mil ruas da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida fiscalizou, ontem (22), duas frentes de trabalho da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminf), instaladas no conjunto Sérgio Pessoa Neto, nos bairros Francisca Mendes, zona Norte, e no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. “São várias as frentes de obras em que a prefeitura está trabalhando. Estamos fazendo o recapeamento de ruas na zona Norte, nas zonas Centro-Sul, na Oeste e Leste. Esse é o trabalho da Prefeitura de Manaus, mesmo com chuva, o que dificulta muito o nosso trabalho. Mas é o que eu tenho dito, se fosse fácil já tinha sido feito”, ressaltou Almeida. A previsão da Seminf é que ainda nesta semana, mais de 500 toneladas de massa asfáltica sejam colocadas em ambas as localidades, garantindo assim, um serviço de qualidade para a população. Será que as ruas do Bairro São Jorge estão inclusas nestas ações, senhor Prefeito?

Cooperação Técnica

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Moto Honda da Amazônia, assinam Termo de Cooperação Técnica para a disseminação de ações de segurança no trânsito nas escolas municipais. O evento acontece, às 10h, desta quarta-feira (23), no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Roteiro turístico na Arena da Amazônia

Faar e Amazonastur estão em tratativas para iniciar um período-teste de visitação guiada na Arena da Amazônia, com objetivo de inserir o estádio na rota de pontos turísticos internacionais (Divulgação)

Equipes técnicas da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) estão em tratativas para iniciar um período-teste de visitação guiada na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, com objetivo de inserir o estádio na rota de pontos turísticos internacionais. A estimativa inicial é que o período-teste tenha duração de três meses e conte com a presença de público previamente escolhido pelas entidades, a fim de que possa ser feita a coleta de informações sobre roteiro inicial e possíveis reajustes.  A proposta também inclui a Arena da Amazônia no roteiro do Amazon Bus, projeto idealizado pela Amazonastur que inclui atrativos turísticos como o Teatro Amazonas e a Ponta Negra. Aplausos pela iniciativa!

“Carna Kids”, diversão garantida para as crianças 

O Shopping Ponta Negra já iniciou os preparativos para o carnaval. A partir deste sábado (26) até o dia 01 de março, o mall realiza o “Carna Kids”, com programações para as crianças caírem na folia, com muita diversão e segurança. O “Carna Kids” acontece das 16h às 20h. 

BDay

Afonso Nery (em Porto Alegre-RS), Núzia Sombra, Sílvio Pedrosa, Virgínia Lahanque (em Paris-França), Rodrigo Frota, Darcleine Menezes da Costa Manarte e Thiago Frota figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Executivo da Origami Marketing e Eventos, Leonardo Monteiro de Paula celebra nesta quarta-feira em Brasília, mais uma virada de folhinha. Congratulations my brother
Barcelense, o artista plástico Rui Machado recebendo no seu atelier a amiga parintinense Cléia Viana. Gosto deles
Jovem e decidida a advogada Yanna Paiva no momento mira na sua principal meta; ser Delegada de Polícia. Com certeza será
Depois de curtirem breve período de férias pela Colômbia, os noivos Valdelúcia Freire e Cesár Bentancourt estão de volta à Manaus
No auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, Mario de Mello, Júlio Pinheiro, Érico Desterro e Silva e Josué Cláudio de Souza Neto, conselheiros do TCE-AM (Ana Claudia Jatahy)
Conselheiro Mario de Mello, novo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional; conselheiro Júlio Pinheiro, integrante do Comitê de Sustentabilidade do IRB; conselheiro Érico Desterro e Silva, integrante do Comitê Técnico de Governança dos TCs; e Josué Cláudio de Souza Neto, conselheiro-ouvidor do TCE-AM (Ana Claudia Jatahy)