Confederação Brasileira de Futebol doa ambulância para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, recebeu a doação de uma ambulância da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entrega simbólica da chave do veículo ocorreu ontem (02), no intervalo do jogo entre Palmeiras e Botafogo no estádio Allianz Parque, em São Paulo, válido pelo Campeonato Brasileiro. 

A doação é parte do projeto Craques da Saúde, que vai doar 27 ambulâncias a unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os estados do país. Os hospitais públicos com o maior índice de pacientes recuperados da Covid-19, de cada estado, ganharão os veículos, e a entrega simbólica ocorre nos jogos do Brasileirão Assaí. 

No Amazonas, o hospital apontado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foi o 28 de Agosto. A diretora da unidade, Júlia Marques, recebeu a chave simbólica e agradeceu a demonstração de humanidade e carinho para com os profissionais da saúde. Parabéns CBF, pelo belo gesto de solidariedade!

FVS entrega a terceira remessa de vacinas contra a Covid-19

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), já repassou para a Prefeitura de Manaus a terceira remessa de vacina contra a Covid-19 recebidas ontem. (Djalma Júnior-Secom)

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), repassou, ontem (02), 57.630 doses da vacina contra a Covid-19 para a Prefeitura de Manaus. Essa é a terceira vez que imunizantes são repassados pela FVS para a capital. Com essa entrega, o Governo do Estado completa o total de 123.442 doses destinadas para Manaus. Todos os 62 municípios do Amazonas já receberam imunizantes, nessa primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Do montante entregue ontem, 26.320 doses são da terceira remessa de repasse e são da Coronavac. Outras 23.740 são um complemento da segunda remessa e produzidas pelo laboratório Astrazeneca. Outras 7.570 correspondem à reserva técnica, são Coronavac e fazem parte da primeira remessa que estava sob a guarda da FVS. Maravilha!

Auxílio Socioeconômico Emergencial

Fortalecendo as ações sociais para diminuir os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lança nesta semana, o Auxílio Socioeconômico Emergencial para alunos que, neste momento, estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício é destinado aos alunos regularmente matriculados, em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu da UEA, que comprovem vulnerabilidade socioeconômica, agravada por situações emergenciais, inesperadas e momentâneas, as quais coloquem em risco a permanência e a conclusão do curso. Inicialmente, o apoio financeiro de R$ 400, será concedido para 300 alunos da capital e do interior do Amazonas, durante três meses.  As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, no portal da UEA (www.uea.edu.br), na categoria Seleção e Concursos/Assuntos Comunitários.

Cetam realiza formatura virtual

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), realiza, na quinta-feira (04), às 10h, a formatura virtual de 37 alunos: 27 do curso Técnico em Enfermagem e 10 alunos do Técnico em Hemoterapia. Essa é a primeira vez que o Cetam organiza uma cerimônia on-line. A iniciativa da direção visa garantir a segurança de alunos, familiares e servidores da instituição durante a pandemia. Os 37 formandos foram os primeiros a aderir à antecipação da conclusão de curso garantida pela Resolução do Comitê Técnico Profissional (Cotep) do Cetam, publicada no Diário Oficial do dia 15 de janeiro de 2021. Muito bom!

Oxigênio vindo da Venezuela chega a Manaus

O carregamento de 25 mil metros cúbicos de oxigênio procedente da Venezuela já está sendo direcionado ao abastecimento de unidades de saúde de Manaus. (Divulgação-Secom)

Um carregamento de 25 mil metros cúbicos de oxigênio chegou ontem (02), a Manaus, procedente da Venezuela. O insumo dividido em duas carretas, foi adquirido pela White Martins, no país vizinho, e está sendo direcionado ao abastecimento de unidades de saúde de Manaus. A chegada da carga faz parte do conjunto de estratégias adotadas pelo Governo do Amazonas, que tem atuado para suprir a demanda de oxigênio em todo o estado, por meio de ações como a aquisição de miniusinas, recebimento de doações, além da aquisição de carregamentos trazidos de fora do Amazonas.

Movimento Ficha Verde é contra fusão do ICMBio e Ibama

Membros do Movimento Ficha Verde (MoFV) se declaram contra a proposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para fusão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante a audiência pública online realizada, nesta segunda-feira, dia 1° de fevereiro,  pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF) que debateu o assunto. Mais de 500 pessoas participaram online e simultaneamente da audiência, transmitida pelo canal no Youtube do MPF e que já tem mais de 2,8 mil visualizações. O evento virtual levou em consideração o Inquérito Civil Público nº 1.13.000.002506/2020-00, relacionado ao possível desmonte estrutural do ICMBio, além da potencialidade de impacto da eventual fusão com o Ibama.

“Te Conto em Contos”

O projeto ‘Te Conto em Contos’, está selecionando trabalhos de escritoras locais para compor a segunda edição do e-book (Divulgação)

O projeto ‘Te Conto em Contos’, organizado por Letícia Cardoso, está selecionando trabalhos de escritoras locais para compor a segunda edição do e-book, da iniciativa que foi contemplada pelo edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc. Para participar, basta entrar no link bit.ly/3mtc9M5, ler a chamada completa e preencher o formulário de inscrição; em seguida, enviar o conto em formato PDF, assinado com pseudônimo da autora para o e-mail [email protected]. As inscrições vão até o próximo sábado (06). Fica a dica!

“Desenvolvendo Novos Gestores Municipais”

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento regional, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realiza, entre os dias 08 e 11 de fevereiro, o curso “Desenvolvendo Novos Gestores Municipais”, voltado a prefeitos e secretários municipais de toda a área de abrangência da Autarquia – Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, além dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá. O curso é gratuito e será totalmente on-line, com palestras por meio da plataforma Google Meet, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. As inscrições estão sendo realizadas pelo site https://doity.com.br/novosgestores. Quem se habilita?

‘Cantos da Amazônia’

A websérie ‘Cantos da Amazônia’é o tema de uma live transmitida nesta quarta-feira e mediada pela jornalista Aline Midlej, da GloboNews

A websérie ‘Cantos da Amazônia’, que busca contar histórias reais sobre a natureza amazônica para um público amplo e que será em exibida em breve, no Cine Casarão, no Casarão de Ideias, é o tema de uma live transmitida nesta quarta-feira (03) e mediada pela jornalista Aline Midlej, da GloboNews. De acordo com Caroline Fernandes, diretora, roteirista e produtora do material audiovisual, ainda estarão presentes na transmissão ao vivo ela, o apresentador e coordenador científico Mário Cohn-Haft, o diretor de fotografia Marcos Amend e a assistente científica Priscilla Diniz. 

BDay

Valdenice Corrtêa Garcia Rodrigues, Herbert Gonzales e Viviane de Oliveira figuram na lista das festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Diretora-presidente da Amazongás, Valdenice Corrêa Garcia Rodrigues celebra nesta quarta-feira mais uma virada de folhinha. Salue mon cher
Conselheira do TCE-AM, Yara Lins e a advogada Grace Benayon, presidente da Ordem dos Advogados do Amazonas. Sempre festejadas (Ana Claudia Jatahy)
Andrey Cavalcanti e sua amada Jacqueline, continuam em quarentena cerrada no seu belo sítio no Tarumã. Certíssimos