Fieam reforça importância a doação de medula óssea

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) incentiva as pessoas a realizarem cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), contribuindo na doação de medula óssea para aqueles que estão em tratamento de doenças hematológicas graves.

A iniciativa da Fieam é ajudar o maior número de pessoas que precisam de transplante de medula e que se encontram no banco de dados dos hemocentros.

No Amazonas, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fhemoam), localizada na Avenida Constantino Nery, 4.397, Bairro Chapada, recebe as doações

A instituição funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h. Para as pessoas que não estão em Manaus, o Redome fornece uma lista de locais para a doação, basta acessar http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/.

O cadastro no Redome e a doação de sangue são atividades que passaram por redução, mas não pararam nos hemocentros do Brasil durante os últimos meses.

Para que isso fosse possível, além dos trabalhos dos profissionais de saúde, todos os protocolos de higiene e cuidados com o doador foram redobrados. Parabéns à Fieam pela bela iniciativa solidária!

Situação do comércio na pandemia será debatida na ALE/AM

Parlamentares discutem amanhã (10). na ALE/AM, proposta dos deputados Roberto Cidade (PV), e Josué Neto (Patriota), sobre as consequências do fechamento do comércio por conta da pandemia do novo coronavírus no setor (Reprodução Internet)

As consequências do fechamento do comércio por conta da pandemia do novo coronavírus e as alternativas para evitar mais prejuízos ao setor serão os temas da Audiência Pública que acontece amanhã (10), na Assembleia Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), proposta pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), e pelo deputado Josué Neto (Patriota). A iniciativa atende pedidos da classe dos comerciantes do Estado com a participação de representantes das entidades representativas e será realizada de forma totalmente virtual, a partir das 14h, com transmissão pela TV Aleam, canal 603 da Claro NET, 6.2 canal aberto e pelas redes sociais da Casa Legislativa no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. Fiquem ligados.

Afinando parcerias

A nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), formada pelo presidente Tenório Telles e o vice-presidente Neilo Batista, se reuniu nesta sexta (05) com a artista Rosa dos Anjos, representante do segmento das artes plásticas, para discutir novas diretrizes e projetos que serão desenvolvidos pela gestão. Segundo Tenório, o Concultura vai trabalhar fortemente para que os artistas plásticos, bem como os demais segmentos artísticos-culturais, tenham o seu trabalho valorizado e para que as ações sejam desenvolvidas com a participação da classe artística e sociedade civil. É por aí!

Ações integradas promovem a recuperação gradativa do sistema de saúde do Amazonas

Diante do cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, o Ministério da Saúde tem empenhado esforços a fim de apoiar os atendimentos dos pacientes no estado e fortalecer o sistema de saúde local. Um mês depois da primeira visita da pasta ao Amazonas para diagnóstico da situação e tomada de ações, as medidas implementadas pelo Ministério da Saúde ao lado do governo estadual e das prefeituras começam a dar resultados. Nesse contexto, duas ações têm sido fundamentais para reorganizar o sistema de saúde local: a transferência de pacientes leves e moderados para tratamento em outros estados e as soluções para o abastecimento de oxigênio. Até o momento, 526 pacientes já foram removidos para tratamento em outros estados brasileiros, sendo 518 diagnosticados com Covid-19. Destes, 169 já retornaram curados. Na capital, a situação do oxigênio está próxima de ser regularizada. Governo Federal e estadual já instalaram, ao todo, 22 usinas e miniusinas nas unidades de saúde de Manaus e do interior, reduzindo a dependência externa do produto e possibilitando a abertura de mais 183 leitos em Manaus. Muito bom!

Em busca de melhoria nas aulas remotas

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em visita técnica às instalações da Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial, Zona Sul (Elilton Santos-Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, ontem (08), uma visita técnica às instalações da Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial, Zona Sul. A visita integra as ações da Semed, para promover melhorias nas aulas remotas para professores e alunos, da rede municipal de ensino, com conversas e troca de experiências entre as duas instituições. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais em sala de aula ficaram inviabilizadas. A alternativa encontrada pela prefeitura, para assegurar o ano letivo de 2021, foi fortalecer as ações do projeto “Aula em Casa”, dando continuidade às atividades da rede municipal de ensino, ainda que de forma remota.

Consultas são necessárias

A pandemia de coronavírus impôs à população a necessidade do isolamento social, como forma de prevenção à doença. Porém, quem faz tratamento de doenças crônicas ou que necessita de atendimento urgente para outros tipos de enfermidades, não deve deixar de ir às consultas, sob o risco de ter a saúde agravada. No Amazonas Shopping, a clínica Vitá funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e a Eye Center de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h e domingo das 14h às 17h.

Campanha “Troco Solidário” beneficia Hemoam   

O Superatacado Nova Era repassou à Fundação Sangue Nativo o valor de R$ 445 mil, arrecadado durante o ano de 2020, até janeiro de 2021, por meio da campanha “Troco Solidário”. A Sangue Nativo auxilia nas atividades da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). Maravilha!

CREF prorroga prazo para pagamento da anuidade 2021

O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR prorrogou em 60 dias o desconto de 50% para Pessoa Física e de 5% a 50% para Pessoa Jurídica na anuidade 2021 (Reprodução)

Como parte de um pacote de medidas emergenciais, o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR prorrogou em 60 dias o desconto de 50% para Pessoa Física e de 5% a 50% para Pessoa Jurídica na anuidade 2021. A iniciativa é uma forma de diminuir os impactos econômicos que a categoria vem sofrendo desde o ano passado por conta da pandemia do novo coronavirus. O Conselho também prorrogou os descontos subsequentes concedidos na antecipação do pagamento até o mês de setembro e abriu a opção de parcelamento com desconto através de cartão de crédito, O passo a passo para a solicitação de baixa e a resolução contendo todas as informações do pacote de medidas emergenciais estão disponíveis no site www.cref8.org.br. Fica a dica!

Cursos técnicos valorizados em meio à pandemia

Durante a pandemia, os cursos técnicos estão se tornando aliados e porta de entrada para boas oportunidades no mercado de trabalho. Isso acontece porque, comparada à graduação, que dura em média 4 anos, a formação técnica leva cerca de 1 ano e meio. De acordo com a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha,  outro diferencial é que o curso técnico pode ser feito antes mesmo de o jovem completar o ensino médio, ou seja, tem a chance de se formar já empregado. É por aí!

BDay

Lívia Mendes, Júnior Vieira,Yukie Lima, Pedro Vieira de Castro e Leopoldina Folhadela figuram na lista das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amiga querida e estilista solfejada na Grande Manaus, queridíssima Yukie-Lima recebe hoje todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Cheers
Jovem advogado e com um futuro brilhante, Júnior Vieira é um dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Parabéns, amigo
Personalidade estimada no meio artístico da capital amazonense, a dublê de cantora e jornalista Lívia Prado emplaca hoje mais um fevereiro na sua vida. Joyeux anniversaire mon cher
Nem mesmo a pandemia conseguiu tirar o sorriso e a ternura da queridíssima Ana Claudia Soeiro Soares, primeira-dama do Bar do Armando e uma das festejadas aniversariantes da temporada. Te amo, portuguesinha