Fieam discute incentivo ao Pólo Digital de Manaus

O incentivo ao fomento do Pólo Digital de Manaus foi assunto em reunião ocorrida ontem (23), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, subsecretário da Receita da Semef, Armínio Pontes, Elivelton (Semef), e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Relações Governamentais da Positivo Tecnologia, José Goutier Rodrigues.

O Programa de Incentivos Fiscais e Extrafiscais (Proinfe) para fomento de Pólo Digital de Manaus (PDM) voltou a ser debatido após o prefeito de Manaus, David Almeida, regulamentar a lei nº 2.565, de 26 de dezembro de 2019, que trata do programa de criação e fomento do Pólo Digital de Manaus, pelo Decreto nº 5.148, de 2 de setembro de 2021.

Para o presidente da Fieam, Antonio Silva, é importante que o decreto seja claro para que as empresas queiram se instalar na cidade de Manaus, e tenham segurança para investir na economia local.

O decreto regulamenta a delimitação de área no centro histórico de Manaus, denominada Distrito de Inovação Ilha de São Vicente. As empresas de caráter inovador, também chamadas de startups, instaladas neste espaço, poderão pedir desconto de 60% no ISS (Imposto sobre Serviços), 100% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e 100% nas taxas municipais.

O público-alvo do decreto são as empresas consideradas startups, de caráter inovador, de natureza incremental ou que atuam na criação de algo totalmente novo, de natureza disruptiva, que possuem até 10 anos de inscrição no CNPJ da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Economia, e que estejam vinculadas a incubadoras apoiadas por órgãos governamentais, a instituições de ensino superior e a institutos de pesquisa e desenvolvimento vinculados ao Proinfe.

Parlamentar aciona MP-AM para fiscalizar novas leis contra corrupção e violência à mulher

O deputado Ricardo Nicolau na sede do MP-AM recebido pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Nicolau Libório, e pela secretária-geral do órgão, promotora de Justiça Lilian Stone (Divulgação)

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) solicitou na quarta-feira (22), apoio ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para a fiscalização do cumprimento de duas leis de sua autoria que entraram em vigor este ano no Estado. As normas buscam fixar multas a agressores de mulheres (Lei nº 5.506/2021) e inibir fraudes nas compras governamentais ao condicionar o pagamento de fornecedores à entrega de notas fiscais de entrada (nº 5.396/2021). O parlamentar foi recebido na sede do MP-AM pelo Procurador-Geral de Justiça, em exercício, Nicolau Libório, e pela secretária-geral do órgão, promotora de Justiça Lilian Stone, que asseguraram a abertura de procedimentos para apurar a aplicação das leis no âmbito estadual. Para Ricardo Nicolau, o papel do Parquet será fundamental para que as novas iniciativas de combate à corrupção e proteção à mulher amazonense saiam do papel.

Honraria

A OAB Nacional, por meio da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, promoverá no vindouro dia 05 de outubro, a partir das 11 horas, o evento virtual “A defesa da Constituição: homenagem ao relator Bernardo Cabral, alusivo à data de promulgação da Carta Magna”. A cerimônia ocorrerá em plataforma digital e será transmitida em tempo real pelo canal da OAB Nacional no Youtube. O jornalista Vicente Limongi Netto participará da homenagem ao ex-deputado, ex-presidente nacional da OAB, ex-senador e ex-ministro Bernardo Cabral, compondo a mesa de honra na abertura da solenidade.

Jornada do Desenvolvedor Full Stack

A Jornada do Desenvolvedor Full Stack realizada pelo GoKursos em parceria com a Qualiti Innovative Learning vai agitar Manaus no dias 27, 28 e 29 de setembro (Reprodução Internet)

Você quer trabalhar com tecnologia? Mudar de carreira tem sido parte dos seus planos? Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, acontece a Jornada do Desenvolvedor Full Stack – um evento ao vivo, on-line e gratuito, realizado pelo GoKursos em parceria com a Qualiti Innovative Learning. A Jornada tem como proposta oferecer uma imersão em uma das carreiras que mais cresce na área de tecnologia: a de desenvolvedor full stack. O evento trará convidados que vão contribuir com conteúdo voltado desde os princípios básicos dessa profissão até a sua aplicabilidade no mercado de trabalho. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar a página do evento https://lp.gokursos.com/jornada-desenvolvedor-fullstack/.

Feira virtual de adoção de pets

O Shopping Ponta Negra promove, a partir desta sexta-feira (24), uma feira virtual de adoção de pets, no site www.shoppingpontanegra.com.br. Mais de cem animais estarão disponíveis para adoção – vacinados, castrados e vermifugados, prontos para ganharem um novo lar. A feira presencial será no dia 16 de outubro, junto com palestra gratuita sobre comportamento animal. Ambas as ações acontecem em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs) Associação Portal dos Anjos Manaus (Apam) e Pegadas de Amor. Quem visitar a página do centro de compras irá preencher um cadastro com os seguintes dados: nome, bairro, telefone de contato e e-mail. Ao escolher o pet que está disponível para adoção, o cliente será direcionado num link direto para entrevista via WhatsApp. 

Especialistas discutem perspectivas para o saneamento básico de Manaus

O Instituto Trata Brasil reuniu especialistas e autoridades para debater o tema “A Transformação na vida das pessoas por meio do Saneamento”, realizado na sede da concessionária Águas de Manaus (Divulgação)

Nas margens dos igarapés, as residências nas áreas alagadiças em Manaus são conhecidas por palafitas. Quando se tem muro de arrimo com concreto ensacado, eles são os rip-rap e em ruas muito estreitas, os becos. Em Manaus, são nessas áreas de vulnerabilidade que parte da população de menor poder aquisitivo vive, nem sempre assistidas pelo poder público, mas com grandes desafios para mudança de realidade. “A Transformação na vida das pessoas por meio do Saneamento” foi o tema do seminário que reuniu especialistas e autoridades sobre o assunto, realizado pelo Instituto Trata Brasil na manhã de terça-feira (21), na sede da concessionária Águas de Manaus. O seminário foi o desdobramento dos dados obtidos junto ao projeto “Trata Brasil na Comunidade: Avaliação dos benefícios do saneamento básico em comunidades socialmente vulneráveis de Manaus”.

Identidade Amazônida

O fotógrafo e produtor audiovisual Caio de Biasi, está produzindo e dirigindo o documentário “Identidade Amazônida”, no qual pretende destacar a diversidade e referências culturais dos povos que vivem na região. Além do documentário, uma exposição fotográfica está sendo preparada, com o mesmo propósito de apresentar e enaltecer a cultura. O piloto do documentário já está sendo produzido e agora a ideia é buscar patrocínio para dar continuidade. Quem quiser conhecer  mais sobre o projeto e apoiar a iniciativa pode entrar em contato através do e-mail [email protected] e @debiasiaudiovisual.

Turismo em Movimento aproxima operadores de Manaus e de outros Estados

Operadores de turismo de Manaus e dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná tiveram a oportunidade de aproximar relações e firmar parcerias, durante a Rodada de Negócios promovida pela Amazonastur (Divulgação)

As operações de turismo de Manaus e dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná tiveram a oportunidade de aproximar relações e firmar parcerias, durante a Rodada de Negócios que fez parte do Turismo em Movimento, realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro na capital amazonense. O evento foi promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM). Um total de 30 operadores de turismo de Manaus que atuam como agentes de viagens, hotéis e transportadores de empresas de atrativos turísticos, participaram da programação. O objetivo do evento foi de potencializar as atividades turísticas, por meio da integração entre poder público, e empresários do setor, além de promover o ordenamento turístico com atendimentos relacionados à regularização e licenciamentos.

Pátio Gourmet inicia campanha pelo Dia das Crianças 

O Pátio Gourmet deu início, nesta semana, à campanha solidária de arrecadação de brinquedos, novos ou usados em bom estado, para serem doados a crianças atendidas por instituições filantrópicas da cidade. 

Manazinha solta o verbo

A comunicadora Norma reúne nesta sexta-feira no seu programa ‘Manazinha solta o Verbo’, duas mulheres sensacionais, a delegada-geral do Amazonas, Emilia Ferraz, e a consultora de moda e estilo Ghiysa Benchimol

A comunicadora Norma Araújo recebe nesta sexta-feira (24), no seu programa “Manazinha solta o verbo”, duas mulheres sensacionais, a delegada-geral do Amazonas, Emília Ferraz, e a consultora de moda e estilo Ghiysa Benchimol. Uma, de frente para o crime, a outra de frente para sua apresentação na vida para obter mais sucesso. O encontro será às 19h ao vivo no face, Instagram e YouTube da Amazônia Press e também na página do face, Norma Araújo. Vai ter babado!

BDay

Graça Albuquerque (em Brasília-DF), irmãos Pauderney e Pauderley Avelino, Socorro Andrade, Kiko Monteiro de Paula (em Miami-Flórida), Luana Antony e Denise Moraes figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os cumprimentos da coluna!

GALERIA

Personalidade estimada na alta sociedade brasiliense, a delegada Graça Albuquerque recebe nesta sexta-feira todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga querida
Feliz da vida o procurador Isaltino José Barbosa Neto festeja sua doce cara-metade Maria Fernanda, uma das aniversariantes da temporada. Ah, o amor
O investidor Zeca Nascimento e a médica oncologista Adelaide Portela, amigos que a vida uniu. Gosto deles
A conselheira Yara Lins feliz da vida emoldurada da pela irmã vereadora Yomara Lins e pelo filho deputado Fausto Jr. Família é assim, unida
O presidente da Fieam, Antonio Silva, recebe na sede da entidade, representantes da Semef e Positivo para discussão em torno de incentivos ao Pólo Digital de Manaus (Divulgação)