Governador Wilson Lima define alinhamento e antecipação de ações de enfrentamento do período de estiagem em 2024

O governador Wilson Lima reuniu, ontem (06), secretários de estado para alinhar ações de enfrentamento à estiagem prevista para este ano e a construção do plano de trabalho estadual para a questão. De acordo com o monitoramento realizado pelo Estado, os dados apontam a possibilidade de uma seca tão ou mais severa do que a ocorrida em 2023. O governador determinou que as secretarias trabalhem no planejamento prévio para minimizar os efeitos da estiagem, caso ocorra.

“Estamos fazendo essa reunião de alinhamento com todas as secretarias envolvidas diretamente nessas ações de combate à estiagem e também de ajuda aos nossos irmãos que poderão ser afetados na atividade econômica ou na questão ambiental com desmatamento e queimadas, para que todas as secretarias se antecipem nas suas ações”, destacou Lima.Participaram da reunião coordenada por Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza e 30 secretários e gestores do Governo do Amazonas. O secretário executivo de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, apresentou o panorama e os indicadores climáticos para 2024.

Segundo o secretário executivo de Defesa Civil. “Os estudos hidroclimatológicos mostram que está praticamente descartada a possibilidade de termos uma enchente esse ano. O que nos deixa ainda mais preocupados porque os rios não vão se recuperar o suficiente para no período da vazante ter uma condição que garanta a trafegabilidade das nossas embarcações”.

Os níveis dos rios em todas as calhas do Amazonas estão abaixo do esperado para o período, se comparado a anos anteriores. A cota do rio Negro, nesta segunda-feira, por exemplo, chegou à marca de 25,57 metros. Em anos anteriores as cotas nesse mesmo dia eram de 27,33 metros (2023); 28,99 metros (2022) e 29,30 metros (2021).

Entre as ações consideradas urgentes estão a dragagem dos rios, que será feita pelo Governo Federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); manutenção de portos e aeroportos; controle de qualidade do ar; soluções para acesso à água potável; e medidas que evitem o desabastecimento de combustíveis, comércios e comunicações. O Amazonas em alerta máximo!

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio dos colaboradores do Departamento de Auditoria em Educação, do TCE-AM, reunidos na Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) para aprovação da metodologia de cálculo do ICMS Educação (Divulgação)

Dando continuidade ao trabalho interinstitucional em prol da gestão pública na educação do Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE/SECEX) se reuniu, na sexta-feira (03), na Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) para aprovação da metodologia de cálculo do ICMS Educação, juntamente com outras entidades que fazem parte de uma Comissão Interinstitucional criada pra este fim.  Foi a segunda vez que os técnicos do Departamento de Auditoria em Educação (Deae) da Corte de Contas participaram de uma reunião oficial da Comissão na sede do órgão estadual para discutir a temática.  A iniciativa de colaborar com a eficácia da gestão da educação no Estado segue a determinação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins. Na reunião, a Seduc, o Deae e demais entidades alinharam os termos para que a base de cálculo escolhida neste momento fosse fruto de um consenso. Instituído por meio da Emenda Constitucional (EC) nº 108 de 2020, o ICMS Educação é uma política de incentivo à melhoria da aprendizagem nos municípios brasileiros e prevê a atribuição de um indicador educacional entre os critérios para a distribuição da cota-parte municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É por aí!

A Prefeitura de Manaus informa que o Píer Turístico do mirante Lúcia Almeida, localizado no centro da capital amazonense, será inaugurado no dia 9 de junho. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno. O atracadouro mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. Além dessa estrutura, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outras duas boias de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros x 10 metros e pesam 62 toneladas, cada. Aguardem!

O 20º Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que este ano acontece do dia 03 a 07 de junho, terá a participação de dez instituições de ensino superior do Amazonas (Divulgação)

O 20º Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que este ano acontece do dia 3 a 7 de junho, terá a participação de dez instituições de ensino superior do Amazonas. Cada equipe terá seis estudantes, sendo que três atuarão como titulares e os demais como suplentes, totalizando 60 participantes. Os oradores da turma, segundo informações do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que organiza o simulado, passaram por uma seleção interna prévia em suas respectivas unidades de ensino antes de serem escolhidos. As três primeiras equipes vencedoras serão premiadas com medalhas, troféus e receberão de R$ 1,4 mil a R$ 3 mil. Os destaques individuais também serão premiados. Considerado um dos mais tradicionais, o júri do MPAM deste ano homenageia o procurador de Justiça, escritor e ex-locutor esportivo Nicolau Libório dos Santos Filho. Promovido pelo MPAM, com apoio do Ceaf e a Comissão Organizadora, a edição do Júri Simulado deste ano terá a participação de estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas  (UEA), da Universidade Paulista  (Unip), da Universidade Nilton Lins, da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), do Instituto Amazônico de Ensino Superior (Iames), do Centro Universitário do Norte (UniNorte), do Centro Universitário Fametro e das Faculdades Santa Teresa e La Salle. Muito bom!

O Conselho de Municipal de Cultura (Concultura), visitou, no último dia (04), a comunidade indígena Tatuyo, durante a abertura do projeto de medicina indígena, na Área de Desenvolvimento Sustentável (ADS) Puranga Conquista, no Rio Negro, área ribeirinha de Manaus. A comitiva do Concultura conheceu o projeto Mahsisé que foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), gerenciado pela Prefeitura de Manaus. O projeto inclui palestra na Casa de Medicina e caminhadas em trilha Yepassoni, na floresta onde estão localizadas as espécies vegetais com propriedades curativas utilizadas pelos povos indígenas. A recepção na comunidade foi feita pelo cacique Edimildo Yepassoni Tukano, autor e beneficiário do projeto pela LPG, que realizou uma palestra inicial na Maloca de Rituais. Ele relatou a criação da comunidade e a cultura aprendida dos povos Tukano e Dessana, originários do alto Rio Negro. Sobre a execução do projeto contemplado pela LPG, o cacique explicou que serão recebidas duas turmas das comunidades e estudantes que vão passar pela experiência de caminhadas na floresta e palestras sobre a medicina tradicional indígena. É por aí!

O atleta amazonense Jair Paulino Atleta de Wakeboard 1 voou, literalmente, na conquista de mais um título brasileiro em sua carreira (Divulgação-Sedel)

Jair Paulino, o Jajá do Wake, conquistou mais um título brasileiro em sua carreira, neste final de semana. O amazonense, membro do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, subiu no lugar mais alto do pódio, em Belo Horizonte, levantando o troféu de campeão na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Wakeboard. “Com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte em nossa região, trilhamos o caminho para a formação de jovens talentos como Jajá do Wake e ficamos felizes com mais um título que ele conquistou em sua carreira. Isso demonstra o compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer esportistas do nosso estado”, enfatizou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira. Em Belo Horizonte, disputando na categoria profissional, Jajá venceu com a pontuação de 80 pontos, no segundo lugar ficou o atleta Henrique Daibert e em terceiro Pedro Lucas Pedroso. O amazonense ressaltou a importância de mais uma conquista no wakeboard. Em 2023, mostrando habilidade e técnica, Jair Paulino, também conquistou o primeiro lugar no mundial no World Wakeboard Championship (WWA), superando adversários de países com grande tradição na modalidade como Holanda, Estados Unidos, Portugal e Nova Zelândia. Parabéns, campeão!

Os condutores e pedestres que passaram pela região dos semáforos localizados próximos às três unidades do Centro de Ensino Literatus, em Manaus, receberam uma ação educativa em prol do Maio Amarelo, movimento que tem como foco a prevenção de acidentes de trânsito. No fim de semaba, as avenidas Djalma Batista, Umberto Calderaro, e Autaz Mirim contaram com a presença de alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia e Estética, que sensibilizaram o público sobre a importância de adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes. Utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização e os limites de velocidade, usar o cinto de segurança, e não misturar álcool e direção, foram algumas das orientações dos estudantes para reduzir os acidentes e mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. “Esses números são alarmantes e impactam não somente a vida das vítimas, mas de suas famílias e toda a sociedade”, declara a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha. É por aí!

É importante aquecer o corpo e alongar a musculatura, para garantir energia e disposição e, também, como prevenção a lesões que possam ocorrer durante as atividades físicas (Divulgação)

Especialistas apontam que, antes de começar a correr ou praticar exercícios pesados, é importante aquecer o corpo e alongar a musculatura, para garantir energia e disposição e, também, como prevenção a lesões que possam ocorrer durante as atividades físicas. Alongamento e aquecimento, portanto, são parte integrante da programação de um dos eventos mais aguardados da temporada para os runners, a 4ª Corrida Espaço Alpha. Os participantes da corrida, que acontece em 02 de junho, vão receber aulas de alongamento e aquecimento, antes da largada da prova, com os professores da Fórmula Academia, apoiadora do evento. A largada da corrida será às 6h50, na avenida Perimetral Thales Loureiro, 562, Alphaville, no bairro Ponta Negra. As inscrições para a prova vão até o dia 27 de maio, no site ticketsports.com.br. O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, explica que o aquecimento deve feito a partir de movimentos suaves, que possam esquentar o corpo aos poucos e preparar os músculos, o coração e a respiração para o esforço que vem a seguir. O alongamento também é importante, diz ele, porque ajuda a deixar os músculos mais flexíveis, o que diminui o risco de estiramentos ou lesões durante o exercício. “Além disso, alongar ajuda a manter as articulações funcionando bem”, acrescenta. Bem assim!

A companhia aérea Azul e a Azul Viagens, operadora de Turismo da companhia, fazem uma operação especial para receber e transportar doações ao Rio Grande do Sul. A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil, entre eles, o de Manaus. Em Manaus, a capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea. Desde o dia 24 de abril, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das maiores catástrofes climáticas de sua história, com 341 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. As comunidades atingidas estão desprovidas de acesso a água potável, energia elétrica, telefonia e com as rodovias bloqueadas. Que tal entrar na campanha para ajudar nossos irmãos gaúchos que estão precisando da nossa solidariedade?

As inscrições on-line para pessoas com deficiência (PcDs) acessarem o espaço acessível do Festival de Parintins 2024 abriram ontem (06). O formulário está disponível no site da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Não serão realizados atendimentos presenciais para a inscrição. A iniciativa tem como foco garantir a inclusão e acessibilidade nas três noites de festa. O 57º Festival Folclórico de Parintins será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. Segundo a Sejusc, o espaço comporta 60 pessoas, por noite, com 30 vagas para PcD e cada uma com direito a um acompanhante. Serão 15 vagas reservadas para residentes de Parintins e as demais oferecidas a visitantes de todos os estados do país. Maravilha!

A festa de lançamento do álbum do Boi Caprichoso em Manaus, reuniu uma multidão, à noite de sábado. A brincadeira aconteceu no Sambódromo, durante o terceiro ‘Bar do Boi’ desta temporada e contou com a participação de itens oficiais do bumbá. No dia 27 de abril, o boi da nação azul e branca já havia feito o lançamento do álbum “Cultura – O Triunfo do Povo”, em Parintins, no curral Zeca Xibelão. Em Manaus, os torcedores mostraram o entusiasmo com as toadas que vão embalar as apresentações do touro negro. Ê boi!

BDay

Raul Andrade, Lourdes Pina, Zerildo Ferreira, Núbia Araújo, Juliana Garcia, Gustavo Marcon e Gabi da Silva Santiago (em Belém-PA) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 07 de maio. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Deputado Adjuto Afonso, autor da propositura que concedeu ao empresário e CEO da cadeia de lojas TOP Internacional, Jorge Mojica, o merecido título de ‘Cidadão do Amazonas” (José Carlos)
O novo cidadão amazonense Jorge Mojica ao lado de sua Dora Inez Guzman, emoldurado pelo empresário Gabriel Pedrosa, com sua mulher, Elisiê Macena Corrêa Pedrosa, primeira diretora comercial da TOP Internacional, durante 19 anos (José Carlos)
A competente Patrícia Berg Araújo, atual diretora comercial da cadeia de lojas TOP Internacional e o empresário Jorge Mojica (José Carlos)
Empresária Selma Bomfim Oliveira, viúva do jornalista Guilherme Aluizio, saudoso presidente do Jornal do Commercio, fez questão de cumprimentar o novo cidadão amazonense (José Carlos)
Feliz, realizado e homenageado merecidamente com o título de Cidadão do Amazonas, Jorge Mojica é sua alegria ao lado de sua mulher Dora Inez Guzman (José Carlos)