Covid-19: barco superlotado é impedido de desatracar do Porto de Manaus

Mesmo com o alerta de uma terceira onda de Covid-19 que pode ocorrer, se não for obedecido o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras, o manauense continua brincando com a pandemia que arrasa o mundo. No domingo (18), uma embarcação com mais de 700 pessoas foi impedida de sair da Manaus Moderna, após constatação de superlotação pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

A abordagem ocorreu por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF) Fluvial, após denúncia de que uma embarcação de grande porte deixaria a capital em direção à praia do Tupé, por volta das 8h da manhã. A lista obrigatória apresentava cerca de 450 passageiros, dentro do limite permitido pelo Decreto Estadual nº 43.650. Porém, ao ir a campo, os agentes da Arsepam constataram a excedência visível da capacidade máxima permitida de 50%, uma das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Os responsáveis pela embarcação e organização do passeio foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a Arsepam aplicou autos de infração relacionados à superlotação e à falta do distanciamento social.

O povo sem noção continua desrespeitando o decreto governamental, ignorando o perigo de transmissão do vírus da Covid-19. Brincam de roleta russa num momento tão delicado para a saúde mundial. Cadeia para os infratores, já! 

Festival de Circo

O Festival de Circo Lona Aberta, que começa nesta terça-feira (20), contará com um número internacional em sua estreia: o espetáculo “Tomate puro Tomate”, apresentado pelo argentino Palhaço Tomate, de Victor Avalos, a partir das 19h. A programação acontecerá no canal do Youtube da Cacompanhia de Artes Cênicas (https://bit.ly/3a52dVE). O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Sabor a Mi: 25 anos de bons serviços

A empresária Luciana Felicori reuniu formadores de opinião e fregueses cativos para festejar os 25 anos do seu restaurante Sabor a Mi

Casa de comidas reconhecida por seu cardápio saboroso, o Restaurante Sabor a Mi emplacou, ontem (19), 25 anos de bons serviços à comunidade manauense. Para comemorar a data, a proprietária do espaço Luciana Felicori reuniu formadores de opinião e um naipe de fregueses cativos para um brinde com champagne seguido de um lauto almoço com deliciosas iguarias para marcar a data em grande estilo. “Um trabalho feito com comprometimento, dedicação, honestidade, e seriedade. Agradeço aos clientes, amigos, colaboradores e aos meus filhos que me acompanham nessa jornada” declara Luciana, emocionada. Parabéns, Sabor a Mi!

Funcionamento normal 

Os supermercados Superatacado Nova Era, Pátio Gourmet e Barato e Pronto retomaram o horário de funcionamento normal, seguindo o novo decreto anunciado pelo governo do estado, que flexibiliza as atividades comerciais. Coisa boa!

Complexo comunitário é inaugurado no Parque das Tribos

Moradores do Parque das Tribos festejaram o Dia dos Povos Indígenas com a inauguração de um complexo comunitário que vai impulsionar a geração de renda e a cidadania (Aguilar Abecassis)

Nadata em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, (19), os moradores do Parque das Tribos celebraram uma importante conquista que marca a trajetória de resistência e luta do bairro: a inauguração de um complexo comunitário, que ajudará a impulsionar a geração de renda e a cidadania, fortalecer a cultura indígena e auxiliar no combate à pandemia. O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Embaixada da França. O Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa) Parque das Tribos é formado por cinco obras estruturantes que começaram em 2020: Maloca dos Povos Indígenas Parque das Tribos, Casa das Mulheres, Casa de Saúde, restauração ecológica de um lago e a reforma da Escola Espaço Cultural. Aplausos para a inciativa!

Bate-papo on-line

Os artistas Keven Sobreira e Leo Scant protagonizam, nesta quarta-feira, (21), bate-papo dentro do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. O encontro on-line vai enfocar, entre outros, temas como a arte-educação e o papel da arte no contexto da degradação ambiental. Os eventos acontecem sempre às 19h (horário de Manaus) e são abertos ao público em geral, com links de acesso disponíveis no Pitiú Textual das Artes e redes sociais do site no dia de cada encontro.

Colégio Martha Falcão distribui máscaras de proteção para vendedores ambulantes

Voluntárias do Colégio Martha Falcão em ação solidária distribuindo máscaras na Feira da Manaus Moderna (Divulgação)

As máscaras são uma das principais medidas na prevenção da Covid-19 e, para ajudar trabalhadores ambulantes e pessoas em situação de rua da capital amazonense, o Colégio Martha Falcão deu início a uma campanha solidária de distribuição do item que passou a fazer parte da rotina diária de todo o mundo. A ação acontece em parceria com o Instituto Educadoras do Brasil (ELA), que possui um projeto de apoio às costureiras de uma das maiores favelas de São Paulo, a comunidade de Paraisópolis. Um grupo de voluntários da campanha visitou na sexta-feira (16) algumas das principais ruas do centro da cidade, entre elas, a região da Manaus Moderna. Segundo a diretora do Colégio Martha Falcão e representante do Instituto ELA na região Norte, a professora Nely Falcão de Souza, a meta é distribuir inicialmente cerca de 500 máscaras. Maravilha!

Mézequice

Prepare-se, porque o McDonald’s está prestes a lançar uma nova colaboração com os ícones pop globais do século 21, o BTS. Essa turnê única chegará ao Brasil no dia 26 de maio, quando os clientes poderão degustar a Méquizice assinada pelo grupo nos restaurantes participantes no país. A novidade inclui Chicken McNuggets® com 10 unidades, McFritas Média, Coca-Cola média, além dos molhos Sweet Chili e Cajun, que são inspirados em receitas populares do McDonald’s da Coreia do Sul. É mole?

Concerto de Violões no Teatro Amazonas

A Orquestra de Violões do Amazonas brinda compositores amazonenses no repertório de seu concerto no Teatro Amazonas à noite desta terça-feira (Michael Dantas)

A Orquestra de Violões do Amazonas preparou um repertório para homenagear o popular amazonense na noite desta terça-feira (20), às 20h, em mais uma live dos Corpos Artísticos. A transmissão será realizada do Teatro Amazonas, pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e TV Encontro das Águas (@tvencontrodasaguass). O espetáculo terá oito músicas, todas de autores amazonenses, como Sidney Rezende, César Lima, Braulino Lima, Adelson Santos, Carrapicho, entre outros. O maestro regente da Ovam, Davi Nunes, explica que as obras foram selecionadas dentre diversos espetáculos já apresentados pelo grupo. Espetáculo imperdível!

BDay

Ana Maria Garcia Leitão, João Pedro Figueiredo Zapani, Nair Cavalcante Esteves, Marcílio de Avelar Junqueira, Jorge Gioia, Tony Santos, Juca Semen, Eduardo Vianez de Castro e Carlos Souza Barros figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Ao lado de sua mulher e sócia, arquiteta Leila Barakat, o engenheiro civil João Pedro Figueiredo Zapani festeja nesta terça-feira mais uma virada de folhinha. Congratulations my friend
Aniversariante da temporada, a desembargadora Joana Meirelles celebrou ontem seus 70 anos redondinhos. Félicitations, magistrat
Amiga estimada, Ana Garcia Leitão celebra neste 20 de abril ao lado do marido Roberto, mais um abril na sua vida. Salve, mia cara
Flagrante da embarcação lotada, proibida de desatracar do porto no domingo, com aglomeração, gente sem máscaras e sem o devido distanciamento (Divulgação)